Cirilo Cabos  Devialet    
  CD Shop

Pgina 51 de 183 PrimeiraPrimeira ... 41464748495051525354555661101151 ... ltimaltima
Resultados 751 a 765 de 2742

Tpico: Ar Condicionado Split - Instalao

Membro Avatar do(a) juniorni
    Registro em
    29-5-05
    Localizao
    Nova Iguau / RJ / Brasil
    ——————————————
    Obrigado:
    89 concedido(s)
    87 recebidos por 75 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) juniorni
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    AK 970, TECHNICS SA190 E AIKO PA3000
    TV/Monitor/Projetor:
    PANASONIC TH-42PV70LB

Citao Originalmente Enviado por marciomlv Ver Mensagem
    Mais uma instalao DIY. samsung crystal frio 9.000 comprado na magazine luiza por R$899.

evaporadora
    Anexo 43709

condensadora.
    Anexo 43708

com a experincia da instalao do york de 12000 esta foi mais tranquila.

muito silencioso este samsung. gabinete externo bom pra quem mora perto de praia. no de metal. design da evaporadora me agradou muito, pois o york basico. e o sistema mpi que d uma sensao no ambiente de que est prximo a caixoeiras funciona mesmo.
    Que sistema MPI???

Achei o LG SMILE muito bonito, mas olhando estas fotos, o samsung superou!!!!
    No sou promoo + sou um barato!!!

REFRIGERAAO CJSPLIT Avatar do(a) CJSPLIT
    Registro em
    28-12-10
    Localizao
    RJ
    Nome Verdadeiro
    Claudio
    ——————————————
    Obrigado:
    481 concedido(s)
    69 recebidos por 52 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) CJSPLIT
    Caixas Acsticas:
    Home theater
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma/led
    Acessrios:
    pc tunado

Quem entende do assunto sabe

Citao Originalmente Enviado por climatrix Ver Mensagem
    Jedeias porque entao TODOS os fabricante isolam juntos os tubos na saida do evaporador ?

Assim que eu conseguir um tempinho aqui na empresa , vou simular as duas situaoes de instalaao

e coletar os dados de temperatura dos tubos
    Gente quando for fazer nao use o (axmetro) os tubos saem de fabrica em um s isolante a climatrix est correta

---------- Mensagem adicionada s 19:56 ---------- Mensagem anterior foi enviada s 19:48 ----------

Citao Originalmente Enviado por juniorni Ver Mensagem
    Que sistema MPI???

Achei o LG SMILE muito bonito, mas olhando estas fotos, o samsung superou!!!!
    Vrus Doctor (Micro Plasma Ion)

• O MPI melhora a qualidade interna do ar eliminando os agentes biolgicos que ameaam a sade, como vrus, bactrias e microorganismos causadores de alergia. O sistema MPI da Samsung possui uma avanada tecnologia de purificao de ar, oferecendo um ar saudvel e fresco.
    Editado por CJSPLIT, 05-03-2011 s 00:10.

Membro
    Registro em
    12-12-07
    Localizao
    Brasilia-DF
    ——————————————
    Obrigado:
    26 concedido(s)
    24 recebidos por 22 msgs

Mais uma instalao DIY. samsung crystal frio 9.000 comprado na magazine luiza por R$899.

evaporadora
    Anexo 43709

condensadora.
    Anexo 43708

com a experincia da instalao do york de 12000 esta foi mais tranquila.

muito silencioso este samsung. gabinete externo bom pra quem mora perto de praia. no de metal. design da evaporadora me agradou muito, pois o york basico. e o sistema mpi que d uma sensao no ambiente de que est prximo a caixoeiras funciona mesmo.
    boa Marcio, coloque essa fotos la no Clube split Samsung:http://www.htforum.com/vb/showthread...-Split-SAMSUNG , o mpi tambm da um charme ao equipamento

Membro Avatar do(a) FDMB
    Registro em
    29-6-07
    Localizao
    Braslia
    Nome Verdadeiro
    Delano
    ——————————————
    Obrigado:
    64 concedido(s)
    425 recebidos por 357 msgs

Quando o split foi introduzido no Brasil (acho que a Springer-Carrier foi a primeira a fabricar por aqui, com o nome de Air Split), a idia era justamente a de tornar fcil a vida de quem tinha boa vontade para instalar. No havia muita complicao, principalmente porque ao se adquirir o aparelho, optava-se por um kit de instalao com a tubulao de cobre inclusa, e com vrios comprimentos (lembro dos kits de 5 e de 10 metros).

Os tubos j vinham isolados, com gs no seu interior e com vlvula de engate rpido. Quando enroscava-se o tubo aos terminais do evaporador e condensador, rompia-se um lacre interno e a ligao frigorgena estava concluda. Facinho assim!

Mas a idia original da instalao DIY foi por gua abaixo aps algum tempo, e no faltam explicaes para isso ter ocorrido.

O brasileiro em geral no tem a cultura do DIY. Para o americano isso algo corriqueiro. Acredito que os fabricantes comearam a enfrentar problemas relacionados garantia em funo de instalaes inadequadas dos novos aventureiros, e por isso a idia inicial desandou por aqui.

Reparem no vdeo a seguir como simples a instalao e repare no kit do instalador, principalmente nos tubos de cobre j isolados e com a tal vlvula de engate rpido: (o vdeo est em ingls, mas fcil observar as etapas de instalao sem se preocupar com a lngua diferente)

http://youtu.be/PdMRVO_NOz4

Muitos aqui vo perguntar: "e o tal vcuo??"

Com esses kits apropriados, o vcuo no se faz necessrio, pois no h quanquer contato da rede frigorgena interna com o ar ou outra qualquer impureza. Apenas uma pequena purga recomendada na hora da partida, sem que isso venha a interferir no funcionamento do ciclo como um todo.

Mas voltando nossa realidade, onde no encontramos com facilidade esses kits para instalao, o maior cuidado a ser tomado com relao a evitar a contaminao da rede frigorgena, principalmente ao se utilizar tubos de cobre abertos nas extremidades (sem a vlvula de engate rpido e sem carregamento de gs). A menos que o DIYer seja bastante criterioso e possua as ferramentas adequadas - que no so to baratas - o melhor entregar a um instalador experiente.

Infelizmente no to fcil encontrar instaladores de qualidade hoje em dia. A formao de mo-de-obra especializada para essa rea bem escassa faz tempo. Alguns fabricantes fornecem treinamento, mas grande parte dos tcnicos participantes desses cursos nunca tiveram uma carga terica para saber de fato o que esto fazendo na prtica. A maioria aprende por ter visto outro fazer, e geralmente esse "outro" tambm aprendeu assim, e muitas vezes a fonte - o primeiro que ensinou - no o fez de forma adequada. Essa a realidade atual.

Portanto, para aqueles DIYers de carteirinha, ou mesmo aqueles que gostam de acompanhar de perto o que est sendo feito, o ideal ler um pouco na prpria internet, onde existem muitas fontes confiveis de informaes. Basta filtrar direitinho.

Meu conselho bsico para os "vigias" de instaladores, observar as seguintes etapas:

1) nivelamento, principalmente da unidade evaporadora (interna), j que toda a gua condensada gerada ali, e se no houver nivelamento adequado, a possibilidade de comear a pingar gua dentro do ambiente grande;

2) isolamento trmico da rede frigorgena deve ser bem feito, evitando todo e qualquer contato da mesma com o ar, de forma a minimizar a condensao de gua. normal no se isolar as conexes prximas ao condensador - principalmente pela dificuldade - mas observe se embaixo da unidade condensadora no tenha nada que no possa ser molhado eventualmente por essa gua consensada. Na impossibilidade de isolar totalmente essas conexes, procure canalizar a gua condensada atravs de tubulao apropriada (dreno) ou mesmo uma bandeja. Sempre que puder isolar os tubos separadamente, melhor ser, mas para distncias curtas (menores que 3 metros) no h problema em isolar os dois tubos na mesma mangueira, j que a possvel perda trmica devida a mistura de temperaturas dos tubos ser insignificante. Mais importante utilizar uma boa mangueira esponjosa, coisa rara entre os instaladores, que geralmente usam a mais barata e, por consequncia, de menor qualidade. Se puder exigir mangueiras emborrachadas de boa qualidade (Armaflex uma delas), melhor!

3) disjuntor isolado para o condicionador de ar fundamental, mesmo sendo os atuais com compressores rotativos, scroll ou do tipo inverter, cujo consumo de energia bem menor que os mais antigos;

4) procure medir a temperatura de sada do ar do evaporador, aps a instalao. Nem sempre o instalador vai poder esperar seu ambiente atingir a temperatura de conforto ideal, mas se o ar saindo do evaporador estiver bem frio aps 2 ou 3 minutos (abaixo de 10C, geralmente), a chance de seu ambiente esfriar adequadamente quase total;

5) para finalizar, verifique se toda a parte esttica da instalao ficou do seu agrado. Mesmo que a parte do evaporador - a interna - esteja com boa aparncia, no complicado deixar a parte externa com um bom acabamento. Esses detalhes fazem a diferena na hora de avaliar um instalador.

Mesmo tendo repetido muita coisa que j foi postada por aqui, espero ter ajudado!
    "Os sentimentos verdadeiros se manifestam mais por atos que palavras!"
    Shakespeare

5. 2 membros agradeceram FDMB por esta mensagem

Membro
    Registro em
    15-2-11
    Localizao
    Praia Grande/SP
    ——————————————
    Obrigado:
    8 concedido(s)
    24 recebidos por 19 msgs

Na evaporadora no existe vibrao com isso os canos no se atritam, no gera acmulo de gua entre eles, por isso tantos alertas para os colocar em posies corretas, no somente por causa do dreno. Principalmente prximo a condensadora a vibrao, (no so todos os casos) fazem os tubos terem pequenos atritos e virem at se romper, ou transferirem a vibrao outros locais, como a parede e dependendo da distancia a prpria evaporadora, eles isolados juntos tambm acumulam gua, devido ao fato de ficarem a maior parte sem contato com o isolante, quando houver curvas, sifes etc essa gua fica depositada no isolante e dificilmente ela se evaporar podendo acumular outras bactria, fungos.... Por isso o uso de fita de vinil aps feita toda a conduo dos tubos. Essa explicao no de minha autoria mas foi a que mais me convenceu... Mas gostaria de ter um conhecimento tcnico "de verdade". se algum o tiver, tirar as dvidas de vrios membros... Abrs. Jedeias.

Membro Avatar do(a) FDMB
    Registro em
    29-6-07
    Localizao
    Braslia
    Nome Verdadeiro
    Delano
    ——————————————
    Obrigado:
    64 concedido(s)
    425 recebidos por 357 msgs

Amigo,

a gua condensada s se forma quando o tubo gelado fica em contato com o ar mido, que fica passando e se renovando em contato com o tubo.

Se os tubos forem isolados juntos, haver sim um espao de ar entre eles, mas a pequena quantidade de ar que ficou dentro do isolamento no ser suficiente para gerar condensao, a menos que esse ar seja renovado dentro da tubulao, algo que no acontece na prtica.

Faa uma analogia com uma garrafa de gua, cerveja, refrigerante, que voc deixa dentro do congelador. Enquanto ela estiver dentro do congelador, no haver condensao do lado de fora dela, mesmo havendo ar dentro do congelador. Mas ao retirar a garrafa gelada do congelador, o que acontece quando ela entra em contato com o ar externo? Pimba!

Bactrias e fungos s se criam em ambientes onde haja contato com o ar. Num local perfeitamente isolado, no h como eles proliferarem.
    "Os sentimentos verdadeiros se manifestam mais por atos que palavras!"
    Shakespeare

Membro
    Registro em
    23-2-11
    Localizao
    Campos Eliseos/SP/Brasil
    ——————————————
    Obrigado:
    23 concedido(s)
    4 recebidos por 4 msgs

Citao Originalmente Enviado por Magotron Ver Mensagem
    O pior e que na hora que ele preparava as linhas frigorficas, nao estava presente, entao realmente tenho dvidas dos procedimentos que eles fizeram, no feriado irei subir no local da evaporadora e conferir "in loco", tenho um pouco de fita silver tape e depois completo, a unica vantagem que vi na instalao foi o suporte que de extrema robustez e bem forte mesmo, parece que pode aguentar uns 100 kilos no mnimo, o resto, achei a "torizada" meio fraquinha, e olha que eles so autorizadas GREE e SAMSUNG, mais at agora tudo ok

Ola Magotron,

eu vi o suporte que instalaram. bonita... mas com certeza no aguenta esse 100Kg que imagina suportar. Aqui em SP tem uma loja chamada FRIGELAR. Segue abaixo o catalogo deles de Jan/Fev:

Baixar o CATLOGO... clique aqui

Acredito que aguente no maximo condensadoras de 12000 btus. assim que eles classificam na loja Frigelar. (Custa R$ 12,00 cada)

Abraos,

tj
    "Deus, Pai misericordioso, tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna."

Membro
    Registro em
    23-2-11
    Localizao
    Campos Eliseos/SP/Brasil
    ——————————————
    Obrigado:
    23 concedido(s)
    4 recebidos por 4 msgs

Citao Originalmente Enviado por climatrix Ver Mensagem
    Jedeias porque entao TODOS os fabricante isolam juntos os tubos na saida do evaporador ?

Assim que eu conseguir um tempinho aqui na empresa , vou simular as duas situaoes de instalaao

e coletar os dados de temperatura dos tubos

Olha eu aqui... querendo ensinar o Pai Nosso ao vigrio... rsrsrs...
    Mas... com todo respeito ao climatrix... e referenciando a imagem abaixo:

no me satisfaz o argumento que: SE o fabricante monta assim... isso e ponto final. TALVEZ... o fabricante tenha observado apenas a proteo dos 02 tubos de cobre na estrutura plastica da evaporadora. Deixando ao cargo das "torizadas".. rsrsrs (Magotron)... o trabalho de isolar termicamente cada tubo... separadamente, conforme imagem de advertencia abaixo:

A imagem traduz: NO FAZER CURTO-CIRCUITO DOS TUBOS! rsrsrs...

E agora Jos? Vamos fazer uma enquete... ?
    Vamos analisar a termodinamica... no esquematico acima?

tj> Continuo crendo que se passou pela valvula de expansao... o cronometro t ligado... ou seja... no pode perder nadica de nada.

Abraos e comentarios bemvindos!

tj
    "Deus, Pai misericordioso, tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna."

Membro
    Registro em
    5-1-07
    Localizao
    Rio de Janeiro
    ——————————————
    Obrigado:
    17 concedido(s)
    6 recebidos por 3 msgs

O Claudio (CJSPLIT aqui do forum) instalou meu ar esse fim de semana. O ar t uma beleza, gelando bem... Alm de ser atencioso... Recomendado!!

Membro
    Registro em
    15-2-11
    Localizao
    Praia Grande/SP
    ——————————————
    Obrigado:
    8 concedido(s)
    24 recebidos por 19 msgs

E quando desliga o congelador? Mesmo sem abri-lo? Deixe l vrios dias ento o abra.... Garanto que ter surpresas...Mas valeu.... Observe antes a palavra "podendo acumular..." Abrs.

Registro em
    28-12-10
    Localizao
    RJ
    Nome Verdadeiro
    Claudio
    ——————————————
    Obrigado:
    481 concedido(s)
    69 recebidos por 52 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) CJSPLIT
    Caixas Acsticas:
    Home theater
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma/led
    Acessrios:
    pc tunado

Trabalhando cada dia mais

Citao Originalmente Enviado por chazevedo Ver Mensagem
    O Claudio (CJSPLIT aqui do forum) instalou meu ar esse fim de semana. O ar t uma beleza, gelando bem... Alm de ser atencioso... Recomendado!!
    Obrigado pela referncia abs..

Registro em
    28-12-10
    Localizao
    RJ
    Nome Verdadeiro
    Claudio
    ——————————————
    Obrigado:
    481 concedido(s)
    69 recebidos por 52 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) CJSPLIT
    Caixas Acsticas:
    Home theater
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma/led
    Acessrios:
    pc tunado

Nao entre numa fria refresque-se no split

Citao Originalmente Enviado por FDMB Ver Mensagem
    Amigo,

a gua condensada s se forma quando o tubo gelado fica em contato com o ar mido, que fica passando e se renovando em contato com o tubo.

Se os tubos forem isolados juntos, haver sim um espao de ar entre eles, mas a pequena quantidade de ar que ficou dentro do isolamento no ser suficiente para gerar condensao, a menos que esse ar seja renovado dentro da tubulao, algo que no acontece na prtica.

Faa uma analogia com uma garrafa de gua, cerveja, refrigerante, que voc deixa dentro do congelador. Enquanto ela estiver dentro do congelador, no haver condensao do lado de fora dela, mesmo havendo ar dentro do congelador. Mas ao retirar a garrafa gelada do congelador, o que acontece quando ela entra em contato com o ar externo? Pimba!

Bactrias e fungos s se criam em ambientes onde haja contato com o ar. Num local perfeitamente isolado, no h como eles proliferarem.
    CJSPLIT

Vasco no Corao! Avatar do(a) NetoRJ
    Registro em
    16-6-08
    Localizao
    Rio de Janeiro
    ——————————————
    Obrigado:
    869 concedido(s)
    335 recebidos por 249 msgs

Discordo com relao ao isolamento dos tubos de cobre, Magotron. Aqui em casa eu mesmo fiz a instalao de um york 12000 e um samsung crystal 9000. e em ambos os manuais, o fabricante aconselha que a isolao seja separada. pelo que vejos nos relatos, a minha instalao est muito melhor que a maioria dessas credenciadas que cobram 600 reais... um absurdo.
    Galera, acho que estamos com problemas de interpretao, pois, penso o seguinte, quando falamos ISOLAMENTO JUNTO, mas esto separados?!

Ficou dificil de entender?

Explico, isolado com espuma e em separado (cada tubo) , mais o isolamento FINAL junto, como na segunda foto do esquema do post do amigo forista acima... assim que foi feito aqui e esta correto sim! De acordo com o manual de qq split, vejam na fugura abaixo, na segunda imagem, onde mostra separado por tubulao, mais em volta esta tudo junto, inclusive o dreno e o cabo PP, tudo me volta da fita branca!

http://www.htforum.com/vb/attachment...1&d=1298915114

www.opsforum.com.br Acesse e Confira!

Membro
    Registro em
    2-3-11
    Localizao
    rio de janeiro/ rj/ brasil
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    3 recebidos por 2 msgs

Pessoal, recomendo expressamente: No contratem a Climatrix para instalar seus "splits" no RJ. Busquei diversas informaes no frum e optei por essa empresa, pois o Marcello (proprietrio) se preocupa em responder diversos posts e me causou boa impresso. Fechei meu aparelho e instalao com eles no dia 01/02 com previso de instalao para 10 dias. Hoje, 01/03, meu ar condicionado ainda no foi instalado! Durante esse ms, o instalador dele "furou" as visitas pelo menos 6 vezes. Fiz mais de 50 ligaes para a CLIMATRIX, fui super paciente com todas as justificativas, mas pacincia tem limite... Alm de furarem as visitas, agora eles nem se preocupam mais em criar desculpas. Hoje o instalador deveria ter chegado s 10 hs e at agora (meia-noite), no apareceu... O Marcello nem atende mais minhas ligaes....Atravs da atendente, promete retornar e no liga...Se eu ligasse para l agora me diriam que o tcnico estaria chegando em 30 minutos, pois est preso no trnsito (devem ter um script por l!) rs.... Me resta alert-los! Climatrix: No caiam nessa!

16. 2 membros agradeceram Marcelo_Vasconcellos por esta mensagem

Membro Avatar do(a) WGPereira
    Registro em
    6-7-09
    Localizao
    Rio de Janerio/RJ/Brasil
    ——————————————
    Obrigado:
    230 concedido(s)
    564 recebidos por 476 msgs

Citao Originalmente Enviado por Marcelo_Vasconcellos Ver Mensagem
    Pessoal, recomendo expressamente: No contratem a Climatrix para instalar seus "splits" no RJ. Busquei diversas informaes no frum e optei por essa empresa, pois o Marcello (proprietrio) se preocupa em responder diversos posts e me causou boa impresso. Fechei meu aparelho e instalao com eles no dia 01/02 com previso de instalao para 10 dias. Hoje, 01/03, meu ar condicionado ainda no foi instalado! Durante esse ms, o instalador dele "furou" as visitas pelo menos 6 vezes. Fiz mais de 50 ligaes para a CLIMATRIX, fui super paciente com todas as justificativas, mas pacincia tem limite... Alm de furarem as visitas, agora eles nem se preocupam mais em criar desculpas. Hoje o instalador deveria ter chegado s 10 hs e at agora (meia-noite), no apareceu... O Marcello nem atende mais minhas ligaes....Atravs da atendente, promete retornar e no liga...Se eu ligasse para l agora me diriam que o tcnico estaria chegando em 30 minutos, pois est preso no trnsito (devem ter um script por l!) rs.... Me resta alert-los! Climatrix: No caiam nessa!
    Durante as minhas pesquisas para instalo de meu Fujtisu at cheguei a contact-los por influncias da participao deles, a qual sempre me pareceu bastante sria, aqui no frum, mas acabei fazendo a instalao do meu aparelho com o pessoal da Ambiental Climatizao de Realengo que tiveram o melhor preo das cotaes que fiz. No conhecia previamente o trabalho deles, mas no me arrependo, pois foram honestos e executaram um bom servio na minha casa; cheguei at eles por indicao de um vendedor da Frigelar durante as minhas pequisas ainda para comprar o aparelho.

Pgina 51 de 183 PrimeiraPrimeira ... 41464748495051525354555661101151 ... ltimaltima

Tpicos Semelhantes

1. SPLIT
    De fabio costa no frum Racks, Ar Condicionado e Decorao
    Respostas: 369
    ltima Msg: 11-07-2014, 09:20
  2. Condicionador Split HITACHI ou FUJITSU? Que dilema atroz
    De Progger58 no frum Racks, Ar Condicionado e Decorao
    Respostas: 10
    ltima Msg: 21-03-2014, 19:11
  3. Ar Cond. Split marca KOMECO
    De Edu-RJ no frum Racks, Ar Condicionado e Decorao
    Respostas: 11