Cirilo Cabos    Devialet  CD Shop  

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1979 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 5 de 6 PrimeiraPrimeira 123456 ÚltimaÚltima
Resultados 61 a 75 de 88

Tópico: INSTALACAO DE SPLIT HI WALL - SOLUCAO DE CUSTO!!

Membro
    Registro em
    17-7-08
    Nome Verdadeiro
    Alessandro
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    11 recebidos por 8 msgs

Muito feio!
    Ficaria uma gambiarra, já que não compensaria rasgar a parede para dar meia volta pela cozinha.

Quanto ao galão, vou comprar desses brancos. Dá pra ver o nível da água e se transbordar, vai pingar no chão da área de serviço. Não traria maiores transtornos.

Verei se os instaladores dão alguma idéia. Cobraram 350, mas com choro e a vista, ficou em R$ 300,00. O serviço é simples, a condensadora ficará quase em cima da evaporadora, sobre a laje, porém com ventilação livre.
    ----------------------------------------------------
    Feliz com a Pana 42PV80.

by Cassini Avatar do(a) Byrd
    Registro em
    22-4-05
    Nome Verdadeiro
    Byrd
    ——————————————
    Obrigado:
    13 concedido(s)
    193 recebidos por 180 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Byrd
    Fonte(s):
    Pioneer 563A
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Primare A30.1; Sansui A-80; Marantz SR5004
    Caixas Acústicas:
    Tannoy Eyris DC3; Infinity Primus P362, P162, PC250, PS212
    Cabos:
    Cabos?
    TV/Monitor/Projetor:
    Panasonic 50V20B, 42PY85
    Acessórios:
    lp115, by Knirsch

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k!
    Citação Originalmente Enviado por Lecoht Ver Mensagem
    .....Não dá para colocar tubo de dreno na parede do split até o ralo, pq tem porta no meio e o dreno não teria "queda"......
    Não visualizei muito bem o seu espaço mas, se o problema maior for a porta/queda, há umas bombinhas que recalcam 40cm ou mais, podem ser instaladas na parede; ocupam um espaço menor que uma caixa de sapatos, e ajudam a contornar certos empecilhos...

Estou com um problema para vencer um desnível menor que 10cm; acredito que a solução, para o meu caso (do contrário, teria que quebrar o piso do quarto e de um banheiro), será por aí.

Estou a aguardar os custos para aquisição e instalação dessa bombinha.
    Tanto prá fazer, e tão pouco tempo...

Membro Avatar do(a) ricardo_pedrassani
    Registro em
    21-12-04
    Nome Verdadeiro
    Ricardo Pedrassani
    ——————————————
    Obrigado:
    15 concedido(s)
    14 recebidos por 10 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) ricardo_pedrassani
    Fonte(s):
    DVD Sony DVP-NS78HP HDMI
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamaha RX-V795a
    Caixas Acústicas:
    Sublimes DIY (LT projeto do meste DIY Renato, falantes Akron by Paulo Ramos, crossOver Linkwitz-Riley 2,5KHz 8dB/oitava)
    Cabos:
    Som: digital coaxial DIY | Imagem: HDMI
    TV/Monitor/Projetor:
    TV LCD LG 20", TV Plasma Panasonic Viera 42"
    Acessórios:
    Rack DIY

Citação Originalmente Enviado por inkifire Ver Mensagem
    Com relação ao seu caso específico, penso o seguinte. O de 9000 resolveu pra você. Mas se tivesse pago um pouco mais e pego o de 12000 talvez fosse mais negócio, pois talvez o de 9k fique trabalhando sempre no limite, com o compressor sempre ligado, pra manter uma determinada temperatura, enquanto se fosse o de 12k, desligaria o compressor mais rápido, economizando energia e mais ainda, a vida útil dos aparelhos.
    Concordo com o colega quanto a metragem cúbica: o efeito da estratificação do ar fará com que o ar frio concentre-se em baixo. Problema seria somente no aquecimento, que ele concentraria-se em cima. Entretanto, quanto ao compressor, tecnicamente a fase de maior consumo do motor elétrico é na sua partida (lembremo-nos que a luz chega a ficar mais fraca quando há o arranque do motor), então fazer o compressor funcionar bem pouco várias vezes em uma hora vai gastar mais que ter um ar melhor dimensionado que funcione mais tempo, sem ligar e desligar tanto. Mas não pode ser fraco para ficar ligado o tempo todo, senão é gasto na certa...

Por fim, relembremo-nos que os ar de tipo INVERTER, até 30% mais econômicos que os splits convencionais, aqueles que tem compressor com rotação variável utiliza-se deste princípio: não ficar desligando e ligando o tempo todo. Ele varia a rotação do compressor, baixando-a ao invés de desligar. Então comprar ar "para sobrar BTUS" faz gastar tanto quanto comprar ar com "falta de BTUS". Dimensionamento é fundamental, concordamos ambos!

Concordo que 12000 btus seriam interessantes para minha área, mas no verão aqui não chega a 30º e eu nunca o ligo de dia porque trabalho em outra cidade, então o dimensionamento acredito ter sido ideal .

Membro
    Registro em
    17-7-08
    Nome Verdadeiro
    Alessandro
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    11 recebidos por 8 msgs

Citação Originalmente Enviado por Byrd Ver Mensagem
    Não visualizei muito bem o seu espaço mas, se o problema maior for a porta/queda, há umas bombinhas que recalcam 40cm ou mais, podem ser instaladas na parede; ocupam um espaço menor que uma caixa de sapatos, e ajudam a contornar certos empecilhos...

Estou com um problema para vencer um desnível menor que 10cm; acredito que a solução, para o meu caso (do contrário, teria que quebrar o piso do quarto e de um banheiro), será por aí.

Estou a aguardar os custos para aquisição e instalação dessa bombinha.
    Byrd, valeu a idéia.

Mas vou prosseguir com a instalação usando um galão mesmo.
    Estéticamente, essa bomba não me traria muitos benefícios e ainda teria a questão do ponto de energia, já que não tem tomada por perto.
    Feliz com a Pana 42PV80.

Membro
    Registro em
    17-7-08
    Nome Verdadeiro
    Alessandro
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    11 recebidos por 8 msgs

Fiz a instalação elétrica puxando fio desde a caixa de dijuntores passando pedo conduite da cozinha até o ponto de luz do quarto. De lá, furei a laje e embuti conduite de 1/2" até a parede onde ficará o disjuntor junto com a evaporadora.

O dreno, furei a parede por trás da evaporadora e ficará com o tubo externo na parede de trás do quarto, na área de serviço, onde ficará algum recipiente para depósito da água.

Os tubos entre as unidades, deu um trabalho inesperado. comprei uma ferramenta que "abre" a ponta do tubo de cobre para a conexão com as unidades (com a York, as ligação dos tubos não são soldadas). Essa ferramenta, funciona com martelo e isso não foi nada prático. Vou procurar outra ferramenta mais fácil de usar.
    Feliz com a Pana 42PV80.

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)
    903 recebidos por 768 msgs

Os tubos entre as unidades, deu um trabalho inesperado. comprei uma ferramenta que "abre" a ponta do tubo de cobre para a conexão com as unidades (com a York, as ligação dos tubos não são soldadas). Essa ferramenta, funciona com martelo e isso não foi nada prático. Vou procurar outra ferramenta mais fácil de usar.
    Olá lecoht,essa ferramenta chama-se flangeador e dentre os flangeadores que já trabalhei achei o melhor, um modelo de flangeador chamado de excentrico. Existem marcas bem caras(alemãs e americanas) ,e as made em china bem mais em conta.Vc compra essa ferramenta em lojas que comercializam componentes para refrigeração .Não sei se na sua cidade vc encontra ,mas existem uma empresas em brasilia ou em goiania/go que tem esses produtos a um preço muito bom.
    Editado por jairo bertoni, 18-09-2008 às 18:35. Motivo: correção

Membro
    Registro em
    17-7-08
    Nome Verdadeiro
    Alessandro
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    11 recebidos por 8 msgs

Jairo, na minha cidade mesmo, como em qq cidade em volta de Brasília, é difícil achar algo mais específico.
    Como Trabalho lá, em Bsb (24km de Sobradinho), passei numas lojas de ferramentas e comprei tanto o flangeador como o cortador de tubos. Peguei dos baratos mesmo, visto que usarei dessa vez e talvez em outro aparelho que comprarei no final do ano. O flangeador precisou de aparar com lima, umas rebabas que atrapalhavam o funcionamento. Típicos de coisas xing-ling. hehehe.

Ontem quase aprontei a instalação da unidade interna, dei acabamento ao conduíte embutido na laje, fixei os tubos e cabo que ligam as unidades, liguei a rede elétrica na unidade intena e o cabo que vem da condensadora. Faltou só conectar os tubos e dar acabamentos para ocultar as ligações.

A unidade externa está no lugar mas apenas instalei os pés (anti-vibração). O cabo e tubos estão próximos, mas ficaram pra ser trabalhados hoje.
    Feliz com a Pana 42PV80.

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Ok Lecoht

Temos um novo instalador e consultor em AC aqui no forum

Uma curiosidade : Qual a marca , modelo e capacidade de seu split? É para sua ht? Desculpe novamente a curiosidade ,um abraço jairo

Membro
    Registro em
    17-7-08
    Nome Verdadeiro
    Alessandro
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    11 recebidos por 8 msgs

Jairo tô longe de ser um consultor. hehehe
    No máximo, dar algumas dicas pra quem quiser encarar o serviço. Mas não pretendo iludir ninguém, pra quem não é do ramo, é trabalhoso pra k7!

Será para o meu quarto, que tem as telhas de amianto a 80 cm da laje e acumula calor nesta época do ano, para fazer-nos transpirar até tarde da madrugada.

Comprei um York, 9k BTUs.
    Feliz com a Pana 42PV80.

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Jairo tô longe de ser um consultor. hehehe
    No máximo, dar algumas dicas pra quem quiser encarar o serviço. Mas não pretendo iludir ninguém, pra quem não é do ramo, é trabalhoso pra k7!

Será para o meu quarto, que tem as telhas de amianto a 80 cm da laje e acumula calor nesta época do ano, para fazer-nos transpirar até tarde da madrugada.

Comprei um York, 9k BTUs.
    ok lecoht blz um abraço boa sorte saúde e paz ,jairo

Membro
    Registro em
    1-8-08
    ——————————————
    Obrigado:
    1 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Condensadora: no forro ou na fachada?

Pessoal, estou de volta! Graças ao bom Deus consegui fechar a compra do imóvel, que ainda está em construção. Sendo assim, tenho a oportunidade de planejar melhor a instalação do ar-condicionado que já citei aqui, neste tópico.
    Bom, optei por pesquisar bastante e pegar boas referências para um técnico independente, pois o preço cobrado pela autorizada aqui em Macaé está absurdo (600~800). O técnico que encontrei cobrou R$ 400,00 (parede a parede, sem tubulação).

Aí que entra minha grande dúvida: a casa é duplex, e o aparelho será instalado no quarto, no andar de cima. Se for fazer a instalação parede a parede, o condensador ficará do lado de fora, estragando o visual da frente da casa. Além disso, precisarei alugar andaimes, o que vai encarecer a instalação.

Desde o início a minha idéia era a de colocar a condensadora no forro, perto da caixa d'água, entre a laje e o telhado. ficaria escondido, não chamaria a atenção e minha fachada ficaria "limpa".

Porém, o técnico me convenceu de que isso reduziria a eficiência do ar condicionado, pois lá não teria espaço suficiente para o ar quente sair. Pois, conversando com outras pessoas, a maioria delas me disse que não tem problema e que muita gente já fez assim. O próprio eletricista da obra me disse que já fez muita instalação elétrica para ar-condicionado colocado no forro e que nunca viu ninguém reclamar.

Pois é, agora estou na dúvida. No forro ou na fachada? Gostaria de poder contar com a experiência dos colegas do forum pra me ajudar, pois a instalação será feita neste final de semana e preciso decidir.

Willer

Membro Avatar do(a) FDMB
    Registro em
    29-6-07
    Nome Verdadeiro
    Delano
    ——————————————
    Obrigado:
    64 concedido(s)
    425 recebidos por 357 msgs

Citação Originalmente Enviado por willergoulart Ver Mensagem
    Pessoal, estou de volta! Graças ao bom Deus consegui fechar a compra do imóvel, que ainda está em construção. Sendo assim, tenho a oportunidade de planejar melhor a instalação do ar-condicionado que já citei aqui, neste tópico.
    Bom, optei por pesquisar bastante e pegar boas referências para um técnico independente, pois o preço cobrado pela autorizada aqui em Macaé está absurdo (600~800). O técnico que encontrei cobrou R$ 400,00 (parede a parede, sem tubulação).

Aí que entra minha grande dúvida: a casa é duplex, e o aparelho será instalado no quarto, no andar de cima. Se for fazer a instalação parede a parede, o condensador ficará do lado de fora, estragando o visual da frente da casa. Além disso, precisarei alugar andaimes, o que vai encarecer a instalação.

Desde o início a minha idéia era a de colocar a condensadora no forro, perto da caixa d'água, entre a laje e o telhado. ficaria escondido, não chamaria a atenção e minha fachada ficaria "limpa".

Porém, o técnico me convenceu de que isso reduziria a eficiência do ar condicionado, pois lá não teria espaço suficiente para o ar quente sair. Pois, conversando com outras pessoas, a maioria delas me disse que não tem problema e que muita gente já fez assim. O próprio eletricista da obra me disse que já fez muita instalação elétrica para ar-condicionado colocado no forro e que nunca viu ninguém reclamar.

Pois é, agora estou na dúvida. No forro ou na fachada? Gostaria de poder contar com a experiência dos colegas do forum pra me ajudar, pois a instalação será feita neste final de semana e preciso decidir.

Willer

Isso vai depender da maneira que você vai utilizar seu condicionador e das condições do seu forro (seria um sótão?).

Se as temperaturas dentro do seu forro forem muito altas, de fato isso poderá prejudicar o desempenho do condensador (unidade externa), já que a troca de calor nessa unidade ficaria prejudicada, podendo causar desbalanceamento em todo o sistema e reduzindo bastante a vida útil do seu aparelho.

Se a ventilação no forro for satisfatória e as temperaturas não atingirem níveis muito elevados, não haveria problema em colocar o condensador no forro, desde que tome os devidos cuidados para haver circulação de ar em torno do aparelho (o manual explica isso).

Se raramente você utilizar o condicionador durante o dia (mais quente) também seria vantajoso utilizar no forro, uma vez que à noite as temperaturas costumam ser mais amenas.

Se seu forro é estanque (sem saídas para ventilação), também seria complicado instalar o condensador nele, a menos que ele seja muito amplo.

Como seu imóvel ainda está em construção, talvez seja possível você fazer aberturas laterais para ventilação do seu forro (desde que a arquitetura permita, claro). Isso facilitaria a instalação do condensador no forro.

Como não sei exatamente as condições de seu forro, aconselho você a se informar com outros técnicos locais sobre essa possibilidade.

Vascão no Coração! Avatar do(a) NetoRJ
    Registro em
    16-6-08
    ——————————————
    Obrigado:
    869 concedido(s)
    335 recebidos por 249 msgs

Complementando as dicas do amigo FDMB, eu estou instalando "apenas" 5 unidades de split deste jeito que vc quer fazer!

Algumas dicas

Use manta térmica no telhado, telhas de concreto são MUITO MELHORES do que a telhas de barro, além de reterem menos calor, se puder aumente bem o pé direito do telhado (alltura do vão central, o meu tem mais de 3mt, e as laterais tem mais de 80cm)

Fiz 3 vãos para ventilação do sotão, medindo 60x60 cm, usarei uma tela para evitar entrada de passaros/bichos, colocarei uma moldura em aluminio branco, ficara bonito e discreto, ja que ficara na lateral da casa e bem no alto, pouco visivel!

Da uma olhada em http://www.htforum.com/vb/showthread...=1#post1228734 , que vc vai ver meus esboços de como esta sendo feito a instalação do meu, o JAIRO que é profissional da área tb tem ótimas dicas!

www.opsforum.com.br Acesse e Confira!

Membro Avatar do(a) FDMB
    Registro em
    29-6-07
    Nome Verdadeiro
    Delano
    ——————————————
    Obrigado:
    64 concedido(s)
    425 recebidos por 357 msgs

É por aí, Neto! Nada como planejar...

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por FDMB Ver Mensagem
    É por aí, Neto! Nada como planejar...
    Olá delano!!! Esse assunto sobre split´s em sotãos,lajes etc, é polemico e cada caso é um caso.

Como disse em outros post´s ,os manuais não aconselham de maneira nenhuma serem instalados em lugares fechados ,mas se vc tiver bom senso e um tecnico que conheça ,ou seja do ramo,funciona ,sem problemas .

Alguns puristas dentre os quais coloco a minha humilde pessoa,não aceitam nem discussão ,mas já sou um purista calejado, portanto é vc analisando todas as vertentes ,prós e contras ,chega a um denominador comum.

Existem instalações que vc não faz, eu não faço ,mesmo correndo o risco de perder o serviço.

Isso já ocorreu poucas vezes,nas outras que eu peitei ou resisti a propostas e palpites de pessoas que acham que entendem ou acham que podem interferir por que estão pagando uma instalação ,sejam eles clientes,tecnicos ou os palpiteiros de plantão.

Sempre procurei trabalhar com etica ,profissionalismo e estar sempre qualificado,e tambem tudo que o bom senso nos diz pra fazer,e isso tudo quase sempre estão nos manuais.

Temos que ter o famoso tempero.Coisa que os manuais não tem .Eles nos ensinam a ter , a alcançar a excelência ,mas tempero só no dia a dia ,na experiencia ,vivencia,conhecimento,qualificação,informação,pon deração,acho que é por aí.

Um abraço jairo

Página 5 de 6 PrimeiraPrimeira 123456 ÚltimaÚltima

Regras de Postagem