Devialet       Cirilo Cabos  

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1327 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: Criar uma tomada 220V de trifásico 110V

Membro
    Registro em
    5-3-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Pergunta Criar uma tomada 220V de trifásico 110V

Aqui está a foto do meu quadro de luz
    Anexo 38966

O disjuntor de 30A da Lorenzetti isolado eh o do ar condicionado de parede antigo, de 110 V. Como é possível ver tenho um jumpeamento do disjuntor 2 para ele. Até aí ta tranquilo.

Agora eu comprei um split de 220 V. Para fazer a tomada dele(usarei o mesmo fio do ar antigo, ou seja, esse de cor vermelha, bem grosso) eu devo comprar um outro disjuntor de 220 V ou serve esse lorenzetti msm?

Para fazer isso, parece que eu vou perder 2 fases para o aparelho e terei de ligar minha casa toda numa fase somente, correto?

Para ligar as duas fases terei de pegar um disjuntor bifasico? daqueles duplos que tem entrada pra 2 fases mas somente um "interruptor gordinho"?

Me dêem uma ajuda, please!

Membro Avatar do(a) zairon
    Registro em
    26-11-08
    Nome Verdadeiro
    Antonio Carlos
    ——————————————
    Obrigado:
    141 concedido(s)
    259 recebidos por 201 msgs

Se você não tem conhecimento, aconselho chamar um bom técnico, pois, além de fazer a ligação do split em 220V ele deve deixar seu quadro de luz nas normas.

Membro
    Registro em
    5-3-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

to ligado!
    ja vi somente pesquisando na internet que o trio de monofásico está completamente fora do padrão e do recomendado. o problema eh o gasto que terei
    so de instalação do aparelho são 480 e ele em si 700 mais uns 150 de padrão so pra transformar um dos disjuntores se eu quiser regularizar o esquema elétrico todo vou gastar bem mais!
    aqui no RJ tem jente cobrando 500 pra fazer tal serviço!
    Mas eu sei que pra fazer a "gambiarra" de 110 pra 220 eh bem tranuiloa, so que como eu nunca vi um quadro assim não sei onde devo colocar as fases!

Membro Avatar do(a) zairon
    Registro em
    26-11-08
    Nome Verdadeiro
    Antonio Carlos
    ——————————————
    Obrigado:
    141 concedido(s)
    259 recebidos por 201 msgs

Compre um disjuntor bipolar, nele vai entrar duas fases. Puxe uma única fase pra ele e faça uma perna de outra fase (de preferência uma que não tenha muitos equipamentos ligados quando for usar o ar), e a saída você conecta ao fio que vai para o ar condicionado, ou seja, apenas a saída do disjuntor bipolar ficará 220V.

Basicamente isso. De qualquer forma, é sempre bom alguém com experiência para fazer qualquer tipo de instalação elétrica.

tlec! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    417 concedido(s)
    469 recebidos por 325 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:
    TVs LCD 32" e 42"/ monitor tv22

tá feio a coisa aí, heim. Parece até que o terra está com elemento seccionador (não pode)....ou simplesmente você não tem terra...
    Existe uma coisa chamada seletividade entre disjuntores, que em um linguagem e uma explicação ainda mais simples, podemos dizer que existe uma disjuntor certo (exija a seleção pelo menos em termos de corrente) para cada circuito.
    Os cabos (fios elétricos) também devem ser dimensionados corretamente pela corrente de demais critérios que são exigidos.
    Você não pode simplesmente mudar toda fiação, variando o tipo de tensão entre os equipamentos (110V para 220V), pois pode não ligar os equipamentos ou pior queima-los.
    Pelo seu conhecimento sugiro chamar um técnico para dar uma olhada de mais de perto. É o jeito mais seguro a se fazer.

Membro
    Registro em
    10-1-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Eu tenho um amigo que foi passar o natal na sogra e recebeu um telefonema informando que seu ap, na tijuca no Rio, estava pegando fogo. Após o incêndio "lamber" tudo, uma perícia constatou que o foco do incêndio foi um fio mal dimensionado, dentro de um conduíte, do ar condicionado (que estava desligado) que havia perdido a proteção. Assim, pense no que é mais importante. Colocar a parte elétrica em ordem ou viver sobressaltado.

Membro
    Registro em
    5-3-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

agradeço a orientação!
    Mas a instalção que vcs podem ver na foto não fui eu que fiz, foi um "eletricista" que so trabalha com isso, pra vcs terem uma noção do que encontramos por ai...
    A qualidade da rede elétrica daqui de casa é muito boa, raramente fico sem luz, não varia muito, até agora não queimou nada por variações ou qualquer outro problema!

trosk:
    Parece que terra não tenho mesmo, é o Neutro geral que está ligado com o "neutro" do fio grosso, do chuveiro(mas que stamos usando no Ar) e no disjuntor lorenzetti está ligado uma fase e na outra extermidade o polo força do chuveiro(ar condicionado, no caso). Isso seria ruim? o prédio eh antigo, bem provavel de nao ter Terra msm...

zairon: era essa mesma a ideia que tinha antes, mas o seguinte: eu não quero puxar uma fase de outro disjuntor, eu queria colocar as 2 fases puras no disjuntor bipolar do ar e deixar a casa toda num unico disjuntor e fase(o que sobrou), não seria mais seguro assim?
    a saída do disjuntor bipolar seria então os polos força e neutro do fio do ar condicionado que vai direto pro disjuntor(so ligará o ar), terei então que tirar o fio Neutro do chuveiro que está instalado pra 110 do Neutro da casa e colocar no polo que sobrar do disjuntor bipolar? como o diagrama a seguir:Anexo 39025
    no resto da casa eu tenho uma geladera grande, um PC que suga no máx 650W e só!
    mas deixar a casa toda(sala,2 quartos) numa fase só aterrorisa a minha mãe...
    Isso, contando que os fios estão bem dimensionados e tal, trabalho esse que não tenho qualificação alguma pra julgar..

Outra coisa: o disjuntor bipolar eu tava querendo pegar um de 10A somente, já que o Ar sugará 3,7 A no máximo, posso fazer isso ne?
    a ideia eh que se haja sobrecarga ele desarme, pq se eu comprar um de 20A ou mais vai queimar ele mole, mole. Corrija-me se estiver errado!

Obrigado novamente pelas respostas!

Membro
    Registro em
    16-5-08
    Nome Verdadeiro
    Marcos Reg
    ——————————————
    Obrigado:
    152 concedido(s)
    71 recebidos por 57 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) marcosreg
    Fonte(s):
    ZBOX AD-10 com XBMC, PopCorn Hour C-200 com bluray, PopCorn Hour A-300, Net HD
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Marantz AV 7005, 6 x Marantz MA-500, 2 x Gradiente HA-II, Behringer FBQ2496
    Caixas Acústicas:
    B&W N804, CC-6 e AWS-610
    Cabos:
    Kimber 8TC, Monster, AR, Blue Jeans
    TV/Monitor/Projetor:
    Panasonic 4000 em tela DIY 133"
    Acessórios:
    Colorímetro EyeOne, SPL meter RS, REW 5.0, HCFR, Nexus 7 com iRule, Global Cachè GC-100-12, NAS Western Digital com 22TB com shows, filmes, seriados e áudio FLAC.

Citação Originalmente Enviado por hammerfall3 Ver Mensagem
    agradeço a orientação!
    Mas a instalção que vcs podem ver na foto não fui eu que fiz, foi um "eletricista" que so trabalha com isso, pra vcs terem uma noção do que encontramos por ai...
    É por isto que tem tanto incêndio por aí.
    Marcos

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    308 recebidos por 159 msgs

Nossa mermão, esse seu quadro tá um lixo, acoselho antes de mexer trocar isso aí, se possível até a fiação que desce até o medidor.

Refinando... Avatar do(a) Helio.
    Registro em
    2-11-06
    Nome Verdadeiro
    Hélio
    ——————————————
    Obrigado:
    10.051 concedido(s)
    765 recebidos por 604 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Helio.
    Fonte(s):
    HTPC (Phenon x4 2.2GHz, 8GB RAM, ATI HD4550, Win7 64bits, 5.5TB storage)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Receiver Denon 4306
    Caixas Acústicas:
    B&W 705, HTM7, LM1
    Cabos:
    coaxial digital Monster THX, HDMI Monster M850, caixas Van den Hul CS-122
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung plasma 63"
    Acessórios:
    filtro de linha Monster

Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Se enxerguei bem, você tem 3 fases, ligadas em disjuntores de 25A. Até aí tudo bem, se todas as ligações forem 110V.

Agora começa a gambiarra - tem um disjuntor de 30A ligado num de 25A? Este disjuntor de 30A é inútil. O de 25A vai cair antes dele.

Mas esqueçamos disso por ora. Sua instalação está muito básica. E totalmente não segura. Econominzar nisso é pedir para ter problemas. OK, ok, pode nunca ocorrer, mas é um pedido para ter problemas.

Você deveria ter um disjuntor trifásico na entrada, e ligar neste disjuntor outros disjuntores de menor amperagem para distribuir pela casa. Vamos imaginar que seja uma casa com cozinha, sala, 2 quartos, banheiro com chuveiro elétrico 220V e um ar condicionado 220V. Tomadas e lâmpadas de 110V.

A instalação mais simples e segura seria a seguinte:

• disjuntor trifásico na entrada
    • disjuntor duplo para o chuveiro
    • disjuntor duplo para o ar condicionado
    • disjuntor simples para as tomadas da cozinha
    • disjuntor para as outras tomadas
    • disjuntor para todas as lâmpadas

A caixa ficaria mais ou menos assim:

Favor notar que não coloquei nenhum valor para os seus disjuntores. Sem saber o tamanho da casa, o que você tem, etc., é uma temeridade fazer isso. Inclusive minha sugestão para o quadro é um exemplo, por eu não saber como é sua casa
    Gosto não se discute, refina-se...

tlec! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    417 concedido(s)
    469 recebidos por 325 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:
    TVs LCD 32" e 42"/ monitor tv22

Uma coisa que me intriga profundamente é como o hammerfall3 possui na residência uma ligação trifásica sendo a carga consumida tão pouca...

O quadro está bizarro, não possui Seletividade entre disjuntores, cabos estão com emendas estranhas, cores despadronizadas (Helio, cuidado com as cores que você coloca como ilustração, pois um leigo pode querer utilizar da forma que você postou). Verde é cor de cabo terra e esse azul é de neutro.

Quanto a questão de qual disjuntor utilizar, de novo, consulte um técnico. Um de 10 A, talvez funcione, mas existem classes de disjuntores para cada tipo de equipamento, mas não vou explicar muito para que você consulte um técnico para ver toda a sua instalação.

Não sei qual a tua idade, mas eu explicaria a situação em que vocês se encontram para a sua mãe.

Pois eu particularmente temo pela sua segurança se você tentar fazer algo. A sua caixa de ligação está errada, mas perder a vida fazendo algo que você não entende direito...

Refinando... Avatar do(a) Helio.
    Registro em
    2-11-06
    Nome Verdadeiro
    Hélio
    ——————————————
    Obrigado:
    10.051 concedido(s)
    765 recebidos por 604 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Helio.
    Fonte(s):
    HTPC (Phenon x4 2.2GHz, 8GB RAM, ATI HD4550, Win7 64bits, 5.5TB storage)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Receiver Denon 4306
    Caixas Acústicas:
    B&W 705, HTM7, LM1
    Cabos:
    coaxial digital Monster THX, HDMI Monster M850, caixas Van den Hul CS-122
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung plasma 63"
    Acessórios:
    filtro de linha Monster

Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Trosk, você tem razão, eu usei as cores para diferenciar melhor. Mas não deveria ter usado azul e verde (neutro seria azul claro, mas para quem não sabe... é tudo azul) .
    Gosto não se discute, refina-se...

Tags para este Tópico

Regras de Postagem