CD Shop    Devialet  Cirilo Cabos  Orlando Filho Klipsch

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1743 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Desmontando Caixas Gradiente Master 100

Membro Avatar do(a) efragnani
    Registro em
    22-9-09
    Nome Verdadeiro
    Éverton
    ——————————————
    Obrigado:
    121 concedido(s)
    95 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) efragnani
    Fonte(s):
    Gradiente RP-II / Pioneer DVD Player (CD Player)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pre DIY by Nabuco / DIY DX Blame SC - by Mergulhão
    Caixas Acústicas:
    Torres Pure Accoustics Proxima
    Cabos:
    Arame farpado
    Acessórios:
    Ferro de solda e porrete (caso o ferro nao resolva)

Desmontando Caixas Gradiente Master 100

Bem colegas, me ví diante de uma empreitada:

Adquirí por um preço convidativo um par de caixas master 100 gradiente, com os falantes e divisores funcionando certinho, mas sem os tweeters e as caixas, inclusive tela de proteção em estado bem ruim, repintadas, etc, portanto ja contactei um marceneiro de minha confiança e vou refazêlas em compensado naval 15 ou 18mm (18mm é a espessura original do aglomerado) e fazer um acabamento em laminado, ou outro material, ainda nao decidi.

Bom,duas dúvidas:
    1 - Desmontei todo o conjunto, falantes, medios, molduras, etc, mas nao estou conseguindo tirar o divisor; de qquer forma vou acabar destruindo a caixa velha e aí descobrirei como se desmonta rsrsrsrsrr, mas gostaria de nao utilizar um método tão troglodita .

2 - Como é meio complicado achar um tweeter original em bom estado, alguém sugere, ou até mesmo tem pra vender um par de tweeters no mesmo nível para q eu possa substituir os originais?

Obrigado e abraço a todos!

EX-luffing... Avatar do(a) Vinícius RS
    Registro em
    30-8-05
    Nome Verdadeiro
    Vinícius
    ——————————————
    Obrigado:
    29 concedido(s)
    112 recebidos por 86 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Vinícius RS
    Fonte(s):
    DVD Player Oppo 980H; CD PLAYER PHILIPS AK 603; PIONEER DVD PLAYER DV-578A-S;DVD Gradiente 660; TD Garrard 830-S; TD Garrard GT25AP-1 (o lindo!); Deck Polyvox CP750D;Tuner Polyvox TP-401;
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    ROTEL RA-1070; HARMAN KARDON AVR 335; Polyvox CM 5000; pm5000; Gradiente STR 1250; Power Integrado Sansui AU-G99X;Gradiente Model 1660
    Caixas Acústicas:
    B&W DM604 S3 ;B&W DM602;B&W LCR60 S3;Sub PolkAudio PSW12; JBL Stadium; gradiente master 100; Cadensa
    Cabos:
    Tiaflex; Santo Ângelo; DIY
    TV/Monitor/Projetor:
    projetor infocus 4805; Pana PV80;Samsung 29Z30HSBM

Vai ser uma empreitade bem difícil achar um tweeter bom que case bem com essa caixa, sem fazer alterações vigorosas no crossover (que já não é muito bom nessa caixa, e de apenas 6dB/8ª), uma vez que ela é de alta sensibilidade (96 dB)...
    Eu achei um par de antigos Arlen genesis pra vender há alguns meses no ML, e comprei, pois já tive esse twt antes e sei que é muito bom, e com sensibilidade compatível...

Atente para a sensibilidade do twt quando comprar algum... o original da caixa não é muito bom, de cone...

O woofer dessa caixa é muito bom, ele está original? É da lendária linha 800 da selenium, sem dúvida um dos melhores (senão O melhor) já feito no brasil...

Registro em
    22-9-09
    Nome Verdadeiro
    Éverton
    ——————————————
    Obrigado:
    121 concedido(s)
    95 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) efragnani
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    Arame farpado
    Acessórios:

Olá, obrigado pela resposta.
    Então, andaram me oferecendo o original, o par + molduras ( q na minha vieram com aquelas pequenas astes quebradas) por 140, mas estou pensando em colocar um tweeter que ví no ML importados, são menores, + tenho dúvidas... procure no ML por "tweeter hi end" , é o primeiro da lista, de uma marca "WIFA", q nao conheço, porém ele é 4 ohms, e as caixas sei q sao 8.
    Como nao será possível manter a originalidade das caixas, nao me importo em trocar o tweeter por outro de outra empresa, mais novo talvez.
    Qualto ao woofer, é sem etiqueta no ímã, só um carimbo gradiente, mas pelo que ví, o cone foi trocado, pois o original é preto, e o q está lá é um metáliso :S ... assim q possível, mando substituir pelo preto original ( o mid tb é metálico).

Outra pergunta: Já que tenho a "casca" desse crossover, posso reconstruí-lo, ou ao menos torná-lo melhor?
    Obrigado.

Registro em
    22-9-09
    Nome Verdadeiro
    Éverton
    ——————————————
    Obrigado:
    121 concedido(s)
    95 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) efragnani
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    Arame farpado
    Acessórios:

bem... descobrí como desmonta..
    É só puxar os knobs frontais ( estavam emperrados por causa da idade, mas peguei uma borracha de câmara de ar de carro e um alicate e conseguí tirar sem machucar o knob, funcionou blz) e dentro tem uma porca prendendo.
    Só pra constar, resolví eu mesmo fazer o restauro da caixa, tenho algumas ferramentas em casa e ontem mesmo ja descasquei o aglomerado comprometido, comprei cola branca, massa a óleo pra madeira e hj vou fazer um composto pra preencher os buracos. O canto traseiro inferior, coloquei madeira maciça com cola e pregos ficou muito resistente. Assim que ficar bem seco, plaino certinho, lixo e mando laminar com madeira e vernizar.
    Quem quiser colaborar com dicas, será bem vindo.
    Abraços.

EX-luffing... Avatar do(a) Vinícius RS
    Registro em
    30-8-05
    Nome Verdadeiro
    Vinícius
    ——————————————
    Obrigado:
    29 concedido(s)
    112 recebidos por 86 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Vinícius RS
    Fonte(s):
    DVD Player Oppo 980H; CD PLAYER PHILIPS AK 603; PIONEER DVD PLAYER DV-578A-S;DVD Gradiente 660; TD Garrard 830-S; TD Garrard GT25AP-1 (o lindo!); Deck Polyvox CP750D;Tuner Polyvox TP-401;
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    ROTEL RA-1070; HARMAN KARDON AVR 335; Polyvox CM 5000; pm5000; Gradiente STR 1250; Power Integrado Sansui AU-G99X;Gradiente Model 1660
    Caixas Acústicas:
    B&W DM604 S3 ;B&W DM602;B&W LCR60 S3;Sub PolkAudio PSW12; JBL Stadium; gradiente master 100; Cadensa
    Cabos:
    Tiaflex; Santo Ângelo; DIY
    TV/Monitor/Projetor:
    projetor infocus 4805; Pana PV80;Samsung 29Z30HSBM

Citação Originalmente Enviado por efragnani Ver Mensagem
    (...)procure no ML por "tweeter hi end" , é o primeiro da lista, de uma marca "WIFA", q nao conheço, porém ele é 4 ohms, e as caixas sei q sao 8.
    Olha, se for VIFA, é coisa muito boa... mas o modelo em especial nunca ouvi, não sei se vai ficar bom, mas a possibilidade é grande, e ele tem 94dB de sensibilidade, que já é um bom valor pra essa caixa, muito sensível...

Citação Originalmente Enviado por efragnani
    Qualto ao woofer, é sem etiqueta no ímã, só um carimbo gradiente, mas pelo que ví, o cone foi trocado, pois o original é preto, e o q está lá é um metáliso :S ... assim q possível, mando substituir pelo preto original ( o mid tb é metálico).
    Aí é que está: os cones (do woofer, mid e twt original de cone de papel) são brancos com calotas pretas. Então com certeza não estão originais...
    pode conferir nesse link pro site AUDIORAMA...

Citação Originalmente Enviado por efragnani
    Outra pergunta: Já que tenho a "casca" desse crossover, posso reconstruí-lo, ou ao menos torná-lo melhor?
    Obrigado.
    Aí eu não sei... pelo pequeno espaço que tem na placa, acho que não é possível reutilizá-lo pra fazer um crossover melhor. mas tenho certeza que um bom constutor de crossovers te faz um que sirva ali, com os potenciômetros e os leds e tudo...
    Mas, se subsituir todos os componentes por novos e melhores, certamente o som melhora. Os indutores até pra deixar, já que nem sei se eles se desgastam, mas o capacitores não custa nada trocar tudo...

Registro em
    22-9-09
    Nome Verdadeiro
    Éverton
    ——————————————
    Obrigado:
    121 concedido(s)
    95 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) efragnani
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    Arame farpado
    Acessórios:

Vinícius RS, obrigado pelas dicas.
    Bom, eu na hora que comprei, já sabia que eram brancos com cone preto, mas pelo preço q peguei (300 reais), acho q está bom. Estou recuperando a madeira com calma, vou laminar as caixas (provavelmente vou acabar colocando fórmica, pela resistência, imitando alguma madeira escura) e vou construir um rack pra por meu equipamento no mesmo padrão de acabamento. Vamos ver no que vai dar.
    Abraços.

Membro Avatar do(a) Eduardo Ant
    Registro em
    9-12-08
    Nome Verdadeiro
    Eduardo Antonio
    ——————————————
    Obrigado:
    1.222 concedido(s)
    1.870 recebidos por 429 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Eduardo Ant
    Fonte(s):
    CD player Philips AK603, Bluray BDP5500X/78 3D Philips, DVD Philips DVP3980K, toca discos DD1 Gradiente. Conversor Semp Toshiba DC2008H, Tape Deck JVC TD-R472, Foobar 2000 PC, receptor GVT
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Integrado Cambridge 640A V2 - Receiver Pioneer VSX-521, pré de phono TC-760LC
    Caixas Acústicas:
    Diy Sublimes, outras DIY, Central Infinity Primus PC251, Surruounds Infinity Primus P146
    Cabos:
    força:diy // caixas:QED Genesis Silver Spiral // IC:Acoustic Research; Core CRC17; Monster Cable interlink 300
    TV/Monitor/Projetor:
    Tv Philips 32PFL5403/78

efragnani,

eu tenho a mais de 20 anos duas master 100N da gradiente. Recentemente fiz uma reforma geral e fiquei muito satisfeito com os resultados. veja o que eu fiz e as minhas impressões aqui: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=44721&page=5

obs: quando reformei o gabinete, eliminei aquele orifício onde ficava o crossover antigo. Para retirá-lo, você tem que puxar os botões até soltá-lo (pode ser que tenha que usar uma ferramenta de ponta para forçar aos poucos até que eles saiam) depois é só afrouxar as porcas que prendem os dois variáveis, que então sai tudo.

Espero ter ajudado

Abraços

Regras de Postagem