Cirilo Cabos  Devialet      

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1000 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Adaptador Universal de Tomadas

Membro
    Registro em
    18-7-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Adaptador Universal de Tomadas

Ola colegas,

Estou precisando transformar uma tomada com 3 pinos chatos, aquelas de ar-condicionado, em 2 ou 3 pinos redondos.

Estava vendo no anuncio do ML esse tipos de adaptadores e queria saber se aquele universal conforme o anuncio abaixo, consegue realizar o papel?

E quanto a aperagem, caso for de ar-condicionado 7500 BTU operando a 790Wats, será que suporta a amperagem ou detona o adaptador?

Vlw!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206397414-adaptador-tomada-universal-uk-europeu-americano-asia-africa-_JM

Membro
    Registro em
    18-7-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Ninguém que conhece do assunto não pode responder?

Membro Avatar do(a) Ângelo Duarte
    Registro em
    30-12-08
    ——————————————
    Obrigado:
    125 concedido(s)
    22 recebidos por 17 msgs

Não use adaptadores para equipamentos que tenham potência mais alta (como ar-condicionado, chuveiro, ferro de passar). Troque a tomada.
    "A música é a sobremesa da vida."
    Artur da Távola

Membro
    Registro em
    18-7-10
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Mas não vou usar o ar-condicionado o dia todo, coisa de no maximo 2 hora e tou me baseando pelo coeficiente de segurança da tomada. Uns falam que o maximo que suporta é 20 amperes, então pelo meu calculo ta seguro!

Queria saber se esse adaptador universal serve para a tomada com 3 pinos chatos?

Membro
    Registro em
    7-10-11
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    2 recebidos por 1 msg

Esses adaptadores são feitos para uso em viagem e com cargas pequenas: notebook, celular, camera. Um ar condicionado não é uma carga pequena. Troque a tomada da parede ou o fio do ar condicionado para evitar super-aquecimento e risco de incêndio.

To escondido aqui... Avatar do(a) marcelok5
    Registro em
    26-3-10
    Nome Verdadeiro
    Marcelo Gouveia de Aguiar
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    31 recebidos por 25 msgs

Pode usar o adaptador sim, mas não esses universais, a fabricação é duvidosa e a interconexão do macho com o femea é por fios finos, por isso são indicados mais para notebooks e afins.

O adaptador ideal seria esse que tem pinos mais grossos, e até homologado pelo inmetro é(apesar de isso não significar muita coisa nesses dias).
    Anexo 61356
    Uso 2 aqui em casa para maquina de secar, e maquina de lavar (que tem amperagens acima dos 10A) e nunca tive problemas. Porem, para usa-lo, você deverá trocar a sua tomada de 10A por um modelo de 20A. A diferença entre as 2 esta no tamanho do buraco, e não precisa se preocupar com os outros equipamentos pois mesmo sendo uma tomada de 20A com os pinos maiores ela aceita os menores tambem. Achei um infografico que explica bem.
    Anexo 61357

Tudo bem, ai você me pergunta: Mas o aparelho tem 790W que em 220v da 3,6A, porque tenho que usar uma tomada de 20A?
    Como esses adaptadores tambem são usados em maquinas de lavar e secar que passam dos 10 A, por segurança, foi permitido somente a fabricação com pinos mais grosssos de 20A. Assim não teria perigo de alguem usar um adaptador subdimensionado nos equipamentos que consomem mais de 10A. Portanto você tera que usar uma tomada de 20A simplesmente por existir somente adaptadores compativeis com essas tomadas. Mesmo que seu equipamento não consuma mais de 10A.
    Acredito que por ter uma tomada antiga, esse condicionador ja passou da garantia, então uma solução mais barata seria cortar o plugue e colocar um 10A padrão novo. (Mas isso se aplica somente a esse caso onde o aparelho consome menos de 10A.)

Resumindo
    1- Não use adaptadores universais
    2- Se não se importar de cortar o plugue, coloque um padrão novo 10A.
    3- Se você não quiser trocar o plugue, troque a tomada por uma de 20A, e use o adaptador indicado.

Link do ML para o adaptador indicado: http://produto.mercadolivre.com.br/M...outrosunid-_JM

Obs. No mercado livre até tem o mesmo adaptador com pinos finos de 10A. Mas não posso falar nada pois nunca vi. Esses que eu indiquei, eu tenho, ja desmontei, medi no termometro digital e foi aprovado.
    Obs2. Desculpa qualquer erro, postei pelo celular.
    Abraços!

Tags para este Tópico

Regras de Postagem