Devialet    CD Shop  Cirilo Cabos  

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1668 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: [Tutorial] Como descobrir o nome de uma música

Headphonic Avatar do(a) Sr.Burns
    Registro em
    28-11-06
    Nome Verdadeiro
    Rafael
    ——————————————
    Obrigado:
    48 concedido(s)
    325 recebidos por 203 msgs

Eu fui no 120k!

[Tutorial] Como descobrir o nome de uma música

Voce já passou pela situação de escutar uma música e querer saber o nome dela? Ou tem alguma música em seu computador e não sabe o nome? O tutorial abaixo vai explicar como descobrir o nome de músicas com 4 ferramentas gratuítas.

O processo de reconhecimento se baseia nas ondas sonoras capturadas pelos softwares, e depois é feita uma comparação com uma base de dados. Quanto maior a base de dados, maior a chance da música ser reconhecida. É importante também não ter ruídos e barulhos quando o software está capturando o trecho da música, pois ele não sabe o que é música e o que é ruído ambiente.

Vamos a eles:

1) Shazam
    http://www.shazam.com/
    Nível de detecção: médio

O Shazam é um software para iPhone, Nokia, BlackBerry e Android. Para instala-lo no seu iPhone, basta procurar na loja virtual do iTunes.
    Para utiliza-lo, abra o programa e clique no símbolo que aparece na tela:

Ele irá então capturar um período entre 10 e 15 segundos da música. Para isso, ele precisa acessar a internet, então se voce não tem um plano de dados, espere ser cobrado por isso! Eu recomendo usar esse programa conectado numa rede wi-fi, pois além de voce não precisar pagar nada, ele ainda vai funcionar mais rapidamente.
    Após ele detectar a música, aparecerá na tela o nome da música, artista, nome do álbum e as vezes até a capa do disco;

Se voce não tem esses celulares de última geração, não se preocupe, vamos ao programa seguinte.

2) Tunatic
    http://www.wildbits.com/tunatic/
    Nível de detecção: baixo

O Tunatic é um programa simples e fácil de usar. Ele captura o som através do microfone do seu computador, acessa a internet, e te dá o resultado. Há versões para Windows e Mac. Infelizmente a base de dados dele não é muito extensa, então dos 4 programas aqui citados, ele é o que menos traz resultados.
    Assim que voce abrir o programa, clique em "Click to identify song", ele irá capturar em torno de 30 segundos da música através do microfone e dará o resultado logo após.

3) SoundMaven
    http://www.codesector.com/soundmaven.php
    Nível de detecção: alto

O SoundMaven trabalha em conjunto com o player Winamp (não é um plug-in), portanto é obrigatório ter ele instalado em sua máquina. Este é o melhor software dentro os 4 aqui citados, é o que traz mais resultados, portanto vale a pena experimentar. Ele é o único software aqui citado que não trabalha com o microfone do computador, ele analisa a música que o Winamp está tocando.
    Para utiliza-lo, abra primeiramente o Winamp, e depois abra o SoundMaven. Vai aparecer esta tela:

Abra uma música no Winamp e dê play, em seguida, na tela do SoundMaven, clique em "Identify", na parte de cima. Em torno de 5 segundos apenas ele trará o resultado!

4) Midomi
    http://www.midomi.com/
    Nível de detecção: alto

Midomi não é um software, e sim um site, que utiliza a tecnologia Flash para capturar o som do microfone do seu computador, para tentar achar o nome da música. A vantagem do Midomi é que ele permite que voce mesmo cante a música, caso voce não tenha um trecho gravado dela. Em aproximadamente 15 segundos ele retornará com os resultados. Para usar o site, basta clicar em "Click and Sing or Hum" na parte de cima da tela.

Em alguns sistemas, aparecerá um aviso do Flash pedindo a permissão para acessar o microfone do computador, basta clicar em "Allow":

É isso pessoal. Quem souber de alguma outra ferramenta de detecção de nome de músicas, coloquem aqui!
    Editado por Sr.Burns, 05-03-2010 às 21:25. Motivo: Pequenas correções de texto

2. 8 membros agradeceram Sr.Burns por esta mensagem

BlueMan (18-04-2010), borracha (11-03-2010), Fernando Kuhn (05-03-2010), Progger58 (07-03-2010), Roosevelt (06-03-2010), skyrioca (22-01-2012), thiago602 (06-01-2011), TIMPÂNICO (06-03-2010)

Membro Avatar do(a) o_olho
    Registro em
    5-4-07
    ——————————————
    Obrigado:
    366 concedido(s)
    605 recebidos por 421 msgs

Muito bom.
    Geralmente quando a música tem letra eu coloco um pedaço entre aspas no google e aí vou tentando achar, mas assim é muito mais fácil.
    Abraços.

Registro em
    28-11-06
    Nome Verdadeiro
    Rafael
    ——————————————
    Obrigado:
    48 concedido(s)

Eu fui no 120k!
    E quando a música é cantada em alemão?
    É importante ressaltar que as 4 ferramentas acima são capazes de detectar qualquer tipo de música, mesmo as instrumentais.

Arquiteto e Urbanista Avatar do(a) Renato Gomes
    Registro em
    18-3-07
    Nome Verdadeiro
    Renato Gomes
    ——————————————
    Obrigado:
    35 concedido(s)
    53 recebidos por 53 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Renato Gomes
    Fonte(s):
    Notebook
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Creek EVOlution
    Caixas Acústicas:
    JBL Arena
    Cabos:
    Cardas Crosslink
    TV/Monitor/Projetor:
    LED 50"
    Acessórios:
    Stands Airon HE-270

Esse midomi era tudo o que eu precisava. Vou testar, parece excelente
    Essas duas foram muito dificeis de achar sem este recurso:

"Menos é Mais"
    "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"

Curtindo um som Avatar do(a) fabioing
    Registro em
    30-1-05
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    237 concedido(s)
    106 recebidos por 84 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) fabioing
    Fonte(s):
    WDTV Live Plus, BluRay Player Sony BDP-S360, DVD Player Pioneer 578a, Phillips DVDR-3455H com HD de 160Gb, Vídeo Cassete Panasonic, Sky
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Harman Kardon AVR 335
    Caixas Acústicas:
    Acoustic Research PL-100
    Cabos:
    Santo Ângelo/AR
    TV/Monitor/Projetor:
    LG LED 42LE7500, Sony Bravia KLV-40V510A, Gradiente 29" Next
    Acessórios:
    Pedestais Airon, Panamax 5100

Muito interessante a dica. Eu conhecia somente a Tunatic e nunca fui muito feliz nas buscas.

Muito obrigado.
    Fabio

Membro Avatar do(a) rodtam
    Registro em
    2-3-09
    Nome Verdadeiro
    Rodney
    ——————————————
    Obrigado:
    10 concedido(s)
    280 recebidos por 240 msgs

Existe também o trackId da sony ericson, mas não sei como funciona.

Registro em
    28-11-06
    Nome Verdadeiro
    Rafael
    ——————————————
    Obrigado:
    48 concedido(s)

Eu fui no 120k!
    A Sony Ericsson e a Motorola também tem programas que fazem isso, mas só funcionam nos celulares dessas marcas, por isso não são acessíveis a todos.

Membro Avatar do(a) TIMPÂNICO
    Registro em
    2-7-06
    Nome Verdadeiro
    Yuri Luzio
    ——————————————
    Obrigado:
    43 concedido(s)
    26 recebidos por 24 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) TIMPÂNICO
    Fonte(s):
    OPPO 981
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Marantz SR 8002
    Caixas Acústicas:
    Paradigm Studio 60 & CC 590, Velodyne DLS 4000
    Cabos:
    Belden, Akron
    TV/Monitor/Projetor:
    Sanyo Z4, tela 100"
    Acessórios:
    Sky

Muito interessante. Bela dica e contribuição, Rafael .
    EVOLUINDO !!

Membro Avatar do(a) o_olho
    Registro em
    5-4-07
    ——————————————
    Obrigado:
    366 concedido(s)
    605 recebidos por 421 msgs

Citação Originalmente Enviado por Sr.Burns Ver Mensagem
    E quando a música é cantada em alemão?
    É importante ressaltar que as 4 ferramentas acima são capazes de detectar qualquer tipo de música, mesmo as instrumentais.

Em alemão eu só entendo Schumacher, mais nenhuma palavra.
    Abraços.

Sunbird Avatar do(a) J냃åz
    Registro em
    4-1-08
    Nome Verdadeiro
    Jefferson Azevedo
    ——————————————
    Obrigado:
    102 concedido(s)
    265 recebidos por 175 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) J냃åz
    Fonte(s):
    CD/SACD/DVD/BD/DAC: Oppo BDP-105D mod by Ric Shultz; HTPCs: Notebook Sony Vaio VPC-EA25FB e Apple Mac Mini i7 2.3 GHz (cabo USB Purist Audio Design); DLNA: Iomega IX2-200 6 TB; Airplay com iPad Air; Tela Ava Projecta Revelation HDTV 100"
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Receiver (Front-Presence,Surrounds,Surrounds-Back): Yamaha RX-A3030; Amplificador Stereo (Frontais): Cambridge Azur 840W; Amplificador Mono (Central): Advance Acoustic MAA-706; Pré: Cambridge Azur 851E; Equaliz. Behringer DEQ2496 mod by AudioSmile UK
    Caixas Acústicas:
    Frontais: ELAC FS 249; Central: Paradigm Studio CC-690 v.5; Surrounds: Jamo E 680; Surrounds-Back: Bose Virtually Invisible 791; Front-Presence: Dali Fazon LCR; Sub: Monitor Audio PLW-15; Zona 2: Boston Acoustics Voyager 60
    Cabos:
    HDMIs: Monster 1000 HDX (Projetor) e M2000 (Vaio-Yamaha), Fortrek Flat (Projetor); XLR: DH Labs Air Matrix (Pré-840W); RCAs: VDH D102 MKIII (Yamaha-Pré), AR (Yamaha-Advance) e (Oppo-Pré); Sub: VDH "The Sub" e Audioquest Sub 3
    TV/Monitor/Projetor:
    Cabos Caixas: Frontais Wireworld Eclipse 6, Central Monster Z2 Reference, Surrounds Technoise 2.5 mm², Front-Pres Monster XP-CI; Força: PS Audio Prelude SC (Yamaha), Acoustic Zen "El Niño" (Oppo), Nordost Magus (Pré); Projetor: Panasonic PT-AE8000U
    Acessórios:
    Fones Beats by Dr. Dre Solo; Estabilizador Savage GR-5000ex 3.5 KVa mod by Jeffaz (cabo força DIY Belden 83803/plugs Furutech FI-11G); Filtro Upsai FHT-1200; Plugs Banana AR e Monster; Tomadas Oyaide R1 e SWO-XXX; Automação Scenario

No Musipedia, http://www.musipedia.org/ , você pode tocar algumas notas num aplicativo que imita um piano, pode assoviar ou cantarolar a música no microfone do computador, e pode até informar apenas a sequência de "ups" e "downs" (agudos e graves) da música, que o site tentará encontrá-la. Pelos testes que fiz, funciona melhor com música internacional e clássica.

Regras de Postagem