CD Shop  Devialet  

NOTICE Aviso: Este um tpico antigo, a ltima resposta foi postada h 286 dias. Por favor leve em considerao a data das informaes presentes no tpico antes de responder.
Resultados 1 a 10 de 10

Tpico: Caixa Acstica para Igreja

Membro
    Registro em
    27-11-13
    Localizao
    Piracicaba
    ——————————————
    Obrigado:
    24 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Caixa Acstica para Igreja

Ol Pessoal!!! Acabei de entrar no frum justamente porque tenho o desejo de montar a minha primeira caixa acstica. Ainda entendo pouco do assunto, mas estou atravs de pesquisas na internet melhorando. Decidi postar aqui porque vi que existem pessoas que entendem bastante do de audio.

A caixa que pretendo montar para a igreja em que frequento. A igreja tem dimenses aproximadamente 6,5m x 20m e p direito de 3m. Bem pequena na verdade. Se a caixa ficar boa pretendo construir 4, uma para cada canto da igreja.

Segue a configurao:

Woofer Eros Evox de 15"

Resposta de Frequencia = 40 a 4.000 Hz
    SPL = 93,33 dB
    Potncia = 150W RMS
    Impedncia = 4 ou 8 Ohms
    Fs = 36,03 Hz
    VAS = 229,26
    Qms = 7,67
    Qes = 0,766
    Qts = 0,697
    BL = 8,43 TM
    Xmax = +- 4,25 mm

Driver Fenlico D405 Trio Selenium

Resposta de Frequencia = 300 a 7.000 Hz
    Potncia = 150W RMS
    SPL = 110 dB
    Impedncia = 8 Ohms

Corneta Selenium JBL Hl26 50 Trio

Resposta de Frequencia = 400 a 20.000 Hz
    Horizontal = 50 graus
    Vertical = 20 graus

Super Tweeter St400 Trio Selenium

Resposta de Frequencia = 3.000 a 20.000 Hz
    Potencia = 150W RMS
    SPL = 111 dB
    Impedncia 8 Ohms

Com relao a caixa em si, o projeto que calculei e depois conferi no programa WinISD, selada em madeira MDF 18mm com 300 L de capacidade e o QTC acabou por resultar em 0,93.

Segue o resultado do WinISD para o woofer Eros Evox:

Freq Gain Phase SPL
    [Hz] [dB] [deg] [dB]
    20,00 -14,65 150,50 78,35
    30,00 -7,31 131,41 85,69
    40,00 -2,70 108,18 90,30
    50,00 -0,32 85,15 92,68
    60,00 0,59 66,91 93,59
    70,00 0,82 54,01 93,82
    80,00 0,82 45,00 93,82
    90,00 0,74 38,52 93,74
    100,00 0,65 33,68 93,65
    110,00 0,57 29,95 93,57
    120,00 0,50 26,99 93,50
    130,00 0,43 24,57 93,43
    140,00 0,38 22,57 93,38
    150,00 0,34 20,88 93,34
    160,00 0,30 19,43 93,30
    170,00 0,27 18,17 93,27
    180,00 0,24 17,08 93,24
    190,00 0,22 16,11 93,22
    200,00 0,20 15,24 93,20

Ns vamos ligar nelas contrabaixo, guitarra e teclado. No queremos som forte, at porque acredito que com 4 caixas dessas a gente no va colocar nem na metade do volume. Queremos som de qualidade, com graves limpos e definidos.

O que vocs acham do projeto ?

A opniao de vocs vale muito mesmo!!

Membro Avatar do(a) wolfg
    Registro em
    31-10-13
    Localizao
    sao paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    4 recebidos por 2 msgs

Ola anderson, tem um topico de som profissional, acho que la podero te ajudar melhor, quanto ao seu projeto, acho que o driver fenolico ta sobrando, vc tem um crossover externo para regular essas cxs?, como pretende amplifica-las? a sensibiidade dos medios e altas frequencias esta muito mais alta que o sub, e em compensaco vc vai precisar diminuir a potencia para no embolar, quanto ao tamanho da cx, com 150 watts RMS os seus 300 litros vo engolir isso e no vai bater nada, reveja seus calculos, pelos meus vc so precisa de 77 litros , isso se o faante for medio-mole, se for duro pode diminuir, e a camara do sub devera ser separda do driver e tweeter, boa sorte e veja se o pessoal do profissional te ajuda melhor que eu...

3. 2 membros agradeceram wolfg por esta mensagem

Membro
    Registro em
    27-11-13
    Localizao
    Piracicaba
    ——————————————
    Obrigado:
    24 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Citao Originalmente Enviado por wolfg Ver Mensagem
    Ola anderson, tem um topico de som profissional, acho que la podero te ajudar melhor, quanto ao seu projeto, acho que o driver fenolico ta sobrando, vc tem um crossover externo para regular essas cxs?, como pretende amplifica-las? a sensibiidade dos medios e altas frequencias esta muito mais alta que o sub, e em compensaco vc vai precisar diminuir a potencia para no embolar, quanto ao tamanho da cx, com 150 watts RMS os seus 300 litros vo engolir isso e no vai bater nada, reveja seus calculos, pelos meus vc so precisa de 77 litros , isso se o faante for medio-mole, se for duro pode diminuir, e a camara do sub devera ser separda do driver e tweeter, boa sorte e veja se o pessoal do profissional te ajuda melhor que eu...

Primeiramente muito obrigado por me responder Wolf! Ento cara, me meti nessa ideia de fazer caixas h alguns dias e parti do zero. Entendi meio que metade do que voc me falou, mas vamos l.

Na verdade no temos nada ainda referente a essa caixa. Ainda trata-se apenas de projeto. No sabia o que era crossover at voc comentar aqui e me levar a pesquisar. Pretendo amplific-la com uma potncia amplificadora que temos na igreja de 1000Wrms (500 por canal) em 4 ohms. Em 8 ohms parece que ela cai para 640 W RMS.

De fato imaginei que esse driver estava meio exagerado, at mesmo pelo preo.

Quanto ao volume da caixa, tudo o que sei (diga-se de passagem que quase nada), aprendi de uma apostila na internet. La dizia que para uma resposta mais plana tinhamos que aproximar o QTC de 0,71. Para esse woofer daria um volume enorme, tipo uns 7000 L. Entao diminu o volume para 300 L e obtive um QTC de 0,93.

Voc tambm se baseia nos calculos do QTC?

A minha real inteno fazer uma caixa que tenha acima de tudo qualidade sonora. som limpo e definido, com graves fortes por causa do contra baixo, mas sem distoro nos graves.

Escolhi esse woofer por que li na internet que Eros tem som melhor do que os selenium.

Sou novo no forum, no encontrei o tpico do qual me falou.

Se alguem tiver sugestes do que mudar, estou aberto a qualquer sugesto (desde que no seja "desista" kkkkk) !!!!

Registro em
    31-10-13
    Localizao
    sao paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    4 recebidos por 2 msgs

No deve desistir, quem mais pode te ajudar no projeto de uma cx sub profissional , sera o fabricante do falante, eles sbero a exata medida da camara do sub da cx de modo que vc obtenha uma frequencia de saida desejada, portanto consulte o fabricante do falante que vc adquirir, o seu amplificador sera suficiente somente para os drivers das cxs, os subs deverao receber amplificacao separada, pois vc quer 4 cxs, no meu ponto de vista para o tamanho da igreja, 2 cxs sao suficientes, porem depende de quantas pessoas vc vai enfiar la dentro, se lotar (70 pessoas) vai precisar das 4 so que as cxs sub tem que trabalhar no cho ja os drivers deve coloca-los acima da cabeca das pessoas, te aconselho fazer cxs separadas pois nopode colocar os subs na altura do teto, boa sorte

Membro
    Registro em
    7-10-07
    Localizao
    Limeira/SP/Brasil
    ——————————————
    Obrigado:
    8 concedido(s)
    32 recebidos por 29 msgs

Na nossa igreja tem um (s um mesmo!) sisteminha de Line Array da Bose desse aqui:

Enche FCIL e com folga o ambiente com +- 200 pessoas.

Antes tinha 4 caixas dessas "comerciais", com falantes de 12". Esse sistema da Bose funciona absurdamente melhor e no ocupa nada de espao, sem comparao.
    Se voc ainda no comprou os drivers, acho q vale a pena dar uma pesquisada sobre esse tipo caixa...

Membro
    Registro em
    27-11-13
    Localizao
    Piracicaba
    ——————————————
    Obrigado:
    24 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

No deve desistir, quem mais pode te ajudar no projeto de uma cx sub profissional , sera o fabricante do falante, eles sbero a exata medida da camara do sub da cx de modo que vc obtenha uma frequencia de saida desejada, portanto consulte o fabricante do falante que vc adquirir, o seu amplificador sera suficiente somente para os drivers das cxs, os subs deverao receber amplificacao separada, pois vc quer 4 cxs, no meu ponto de vista para o tamanho da igreja, 2 cxs sao suficientes, porem depende de quantas pessoas vc vai enfiar la dentro, se lotar (70 pessoas) vai precisar das 4 so que as cxs sub tem que trabalhar no cho ja os drivers deve coloca-los acima da cabeca das pessoas, te aconselho fazer cxs separadas pois nopode colocar os subs na altura do teto, boa sorte

Ah entendi. Ento farei um projeto com caixas separadas. Para o driver e o tweeter o tamanho da caixa no importa certo?

De fato a potncia que temos l bem fraquinha mesmo. Se eu diminuir a potncia do driver e do Tweeter, ser que d para alimentar 2 caixas de medio/agudo, j que o driver est sobrando?

Com relao a quantidade de caixas, imaginei que se tivesse 4, uma em cada canto, conseguiria espalhar melhor o som e de forma mais homognea. Voc tem algum falante sub que voc recomendaria? Na faixa de uns 40 Hz.

Desculpe se estou abusando!

- - - Atualizado - - -

Citao Originalmente Enviado por R1cardo Ver Mensagem
    Na nossa igreja tem um (s um mesmo!) sisteminha de Line Array da Bose desse aqui:

Enche FCIL e com folga o ambiente com +- 200 pessoas.

Antes tinha 4 caixas dessas "comerciais", com falantes de 12". Esse sistema da Bose funciona absurdamente melhor e no ocupa nada de espao, sem comparao.
    Se voc ainda no comprou os drivers, acho q vale a pena dar uma pesquisada sobre esse tipo caixa...
    Me pareceram muito bons mesmo, principalmente por serem to pequenos e potentes. Felizmente, espao para colocar falantes na nossa igreja no tem sido um problema.

Mas pelo pouco que pesquisei, o preo delas um pouco salgado n? Gostaria de aproveitar que na nossa igreja tem marceneiro bom, e tambm outro que mexe um pouco com som automotivo para tentar fazer uma caixa boa e mais em conta.

Temos 2 caixas de som com falante de 15, driver e twitter tudo da selenium. As especificaes no fao a menor idia, porque ganhamos elas de outra igreja. Parecem ser caixas potentes, mas j esto um pouco velhas. Por isso gostaria de 4 caixas (com pouca potncia se fosse necessrio) mas com timo timbre e qualidade som.

Muito obrigado mesmo cara!!

Registro em
    31-10-13
    Localizao
    sao paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    4 recebidos por 2 msgs

Se vc ainda no comprou nada, te aconseho usar atofalantes de 12", e um driver de titanium e tirar as baixas em horn na caixa podera fazer uma caixa hibrida e usa-las a meia altura, de uma olhada nessas..., ja altofalantes existem varias marcas confiaveis, mas o timbre dependera do conjunto, cx, altofalante e crossover, no existe uma solucao separada ...

no consigo achar as fotos das cxs, mais tarde eu posto as fotos aqui, um abraco

Membro
    Registro em
    27-11-13
    Localizao
    Piracicaba
    ——————————————
    Obrigado:
    24 concedido(s)
    2 recebidos por 2 msgs

Se vc ainda no comprou nada, te aconseho usar atofalantes de 12", e um driver de titanium e tirar as baixas em horn na caixa podera fazer uma caixa hibrida e usa-las a meia altura, de uma olhada nessas..., ja altofalantes existem varias marcas confiaveis, mas o timbre dependera do conjunto, cx, altofalante e crossover, no existe uma solucao separada ...

no consigo achar as fotos das cxs, mais tarde eu posto as fotos aqui, um abraco

Entendi! Como voce me aconselhou, montei outro projeto com sub da selenium de 12 pol. modelo 12PW7. A caixa de medio e agudo deixo pra depois.

Usei o WinISD para projetar uma caixa dutada para mim, que resultou em uma caixa de 81,6 L, cujas dimenses eu coloquei como

48.5 x 57.5 x 39.5 (cm) / 1 duto retangular de 44,1 x 5cm /Comprimento 29cm(vent mach = 0,04) (Tuning Freq. = 41,31 Hz)

j considerando as dimenses do MDf 22mm.

Woofer Selenium 12PW7

Potncia 250 WRMS
    SPL 95 db
    Fs = 42 Hz
    Vas = 77 L
    Qts = 0,41
    Qes = 0,47
    Qms = 3,39
    Xmax = 3 mm

Me preocupou um pouco o Xmax, no muito baixo?

O que acharam desta nova caixa?

4 destas ficam legal no espao que temos na igreja?
    Editado por Anderson Cunha, 30-11-2013 s 23:17.

Membro Avatar do(a) tuduff
    Registro em
    9-8-11
    Localizao
    so paulo/sp
    ——————————————
    Obrigado:
    8 concedido(s)
    132 recebidos por 126 msgs

O X da questo ficou bem claro, a caixa para ficar boa, teria que ter 7000 litros, a tu j entendeu pq tem woofer de 200 reais, e woofer de 800 reais.
    E o fator principal de uma qualidade, ter uma mesa de som boa, depois um amplificador bom, e caixas boas.

E para uma igreja, achei meio antiquado usar esses woofers e drivers gigantescos e grosseiros, d405 usado em rave, pesado demais e muito agressivo, ele tem 115db/w se nao me engano, e isso para um som indoor ensurdecedor.

Se o intuito montar bacana sem gastar os olhos da cara, troca uma ideia com o pessoal da keybass http://www.keybass.com.br/ . Na minha opinio tem tima qualidade e se dedicam bastante a PA.

Membro Avatar do(a) BrenoKuster
    Registro em
    23-8-12
    Localizao
    Vitria - ES
    ——————————————
    Obrigado:
    16 concedido(s)
    57 recebidos por 54 msgs

caixas que descem a 40Hz numa igreja o.o
    Uma coisa boa sobre a msica, que quando ela bate, voc no sente dor.
    -
    B. Marley

Tags para este Tpico

Regras de Postagem

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode anexar arquivos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags esto Ligado(s)
  • Smilies esto Ligado(s)
  • Tag [IMG] est Ligado(s)