Cirilo Cabos    Devialet  Orlando Filho Klipsch  CD Shop

NOTICE Aviso: Este um tpico antigo, a ltima resposta foi postada h 4110 dias. Por favor leve em considerao a data das informaes presentes no tpico antes de responder.
Resultados 1 a 11 de 11

Tpico: Dvida sobre impedncia de caixas acsticas

Membro Avatar do(a) Hlder
    Registro em
    29-7-02
    Localizao
    ---
    Nome Verdadeiro
    Hlder
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    20 recebidos por 14 msgs

Dvida sobre impedncia de caixas acsticas

No entendo quando se diz que a impedncia nominal de uma caixa acstica de 8 ou 4 ohms, por exemplo. Ela no varivel com a freqncia ? Quando se declara esse valor, em que condies ela medida ? Em qual freqncia ? Existe uma norma ?

Membro Avatar do(a) Filipo
    Registro em
    4-11-02
    Localizao
    Fortaleza - CE
    Nome Verdadeiro
    Filipe Rangel
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    104 recebidos por 39 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Filipo
    Fonte(s):
    Oppo OPDV971H | X-BOX | Wii
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Denon AVR-2807 | Gradiente Esotech DR 5.5HT (in memorian) | Nashville NA1600P (Subwoofer)
    Caixas Acsticas:
    Infinity Alpha 20 | Infinity Alpha Center | DCM 16S | Subwoofer DIY
    Cabos:
    DVI: Infocus SP-M1-10M | V. Componente: DIY | S-Video: Monster Standard | udio: DIY | Digital ptico: AR HT Pro Series HT180 | Caixas: Straight Wire WaveGuide 3.5 (Frontais e Central) e Genricos 2x2,5mm (Surround e Sub)
    TV/Monitor/Projetor:
    Proj.: Infocus ScreenPlay 4805 | Tela: fixa 16:9 69" DIY | TV: LG LCD 37" 37lc4r
    Acessrios:
    Pedestais DIY (frontais) | Decibelmetro: Radio Shack Analgico | Suporte: Kreische Orbit | No-Break: Microsol Stay 700 (projetor)

Eu fui no 10k!
    Hlder,

No site da Arlen tem um glossrio de termos tcnicos associados a alto-falantes:

http://www.arlen.com.br/glossario/body_glossario.html
    Nominal Impedance impedncia nominal: termo normalmente associado a caixas acsticas, e representa o valor da impedncia mensurado em 400 Hz. Isto todavia no o valor que aparece em todas as freqncias, j que a curva da impedncia pode apresentar variaes com valores 3 a 4 vezes maiores que a impedncia nominal, e at duas vezes menores.
    Abraos,

Filipe Rangel.
    D mais emoo a sua vida: Faa pipocas com a panela aberta!

Amo muito tudo isso Avatar do(a) adalla
    Registro em
    27-6-02
    Localizao
    Manaus - AM
    Nome Verdadeiro
    Alessandro Dalla
    ——————————————
    Obrigado:
    37 concedido(s)
    10 recebidos por 8 msgs

E no caso dos alto falantes individualmente (sem caixa acstica e divisor de frequencias)?

Membro Avatar do(a) Hlder
    Registro em
    29-7-02
    Localizao
    ---
    Nome Verdadeiro
    Hlder
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    20 recebidos por 14 msgs

Rapaz, mas o Filipo sabe dar notcia de tudo !

Membro Avatar do(a) Filipo
    Registro em
    4-11-02
    Localizao
    Fortaleza - CE
    Nome Verdadeiro
    Filipe Rangel
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    104 recebidos por 39 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Filipo
    Fonte(s):
    Oppo OPDV971H | X-BOX | Wii
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Denon AVR-2807 | Gradiente Esotech DR 5.5HT (in memorian) | Nashville NA1600P (Subwoofer)
    Caixas Acsticas:
    Infinity Alpha 20 | Infinity Alpha Center | DCM 16S | Subwoofer DIY
    Cabos:
    DVI: Infocus SP-M1-10M | V. Componente: DIY | S-Video: Monster Standard | udio: DIY | Digital ptico: AR HT Pro Series HT180 | Caixas: Straight Wire WaveGuide 3.5 (Frontais e Central) e Genricos 2x2,5mm (Surround e Sub)
    TV/Monitor/Projetor:
    Proj.: Infocus ScreenPlay 4805 | Tela: fixa 16:9 69" DIY | TV: LG LCD 37" 37lc4r
    Acessrios:
    Pedestais DIY (frontais) | Decibelmetro: Radio Shack Analgico | Suporte: Kreische Orbit | No-Break: Microsol Stay 700 (projetor)

Eu fui no 10k!
    Hlder,

O problema que eu sou curioso! E uma dvida dessas passa logo a ser minha dvida tambm.

Adalla,

Na minha cola no tem a resposta pra sua pergunta!

Como ficariam os Tweeters se medidos a 400Hz?

Abraos,

Filipe Rangel.
    D mais emoo a sua vida: Faa pipocas com a panela aberta!

Didi Moc Avatar do(a) Simonassi
    Registro em
    16-7-02
    Localizao
    Vila Via - ES
    Nome Verdadeiro
    Valrio
    ——————————————
    Obrigado:
    68 concedido(s)
    117 recebidos por 101 msgs

O cara um verdadeiro guru, sabe tudo, so tem uma coisa que ele no sabe, qual a cor do cavalo branco de Napoleo?
    "Som na caixa man..."

Admin Avatar do(a) Dennis
    Registro em
    21-5-02
    Localizao
    SP
    Nome Verdadeiro
    Dennis
    ——————————————
    Obrigado:
    3.454 concedido(s)
    8.315 recebidos por 910 msgs

——————————————
    Mensagens no Blog
    5
    Meu Sistema
    Sistema do(a) Dennis
    Fonte(s):
    Electrocompaniet EMC 1 UP e EMP 3, AVID Acutus Reference
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Electrocompaniet NEMO, EC 4.8, AW2x120 e AW3x120, EC 4.9
    Caixas Acsticas:
    Raidho Ayra C-2.1, Raidho Ayra S-2.0, SVS SB13-Ultra
    Cabos:
    Nordost Odin/Valhalla 2, Nordost Blue Heaven HDMI
    TV/Monitor/Projetor:
    Panasonic AE2000 e tela AVA Projecta 92"
    Acessrios:
    Tratamento acstico em constante mutao, Quantum QX4, QB8, QV2 e QK1, Nordost Sort Kones TC/BC e Sort Ft

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    A impedncia de um alto-falante um valor complexo, ou seja, tem uma parte real (resistncia) e uma parte imaginria (reatncia). O mdulo da impedncia tpica de um alto-falante como ilustrado na figura anexa, ou seja, varia com a frequncia. Ela tipicamente tem uma ressonncia para frequncias baixas (abaixo da mnima frequncia til especificada pelo fabricante) e cresce para frequncias altas devido indutncia da bobina.

De modo mais preciso, a impedncia nominal o valor da impedncia na regio "linear", onde a parte reativa muito pequena, ou seja, a impedncia quase que puramente resistiva. Essa regio linear depende de projeto, mas os 400 Hz mencionados costumam cair bem dentro dessa faixa.

Convm notar que esse exemplo de uma caixa "dcil" e que dependendo do projeto a curva de impedncia bem mais "difcil" para o amplificador.
    Dennis

Siga-nos no Facebook.

Todas as dvidas sobre anncios nos Classificados podem ser tiradas lendo este tpico.

Para ser atendido de forma mais rpida com qualquer questo referente ao frum, prefira reportar a mensagem ou MP em questo, clicando sobre o smbolo .

Back in time... Avatar do(a) Dmaumau
    Registro em
    9-10-02
    Localizao
    Campinas - SP
    Nome Verdadeiro
    Mauricio
    ——————————————
    Obrigado:
    244 concedido(s)
    992 recebidos por 712 msgs

S para ilustrar a belssima explicao do Dennis ( ) vejam os valores anunciados para a caixas Chesky que o Paulo comentou :

Impedance:
    Nominal: 6 ohms
    Low: 4 ohms @ 200 Hz
    High: 8 ohms @ 1 kHz
    non-reactive load, fully compatible with tube amplifiers
    Mauricio

-"Tudo na vida melhora, mais cedo ou mais tarde..." - Mau

Membro Avatar do(a) Carlos Dantas
    Registro em
    1-7-02
    Localizao
    So Paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    157 recebidos por 75 msgs

Prezados amigos
    A definio dada pelo forum citado pelo Filipo, ou seja, o mdulo da impedancia medida a 400 Hz no adotada pelos fabricantes de caixas pois isto restringiria muito o grau de liberdade do projeto. S como exemplos de caixas que so anunciadas com impedancia nominal de 8 ohms. Os mdulos da impedancia a 400 Hz so; BW Nautilus 805 = 6.5 ohms, BW Nautilus 801 = 4 ohms, BW Mission m71 = 4,3 ohms. Seria ento, na regio das mdias frequencias onde a carga resistiva pura? Vejamos; para a BW805 estas frequencias so: 1,8 KHz onde o mdulo da impedancia vale 20 ohms ou mais.
    BW801: 2,5 KHz, Z = 16 ohms
    Mission m71 = 2 KHz , Z = 16 ohms
    Tambem no isto. Na verdade a impedancia de uma caixa (mdulo e fase) variam tanto com a frequencia e variam tanto de caixa para caixa que qualquer tentativa de se dar uma definio correta vai por gua abaixo. O que as normas esto tentando fazer hoje especificar qual o valor da impedancia mnima para uma dada impedancia nominal mas at isto est difcil porque ninguem respeita. Fica ento a impedancia nominal apenas como uma referencia para voce poder especificar a potencia do seu amplificador. Por exemplo 100w sobre 8 ohms . Na verdade, alem da impedancia nominal, as tres especificaes mais importantes de uma caixa sob o ponto de vista da potencia requerida do amplificador so; a sensibilidade da caixa, a impedancia mnima e a potencia que a caixa aguenta. Prezado Dennis, aquele artigo que lhe enviei sobre Caixas Acusticas explica tudo isto direitinho. Como poderamos torn-lo acessvel aos colegas? O problema que ele cita dados tirados da revista Stereophile. Isto poderia trazer dificuldades na sua divulgao? Por favor, ma d um retorno.
    Abraos
    Dantas

Admin Avatar do(a) Dennis
    Registro em
    21-5-02
    Localizao
    SP
    Nome Verdadeiro
    Dennis
    ——————————————
    Obrigado:
    3.454 concedido(s)
    8.315 recebidos por 910 msgs

——————————————
    Mensagens no Blog
    5
    Meu Sistema
    Sistema do(a) Dennis
    Fonte(s):
    Electrocompaniet EMC 1 UP e EMP 3, AVID Acutus Reference
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Electrocompaniet NEMO, EC 4.8, AW2x120 e AW3x120, EC 4.9
    Caixas Acsticas:
    Raidho Ayra C-2.1, Raidho Ayra S-2.0, SVS SB13-Ultra
    Cabos:
    Nordost Odin/Valhalla 2, Nordost Blue Heaven HDMI
    TV/Monitor/Projetor:
    Panasonic AE2000 e tela AVA Projecta 92"
    Acessrios:
    Tratamento acstico em constante mutao, Quantum QX4, QB8, QV2 e QK1, Nordost Sort Kones TC/BC e Sort Ft

Dantas,

No vejo problema em publicar aquele seu artigo, citamos a Stereophile quando for adequado. Voc chegou a pass-lo para um arquivo digital?

Um grande abrao,
    Dennis

Siga-nos no Facebook.

Todas as dvidas sobre anncios nos Classificados podem ser tiradas lendo este tpico.

Para ser atendido de forma mais rpida com qualquer questo referente ao frum, prefira reportar a mensagem ou MP em questo, clicando sobre o smbolo .

Membro Avatar do(a) Carlos Dantas
    Registro em
    1-7-02
    Localizao
    So Paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    157 recebidos por 75 msgs

Prezado Dennis
    Vou fazer uma reviso do texto e na prxima semana eu lhe envio o mesmo devidamente corrigido. Quanto as figuras e tabelas(vou tentar colocar as tabelas tambem em texto eletrnico)voce as tem e poderia dar um jeito de transform-las em meio eletrnico. Acho que um assunto muito interessante que poderia ser de alguma utilidade para nossos colegas de forum. Ele tem continuidade em mais dois artigos mas vamos ver como os amigos receberiam este primeiro que fala sobre as dificuldades de se excitar caixas acusticas e procura dar critrios para se determinar se uma caixa difcil ou no de ser excitada pelo amplificador. Acho que o pessoal vai gostar. Eu gostaria muito de ter comentrios dos amigos do forum para saber se estou na direo certa ou no e se no falei muita bobagem no artigo.
    Abraos
    Dantas

Regras de Postagem

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode anexar arquivos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags esto Ligado(s)
  • Smilies esto Ligado(s)
  • Tag [IMG] est Ligado(s)
  • Tag [VIDEO] est Ligado(s)