Cirilo Cabos  Devialet  CD Shop

NOTICE Aviso: Este um tpico antigo, a ltima resposta foi postada h 886 dias. Por favor leve em considerao a data das informaes presentes no tpico antes de responder.
Resultados 1 a 4 de 4

Tpico: Dvidas e dvidas e dvidas

Membro
    Registro em
    14-4-12
    Localizao
    Porto Alegre
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Dvidas e dvidas e dvidas

Bom.. sou novo aqui e achei o frum pelo Google. Eu nao vi nenhum frum onde se possa postar dvidas, entao... postarei aqui mesmo. Desculpem-me se isso nao permitido. Vamos s dvidas:

1- Como se chama essa rea de estudo sobre o som e tal em respeito a bits, khz de msica... o conhecimento da qualidade do som, conversao, etc, etc. Tcnica de som? Por exemplo: se eu for fazer um curso sobre esse assunto, como seria o nome do curso? E existe tal curso?

2- O que sao bits e khz nas faixas de msica? Qual a diferenca? Ouco dizer que quanto maior o nmero, melhor a qualidade.

3- Como posso descobrir quantos bits e khz minhas msicas tm?

4- Como os arquivos em lossless sao imensos, eu mantenho minhas msicas em mp3... eu converto de lossless para mp3, s que sempre fiz isso ignorando os bit/khz. Sempre me perguntei qual seria a melhor forma, a forma ideal (16/44?? 24/192??) para converter em mp3 (para ter o mnimo de perda de qualidade)? E na hora de converter, para quantos bits e khz eu converto? Eu gostaria muito de saber mais sobre tudo isso...

Agradeco muito se me esclarecerem. Obrigado!

Membro Avatar do(a) xdsgn
    Registro em
    7-10-09
    Localizao
    Rio de Janeiro, RJ, Brasil
    Nome Verdadeiro
    Leonardo Novaes
    ——————————————
    Obrigado:
    12 concedido(s)
    3 recebidos por 2 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) xdsgn
    Fonte(s):
    Sony dz7t - TD SL2-D2 - iPhone - Mac Mini
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Sansui G8700DB - AIKO 3000
    Caixas Acsticas:
    YANG YC-56 - 80wrms
    Cabos:
    vagabo mesmo, ticos, rcas, hdmis
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma LG 42"
    Acessrios:
    filtros de linha profissa, voltmetros customade

1 - No saberia dizer se existe alguma curso especfico para esta rea, acredito que o melhor seriam livros
    voltados para o assunto.

2 - normalmente a regra essa mesmo, quanto maior o arquivo melhor a qualidade. partindo do principio que quem
    converteu sabia configurar corretamente o programa.

3 - alguns programas como WINAMP, WMPLAYER, VLC e outros tem opes chamadas de FILE INFO ou algo parecido, que dizem esse tipo de informao.

4 - dependendo do seu sistema de som, difcilmente voc consiguir perceber alguma diferena entre as 2 opes, se
    voc realmente no dispe de espao no HD use a 24/192, lembrando que o lossless melhor no quesito em que ele teoricamente tem mais informaes na msica, mas se o seu som no for capaz de reproduzir no adianta nada ficar com o arquivo gigante salvo no HD

abrao! espero ter ajudado de alguma forma!
    Leonardo Novaes
    Kopenhagen - Chocolate High-End
    twitter.com/kopenhagen_ilha

Membro
    Registro em
    14-4-12
    Localizao
    Porto Alegre
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

1- E onde acho livros assim? Poderia dar-me um exemplo de um?

2- Obrigado, mas o que sao khz e bits?

3- Obrigado!

4- Como posso saber se o meu som reproduz? Eu ouco msica nas caixas de som do pc e tem um subwoofer.

Membro Avatar do(a) M E N A U
    Registro em
    13-4-10
    Localizao
    Aqui-BR
    Nome Verdadeiro
    R.
    ——————————————
    Obrigado:
    136 concedido(s)
    103 recebidos por 88 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) M E N A U
    Fonte(s):
    JRiver Bit-perfect 32/192 ( FLAC/DSD) via USB 3.0/ Wavelenght Wavelink. BD: DENON 1610 + SONY 3D S-5100 (SACD)
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    AVR: DENON 4520
    Caixas Acsticas:
    Frontais: AKRON Spalla RTFR / SUB, surrounds e Center: JBL / Zona 2 (externas).
    Cabos:
    AKRON Hyperflat SSE (speakers). + I/O USB Audioquest Cinnamon + COAX RCA Belden 1694A
    TV/Monitor/Projetor:
    PLASMA 3D 60'' LG 60PX950 / SKY HDMax.
    Acessrios:
    Sala HT/ Stereo, dedicada: 31m2, piso 2 nveis, aterramento exclusivo. Panamax 5400.

No exatamente um curso, mas j um caminho, lembrando que polmica o que no falta nesse meio:
    http://www.audicaocritica.com.br/pro...tos-e-verdades.

Em nada desmerecendo a sua opo de momento, para som em caixa de PC, at mesmo MP3 resolveria, pois nada alm dos 16 bit 44.1khz e 128 de bitrate ser percebido pelo ouvinte, afinal tudo limitar a qualidade, desde a placa de som at os falantes, passando pelos decodificadores de udio.

Por outro lado, se a opo mudar e comear a se preocupar com qualidade, bom saber que existem arquivos lossless, pois um dia pode-se querer ouvir com mais fidelidade e quanto menos empecilhos no caminho, melhor, da a existncia de arquivos no comprimidos (FLAC, AIFF, WAV), 24 bit at 192 khz, e bitrate acima de 5.000. Ainda existem outros formatos, 1 bit mas altssimas amostragens em khz, so os DSDIFF, p.ex.
    De qq maneira, arquivos em 24/96 khz, lossless, atendem a esmagadora maioria dos ouvidos mais exigentes, isso se o audifilo no for ainda mais radical em suas convices, pois neste caso opta-se no por gravaes/reprodues digitais, mas analgicas, discos de vinil ou gravadores de rolo. Nesse caso, para ficar no mesmo patamar s mesmo usufruindo de amplificadores valvulados e suas caractersticas praticamente inimitveis.
    Esse universo do udio to vasto que tem espao para todos.
    Quase via de regra, mesmo que cada um ame o sistema que tem, fica uma sensao de sempre querer mais.
    Ainda que no se tenha o sistema que almeja, nunca se deveria esquecer do objetivo principal: a msica
    Mas at para aqueles que tem no adio mais um meio de exibicionismo e vaidade, mesmo estes tem seu espao, como tem que ser.
    Estressar cansa... principalmente aos outros!

Tags para este Tpico

Regras de Postagem

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode anexar arquivos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags esto Ligado(s)
  • Smilies esto Ligado(s)
  • Tag [IMG] est Ligado(s)
  • Tag [VIDEO] est Ligado(s)
  • Cdigo HTML est Desligado