Cirilo Cabos  Devialet       Orlando Filho Vincent

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1328 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Como montar um som profissional para ar livre

Membro
    Registro em
    30-11-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Seta Como montar um som profissional para ar livre

Olá pessoal esse é meu primeiro acesso como membro, estou planejando montar um som profissional sou evangélico e quero um equipamento para realizar eventos ao ar livre e também em ambientes fechados,um som compacto e com boa qualidade e potência para pelo menos umas 1.000 pessoas ao ar livre, entendo muito pouco de som, por isso minhas dúvidas são muitas, preciso de dicas para montar um som com 4 vias:
    grave- 2 Alto falantes
    médio/grave-2 alto falantes
    médio/agudo- 2 drivers Titanium Slenium
    e agudo-4Twiters Slenium
    minhas perguntas são:
    Quais alto-falantes devo usar para os graves,tamanho,Marca modelo e potência RMS?
    Quais alto-falantes devo usar para os médio/graves,tamanho,Marca modelo e potência RMS?
    Qual drivers de Titanium da Selenium satisfará bem minhas necessidades?
    As Twiter é mais fácil acho que vou comprar a ST350 DA Selenium certo?
    Conto com vossa ajuda pois as orientações que tenho são poucas.

Membro
    Registro em
    30-11-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Poxa me atrapalhei e criei o tópico "Como montar um som profissional para ar livre " no forum errado, peço aos moderadores que por favor se possível enviá-los para para o fórum (som profissional).
    Obrigado!!

Stereo Only Audiophile.
    Registro em
    20-1-10
    ——————————————
    Obrigado:
    140 concedido(s)
    81 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) FullRangeMan
    Fonte(s):
    SONY SCD-1 (120Volts, Firmware 2.40)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Carver Silver 9T Monoblocks (120Volts)
    Caixas Acústicas:
    Carver Amazing Silver Edition 48'' Ribbons + três 12''subs por canal.
    Cabos:
    QED Silver Anniversary, Kimber KCAG
    TV/Monitor/Projetor:
    TV é Irrelevante.
    Acessórios:
    3''diam.Spikes FEM, Van Slyke Tri-Orb Heavy clones FEM feets 10 camadas, AudioQuest BigFeet.

O q/V menciona é um PA. Creio q/se V for a uma loja de som profissonal, eles indicam estes produtos p/V sem custo nenhum.
    Pelo menos na minha cidade é assim.
    Atenciosamente, Gustavo

>Nunca vá a um psiquiatra, adote um gato ou cachorro de rua. Na rua eles vivem apenas dois anos em média.

Membro
    Registro em
    30-11-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Obrigado Gustavo, estou pesquisando, fico meio inseguro, pois não tenho ainda uma boa noção de som
    Agradeço a atenção.

Stereo Only Audiophile.
    Registro em
    20-1-10
    ——————————————
    Obrigado:
    140 concedido(s)
    81 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    TV é Irrelevante.
    Acessórios:
    3''diam.Spikes FEM, Van Slyke Tri-Orb Heavy clones FEM feets 10 camadas, AudioQuest BigFeet.

Caro Anderson,
    Lembrei agora q seria interessante evitar a compra de alto-falantes com impedância de 4 ohms.
    Para causar menos esforço no amplificador use falantes com impedância de 8 Ohms.
    Cordialmente, Gustavo

>Nunca vá a um psiquiatra, adote um gato ou cachorro de rua. Na rua eles vivem apenas dois anos em média.

Membro
    Registro em
    30-11-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Obrigado Mais uma vez Gustavo, pelas dicas, foi realmente enteressante pra mim.
    E aproveitando o ensejo me dá umas dicas, me dê sua opinião: em um PA como aquele que eu citei, (de quatro vias: grave,medio-grave, médio-agudo e agudo) tendo dois Drives de Titanio seria o suficiente, podendo assim usar só três vias e excluindo o uso dos twiters, ou é realmente considerável a qualidade que eu terei usando os titanios + twiters.
    Me dá uma orientação, quero economizar, mas me preocupo com a qualidade.
    Outra coisa, me dá uma dica de onde encontro um bom curso, específico pra som profissional.
    obrigado pela atenção.
    Saudações
    Anderson

Stereo Only Audiophile.
    Registro em
    20-1-10
    ——————————————
    Obrigado:
    140 concedido(s)
    81 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    TV é Irrelevante.
    Acessórios:

Caro Anderson:
    Não compra muita coisa, compre o básico, e se for insuficiente V pode expandir posteriormente, se V comprar muitos equips pode ser demais e ficar sobrando som e faltando dinheiro.
    Pessoalmente acho q tem muitas vias neste PA(public address) q V citou, o conhecido Missionário R.R.Soares disse q no início fazia pregação com 1 microfone e uma caixa de um falante apenas.
    E vejo o famoso Pastor Silas Malafaia fazer grandes pregações p milhares de pessoas alugando os equips de produtoras de som da cidade do próprio evento ou da capital do estado etc...
    No seu caso acho q duas vias está muito bom, seria um woofer e uma corneta que casem bem entre si, o tamanho do woofer depende da potência do seu amp, os maiores woofers são de 15 e 18 polagadas, evita comptrar subwoofer, acho totalmente inútil p/o seu uso(duas vias e som pro).

Penso q esta sua citação abaixo se refere a alto volume de som, pressão sonora, SPL etc,
    ''ou é realmente considerável a qualidade que eu terei usando os titanios + twiters.''
    pois é muito raro e difícil uma instalação profissional ter uma qualidade musical agradável aos ouvidos, os equips de som profissional visam ter resistência, preço competitivo e alto rendimento, principalmente alto-falantes.

Sobre cursos, eu aprendi por interesse em audio e amor à musica, lendo revistas como SomTrês, GuitarPlayer, etc e a Audio, Musica e Tecnologia(existe até hoje, ótima revista).
    Na minha cidade(Porto Alegre) tem alguns cursos de audio pro, mas não são baratos e são completamente obtusos em relação ao audio Alta-Fidelidade, chegando às raias do absurdo de ''sugerir'' aos alunos q os equips profissionais tem melhor som q os projetados especialmente p alta-fidelidade, ou q cabos genéricos de energia elétrica tem a mesma qualidade musical q os cabos de força e de caixas de som de alto preço usados em alta-fidelidade.
    Hoje em dia, se eu não soubesse nada, iria aprender pela internet, onde o material é todo gratuito, é só fazer uma pesquisa no Google sobre o assunto e sair lendo, sem gastar um centavo.
    Também saber o q é tensão, corrente, impedância, resistência e a importante lei de Ohm ajuda muito.

Um Aviso: Trabalhar em ''som pro'' perto de caixas de som em alto SPL durante muito tempo pode deixar qq pessoa surda, muitos musicos famosos já anunciaram q estão parcialmente surdos, como Marcus Miller, Phil Collins, Pete Townsend e outros q não me lembro mais.
    Nos anos 70 parei de trabalhar com som por causa disso.
    Que o Senhor lhe abençõe, Gustavo

Membro Avatar do(a) tksando
    Registro em
    8-2-06
    Nome Verdadeiro
    Celmo Ribeiro
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    9 recebidos por 5 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) tksando
    Fonte(s):
    Sony K870P
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Sony STR-DE895 - Gamut SI-100
    Caixas Acústicas:
    Klipsch RB 35
    Cabos:
    Santo Angelo
    TV/Monitor/Projetor:
    Sony 29", Panasonic rb80 42"
    Acessórios:
    cabo de força sunrise

Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Para um publico não muito grande(500 pessoas) poderia usar equipos mais simples e de acertada qualidade.
    Montar um PA, nesse caso seu em que tera de fazer as caixas, tem que se ter uma mão de obra de otima qualidade, pois do contrário dificilmente se ira obter a qualidade desejada.São muitas as dificuldades nessa montagem e muito menor a possibilidade de acerto.
    Por que não usar uma mesa de som do tipo, mackie, behringer , com caixas ativas e sub ativos e passivos dessas mesmas marcas. Assim voçe teria uma otima qualidade, com equipos de fácil locomoção e praticidade na montagem e para atingir um publico maior teria so que ir aumentando a quantidade de caixas e subs. Garanto que seria um custo beneficio imbativel.
    Uma caixa dessas que deseja, pesa muito ficando deficil sua locomoção e praticidade.

Celmo

Stereo Only Audiophile.
    Registro em
    20-1-10
    ——————————————
    Obrigado:
    140 concedido(s)
    81 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    TV é Irrelevante.
    Acessórios:

Anderson,
    Me lembrei q V poderia usar uma caixa de uma via, sem tweeter ou divisor(menos gastos), usando um falante fullrange profissional como o Eros 251V:
    http://www.eros.com.br/produtos_detalhe.php?cod=25
    Já usei ele e é perfeito para vozes e instrumentos musicais, tem 10 polegadas e 200W.rms e sensibilidade de 96dB, então é muito potente, o pessoal usa este falante em caixa seca, mas se V quiser mais grave é só estufar a caixa com aquela conhecida manta marrom.
    Recomendo uma caixa Bass Reflex de 38 litros(o máximo é 40L) por falante, as dimensões do duto vinham junto c/o falante, ou contate a Eros por email.
    Não posso falar dos falantes Selenium porque nunca os comprei, devido serem mais caros, e o kit de reparo custar de 40 a 50% do preço de um falante novo, isto nos anos 90, agora com o novo dono da Selenium não sei como andam os preços nesta marca.
    Atenciosamente, Gustavo
    OBS.: A EROS tem outros fullranges profissionais e outras marcas também devem ter, fica à sua escolha.

Membro
    Registro em
    30-11-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Prezados Celmo e Gustavo,
    Foi muito interessantes e construtivas pra mim essas colocações, uma vez que tenho grande necessidade na montagem deste equipamento, vou pesquisar nas lojas que temos por aqui. Vocês têm em mente um modelo da Behringer de caixas ativas e sub ativos e passivos ? Pois são tantos modelos que a gnt vê da mesma marca e devido ao pouco conhecimento a gnt acaba sem saber oque realmente é o ideal para atentder as necessidades,a mesa que eu preciso é de uns 6 a 8 canais,tmbm vi vários modelos e preços da bheringer e fiquei sem saber oq comprar, como eu disse minha idéia inicial é um som para mximo 500 pessoas. Se puderem me ajudar, continuo agradecendo, pois têm me aberto as idéias.
    Grato
    Anderson

Stereo Only Audiophile.
    Registro em
    20-1-10
    ——————————————
    Obrigado:
    140 concedido(s)
    81 recebidos por 64 msgs

Meu Sistema
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    TV é Irrelevante.
    Acessórios:

Caro Anderson,
    Parece q sua principal escolha no momento seria entre caixas ativas ou passivas, obviamente fica ao seu alvitre, não posso orientá-lo bem neste ítem, pois não conheço suas necessidade e preferências.
    Minha visão é q no geral equips Pro devem ser escolhidos com base no preço e durabilidade. Seria ótimo falar c/alguém isento q já tenha usados estes sistemas ativos, pessoalmente ou em Fóruns.
    Boa Sorte, Gustavo

Tags para este Tópico

Regras de Postagem