Devialet  Cirilo Cabos      

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Resultados 1 a 15 de 27

Tópico: Ar Condicionado com Transformador

Membro Avatar do(a) mrlopes
    Registro em
    3-2-10
    Nome Verdadeiro
    Mr. Lopes
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    2 recebidos por 1 msg

Ar Condicionado com Transformador

Olá pessoal,

Sou novato por aqui e preciso de uma opinião de vocês.

Voltei a morar a pouco tempo com meus pais numa cidadezinha no norte de Minas Gerais: temperatura infernal. O cubículo que eu chamo de quarto é insuportável e por resolvi instalar um ar condicionado. Parece uma unanimidade por aqui que um ar do tipo janela só em ultimo caso, mas como a rede aqui é só 110v não dá para instalar um split.

Estou pensando em colocar um transformador 110/220, mas eu pensei num detalhe: com o transformador, mesmo quando o aparelho estiver desligado ainda vai haver consumo (ainda que menor), porque o enrolamento primário (110v) vai continuar conectado à rede.

A solução trivial, penso que seria ficar ligando e desligando o transformador através de um disjuntor quando não estiver usando. Mas ai vem a questão: você vai dormir e coloca o ar no sleep por 3 horas, mas ai o aparelho desliga e transformador passa o restante da noite ligado. Imagino que somando todas essas horas no final de um mês deve dar uma boa diferença no consumo.

Eu nem to levando em consideração a chatura de ter que ficar operando um aparelho de controle remoto também através de uma chave.

Alguém aqui usa ar condicionado com transformador? Qual a solução que vocês tiveram?

Membro Avatar do(a) FDMB
    Registro em
    29-6-07
    Nome Verdadeiro
    Delano
    ——————————————
    Obrigado:
    64 concedido(s)
    425 recebidos por 357 msgs

Citação Originalmente Enviado por mrlopes Ver Mensagem
    Olá pessoal,

Sou novato por aqui e preciso de uma opinião de vocês.

Voltei a morar a pouco tempo com meus pais numa cidadezinha no norte de Minas Gerais: temperatura infernal. O cubículo que eu chamo de quarto é insuportável e por resolvi instalar um ar condicionado. Parece uma unanimidade por aqui que um ar do tipo janela só em ultimo caso, mas como a rede aqui é só 110v não dá para instalar um split.

Estou pensando em colocar um transformador 110/220, mas eu pensei num detalhe: com o transformador, mesmo quando o aparelho estiver desligado ainda vai haver consumo (ainda que menor), porque o enrolamento primário (110v) vai continuar conectado à rede.

A solução trivial, penso que seria ficar ligando e desligando o transformador através de um disjuntor quando não estiver usando. Mas ai vem a questão: você vai dormir e coloca o ar no sleep por 3 horas, mas ai o aparelho desliga e transformador passa o restante da noite ligado. Imagino que somando todas essas horas no final de um mês deve dar uma boa diferença no consumo.

Eu nem to levando em consideração a chatura de ter que ficar operando um aparelho de controle remoto também através de uma chave.

Alguém aqui usa ar condicionado com transformador? Qual a solução que vocês tiveram?
    Ar condicionado de janela e splits de capacidade pequena são monofásicos. Não entendi a razão de não poder instalar um split.

Qualquer eletricista é capaz de fazer uma instalação monofásica em 220V a partir de uma rede em 110V, desde que sejam disponibilizadas duas fases.

Não creio que usar transformador seja a solução ideal, mas acho que existe um tópico por aqui onde isso já foi discutido.

Boa sorte!
    "Os sentimentos verdadeiros se manifestam mais por atos que palavras!"
    Shakespeare

Musica de Qualidade Avatar do(a) arielcs
    Registro em
    19-7-04
    Nome Verdadeiro
    Ariel
    ——————————————
    Obrigado:
    487 concedido(s)
    817 recebidos por 671 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) arielcs
    Fonte(s):
    CD Player Rega APOLLO - Notebook
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré Creek OBH22 - Power Bryston 3B- Vdac
    Caixas Acústicas:
    Dynaudio 52SE
    Cabos:
    Refference Digitais - Arataca - Ecosse 4.4
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma 42Full - LCD 26
    Acessórios:
    Racks Airon - Transformador 2000W e Regua DIY

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Chame um excelente tecnico e peça a ele uma tomada 220V.

Nao invente.
    Ariel

Sail away, away. Ripples never come back ! - Genesis

Registro em
    3-2-10
    Nome Verdadeiro
    Mr. Lopes
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    2 recebidos por 1 msg

Ai é que tah: a rede é 110 e monofásica. Nesses lugarejos é muito comum os postes de pontas de rede só fornecer esse tipo de tensão. A razão que estou com problemas em instalar um split é justamente porque parece que eles não são vendidos em 110v :´-(

Musica de Qualidade Avatar do(a) arielcs
    Registro em
    19-7-04
    Nome Verdadeiro
    Ariel
    ——————————————
    Obrigado:
    487 concedido(s)
    817 recebidos por 671 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) arielcs
    Fonte(s):
    CD Player Rega APOLLO - Notebook
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré Creek OBH22 - Power Bryston 3B- Vdac
    Caixas Acústicas:
    Dynaudio 52SE
    Cabos:
    Refference Digitais - Arataca - Ecosse 4.4
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma 42Full - LCD 26
    Acessórios:
    Racks Airon - Transformador 2000W e Regua DIY

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Lopes , e rede na rua deve ser trifasica, fornecendo aos moradores, de forma balanceada, apenas uma fase e o neutro.

Se vc nao receber duas fases em sua casa, ligue na companhia e solicite o fornecimento.
    Ariel

Sail away, away. Ripples never come back ! - Genesis

Membro Avatar do(a) Denervaljr
    Registro em
    5-12-07
    ——————————————
    Obrigado:
    17 concedido(s)
    36 recebidos por 24 msgs

Amigo, uso um split com transformador, moro em um ap alugado, e não tive como instalar 220V, inicialmente coloquei um trafo de 2000w para ele, notei que ele ficava muito quente, e claro consumindo energia, ai tive uma ideia e fiz, é o seguinte, coloquei um trafo de 200w, pequeno para a evaporadora, coloquei uma chave contatora ( um rele ) na saida que liga a condensadora, essa contactora aciona o trafo de 2000w que está ligado na condensadora, ai ele so liga quando o compressor é acionado, pode parecer complicado mais não é, qualquer eletricista é capaz de fazer isso. Se tiver afim de fazer isso também e precisar de alguma dica é so falar.

Boa sorte.

Meu Sistema:Sony Bravia KLV-32S300, HT Sony SS1100, DVD Samsung 1080p7, DVD-R Samsung R150, Sky HD, BD Tec-Toy DBR750, VHS Panasonic Hifi

7. 3 membros agradeceram Denervaljr por esta mensagem

Registro em
    3-2-10
    Nome Verdadeiro
    Mr. Lopes
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    2 recebidos por 1 msg

Citação Originalmente Enviado por Denervaljr Ver Mensagem
    Amigo, uso um split com transformador, moro em um ap alugado, e não tive como instalar 220V, inicialmente coloquei um trafo de 2000w para ele, notei que ele ficava muito quente, e claro consumindo energia, ai tive uma ideia e fiz, é o seguinte, coloquei um trafo de 200w, pequeno para a evaporadora, coloquei uma chave contatora ( um rele ) na saida que liga a condensadora, essa contactora aciona o trafo de 2000w que está ligado na condensadora, ai ele so liga quando o compressor é acionado, pode parecer complicado mais não é, qualquer eletricista é capaz de fazer isso. Se tiver afim de fazer isso também e precisar de alguma dica é so falar.

Boa sorte.

Vou procurar a companhia de energia para ver se tem como alterar a rede lá em casa... todavia gostei muito da sua resposta. como eu faço para saber a potência necessária para a evaporadora? não achei isso em nenhum dos manuais que procurei.

A ideia do contactor é boa... inclusive eu ia usá-la para acionar o aparelho todo através de um interruptor tipo luminária... para não ficar acionando um disjuntor pesadão toda hora.

Eu não conheço os detalhes elétricos desses aparelhos de ar condicionado split.... eu iria deixar na mão do cara que instala, mas com certeza ele não saberia fazer isso. Aqui só tem pé rapado para instalar, nada de assistência técnica.

Inclusive eu já sei que de qualquer forma que eu instalar eu devo perder a garantia. Instalaram uns splits aqui no serviço e um deles veio com problema... foi um Deus nos acuda para acionar a garantia, porque não tem técnico autorizado aqui... No final ganhamos porque eles não iriam querer comprar briga com uma repartição pública... agora se fosse pessoa física, ai podia esquecer.

Voltando ao assunto, agora que você falou eu me liguei: como o controle remoto atua sobre a evaporadora, a tensão de acionamento da condensadora teria que sair dela de qualquer jeito. Com base nisso acho que eu daria conta de fazer esse esquema sem maiores problemas.

No final das contas, mesmo o trafo menor da evaporadora a gente tem que desligar quando não tiver usando né?

Ultima perguntas: quanto tempo voce tem esse ar funcionando com transformador? já notou alguma coisa estranha? o calor no trafo é preocupante? Você acha que o consumo elevou muito por causa do trafo?

Desculpe a enxurrada de perguntas, mas é que você já testou na prática... e para mim teoria é teoria.

Registro em
    5-12-07
    ——————————————
    Obrigado:
    17 concedido(s)
    36 recebidos por 24 msgs

Citação Originalmente Enviado por mrlopes Ver Mensagem
    Vou procurar a companhia de energia para ver se tem como alterar a rede lá em casa... todavia gostei muito da sua resposta. como eu faço para saber a potência necessária para a evaporadora? não achei isso em nenhum dos manuais que procurei.

A ideia do contactor é boa... inclusive eu ia usá-la para acionar o aparelho todo através de um interruptor tipo luminária... para não ficar acionando um disjuntor pesadão toda hora.

Eu não conheço os detalhes elétricos desses aparelhos de ar condicionado split.... eu iria deixar na mão do cara que instala, mas com certeza ele não saberia fazer isso. Aqui só tem pé rapado para instalar, nada de assistência técnica.

Inclusive eu já sei que de qualquer forma que eu instalar eu devo perder a garantia. Instalaram uns splits aqui no serviço e um deles veio com problema... foi um Deus nos acuda para acionar a garantia, porque não tem técnico autorizado aqui... No final ganhamos porque eles não iriam querer comprar briga com uma repartição pública... agora se fosse pessoa física, ai podia esquecer.

Voltando ao assunto, agora que você falou eu me liguei: como o controle remoto atua sobre a evaporadora, a tensão de acionamento da condensadora teria que sair dela de qualquer jeito. Com base nisso acho que eu daria conta de fazer esse esquema sem maiores problemas.

No final das contas, mesmo o trafo menor da evaporadora a gente tem que desligar quando não tiver usando né?

Ultima perguntas: quanto tempo voce tem esse ar funcionando com transformador? já notou alguma coisa estranha? o calor no trafo é preocupante? Você acha que o consumo elevou muito por causa do trafo?

Desculpe a enxurrada de perguntas, mas é que você já testou na prática... e para mim teoria é teoria.

Desculpe-me pela demora estava em viagem,
    a potencia da condesadora pode considerar o total do aparelho que ta no manual, pois ela é quem mais consome, da evapora é pequeno, uso um trafo de 200w, já para a condensadora to usando de 2k, tenho esse sistema a 2 anos, se vc precisar mando um esquema desenhado de como fiz.

Abraços,,
    Meu Sistema:Sony Bravia KLV-32S300, HT Sony SS1100, DVD Samsung 1080p7, DVD-R Samsung R150, Sky HD, BD Tec-Toy DBR750, VHS Panasonic Hifi

10. 2 membros agradeceram Denervaljr por esta mensagem

Membro
    Registro em
    6-3-10
    ——————————————
    Obrigado:
    1 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Esquema lógico para usar o transformador

Denervaljr,
    Estou querendo fazer isso também... Você pode me passar o esquema lógico?
    Meu e-mail é semarcos@gmail.com.
    Muito obrigado.

Semarcos Andrade

Registro em
    5-12-07
    ——————————————
    Obrigado:
    17 concedido(s)
    36 recebidos por 24 msgs

Faço sim amigo, vou desenhar a ligaçao e passo para voce, vou postar aqui também para ficar registrado.

Abraços

Denerval Jr.

13. 1 membro agradeceu Denervaljr por esta mensagem

Registro em
    5-12-07
    ——————————————
    Obrigado:
    17 concedido(s)
    36 recebidos por 24 msgs

Seguem os desenhos de como fiz a ligação

15. 2 membros agradeceram Denervaljr por esta mensagem

Membro Avatar do(a) dougnet
    Registro em
    1-11-06
    ——————————————
    Obrigado:
    59 concedido(s)
    117 recebidos por 98 msgs

Eu uso um transformador de 2500w (acho que é isso mesmo) há uns 6 meses e até hoje só alegria.Meu split tem 7500 btu´s e uso numa salinha 3,50 por 3,00.

Membro
    Registro em
    10-11-12
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Eai cara,, blz? então, gostaria de saber qual chave contatora deo comprar para usar um AC de 7500 btus, e o transformador quando ligado junto com o AC consome muita energia? Obrigado.

Membro
    Registro em
    24-8-08
    ——————————————
    Obrigado:
    13 concedido(s)
    33 recebidos por 30 msgs

Pessoal, alguém teria uma foto da tomada de um ar condicionado 220V ligado a um trafo, pois por aqui vou ter que colocar um, caso compre um ar condicionado de 9000k e gostaria de ver como fica pra ter uma ideia, pois acho que o cabo que vem junto com os trafos, pra ligar a tomada 110V a ele, é meio fino, sei lá hehehe.

Abraço

Membro
    Registro em
    22-2-12
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    18 recebidos por 17 msgs

se problema e o trafo aquecer pode refrigera lo com um cooler

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem