Devialet  Cirilo Cabos  CD Shop  

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 882 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Resultados 1 a 15 de 29

Tópico: poste padrão antigo Eletropaulo ?

Membro Avatar do(a) eriego
    Registro em
    3-5-11
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Pergunta poste padrão antigo Eletropaulo ?

Boa tarde,eu gostaria de uma opinião de preferencia de alguem que more aqui em são paulo capital,a duvida é em um residencia com o poste antigo 2 fases e neutro.e como era de custume na época não se usava ou não colocavam a haste de terra,eu sei que nos modelos novos e pela norma a caixa padrão E da eletropaulo você é obrigado a colocar o aterramento no pé do poste e ligar ao parafuso da caixa,mas eu gostaria de saber e quem tem o modelo velho e não quer trocar o poste não pode colocar um terra para as tomadas e o resto da casa,

Membro
    Registro em
    4-3-12
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    4 recebidos por 4 msgs

Citação Originalmente Enviado por eriego Ver Mensagem
    Boa tarde,eu gostaria de uma opinião de preferencia de alguem que more aqui em são paulo capital,a duvida é em um residencia com o poste antigo 2 fases e neutro.e como era de custume na época não se usava ou não colocavam a haste de terra,eu sei que nos modelos novos e pela norma a caixa padrão E da eletropaulo você é obrigado a colocar o aterramento no pé do poste e ligar ao parafuso da caixa,mas eu gostaria de saber e quem tem o modelo velho e não quer trocar o poste não pode colocar um terra para as tomadas e o resto da casa,
    Se eu entendi direito, não é necessário trocar o poste, e sim, a caixa de medição. Daí, instale a haste.
    Aqui em casa (em T. da Serra, bifásico), demos "sorte" (sorte? Sorte foi não ter queimado nada na instalação), pq o cara que trocou o relógio de medição, ano passado, fez m**** e deixou um fio frouxo.
    Resultado: mau contato, foi esquentando, esquentando, um ano depois, perdemos uma fase. Qd fui ver o medidor, virou "churrasco de plástico". Aproveitamos p/ trocar poste (pq tava trincado), caixa do medidor e, claro, o próprio medidor. Ah, sim, a caixa do medidor era BEM antiga (37 anos ou mais), e foi adicionada a haste de aterramento no padrão. Fim.

Registro em
    3-5-11
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Boas, então mas aqui para se trocar a caixa para o padrão E da eletropaulo tem que se colocar um poste de ferro quadrado de 7,5 mt. e a caixa padrão para um medidor e instalar a haste com caixa de inspeção o disjuntor de 50A com os cabos de 10mm²,e no momento não esta dando para trocar o poste e a caixa é do tipo antigo como deveria ser ai ela tem quase a mesma idade da sua antiga,claro que um hora eu terei que mudar isso,dai a minha duvida se seria possivel fazer um aterramento com esta aqui.

Membro Avatar do(a) CARDOGUI
    Registro em
    5-7-03
    ——————————————
    Obrigado:
    26 concedido(s)
    86 recebidos por 65 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) CARDOGUI
    Fonte(s):
    CD EAD 1000
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamara
    Caixas Acústicas:
    B&W 802 matrix
    Cabos:
    Interconet PR caixa Inspiration
    TV/Monitor/Projetor:
    TVPanasonic

eriego,

dá prá fazer sim. A falta do parafuso na caixa - onde se junta o fio neutro da rede + o fio terra da haste - pode ser substituído por um conector SPLIT BOLT

Nele você coloca o fio terra + o fio neutro que sai do relógio e mais um fio para fazer uma ligação na caixa de metal (caixa do medidor do poste) . O parafuso da caixa é apenas para aterrá-la - segurança do usuário. Através deste terceiro fio, fixe em algum ponto da caixa um parafuso e conecte este fio. Este fio pode ser fino 4 mm - um abraço, Guilherme.
    ITAPEVA

5. 1 membro agradeceu CARDOGUI por esta mensagem

Registro em
    3-5-11
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Guilherme,

Então você acha que seria possivel usar esta mesma caixa no momento,apenas fazer um furo e fixar um parafuso nela, eu só não entendi este fio para fixar na caixa e para ser levado até o quadro de disjuntor os fios parte deste split bolt.?

só mais uma informação esta caixa antiga não é de chapa e ferro fundido.

Registro em
    5-7-03
    ——————————————
    Obrigado:
    26 concedido(s)
    86 recebidos por 65 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) CARDOGUI
    Fonte(s):
    CD EAD 1000
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamara
    Caixas Acústicas:
    B&W 802 matrix
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    TVPanasonic

eriego,

Na caixa do poste, pegue o neutro que sai do relógio e vai direto para a casa. Certifique-se corretamente que é o neutro, não confundir com as duas fases que saem do relógio medidor e passam pelos disjuntores, para maior segurança desligue os disjuntores. Descasque um pedaço desse fio neutro, sem cortá-lo, solte a porca do conector SPLIT BOLT e encaixe na parte descascada do fio neutro. Junte-se ai o fio terra que vem do pé do poste e o fio terra que vai para a casa e coloque junto uma ponta de fio mais fino ( uns 20 cm + ou - ) para ligar em um ponto qualquer da caixa do poste. Se a caixa é de ferro fundido faça um furo em qualquer parte e coloque um parafuso simples, tipo rosca soberba, somente fara fixar o pedaço de fio, ou seja: Aterrar a caixa.

Para fazer isto, logicamente você deverá passar primeiramente o fio terra da caixa do poste até a caixa de disjuntores dentro de sua casa e ligá-lo à barra própria - nesta caixa de disjuntores você terá duas barras, ou seja uma que recebe o fio terra e outra que recebe o fio neutro, ambos vindo do poste. Estes fios só se emendam (encontram) lá no poste, no parafuso SPLIT BOLT, a partir daí saem independentes e vão diretos para suas barras próprias. Se tiver dúvidas chame um eletricista confiável, não brinque com a sua segurança. Um abraço, Guilherme.
    ITAPEVA

8. 1 membro agradeceu CARDOGUI por esta mensagem

Registro em
    3-5-11
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Bom dia Guilherme, tranquilo esta mais que explicado, a duvida era esta mesmo se de alguma forma teria como fazer um terra sem ter que trocar o poste agora,eu vou fazer estes procedimentos claro que com segurança sim pois eu não sou jogo de video game que tem varias vidas. e logo eu posto umas fotos do trabalho.

só mais uma duvida,como eu não vou trocar o poste agora e o fio que vem do relógio é de 2,5mm para o terra e para ir do relogio ao quadro poderia ser fio de 6mm.

abraços e mais uma vez obrigado. vc trabalha com eletrica ou é eletricista ?

Membro
    Registro em
    11-12-08
    ——————————————
    Obrigado:
    3.169 concedido(s)
    1.439 recebidos por 1.199 msgs

Eriego,

Desculpe me intrometer...

Pooso estar enganado mas pelo que pude perceber ao ler o tópico, a sua intensão seria aterrar o quadro de dijuntores e consequentemente as tomadas da casa, quando mencionou o aterramento do medidor.

Esse aterramento do medidor é um reforço para o neutro da fornecedora de energia. Atualmente é padrão em todo Brasil o aterramento do neutro feito na entrada.
    Pelo que tenho pesquisado sobre aterramento (sou leigo), utilizar uma mesma haste para aterrar o neutro e aterramento de tomadas não seria muito recomendável, pois estaria unindo todo sistema de aterramento ao neutro. Existem restrições para tal procedimento.

Essa é uma das várias modadlidades de aterramento, que envolveria mais alguns componentes na instalação e não somente ligar os fios na mesma haste.

Então sugeriria a você aterrar o medidor e, através de uma outra haste, de preferência longe da primeira, fazer um sistema de aterramento independente para o quadro de dijuntores e consequetemente para as tomadas.

Aqui no Forum, na seção de energia elétrica, existem tópicos que falam sobre aterramento, recomendo a leitura.

Abraços
    Golpista em negociações de audio, ajudem a divulgar e denunciar: http://golpistasnanet.wordpress.com/

Registro em
    3-5-11
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Redcruz boa tarde,
    Não esta se entrometendo não e é sempre bom ter mais de uma opinião, não a idéia e fazer um aterramento partindo so zero, aqui por ser antigo o quadro do relogio tem um disjuntor trifasico 2 fase e o neutro dai do relogio vai para a casa,e como eu não vou trocar o poste e a caixa do relogio eu estou querendo fazer um aterramento nesta caixa antiga mas ela não tem aquele parafuso para fixar o terra.
    Hoje na casa toda não tem terra algum dai surgiu a duvida se seria possivel fazer isso em uma instalção antiga, o quadro do disjuntores eu ja coloquei e ja esta pronto a distribuição dos circuitos o que esta pegando é se eu faço sem terra ou tento adaptar um parafuso na caixa colocar um disjuntor bipolar de 63A na caixa do relogio e ai sim unir o fio terra ao neutro e levar separado o neutro e terrra até o barramento terra/neutro do quadro de disjuntores.

Não sei se fui claro agora se tiver alguma idéia mesmo que seja contra eu agradeço muito qualquer opinião.

abraços

Registro em
    5-7-03
    ——————————————
    Obrigado:
    26 concedido(s)
    86 recebidos por 65 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) CARDOGUI
    Fonte(s):
    CD EAD 1000
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamara
    Caixas Acústicas:
    B&W 802 matrix
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    TVPanasonic

Redcruz,

Desculpe mas não é bem assim como você escreveu acima.
    Veja um trecho de um post do rau, sobre assunto semelhante.

O terra TN-S se caracteriza por neutro chegando até a caixa do medidor de energia, neutro aterrado abaixo da caixa do medidor ou mais proximo possivel dela e quanto mais bem feito esse aterramento melhor, e a partir dai, condutor neutro e terra passam por uma equipotencialização, o que que é isso? É o simples ato de jumpear ambos, sendo que desse jumper em diante dois fios seguem separados, um é o aterramento propriamente dito e o outro o condutor neutro. Depois desse ponto ambos condutores NUNCA, veja bem, NUNCA MAIS, devem encontrar-se um com o outro, se isso for feito em outro ponto, o condutor de aterramento da instalação passará a fazer parte do circuito, e se há presença de equipamentos e pessoas que manuseie o mesmo nesse ponto, isso se torna um risco à segurança em caso de flutuação de potencial do neutro, por exemplo. Nem na caixa de disjuntores, muito menos na tomada, o terra e neutro devem estar ligados juntos, o único local permitido e recomendado por norma é na caixa do medidor ou caixa de derivação mais próxima deste. Esse é basicamente o padrão TN-S. E sim, as hastes do neutro e aterramento seriam as mesmas. Mundialmente por normas, esse é o esquema de aterramento de ponto unico, terra equipotencializado. Inclusive pra equipamentos informáticos a recomendação é que se use apenas o esquema TN-S. Além da baixa impedância, esse padrão traz outra vantagem que é a eliminação de disturbios ou surtos de tensão entre Neutro <-> Terra. Uma descarga atmosférica caindo próximo do prédio ou casa utilizando terra TT, pode fazer com que o potencial de um desses pontos aterrados flutue em relação ao outro de forma drástica, elevando em muito potencial (tensão), fazendo com que corrente flua entre um ponto aterrado e outro por dentro das fontes de alimentação, causando por exemplo estouro dos capacitores de filtragem atados entre neutro-terra dentro destas fontes. Na impossibilidade de adequar isso ai, recomendo a instalação de um protetor anti-surto entre neutro-terra na caixa de disjuntores, em www.clamper.com.br vc acha um protetor N/PE - proprio pra esse uso. Se quiser tb pode colocar protores entre Fase-Neutro, eu recomendo, a propria clamper vende tb.

Todos os equipamentos interconectados devem usar o mesmo aterramento, pra evitar loops de terra, o que geraria certos ruidos eletricos. Em equipamentos de som e e video podem passar a apresentar chiados ou barras na imagem em caso de loooping de aterramento.

eriego,

Eu não sou eletricista, mas vivo construindo e nas minhas casas eu sempre faço a instalação elétrica, hidráulica e esgoto, só pago mesmo o pedreiro, mas vamos lá.

Você disse no post acima:

"só mais uma duvida,como eu não vou trocar o poste agora e o fio que vem do relógio é de 2,5mm para o terra e para ir do relogio ao quadro poderia ser fio de 6mm."

Não entendi muito bem " o fio que vem do relógio é de 2,5mm para o terra"

Digamos que seja assim: O fio neutro que vem do relógio é de 2,5mm.
    Se for assim, logicamente os dois fios fases que também saem do relógio são de 2,5mm.

Neste caso coloque um fio de 4mm para levar o terra até os disjuntores internos (casa), não justifica um fio mais grosso.
    Verifique mesmo se é isto que eu entendi. Um abraço, Guilherme.
    ITAPEVA

Registro em
    3-5-11
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Guiherme,eu creio que nao estou sendo claro na minha duvida mas eu vou tentar.

Seguinte os fios que estão entrando no relógio e do relógio para a casa são de 2,5mm talvez como seria na época da construção acho que nem norma tinha para isso,mas vamos la eu vou trocar toda a fiação da casa como eu informei eu ja coloquei o quadro de disjuntor o DR só não coloquei agora os DPS isso vai ficar mais para frente.

os fios eu perguntei se da haste do terra até caixa se poderia ser de 6mm, e do disjuntor do relogio até o quadro interno ja que os fios do relogio é de 2,5 se poderia ser de 6mm por enquanto,ai sim quando eu for trocar o poste e a caixa eu levo até o quadro de disjuntores os fios de 10mm.

Porque aqui esta assim a casa é antiga a fiação igual e tudo e ligados nos mesmo fios e ja passou da hora de trocar,como eu não vou trocar o poste eu perguntei sobre a possibilidade de furar a caixa antiga e fixar um parafuso e nele ligar o terra ao neutro ai sim levar até o quadro os fios terra e neutro e la colocar cada um no seu barramento isso não seria TN-C-S.

da uma olhada no folheto da eletropaulo como eles indicam a ligação;Anexo 73001

Membro
    Registro em
    11-12-08
    ——————————————
    Obrigado:
    3.169 concedido(s)
    1.439 recebidos por 1.199 msgs

Guilherme,

Me falta conhecimneto técnico da área para debater o assunto, tampouco para contestar o texto citado.
    Também pode ser que eu tenha me confundido, no entanto, li sobre todos os tipos de aterramento, vantagens e desvantagens, a depender da aplicação e da dificuldade para fazê-lo.
    Dentre todos o mais recomendado foi aquele em que o aterramento é totalmente independente, não lembro bem da denominação.
    Bom, pelo menos foi o que entendi.

Abraços
    Golpista em negociações de audio, ajudem a divulgar e denunciar: http://golpistasnanet.wordpress.com/

Registro em
    5-7-03
    ——————————————
    Obrigado:
    26 concedido(s)
    86 recebidos por 65 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) CARDOGUI
    Fonte(s):
    CD EAD 1000
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamara
    Caixas Acústicas:
    B&W 802 matrix
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    TVPanasonic

eriego,

desculpe, é problema da distância, está claro agora.

Bom neste caso, da haste fincada no pé do poste até a caixa do relógio, coloque fio de no máximo 6mm.
    Do relógio do poste até a caixa de disjuntores (interno) coloque de 10mm.
    Assim você fica da caixa do relógio do poste até os disjuntores com todos os fios de 10mm, ou seja: Duas fases + neutro + terra, todos com 10mm.
    Quando for trocar a caixa do poste de entrada, coloque para entrada, ou seja da rede da rua até a chegada no relógio de 16mm.
    Por ora não faz mal usar os fios existentes da entrada com 2;5mm ligados nos de 10mm que vão para a caixa dos disjuntores, já que isto é temporário. Se ficar dúvida post novamente. Guilherme.

P.S. Se você seguir como o exposto acima seu aterramento é TN-S, ou seja:
    TN-S - Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito, porém distribuídos de forma independente por toda a instalação.
    ITAPEVA

Registro em
    3-5-11
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Fico claro sim a sua explicação,você reparou na imagem do folheto da eletropaulo que o terra e ligado ao neutro no relogio e só vai 2 fase e neutro para dentro de casa,eu achei extranho isso no caso o neutro funciona como terra ?

em suas obras é desta foma que você faz ou ai e diferente o sistema de ligação do terra ?

e como seria o tipo TNS-C ? outra duvida se puder me responder quando você coloca a haste do terra vocâ faz alguma medição se sim como seria isso.

abraços e obrigado por estar me ajudando

Registro em
    5-7-03
    ——————————————
    Obrigado:
    26 concedido(s)
    86 recebidos por 65 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) CARDOGUI
    Fonte(s):
    CD EAD 1000
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamara
    Caixas Acústicas:
    B&W 802 matrix
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    TVPanasonic

eriego,

Só mais uma coisa. Eu disse para você colocar os fios de entrada até os disjuntores ( fase + neutro + terra) todos de 10mm para ficar já prontos, se não você compra de 6mm e depois terá que trocar novamente pelo de 10mm, quando ficar definitivo.
    Caso não seja possível isto, agora, tudo bem, pode ligar com 6mm sem problema, já que 6mm está acima dos fios de entrada 2,5mm
    ITAPEVA

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem