Cirilo Cabos  
  CD Shop    Devialet

NOTICE Aviso: Este um tpico antigo, a ltima resposta foi postada h 886 dias. Por favor leve em considerao a data das informaes presentes no tpico antes de responder.
Resultados 1 a 5 de 5

Tpico: Dvida sobre as licenas Creative Commons, o uso comercial e os sites que pedem doaes

Membro
    Registro em
    2-4-12
    Localizao
    BR
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Dvida sobre as licenas Creative Commons, o uso comercial e os sites que pedem doaes

Cadastro cancelado.
    Editado por Sarastro, 08-12-2012 s 18:20.

Membro Avatar do(a) placard
    Registro em
    29-5-08
    Localizao
    Julieta-Papai-Alfa
    ——————————————
    Obrigado:
    859 concedido(s)
    1.206 recebidos por 818 msgs

Ol Sarastro,

Meu conhecimento no muito maior que o seu, mas eu acredito que possa sim at certo ponto. A clusula 4.c na SA (e 4.b na ND, mas ambas NC) diz expressamente:

You may not exercise any of the rights granted to You in Section 3 above in any manner that is primarily intended for or directed toward commercial advantage or private monetary compensation. (...)
    Grifo meu. O restante da clusula fala sobre transferncia da obra (P2P etc.), ento omiti. Isso para por vrios problemas:

1. Definio de uso comercial

Minha convico que sites que pedem doaes, bem como sites que se mantm com publicidade, podem utilizar contedo CC NC, desde que o intuito principal, primeiro, do site, no seja ganhar dinheiro em cima daquele contedo mesmo (a "obra" ou "Work" na terminalogia utilizada na licena e internacionalmente reconhecida na Conveno de Berna). O que vai definir o limite do que seja para "primariamente ganhar dinheiro/vantagem comercial em cima do contedo" ser, infelizmente (ou felizmente como pensam alguns), a cabea de cada juiz, j que se trata, quando a norma se vale como direito, de "conceito juridicamente indeterminado", algo com o prprio objeto sendo ambguo.

2. O que eu penso

Dito isso, eu sempre vi a tese mais vivel como aquela da relao entre o meio de exposio, a natureza da obra, e se h relao de vantagem econmica (qualquer uma) entre eles.

3. Exemplos

Por isso, eu no acho que o fato de ter publicidade seja o problema, mas sim o intuito do site, algo verificvel pelo juiz. Eu iria "perdoar" sites, por exemplo, de fs, educacionais, amadores, blogueiros amadores, enfim, todo esse mundo na Internet que, embora possa ganhar algum dinheiro com ADs, claramente serve outra funo. Mas isso altamente questionvel, e sem dvida uma interpretao bem "liberal" da licena. Meus exemplos:

1- Blogueiros amadores: o intuito do site a disseminao de ideias e pensamentos, e a compensao de ADs no o intuito primrio. Se o blogueiro for profissional e use o contedo para ganhar dinheiro em publicidade, ou se usa a obra como plataforma para obter vantagem econmica (palestrante que usa contedo CC-NC para criar awareness para o site dele, p.ex.), ento seria proibido.

2- Revistas e portais: acho que seguro dizer que proibido. Faz algum tempo teve um caso similar envolvendo a revista Wired.com.

3- Profissionais liberais: diria proibido se o contedo ou obra tiver qualquer relao com a atividade comercial desenvolvida por ele. Obviamente, se um programador de sites posta uma foto, digamos, educacional para o meio ambiente num post pessoal, no penso que seja uso comercial... como se v, estou sendo fiel ao meu critrio de relao entre as coisas.

4. Concluso

Acho que o mais sensato o bom senso. Pergunte ao autor se ele concorda, ou at fale com um advogado. At porque, quando voc comea a usar algo comercialmente, e o volume comea a crescer, hora de sair dessa cama de gato e partir para uma soluo apropriada. O prprio CC comercial, ou coisas como Getty images esto a pra isso: pagar pra no ter dor de cabea.

Eu tenho algumas fotos no Flickr, a maioria CC NC ND, e j vi vrias fotos minhas na internet. J vi at num site de notcias australiano (foto oceanogrfica minha sobre clareamento de corais). E embora o site fosse de notcias, e certamente ganhasse algo com isso, entendi a notcia como algo muito mais educativo que qualquer outra coisa. Meu intuito em disponibilizar fotos no Flickr era justamente permitir esse "uso social", ento achei que fez jus ao que eu queria. MESMO sendo um portal de notcias.

Por outro lado, tambm j recebi pedidos expressos para incluir fotos num guia comercial turstico. Permiti sem problemas, mesmo sendo comercial (um waiver, no caso), o que mostra que muitas vezes uma conversa amigvel resolve mais que uma licena.

[']s

Isso talvez lhe seja til.

Membro
    Registro em
    2-4-12
    Localizao
    BR
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Cadastro cancelado.

Membro Avatar do(a) placard
    Registro em
    29-5-08
    Localizao
    Julieta-Papai-Alfa
    ——————————————
    Obrigado:
    859 concedido(s)
    1.206 recebidos por 818 msgs

Citao Originalmente Enviado por Sarastro Ver Mensagem
    Excelente interpretao, aprendi muito com seu post.

Fiquei um tanto preocupado, pois tenho um blog amador e tenho a inteno de no futuro [ainda que no um futuro muito prximo] captar recursos de doaes para criar materiais e distribu-los livremente, no vend-los. Apesar de ser amador, tento no ser tambm imprudente e principalmente desrespeitoso com o trabalho alheio, ainda mais quando utilizado de algum modo em favor do meu prprio.
    Parabns. No muito comum ver pessoas que agem assim mesmo sem coao alguma. No acho que isso seja um problema para licenas NC.

Geralmente, j pensando na possibilidade acima, estou procurando arquivos em domnio pblico ou com licenas que j permitem uso comercial, mas h uma quantidade muito maior de imagens (por exemplo) com licenas que permitem o uso apenas para fins no-comercial que as livres para esta utilizao, pelo menos na minha observao e procuras como leigo, depois de certo ponto.
    Sim, claro, est correto. Existem vrias razes pra isso, algumas bvias, outras menos. Tem a questo de "se apropriar do trabalho alheio", tem a o aspecto social de conferir uma vantagem nica e especial para instituies e blogs sem intuito de lucro, em detrimento daqueles j estabelecidos (simpatizo com essa ideia) e com fins comerciais. Finalmente, tem a questo do "race-to-the-bottom" do mercado fotogrfico (no sei opinar, mas j vi reclamarem disso)...

O flickr, a wikimedia... tem tambm um site americano, do governo, que no estou lembrado, s com fotos dedomnimo publicp.

Muito obrigado pela resposta, foi excelente! O Frum HT de altssimo nvel.
    De nada, fique vontade.

[']s

Membro
    Registro em
    2-4-12
    Localizao
    BR
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Cadastro cancelado.

Tags para este Tpico

Regras de Postagem

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode anexar arquivos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags esto Ligado(s)
  • Smilies esto Ligado(s)
  • Tag [IMG] est Ligado(s)
  • Tag [VIDEO] est Ligado(s)
  • Cdigo HTML est Desligado