Cirilo Cabos  Devialet  CD Shop    

Pgina 1 de 2 12 ltimaltima
Resultados 1 a 15 de 21

Tpico: SPLIT: o mistrio da bomba de vcuo!

Membro
    Registro em
    2-3-10
    Localizao
    Cachoeirinha-RS
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Pergunta SPLIT: o mistrio da bomba de vcuo!

Ol a todos!

Instalei meu Split Eletrolux 9.000 btus quente/frio a uns 2 meses atras e lendo e pesquisando sobre o assunto, descobri a tal da "bomba de vcuo" que nem sabia que existia na poca da instalao.
    A questo que na poca que foi feita minha instalao o tcnico no usou isso e detalhe: ele autorizado e foi recomendado pela loja que eu comprei o ar.
    Como tive o conhecimento disso s agora, liguei para o mesmo tcnico que fez a instalao e ele me disse que isso no era necessrio devido ao fato do aparelho ser novo(..j vir o gaz) e tambm o fato da minha instalao ter menos de 3 metros de tubo...etc...etc..etc...
    Eu ainda questionei ele que esse procedimento est no manual e ele me respondeu que a fbrica coloca pq via de regra esse o procedimento que garante uma boa instalo pra qualquer tipo de instalao...mas no caso da minha no teria diferena por causa da tubulao curta e os outros bla bla blas que j tinha me dito.
    Bom, fora isso (que no gostei nada!), a instalao dele foi super bem feita e o ar est funcionando perfeitamente....

Ento fica a dvidas:
    - afinal das contas, o raio dessa tal "bomba de vcuo" realmente essencial em qualquer situao? (....j li de tudo na internet...uns dizem que besteira outros dizem que no. No youtube tem at um que ensina a instalar sem...dando umas "escapadas" na vlvula de servio pra purgar o ar) Link: http://www.youtube.com/watch?v=PdMRVO_NOz4

Ser meu aparelho pode ser danificado por causa disso? ..se sim, como fao para corrigir isso, teria q substituir o gaz todo? tem como corrigir..?

Peo a ajuda do pessoal que entenda do assunto. Acredito que isso no deve ser um "mistrio" somente para mim e poder ajudar todo mundo!

Obrigado!

Membro Avatar do(a) Ricardo Leo
    Registro em
    12-6-03
    Localizao
    Macei/AL/Brasil
    ——————————————
    Obrigado:
    987 concedido(s)
    306 recebidos por 267 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Ricardo Leo
    Fonte(s):
    Oppo 983H,Pioneer 563Amod.,Panasonic S-97,Proview 858
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Denon 2803
    Caixas Acsticas:
    B&W 601-S3,LCR 60 S-3,surr.JBL "in ceiling",sub SVS SB-12 Plus
    Cabos:
    Audioquest,Santo Angelo
    TV/Monitor/Projetor:
    Philips 29";LG BN-315

alaus,

Tenho um split Springer, h uns 5 anos, mas nunca ouvi falar em "bomba de vcuo". O que ser isso???

Abrao,

Ricardo.

Membro Avatar do(a) FDMB
    Registro em
    29-6-07
    Localizao
    Braslia
    Nome Verdadeiro
    Delano
    ——————————————
    Obrigado:
    64 concedido(s)
    425 recebidos por 357 msgs

O sistema de refrigerao dos splits utiliza o gs refrigerante como fluido para efetuar a troca de calor com o ar. Esse gs passa por dentro da tubulao de cobre que j vem com o condicionador e passar pela tubulao de cobre que ser instalada para interligar a unidade externa com a interna.

Essa nova tubulao - de interligao - a ser instalada, entra em contato com o ar e, internamente pode absorver umidade, que inimiga n 1 do sistema interno de refrigerao.

A bomba de vcuo retira toda a umidade existente dentro dessa tubulao nova, evitando a possibilidade de contaminao de todo o sistema interno.

Quando a tubulao nova muito curtinha e a umidade do ar no est muito alta, at d para ficar sem fazer esse vcuo, pois qualquer resquio de umidade poder ser absorvida por um filtro interno que existe no aparelho (filtro de gs).

Quando a tubulao mais longa e a umidade do ar maior, a chance de contaminao tambm aumenta. Por isso, na dvida, o melhor sempre fazer o vcuo antes de efetuar a interligao definitiva. Isso garante a ausncia de umidade no sistema interno.
    "Os sentimentos verdadeiros se manifestam mais por atos que palavras!"
    Shakespeare

4. 3 membros agradeceram FDMB por esta mensagem

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Localizao
    ituiutaba/mg/brasil
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)
    903 recebidos por 768 msgs

Citao Originalmente Enviado por alaus Ver Mensagem
    Ol a todos!

Instalei meu Split Eletrolux 9.000 btus quente/frio a uns 2 meses atras e lendo e pesquisando sobre o assunto, descobri a tal da "bomba de vcuo" que nem sabia que existia na poca da instalao.
    A questo que na poca que foi feita minha instalao o tcnico no usou isso e detalhe: ele autorizado e foi recomendado pela loja que eu comprei o ar.
    Como tive o conhecimento disso s agora, liguei para o mesmo tcnico que fez a instalao e ele me disse que isso no era necessrio devido ao fato do aparelho ser novo(..j vir o gaz) e tambm o fato da minha instalao ter menos de 3 metros de tubo...etc...etc..etc...
    Eu ainda questionei ele que esse procedimento est no manual e ele me respondeu que a fbrica coloca pq via de regra esse o procedimento que garante uma boa instalo pra qualquer tipo de instalao...mas no caso da minha no teria diferena por causa da tubulao curta e os outros bla bla blas que j tinha me dito.
    Bom, fora isso (que no gostei nada!), a instalao dele foi super bem feita e o ar est funcionando perfeitamente....

Ento fica a dvidas:
    - afinal das contas, o raio dessa tal "bomba de vcuo" realmente essencial em qualquer situao? (....j li de tudo na internet...uns dizem que besteira outros dizem que no. No youtube tem at um que ensina a instalar sem...dando umas "escapadas" na vlvula de servio pra purgar o ar) Link: http://www.youtube.com/watch?v=PdMRVO_NOz4

Ser meu aparelho pode ser danificado por causa disso? ..se sim, como fao para corrigir isso, teria q substituir o gaz todo? tem como corrigir..?

Peo a ajuda do pessoal que entenda do assunto. Acredito que isso no deve ser um "mistrio" somente para mim e poder ajudar todo mundo!

Obrigado!
    pode no acontecer nada ou tudo...essa questo do vacuo um procedimento de preveno.. o vacuo desidrata ou desumidifica a tubulao do sistema de condicionamento ou refrigerao instalado seja ele qual for..

por que? foi descoberto por dois cientista e pesquisadores ,que se um liquido( no caso dos condicionadores a agua )for submetido a um vacuo de at 30 mml de hg a tendencia desse liquido evaporar, sendo esse vapor succionado ou retirado para o exterior pela bomba de vacuo
    retirando portanto a umidade que por ventura estiver dentro do sistema ou tubulaes do sistema...

quando o vacuo bem feito, com bomba propria para vacuo,ele previne: a contaminao do sistema que acarretaria varios transtornos pro instalador ,pro cliente e pro fabricante pois essa umidade pode entupir as valvulas ou elementos de controle de presso , contaminar o oleo lubrificante dos compressores que altamente higroscopico(absorve agua rapidamente) e provocando a queima do mesmo

ATENO : A PURGA NO PROMOVE A DESITRATAO OU DESUMIDIFICAO DO SISTEMA

infelizmente a purga veio pra ficar e s os velhos "tiranossauros rex "que recebem a carga de estarem ultrapassados no serem modernos,praticos rpidos e bem resolvidos e sem "treinamento' nas autorizadas e ou empresas que certificam tecnicos instaladores

sobre essa questo do vacuo eu no estou resistindo ao novo e ao moderno,por medo de perder meu espao,de ser considerado desinformado ou estar defasado,ou at mesmo sem motivao por causa da idade etc e bl bl bl....

o vacuo toma de 20 a 30 minutos de tempo a mais numa instalao,e o "mico' de ter que ficar ficar carregando a bomba de vacuo pra cima e pra baixo,(ela discomoda e chata de carregar) apesar que as mais modernas j contam com carrinho de mo para transporte....

o vacuo na verdade fecha um ciclo de qualidade em uma instalao e faz parte das boas praticas na refrigerao e condicionamento em geral seja em sistemas de grande ,medio ou pequeno porte

a purga acho eu o lado mais negro da frase "tempo dinheiro"

um grande abrao jairo
    Editado por jairo bertoni, 08-03-2010 s 09:51.

Membro
    Registro em
    2-3-10
    Localizao
    Cachoeirinha-RS
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Primeiramente obrigado pelos esclarecimetos pessoal!

Pelo que eu entendi, parece que se for "seguindo a cartilha" das boas prticas de instalao essencial fazer o vcuo mesmo, tipo para garantir a coisa(como o Jairo disse se no fizer: "pode no acontecer nada ou tudo!")

Ento hoje voltando do trabalho, me lembrei disso e pessei em uma loja aqui perto que trabalha com instalao...pra ver o que o cara ia me dizer n. Bom ele falou o mesmo que o outro tcnico que fez minha instao antes: ou seja, da linha dos que acha q no precisa para aparelhos novos com tubulao nova e curta....

Mas juntando as peas do quebra cabea, uma coisa pra mim ficou clara: e fecha novamente com o que o Jairo disse na parte do "tempo dinheiro"! explico o pq: Esse tcnico q eu falei hoje me disse que no adianta muito fazer vacuo com apenas 5 ou 10 minutos (q segundo ele o q muitos fazem por a pra dizer que USAM bomba de vcuo na instalao) porque esse tempo no sera suficiente. Ele falou que num dos treinamentos que fez mostram um vdeo de um teste de labortorio onde s foi removido completamente as gotculas de gua inseridas numa tubulao aps 40 minutos de vcuo.

Da eu pergunto, qual tcnico vai ficar 40 minutos fazendo isso em cada uma das instalaes que for fazer ?!?!?! Acho que nenhum...

Ento, estou pensando em deixar minha instalao do jeito que est! ...claro, ciente dessa questo e vou ficando de olho mesmo se algo de estranho no funcionamento aparecer...tipo algum rudo diferente, comportamento estranho, etc...sou um cara bem chato e detalista nessas coisa!!!! qualquer coisa eu vou notar!!! hehhehehe

Me parece um risco pequeno e investir tempo dinheiro para refazer a instalao me parece no estar compensando(Fora achar alquem aqui na minha cidade que d pra confiar um trabalho desses)

Bom por enquanto isso!

Abrao a todos! ;-)

7. 1 membro agradeceu alaus por esta mensagem

Membro Avatar do(a) Andr Bilha
    Registro em
    24-1-06
    Localizao
    Monte Alto-SP
    Nome Verdadeiro
    Andr Luiz Bilha
    ——————————————
    Obrigado:
    26 concedido(s)
    1.133 recebidos por 720 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Andr Bilha
    Fonte(s):
    BD Player Panasonic BDP-310
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Pioneer VSX-1018AH-K / Amplificador Stereo Onkyo
    Caixas Acsticas:
    Pure Acoustics linha QX-900
    Cabos:
    AR, Monster, Golden, Tiaflex e Santo Angelo
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung Plasma 64D550/ Led Samsung 40ES6500/ Projetor Epson 8350
    Acessrios:
    Condicionador Upsai ACF-2600

Eu tambem instalei um York 12000 Btus semana passada e o tecnico nao quis usar a bomba de vacuo, alegando o mesmo: que o cano de cobre era pequeno (menos de 1mt) e nao havia necessidade.
    Como tenho 3 anos de garantia estou tranquilo, pois caso tenha alguma anomalia acionarei a autorizada (eles proprios).
    A assistencia tecnica a Refrigera Brasil de Ribeirao Preto.
    Fica aqui o alerta pra quem for da regiao de que essa empresa nao usa a bomba de vacuo
    CUIDADO COM A CIRILO CABOS !!!!

Membro
    Registro em
    27-1-10
    Localizao
    Palmas/TO/BR
    ——————————————
    Obrigado:
    40 concedido(s)
    7 recebidos por 7 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) amsenna
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    HK3490
    Caixas Acsticas:
    Infinity P363
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung UN46C5000
    Acessrios:
    GRSavage DMA2700DS

Instalei um Fujitsu semana passada, durante a instalao eu pedi que usassem o vcuo, a foram at a loja, buscaram a bomba e fizeram. Sem reclamar.

10. 1 membro agradeceu amsenna por esta mensagem

Colaborador Avatar do(a) Mrcio
    Registro em
    30-5-02
    Localizao
    Pelotas RS
    ——————————————
    Obrigado:
    49 concedido(s)
    678 recebidos por 474 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Mrcio
    Cabos:
    .

Segunda feira ser feita a instalao do meu ar, perguntei ao tcnico se ele utiliza a bomba de vcuo e foi garantido que sim.
    Segundo estou grudado nos calcanhares do sujeito
    E, como todo bom cliente chato, vou exigir pelo menos 30 minutos com a bomba funcionando, do contrrio vai ter bronca.

Membro
    Registro em
    2-3-10
    Localizao
    Cachoeirinha-RS
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Citao Originalmente Enviado por Andr Bilha Ver Mensagem
    Eu tambem instalei um York 12000 Btus semana passada e o tecnico nao quis usar a bomba de vacuo, alegando o mesmo: que o cano de cobre era pequeno (menos de 1mt) e nao havia necessidade.
    Como tenho 3 anos de garantia estou tranquilo, pois caso tenha alguma anomalia acionarei a autorizada (eles proprios).
    A assistencia tecnica a Refrigera Brasil de Ribeirao Preto.
    Fica aqui o alerta pra quem for da regiao de que essa empresa nao usa a bomba de vacuo
    pois , acho at que seria interessante extender o tpico para quem tenha tido algum problema com no Split RELACIONADO a instalao sem a bomba de vcuo...p/ relatar sua experincia....

s espero que no aparem muitos !!! hehehehe

Bom o meu at agora continua 100%!

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Localizao
    ituiutaba/mg/brasil
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)
    903 recebidos por 768 msgs

Citao Originalmente Enviado por alaus Ver Mensagem
    pois , acho at que seria interessante extender o tpico para quem tenha tido algum problema com no Split RELACIONADO a instalao sem a bomba de vcuo...p/ relatar sua experincia....

s espero que no aparem muitos !!! hehehehe

Bom o meu at agora continua 100%!
    alaus e demais colegas

o vcuo um recurso a mais para preveno em uma instalao,e d a essa mesma instalao uma qualidade e segurana a mais pra todo mundo

a purga na verdade fisicamente no promove a limpeza ou descontaminao da tubulao de uma instalao

os cuidados com essa contaminao comearia na pr instalao desde a vedao dos tubos de cobre em estoque ,troca de oleo das bombas de vacuo de acordo a validade do mesmo uso da bomba com o oleo compativel ao gas refrigerante utilizado no condicionador e manometros idem idem da mesma forma

tenho 4 manometros especficos pra cada famlia de gases um pra gas R11 R 22 e blends um para o gas 134 A um pra 401 e os mps e um para o gas 410 A

uso o gas de limpesa 141 A e B e nitrogenio pra soldar tubo com tubo ou as soldas nas valvulas de servio e descarga

isso demorado ,oneroso,meticuloso , e a meu ver, necessrio...

a purga funciona? funciona.. ela previne contaminao de sistemas sejam eles curtos ou longos ? no!!!

se houver a contaminao do sistema todo mundo sai perdendo

ento pra que correr um risco desnecessrio ao meu ver ,por causa de 30 a 40 minutos a mais???

por que tentar ou contar com a sorte ,se podemos previnir possiveis dores de cabeas futuras com uma simples pratica de preveno que

EXECUTAR O VCUO!!!!!!!

EU NO VOU MAIS DISCUTIR ESSE ASSUNTO!!!!PRA MIM ELE EST ESGOTADO

EU SOU A FAVOR ,ACHO NECESSRIO,COM ESSA PRATICA ESTOU PRESERVANDO MEU CLIENTE ,ESTOU TRATANDO -O COM TODA ETICA E PROFISSIONALISMO QUE UM INSTALADOR DEVE TER NO S DA MINHA CLASSE MAS EM TODAS, INCLUSIVE A NOSSA" EVACUADA " CLASSE POLITICA

um grande abrao jairo

Membro
    Registro em
    27-8-11
    Localizao
    brasil,santa catarina,Florianpolis
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

claros amigos no necessario usar a bomba de vacuo
    qnd feita a instalaao do split pois a outra maneira de retirar o
    ar da maquina clr q os instaladores no fariam uma coisa para dar retorno
    pois assim seria prejuiso para eles entao confiavel contratar um instalador
    q no utilize a bomba vacuo.

Membro
    Registro em
    16-11-10
    Localizao
    Sao Paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

No s a tubulao que deve ser pensado, o evaporador tambm se esticado daria uns 30 mts de tubulao, e a umidade que fica no sistema, se seu uso constante fica circulando, se for de pouco uso essa umidade pode ficar no compressor corroendo as partes metlicas. J abri um compressor rotativo por curiosidade alem de queimado esta corroda as partes mecnicas.
    Fazer vcuo necessrio, e o que mede o vcuo o manovacuometro digita mnimo 300 micros, se a bomba for de 15 cfm para uma mquina 1200BTUs, com um metro de distancia em 5 minutos j chega no valor.
    Bomba de vcuo de 5 cfm geralmente a usada nas instalaes de splits, por isso leva mais tempo.
    Manovacuometro eletrnico ningum usa, porque dependendo pode se leva mais de horas para atingir o valor.
    Se o cliente no sabe de nada ele vai tomar chapu na instalao, principalmente no vcuo, que geralmente d problema anos depois da garantia.
    Uso esses equipamentos em resfriadores de lquidos 240TR= 2880000 BTUs com quatro compressores de 60TR = 720000BTUs o vcuo nesse sistema demora 3 horas com bomba de 15cfm, se for usada uma de 5cfm pode demorar o dia inteiro. O tempo do vcuo depende da potncia da bomba.
    Pelo amor de Deus, faam vacuo!!!!

16. 1 membro agradeceu saisdavila por esta mensagem

Membro
    Registro em
    10-7-07
    Localizao
    Braslia - DF
    Nome Verdadeiro
    Mauricio Carneiro
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    4 recebidos por 4 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) mauricio mariano
    Fonte(s):
    7600 GT CO
    Caixas Acsticas:
    Behringer Truth 2031A e Sub 2092A
    Cabos:
    Philips e Home Made Balanceados
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana 42 Plasma

Denisioaf, interessante o seu argumento de que o tcnuico no iria se prejudicar. Bem normalmente ele no se prejudica, mas sim o padro. Outra coisa tcnico normalmente no pensa nisso ele acha que o procedimento que ele faz certo, quando na maior parte das vezes o procedimeto no . Simples assim.

Membro Avatar do(a) Beto_Cuiab
    Registro em
    16-2-10
    Localizao
    Cuiab/Mato Grosso/Brasil
    Nome Verdadeiro
    Adalberto
    ——————————————
    Obrigado:
    22 concedido(s)
    12 recebidos por 9 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Beto_Cuiab
    Fonte(s):
    Blu Ray Sony S 370 / DVD Gradiente
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Sony Muteki 6.2
    TV/Monitor/Projetor:
    Philco 55" Smart 3D

Est semana foi feita a instalao de Carrier 12000, e tcnico utilizou a bomba de vacuo, detalhes:
    1 - menos de 1 metro
    2 - Cuiab, 38 graus e baixissma unidade.
    Concluso, nota 10 para a instalao.
    Passatempo favorito

Membro
    Registro em
    25-5-06
    Localizao
    So Paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Minha duvida qto ao tamanho do cano de cobre; no caso de aparelhos de 7.000 btus e 9.000 btus, qual a tamanho menor que posso usar?

Pgina 1 de 2 12 ltimaltima

Tags para este Tpico

Regras de Postagem

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode anexar arquivos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags esto Ligado(s)
  • Smilies esto Ligado(s)
  • Tag [IMG] est Ligado(s)
  • Tag [VIDEO] est Ligado(s)