Devialet  Cirilo Cabos       

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1630 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Ligar 2 caixas em uma saída.

Membro
    Registro em
    9-3-09
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Ligar 2 caixas em uma saída.

Tenho um home-Theather Philips meio antiguinho já, ele é de 2006. Ele é 5.1 surround. Até ai tudo certo. Só que queria colocar duas caixas na area de lazer de minha casa (pois o home fica dentro de casa), como que posso ligar? Tenho que colocar um tipo de seletor para quando quiser que o som de 2 caixas saia la fora ou posso ligar as duas direto?

OBS: Ja vi alguns topicos sobre mais ou menos isso aqui mais não consegui achar a solução para meu problema.

Membro Avatar do(a) hnmilan
    Registro em
    29-7-09
    Nome Verdadeiro
    Henrique Milan
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    7 recebidos por 5 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) hnmilan
    Fonte(s):
    Pioneer DV-578A
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamaha RX-V430
    Caixas Acústicas:
    Energy C-500; Kef Coda 80
    Cabos:
    Ecosse CS2.3

Olha, não é recomedável que você ligue duas caixas de som numa mesma saída, pois pelo que estou imaginando sua idéia deve ser de colocar 2 fios ao invés de 1 apenas em cada pólo de saída de som do receiver. Nesse sentido, você estará montando uma ligação das caixas em paralelo, o que contribuirá para diminuir a impedância total do sistema de caixas e conseqüentemente irá forçar o amplificador do seu receiver, podendo, no limite, queimá-lo.

A melhor solução para o problema que está apresentando é buscar fazer uma ligação em série entre as duas caixas que irá ligar ao mesmo canal. Dessa forma, você estará aumentando a impendância do sistema de caixas e não forçará o amplificador. No entanto, há um adendo a se fazer, se por um lado elimina-se o risco de queima do amplificador, ao se aumentar a impedância do sistema de caixas você estará reduzindo a potência transferida do amplificador para cada uma das caixas.

Para medir essa redução de potência você precisaria ter postado a impedância de cada caixa e a potência de saída por canal do receiver em questão. Assim, se você deseja calcular essa relação, passe os dados que eu lhe passo os cálculos da serem feitos.

Para fazer essa ligação, você deve proceder da seguinta maneira, ligar um fio positivo de uma caixa em um fio negativo de outra, tomando o cuidado de isolá-los. Os outros dois fios que sobram, também um negativo, outro positivo, um para cada caixa, devem ser conectados às respectivas saídas de som na qual se deseja compartilhar as caixas.

Outra saída para o impasse é tentar um improvisado com uma chave seletora. Essa solução é desejável se você quer escolher as caixas que vão ser tocadas, pois a solução em série fará com que todas toquem simultaneamente.

Espero ter conseguido ajudá-lo de alguma forma,
    Abraço!
    "Tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor." (Samuel Beckett)

Membro
    Registro em
    26-10-07
    Nome Verdadeiro
    Antonio
    ——————————————
    Obrigado:
    554 concedido(s)
    56 recebidos por 45 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) antoniolcrd
    Fonte(s):
    WDTV Live, DVP-858
    Caixas Acústicas:
    e surround e sub SONY
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana P42x10
    Acessórios:
    Filtros APC

A + B

Camarada,

qual o modelo do seu receiver? Se ele eh de 2006 e tem 5.1 provavelmente deve ter o sistema de caixas frontais A + B. Se afirmativo, basta colocar as caixas da area de lazer no canal B e quando for utiliza-las tera o recurso de desligar as caixas internas do canal A. No modo stereo ou direct source, neh?

Where no man has gone before.. Avatar do(a) mribeirobr
    Registro em
    23-11-08
    Nome Verdadeiro
    Marcelo
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    118 recebidos por 111 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) mribeirobr
    Fonte(s):
    Oppo BDP-95, NET HDTV Decoder, Toshiba HD-A2, Sony DVP-NS708HP, Sony PS3, Sony PS2, Nintendo Gamecube, VCR Sony SLV-EX5, Mac Mini Unibody (Core2Duo 2.4, 4Gb ram e 320 de HD)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamaha RX-Z7
    Caixas Acústicas:
    Jamo S606-HCS3 e Subwoofer SVS PC12-Plus
    Cabos:
    Signal Cable Magic Power, Digital reference e Magic Strip; Cabo Y BJC; Acoustic Reaserch(optico); BJC Belden S1 e F2; BJC Belden 5000UE (surrounds); Nordost Blue Heaven (RCL), Nordost Red Dawn.
    TV/Monitor/Projetor:
    Sony Bravia XBR-55HX925
    Acessórios:
    Pedestal Airon para as surrounds, Apple Wireless Keyboard e Magic Mouse, No-Break Br600VA APC, PS3 Remote Control, Tomadas Hospital Grade Leviton, Controle Remoto Logitech Harmony 1000, Decibelímetro analógico RadioShack, Spikes Lando LSK-2000

Não faça isso! Colocar as caixas em paralelo vc reduz a impedência pela metade, se ambas forem da mesma impedância. Em série, como citado aqui, se elas forem da mesma impedância vc dobrará o valor total da impedância das caixas, neste caso, reduzindo pela metade a potência do canal utilizado.

A única chance que vc tem seria encontrar duas caixas de 4 Ohms, liga-las em série e obter, com isso, um conjunto de 8 Ohms, que funcionará corretamente (não conheço seu equipamento, mas 8 Ohms é um valor "padrão" para a maioria dos equipamentos de áudio. Vale a penas vc conferir a sua documentação para confirmar isso).

Vale lembrar tb que vc dividirá potência deste canal entre as duas caixas. Aí vem a pergunta: Não seria melhor verificar a possibilidade de comprar um sistema mais adequado a este uso? Este tipo de equipamento que vc tem não foi feito para isso.

Boa sorte.
    Minha Coleção
    Live long and prosper

Membro Avatar do(a) Pamuju
    Registro em
    3-4-05
    Nome Verdadeiro
    Paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    239 concedido(s)
    224 recebidos por 196 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Pamuju
    Fonte(s):
    Panasonic BDP300PU / Stanton T52 / CD Marantz 5001 / DVD OPPO 970HD / PS3 40 GB / Xtreamer SW2 / Sony BDP S-490
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Sony STA-DG2400ES, Onkyo TX NR 616
    Caixas Acústicas:
    JBL Arena, E20, E10, S6, Sub Energy S8
    Cabos:
    Caixas Absolute Acoustics e Monster, Interconect Monster, Golden, Absolute wave 400, AR, Santo Ângelo
    TV/Monitor/Projetor:
    LG PM6700 60" / Projetor Epson 3020 / Pana 42 70LB / Sony KDL32EX305
    Acessórios:
    DAC e Pré de Phono V-Series da Musical Fideliy, Pedestais ELG, Filtro Leviton, Tomada Cooper, Filtro Clamper, UPSAI ACF 1600

Durante anos eu usei um FR 996 com um Sub passivo herdado de um Gradiente Prológic que tive, ligado a mesma saída das caixas frontais.
    Nesse Gradiente o sub era ligado dessa forma.

Durante algum tempo eu usei esse mesmo Sub ligado as Surrounds de um Marantz.

Nunca tive problemas com isso.

Meus problemas com o Marantz começara muito tempo depois de eu ter deixado de usar isso.

Apenas receio que esse seu Receiver de 2006 possa ser um desses In-a-Box e pode não ter as mesmas expecificações do FR 996.

Só que você tem que ver que irá ficar com os dois conjuntos de caixas funcionando ao mesmo tempo.
    Isso pode não ser legal.
    Vá que tem alguém vendo a novela na sala.

Por isso a chave seletora pode ser o melhor, embora eu preferisse um plug de encaixe rápido por achar que tem menos chance de perda de qualidade.

Já usei um, é meio sacal, mas funciona.

Aliás qual a gambiarra que já não fiz ?
    Iniciei com um radinho de pilha nos anos 60 e de lá não parei mais.

Um abraço !

Tags para este Tópico

Regras de Postagem