Devialet  
    Cirilo Cabos  CD Shop

NOTICE Aviso: Este um tpico antigo, a ltima resposta foi postada h 1089 dias. Por favor leve em considerao a data das informaes presentes no tpico antes de responder.
Resultados 1 a 3 de 3

Tpico: Software para simulao acstica e posicionamento de caixas acsticas

Membro
    Registro em
    4-3-08
    Localizao
    Sao Paulo SP
    Nome Verdadeiro
    Vicente
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    10 recebidos por 8 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) VPN
    Fonte(s):
    Playback Designs MPS-5, CAPS Zuma (Windows server 2012) com fonte Joule III de 12V, Apple TV, NET HD max
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Krell Phantom, Pass XVR-1 (crossover ativo 2-way), 2 pares de Krell FPB 750MCX monos
    Caixas Acsticas:
    Crossover externo Duelund 3-way, Dunlavy SC-VI
    Cabos:
    NBS Black Label II XLR, NBS Black Label II spades, Echole Obsession XLR, 4x NBS Black Label II power, Locus Design Nucleus USB
    TV/Monitor/Projetor:
    JVC RS20, Stewart Filmscreen Firehawk 100 polegadas eletrica tensionada, Plasma Samsung 63 polegadas
    Acessrios:
    4x SRA VR custom amp stands, 4 linhas dedicadas de 20amp (3x 220V 1x 110V), 4x Furutech GTXD-R, tratamento acustistico profi, hi-fi supreme fuses, Bag End E-Trap, PS Audio Premier Power Plant, Gefen 4x2 HDMI 1.3 switcher com/SPDIF digital oudio out

Software para simulao acstica e posicionamento de caixas acsticas

Prezados,

J faz muitos anos que uso o software de simulao acstica CARA (link abaixo) para simular a sala de som (d um pouco de trabalho para fazer com detalhe), mas o software mostra como otimizar o posicionamento das caixas de som e mostra o efeito esperado de qualquer modificao na posiao de audicao e modificacoes de tratamento acustico. Nao caro (uns 60 euros).

Alguem utiliza outro software que considere melhor que este?

http://www.cara.de/ENU/index.html

http://www.rhintek.com/cara/cara21desc.php

Grato,

Vicente

2. 1 membro agradeceu VPN por esta mensagem

Membro Avatar do(a) Ricardo Leo
    Registro em
    12-6-03
    Localizao
    Macei/AL/Brasil
    ——————————————
    Obrigado:
    1.009 concedido(s)
    312 recebidos por 274 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Ricardo Leo
    Fonte(s):
    Oppo 983H,Pioneer 563Amod.,Panasonic S-97,Proview 858
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Denon 2803
    Caixas Acsticas:
    B&W 601-S3,LCR 60 S-3,surr.JBL "in ceiling",sub SVS SB-12 Plus
    Cabos:
    Audioquest,Santo Angelo
    TV/Monitor/Projetor:
    Philips 29";LG BN-315

Vicente,

Se no estou enganado isso deve ser um baita quebra-cabeas. Corrija-me, se estiver.

Abrao,

Ricardo.

Membro
    Registro em
    4-3-08
    Localizao
    Sao Paulo SP
    Nome Verdadeiro
    Vicente
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    10 recebidos por 8 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) VPN
    Fonte(s):
    Playback Designs MPS-5, CAPS Zuma (Windows server 2012) com fonte Joule III de 12V, Apple TV, NET HD max
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Krell Phantom, Pass XVR-1 (crossover ativo 2-way), 2 pares de Krell FPB 750MCX monos
    Caixas Acsticas:
    Crossover externo Duelund 3-way, Dunlavy SC-VI
    Cabos:
    NBS Black Label II XLR, NBS Black Label II spades, Echole Obsession XLR, 4x NBS Black Label II power, Locus Design Nucleus USB
    TV/Monitor/Projetor:
    JVC RS20, Stewart Filmscreen Firehawk 100 polegadas eletrica tensionada, Plasma Samsung 63 polegadas
    Acessrios:
    4x SRA VR custom amp stands, 4 linhas dedicadas de 20amp (3x 220V 1x 110V), 4x Furutech GTXD-R, tratamento acustistico profi, hi-fi supreme fuses, Bag End E-Trap, PS Audio Premier Power Plant, Gefen 4x2 HDMI 1.3 switcher com/SPDIF digital oudio out

Ricardo,

D trabalho, diria que umas 5 a 10 horas, pelo menos, para montar um modelo da sua sala e caixas de som. Depende de quo fantico, perfeccionista e persistente cada um como audifilo.

Precisa ter uma boa trena para sair medindo as dimenses da sala (que no precisa ser retangular), inclusive portas, janelas, etc. Tem algums exemplos para modificar se no quizer fazer do zero. Tem que colocar os materiais de tudo, inclusive tipo de piso, etc.

Depois tem que sair medindo as dimenses dos mveis e o posicionamento atual deles. Tem um modelos para modificar, para cada tipo de mvel, se no quizer fazer do zero. Tem que colocar os materias de tudo, inclusive tapetes.

Depois tem que ver se as caixas de som esto na biblioteca de caixas de som que eles disponibilizam ou se outra pessoa j fez um modelo adequado das suas caixas. Se no (foi o meu caso), tem que usar o editor de caixas de som para fazer o modelo das suas.

O programa simula a resposta de frequencia, decaimento, etc da sua sala com a posio de audio que voc utiliza e posio atual (inclusive toe-in horizontal e vertical) das caixas, mas faz tambm uma otimizao de posicionamento e toe-in das caixas e otimizao da posio de audio, usando as limitaes que voce determinar. Se a sua sala tiver algum problema srio, o programa inclusive d recomendaes como por exemplo colocar mais absoro em determinada frequencia (um tapete, cortina na frente da janela, etc) ou painel para ficar melhor, dai voce simula com a mudana e ve se resolve.

D trabalho, mas um processo bem legal. Voc pode depois checar a realidade e fazer ajustes finos usando seus ouvidos e tambm algum software e equipamento de medio (como o Audiotools/iAudiointerface por exemplo). J contratei duas vezes um engenheiro de acstica que usa um programa ainda mais sofisticado, que utilizou para projetar o tratamento acstico da minha sala, se quizer PM que eu passo o contato, mas legal poder simular e ter uma idia do impacto das mudanas voc mesmo na hora que quizer.

Abrao,

Vicente

Tags para este Tpico

Regras de Postagem

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode anexar arquivos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags esto Ligado(s)
  • Smilies esto Ligado(s)
  • Tag [IMG] est Ligado(s)