CD Shop  Devialet    Cirilo Cabos  

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1821 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Resultados 1 a 15 de 23

Tópico: Dispositivo de enrolar bobinas

Voltando as atividades........ Avatar do(a) Craftsman
    Registro em
    12-7-03
    Nome Verdadeiro
    Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    19 recebidos por 12 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Craftsman
    Fonte(s):
    DVD, LP Player
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Denon 3801 + JVC + subwoofer CG
    Caixas Acústicas:
    Linha "Do it yourself"
    Cabos:
    Almak, Stº Angelo, Plastchumbo
    TV/Monitor/Projetor:
    Toshiba 34"
    Acessórios:
    vários

Dispositivo de enrolar bobinas

Ha mais de quatro anos eu desenvolvi este negócio e uso bastante, fiquei devendo a divulgação das fotos aos amigos daqui. Vejo que este assunto é recorrente e sempre tem gente querendo uma solução simples e barata para fazer seus indutores.

http://picasaweb.google.com.br/craft...49421171055506

O negócio é Jurássico mesmo, mas funciona e o controle é totalmente manual, o dispositivo apenas ajuda a aplicar uma força bem grande ( com a ajuda de uma luva de couro de raspa, estas de peão de obra, cano longo ).
    Coloco o dispositivo em cima da mesa e calço a luva na mão direita, a mesma que vai tesar e guiar o fio que passa do carretel grande para a bobina, esta presa na ponta do do eixo da serra ( peça vermelha ). Com a mão esquerda aciono a alavanca adaptada na outra ponta do eixo de serra.
    Com uma simples enrolada do fio na luva de couro, o atrito é tão grande que o fio de cobre entra muito arrochado no carretel.
    Na segunda foto tem algumas bobinas enroladas por este método.

http://picasaweb.google.com.br/craft...49460174426402

Vou ficando por aqui e fico à disposição para duvidas.
    Abs
    "Só há duas maneiras de viver a vida: 1) vivê-la como se os milagres não existissem. 2) vivê-la como se tudo fosse milagre" A. Einstein

2. 1 membro agradeceu Craftsman por esta mensagem

Membro Avatar do(a) zairon
    Registro em
    26-11-08
    Nome Verdadeiro
    Antonio Carlos
    ——————————————
    Obrigado:
    141 concedido(s)
    259 recebidos por 201 msgs

Muito bacana Marco, parabéns pela máquina.

Quando for fazer algum crossover, agora sei quem perturbar....

Abração.

Denon Avatar do(a) ANDRÉ MACHADO
    Registro em
    13-12-08
    Nome Verdadeiro
    André Duenhas Machado
    ——————————————
    Obrigado:
    354 concedido(s)
    91 recebidos por 78 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) ANDRÉ MACHADO
    Fonte(s):
    Bluray Pioneer BDP-450/BDP LX-55/Prime HD/Egreat R6S e PC
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Denon 3808CI/Denon 2310CI.
    Caixas Acústicas:
    Frontais: Monitor Áudio Silver-2, Central: Monitor Áudio Silver-Centre, Surrounds: Monitor Áudio Silver-FX e Subwoofer PS-312
    Cabos:
    Frontais: Sparflex 2x4,00mm, Central: Sparflex 2x4.00mm, Surrounds: Sparflex 2x2.5mm e Sub: Acoustic Research
    TV/Monitor/Projetor:
    TV LED 3D Sony Bravia 46HX755
    Acessórios:
    Plugues Nakamichi

gostaria de saber do amigo se eu colocar um resistor em série com um falante da certo para subir a impedância?
    tipo falante 4 ohms + Resistor de 2 ohms = falante 6 ohms ?
    ou uma caixa tem um tweeter com 3 ohms um médio com 6 ohms e um falante com 6 ohms ligados a um divisor de frequência dando 6 ohms de saída. então eu troco o falante por outro de 4 ohms e o tweeter por outro de 8 ohms da certo? ou oque devo fazer para gambiarrar isso valew , obrigado abração

Registro em
    12-7-03
    Nome Verdadeiro
    Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    19 recebidos por 12 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Craftsman
    Fonte(s):
    DVD, LP Player
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Linha "Do it yourself"
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Toshiba 34"
    Acessórios:
    vários

Citação Originalmente Enviado por zairon Ver Mensagem
    Muito bacana Marco, parabéns pela máquina.

Quando for fazer algum crossover, agora sei quem perturbar....

Abração.
    Fique à vontade Zairon,
    A comunidade DIY é solidária
    "Só há duas maneiras de viver a vida: 1) vivê-la como se os milagres não existissem. 2) vivê-la como se tudo fosse milagre" A. Einstein

Registro em
    12-7-03
    Nome Verdadeiro
    Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    19 recebidos por 12 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Craftsman
    Fonte(s):
    DVD, LP Player
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Linha "Do it yourself"
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Toshiba 34"
    Acessórios:
    vários

Citação Originalmente Enviado por ANDRÉ MACHADO Ver Mensagem
    gostaria de saber do amigo se eu colocar um resistor em série com um falante da certo para subir a impedância?
    tipo falante 4 ohms + Resistor de 2 ohms = falante 6 ohms ?
    ou uma caixa tem um tweeter com 3 ohms um médio com 6 ohms e um falante com 6 ohms ligados a um divisor de frequência dando 6 ohms de saída. então eu troco o falante por outro de 4 ohms e o tweeter por outro de 8 ohms da certo? ou oque devo fazer para gambiarrar isso valew , obrigado abração
    Olá André,
    O crossover é projetado para que cada via combine impedância com o falante respectivo.
    Cuidado que este negócio de colocar resistência em série para resgatar a "impedância" pode ajudar na proteção mas é uma tragédia no equilíbrio final. Até o termo é imprório, visto que impedância é a resistencia dinâmica ( varia com a frequencia ), colocando uma resistência estática pode esculhambar ainda mais a fase e seu amp vai esquentar e "brigar" com o falante ao invés de gentilmente "empurrá-lo".
    Não disseste para que impedância o seu divisor foi projetado nem qual o "slope" de cada via ( os famosos dB/8ª ).
    Seja mais específico que eu tento dar um pitaco, mas de cara vou logo avisando que estas gambiarras não funcionam e o resultado vai desde um desequilibrio generalizado até uma tragédia completa ( queima dos drivers de menor potência até queima do seu amplificador e/ou drivers de maior potência se houver superposição paralela dos falantes de graves e médios, descendo a impedância para 2,4 ohms ).

Na boa amigo, se puder evitar, evite.

7. 1 membro agradeceu Craftsman por esta mensagem

Membro Avatar do(a) vjgomes
    Registro em
    6-11-07
    Nome Verdadeiro
    Valter Jose Gomes
    ——————————————
    Obrigado:
    92 concedido(s)
    156 recebidos por 125 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) vjgomes
    Fonte(s):
    dv marantz 6001, DVD PHILLIPS DVP 5980K
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    HK 3490
    Caixas Acústicas:
    DIY Sublimes clones, Makizou
    Cabos:
    cabos de caixas belden
    TV/Monitor/Projetor:
    LG led 42"

Boa noite Marco

Legal a tua participação aqui novamente, coerência é tudo certo? Obrigado por disponibilizar o enrolador de bobinas, fica mais fácil a confecção e as torna mais corretas e apresentáveis.
    Acho que poderias acrescentar um dispositivo para o fio ficar com maior tensão sem ter de usar as mãos, ficaria mais fácil não? Viu, já tô dando palpite.

Abraço

Valter

Membro Avatar do(a) SantosRJ
    Registro em
    6-11-08
    Nome Verdadeiro
    Cristiano Santos
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    6 recebidos por 6 msgs

Marco, a idéia dessa máquina é realmente muito boa, você está de parabéns. assim fica bem mais fácil enrolar uma bobina. Aproveitando o gancho do amigo Zairon, caso continue encontrando dificuldade, você poderia me ajudar na confecção do divisor , um grande abraço.

Registro em
    12-7-03
    Nome Verdadeiro
    Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    19 recebidos por 12 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Craftsman
    Fonte(s):
    DVD, LP Player
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Linha "Do it yourself"
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Toshiba 34"
    Acessórios:
    vários

Citação Originalmente Enviado por vjgomes Ver Mensagem
    Boa noite Marco

Legal a tua participação aqui novamente, coerência é tudo certo? Obrigado por disponibilizar o enrolador de bobinas, fica mais fácil a confecção e as torna mais corretas e apresentáveis.
    Acho que poderias acrescentar um dispositivo para o fio ficar com maior tensão sem ter de usar as mãos, ficaria mais fácil não? Viu, já tô dando palpite.

Abraço

Valter
    Pois é Gomes, eu queria algo muito simples. Esta foi a opção que vislumbrei mais simples. A tensão obtida com uma volta do fio em torno da mão encapada com luva de couro crú é boçal, chega a quebrar a aba do carretel de plástico se exagerar. Se um dia eu decidir revender bobina sob encomenda, pode deixar que eu implemento algo mais automatizado
    Mas eu te dou a dica, basta colocar uma carretilha de pesca oceânica no lugar do carretel maior. Estas carretilhas possuem frenagem e isto vai "tesar" o fio
    Hoje, mesmo com vários projetos parados é um evento raro montar uma bobina. Inclusive eu tenho o contador de voltas guardado. Deu preguiça para adaptar. Veja que em uma das fotos eu tenho uma bobina de 4 mH em núcleo de ar com fio 16 AWG toda coesa e sem fôrma. Só dá para fazer isto com muita tensão de montagem e uma colagem eficiente ( não divulgo a patente ) camada por camada. É importante isto para reduzir o ruido do indutor no som de saida. Já viu um indutor "cantando"? Pois canta e eu já vi vários comerciais cantarem. Nos trafo dos valvulados isto é muito importante para o resultado final.

abs

---------- Mensagem adicionada às 05:41 ---------- Mensagem anterior foi às 05:34 ----------

Citação Originalmente Enviado por SantosRJ Ver Mensagem
    Marco, a idéia dessa máquina é realmente muito boa, você está de parabéns. assim fica bem mais fácil enrolar uma bobina. Aproveitando o gancho do amigo Zairon, caso continue encontrando dificuldade, você poderia me ajudar na confecção do divisor , um grande abraço.
    Com certeza Santos, apenas a etapa da otimização, por sinal a pior, eu não me comprometo contigo, mas no resto a gente quebra a cabeça junto.

abs

Membro Avatar do(a) vjgomes
    Registro em
    6-11-07
    Nome Verdadeiro
    Valter Jose Gomes
    ——————————————
    Obrigado:
    92 concedido(s)
    156 recebidos por 125 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) vjgomes
    Fonte(s):
    dv marantz 6001, DVD PHILLIPS DVP 5980K
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    HK 3490
    Caixas Acústicas:
    DIY Sublimes clones, Makizou
    Cabos:
    cabos de caixas belden
    TV/Monitor/Projetor:
    LG led 42"

Bom dia Marco

Minhas bobinas enroladas num enrolador pra lá de ruim eu usei verniz da Weg próprio para isto, (acertei?, tem gente que usa araldite diluida em álcool) mas o duro é esperar a secagem para a retirada da bobina sem soltar algumas voltas de fio, pois o mesmo fica tão apertado no eixo de pvc que fica muito difícil a retirada deste eixo, pois faço sem carretel.
    Agora, a idéia da carretilha oceânica é pros amigos que tem bastante $$$, já visse o preço de uma mesmo usada? Nesse caso eles não precisam enrolar bobinas pois compram tudo top, a não ser que sejam muito fissurados em DIY como nós.
    A respeito da preguiça ela deve passar quando tua aposentadoria chegar, sem neura vai ficar mais fácil tocar teus projetos.

Grande abraço

Valter

Denon Avatar do(a) ANDRÉ MACHADO
    Registro em
    13-12-08
    Nome Verdadeiro
    André Duenhas Machado
    ——————————————
    Obrigado:
    354 concedido(s)
    91 recebidos por 78 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) ANDRÉ MACHADO
    Fonte(s):
    Bluray Pioneer BDP-450/BDP LX-55/Prime HD/Egreat R6S e PC
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Denon 3808CI/Denon 2310CI.
    Caixas Acústicas:
    Frontais: Monitor Áudio Silver-2, Central: Monitor Áudio Silver-Centre, Surrounds: Monitor Áudio Silver-FX e Subwoofer PS-312
    Cabos:
    Frontais: Sparflex 2x4,00mm, Central: Sparflex 2x4.00mm, Surrounds: Sparflex 2x2.5mm e Sub: Acoustic Research
    TV/Monitor/Projetor:
    TV LED 3D Sony Bravia 46HX755
    Acessórios:
    Plugues Nakamichi

Citação Originalmente Enviado por Craftsman Ver Mensagem
    Olá André,
    O crossover é projetado para que cada via combine impedância com o falante respectivo.
    Cuidado que este negócio de colocar resistência em série para resgatar a "impedância" pode ajudar na proteção mas é uma tragédia no equilíbrio final. Até o termo é imprório, visto que impedância é a resistencia dinâmica ( varia com a frequencia ), colocando uma resistência estática pode esculhambar ainda mais a fase e seu amp vai esquentar e "brigar" com o falante ao invés de gentilmente "empurrá-lo".
    Não disseste para que impedância o seu divisor foi projetado nem qual o "slope" de cada via ( os famosos dB/8ª ).
    Seja mais específico que eu tento dar um pitaco, mas de cara vou logo avisando que estas gambiarras não funcionam e o resultado vai desde um desequilibrio generalizado até uma tragédia completa ( queima dos drivers de menor potência até queima do seu amplificador e/ou drivers de maior potência se houver superposição paralela dos falantes de graves e médios, descendo a impedância para 2,4 ohms ).

Na boa amigo, se puder evitar, evite.
    obrigado pela atenção amigo, já desisti de tudo as ganbiarras. sendo que gostaria de montar um par de caixas frontais assim: 1 falante 12" 4 ohms 200 watts + um tweeter selenium 8 ohms tem jeito? bom não tendo terei que comprar um falante usado de 6 ohms e um tweeter tbm, será que o amigo poderia me dar uma força e me passar a receita para eu construir um divisor de duas vias de qualidade? muito obrigado desde já

Registro em
    12-7-03
    Nome Verdadeiro
    Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    19 recebidos por 12 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Craftsman
    Fonte(s):
    DVD, LP Player
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Linha "Do it yourself"
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Toshiba 34"
    Acessórios:
    vários

Olá Gomes,
    Tente isolar o núcleo de PVC com uma folha de celofane, assim a cola não passa pro PVC. Eu tb uso o verniz isolante, mas se a bobina for grande e não se desejar usar carretel ( faço os dois tipos ) então tem que apelar para o araldite diluido ou Super Bonder.
    Agora quanto a carretilha ela tem que ser "padrão pesca oceânica". Uma comum destas fraquinhas não aguenta a primeira enrolada. Eu tenho uma PENN americana parrudona toda em aço inox, mas não tive coragem de botar neste batente.
    Minha tara é fazer tudo manual, meu sonho e enrolar na mão um trafo para valvulado, dizem que não tem nada melhor.
    Aposentadoria? kkkkkkk Acho que vou postergá-la por uns cinco ou mais anos, tudo por culpa de uma tal de camada pré-sal ..........
    Minha oficina mais parece um museu de projetos parados.

Abs

Registro em
    6-11-08
    Nome Verdadeiro
    Cristiano Santos
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    6 recebidos por 6 msgs

Marco, desde já peço desculpa pela minha total ignorancia em eletronica , sou apenas um leigo curioso. Eu andei procurando online uma maneira de calcular o crossover. Até ai foi fácil, achei mais de uma página que faz o claculo , o problema é que obtive resultados diferentes postando a mesma configurção. O projeto se trata de uma caixa de duas vias com um tweeter e um midbass, ambos com 8 ohms de impedancia. O crossover sugerido é de 2ª ordem com corte em 2800 Hz. Nos sites obtive as seguintes respostas
    L1 - 091 mH L2 - 091 mH C1 - 3.55 uF C2 - 3.55 uF
    L1 - 0.643 mH L2 0.643 mH C1 - 5014 uF C2 - 5024 cF
    Com isso fiquei ainda mais perdido Se você, ou alguém puder me dar uma luz, eu agradeço muito. Na verdade só queria saber o que comprar pra montar os divisores. Um grande abraço.

Registro em
    12-7-03
    Nome Verdadeiro
    Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    19 recebidos por 12 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Craftsman
    Fonte(s):
    DVD, LP Player
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Linha "Do it yourself"
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Toshiba 34"
    Acessórios:
    vários

Citação Originalmente Enviado por ANDRÉ MACHADO Ver Mensagem
    obrigado pela atenção amigo, já desisti de tudo as ganbiarras. sendo que gostaria de montar um par de caixas frontais assim: 1 falante 12" 4 ohms 200 watts + um tweeter selenium 8 ohms tem jeito? bom não tendo terei que comprar um falante usado de 6 ohms e um tweeter tbm, será que o amigo poderia me dar uma força e me passar a receita para eu construir um divisor de duas vias de qualidade? muito obrigado desde já
    Amigo André,
    Assim deste jeito fica difícil te ajudar, pois você tem que ordenar as idéias. Siga o seguinte roteiro que vai ficar mais fácil pra ti:

1) Abra um tópico específico para teu projeto
    Nele diga o modêlo dos falantes, volume desejado e quantas vias pretende usar. Passe o maior numero de informações que puder. Até seus gostos são importantes, caixas de referência , etc, etc.
    É bom deixar bem claro se quer desbravar algo novo ou quer reaproveitar material de garagem ou ainda "chupar" um projeto pronto e testado ( clone ).

2) Disponibilize fotos e desenhos de tudo
    A turma gosta disto e se empolga pra te ajudar.

Projeto de divisor "de qualidade" é tarefa espinhosa, requer programas específicos e set de medição, muita audição e algum conhecimento de eletrônica.
    Se não tens intimidade com eletrônica o melhor mesmo é clonar algo pronto e testado por algum amigo desbravador, se for vizinho melhor ainda, pois DIY é igual a São Thomé..........

Abs

16. 1 membro agradeceu Craftsman por esta mensagem

Registro em
    12-7-03
    Nome Verdadeiro
    Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    19 recebidos por 12 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Craftsman
    Fonte(s):
    DVD, LP Player
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Linha "Do it yourself"
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Toshiba 34"
    Acessórios:
    vários

Citação Originalmente Enviado por SantosRJ Ver Mensagem
    Marco, desde já peço desculpa pela minha total ignorancia em eletronica , sou apenas um leigo curioso. Eu andei procurando online uma maneira de calcular o crossover. Até ai foi fácil, achei mais de uma página que faz o claculo , o problema é que obtive resultados diferentes postando a mesma configurção. O projeto se trata de uma caixa de duas vias com um tweeter e um midbass, ambos com 8 ohms de impedancia. O crossover sugerido é de 2ª ordem com corte em 2800 Hz. Nos sites obtive as seguintes respostas
    L1 - 091 mH L2 - 091 mH C1 - 3.55 uF C2 - 3.55 uF
    L1 - 0.643 mH L2 0.643 mH C1 - 5014 uF C2 - 5024 cF
    Com isso fiquei ainda mais perdido Se você, ou alguém puder me dar uma luz, eu agradeço muito. Na verdade só queria saber o que comprar pra montar os divisores. Um grande abraço.
    Calma Santos,
    Alguma confusão tem por ai, existem formulações diferentes por conta do alinhamento ( Bessel, Linkwitz, Buthenwort ) Manda as spec dos falantes que eu te dou um "chute inicial", aliás estes programinhas só servem para isto mesmo, depois você vai cair no pior que é otimizar a criança, aí não tem programa que resolva, é medir, alterar ( ai entra o conhecimento de eletrônica ) e escutar até acertar pro seu ouvido ou dos audiófilos colaboradores.

Abs

Registro em
    6-11-08
    Nome Verdadeiro
    Cristiano Santos
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    6 recebidos por 6 msgs

Essas são as primeiras caixas que estou montando. Diga-se de passagem foi minha primeira experiência com uma serra tico tico. Por isso estou utilizando componetes baratos. O divisor também está dentro desse espirito, algo que seja compativel com o resto do projeto. Em breve vou criar um tópico com todos os detalhes da minha empreitada. Abraços a todos.

---------- Mensagem adicionada às 00:38 ---------- Mensagem anterior foi às 00:25 ----------

os alto falantes são do "kit" Twinsound, disponibilizado pelo ToniDIY. ele inclusive comercilaiza o divisor junto, mas como um amigo tinha se ofericido pra me ajudar com o divisor acabei não pedindo pro ToniDIY. O problema foi que o meu amigo acabou enrolado e não pode me ajudar. Seguem as especificações dos alto falantes.

tweeter hinor domus HTD 240
    ESPECIFICAÇÕES
    Potência RMS:
    60W com capacitor 2,2uF/100V
    Sensibilidade:
    91dB/W/m
    Frequência de ressonância:
    950Hz
    Resposta de frequência:
    2 - 22KHz
    Densidade de fluxo:
    13.000 Gauss