CD Shop  
  Cirilo Cabos    Devialet

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 1524 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
Resultados 1 a 15 de 22

Tópico: Disjuntores, DRs e DDRs, você saber como usar?

Ouço música, prog é a base! Avatar do(a) navemae
    Registro em
    29-8-04
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Disjuntores, DRs e DDRs, você saber como usar?

Considerando que muitos de nós por vezes se aventura a "mexer" na instalação elétrica por conta própria proponho um curso sobre disjuntores e suas principais características tais como curva de disparo B ou C, amperagem, instalação,etc.
    O curso é ministrado pelo sistema e-learning (online) diretamente no site da GE, após a inscrição o curso fica disponível para o usuário registrado por 30 dias. Ele é dividido em 7 etapas todas com verificação de conteúdo e certificado.

http://e-learning.geindustrial.com.br/home.asp

Bom curso aos que se aventurarem.
    "Viva cada dia como se fosse o último, pois um dia será"

siervo del Dios Altísimo Avatar do(a) mario fernandes
    Registro em
    20-1-03
    Nome Verdadeiro
    Mario Fernandes
    ——————————————
    Obrigado:
    477 concedido(s)
    229 recebidos por 204 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) mario fernandes
    Fonte(s):
    BD player Denon 3800BDCI / TD Music Hall MMF 2.2 (MMF 9.1 - a caminho)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Power Classé CA-2200 + Integrado Valvulado Yaqin MC100B + RSP1068 + RMB1075 + Preamplificador *made by Nabuco* + Pré-Phono valvulado *made by Ricardo Pereira*
    Caixas Acústicas:
    frontais speakers Bündchen + central speaker Bündchen + surrounds baby Bündchen + surrounds back baby Bündchen + sub SVS PC-Ultra
    Cabos:
    Digiflat + Hyperflat + Sthaca (made by Thalles) + HDMI DisCabos Ethernet 1.4 Avis + Kimber 8TC frontais e CC + cabos força Kimber
    TV/Monitor/Projetor:
    MMH = Panasonic PT-AE4000U + tela fixa AVA de 110''. Sala de TV = Sony Bravia 52W410
    Acessórios:
    DAC valvulado Music Hall 25.3 / condicionador de energia Haley da Running Springs Audio / Autotransformador Knirsch / nobreak senoidal 3 KVA

Vivendo e aprendendo...!!!

¨...Si se mantienen fieles a mis enseñanzas, serán realmente mis discípulos; y conocerán la verdad, y la verdad los hará libres.¨ Jn 8.31-32

Iesus Xristos Theos Uios Sopter

Marcos Frota
    Registro em
    22-10-04
    Nome Verdadeiro
    Marcos Frota
    ——————————————
    Obrigado:
    416 concedido(s)
    45 recebidos por 41 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) mfrota
    Fonte(s):
    OPPO 95, DAC Marantz NA-11S1, Apple TV, MacBook Air i7/8GB/SSD, Mac Mini i7/16GB/SSD e HTPC.
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    mch: Yamaha Aventage RX-A3020. 2ch: Marantz PM-11S3 (x2) em monobloco
    Caixas Acústicas:
    Frontais: Torres Beta-50 Infinity. Central: Beta C-360 Infinity. Surround: Paradigm Serie Reference Studio ADP 590 v.5. Surround Back: Par de Beta ES-250 Infinity. Sub: CSW-10 Infinity.
    Cabos:
    Frontais e Central: Diamond Cable (bi-cabeado). Sub: AR Performance Series AP053. XLR (OPPO/NA-11S1): Heimdall-2.
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma PANASSONIC TC-P42S10B
    Acessórios:
    Ac Organizer HT-3500, Filtro de Linha AR-10S. Filtro de Linha AR-10V. Trafo ISOBOX 2500 Modelo HTForum.

Boa dica, essa.

Valeu pela dica... Estarei iniciando meu curso dia 14.Nov, pois ateh lah, nao terei tempo.

Boa dica, essa.

Abracos.
    Marcos.

Registro em
    29-8-04
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Bem lembrado Marcos!
    Esqueci de dizer que cada etapa não leva mais que duas ou três horas ou até menos que isso. Vai depender do conhecimento prévio de cada um sobre o assunto.

Marcos Frota
    Registro em
    22-10-04
    Nome Verdadeiro
    Marcos Frota
    ——————————————
    Obrigado:
    416 concedido(s)
    45 recebidos por 41 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) mfrota
    Fonte(s):
    OPPO 95, DAC Marantz NA-11S1, Apple TV, MacBook Air i7/8GB/SSD, Mac Mini i7/16GB/SSD e HTPC.
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Frontais: Torres Beta-50 Infinity. Central: Beta C-360 Infinity. Surround: Paradigm Serie Reference Studio ADP 590 v.5. Surround Back: Par de Beta ES-250 Infinity. Sub: CSW-10 Infinity.
    Cabos:
    Frontais e Central: Diamond Cable (bi-cabeado). Sub: AR Performance Series AP053. XLR (OPPO/NA-11S1): Heimdall-2.
    TV/Monitor/Projetor:
    Acessórios:
    Ac Organizer HT-3500, Filtro de Linha AR-10S. Filtro de Linha AR-10V. Trafo ISOBOX 2500 Modelo HTForum.

Re-ativando esse topico por ser interessante.

Abracos.
    Marcos.

Registro em
    29-8-04
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Obrigado Marcos

Espero que mais e mais colegas possam fazer este curso online gratuito

Jair

Marcos Frota
    Registro em
    22-10-04
    Nome Verdadeiro
    Marcos Frota
    ——————————————
    Obrigado:
    416 concedido(s)
    45 recebidos por 41 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) mfrota
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Acessórios:

Senhores...

Em 2 dias dias jah fiz 3 cursos. Nao devo ter demorado mais de 2 horas nos 3 cursos. Sao bem feitos e preenche muitas lacunas das nossas duvidas do dia-a-dia.

Abracos.
    Marcos.

Marcos Frota
    Registro em
    22-10-04
    Nome Verdadeiro
    Marcos Frota
    ——————————————
    Obrigado:
    416 concedido(s)
    45 recebidos por 41 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) mfrota
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Acessórios:

Re-ativar e re-aparecer... :c)

Senhores...

Faz bastante tempo que nao apareco. E to aproveitando para re-ativar esse topico por ser interessante.

Abracos.
    Marcos.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    308 recebidos por 159 msgs

Interruptores e Disjuntores DR englobando toda classe de dispositivos DR, tão mal compreendidos ainda em nosso pais e tão pouco difundido, e olha que é obrigatório, mas quase ninguém põe em sua casa e o principal culpado é a falta de formação e atualização do profissional eletricista que em nosso país é complicado chamar muita gente desse ramo de "profissional".

O papel do eletricista, por esse ser a pessoa que está em contato mais próximo com o cliente final, é o de informar sobre a existência desse dispositivo. Se o cliente disser que não quer instalar pq é "caro", eu na minha opinião a responsabilidade deve ser passada ao cliente, obrigando-o a assinar um termo de responsabilidade. Na prática isso é dificil e ninguém quer perder um serviço por se negar a fazer uma instalação sem DR. Na teoria é fácil dizer as coisas, mas na prática o bicho pega.

Muitos eletricistas que não compreendem profundamente o funcionamento desse dispositivo alega que ele dá problema demais, fica desarmando, obrigando-o a voltar no local. Eu afirmo com toda certeza que uma instalação feita nos conformes não vai provocar desarmes do DR, no máximo um equipamento mal comportado, mas aí o problema é do equipamento com fuga e não da instalação ou do DR, que está cumprindo bem o seu papel. Um equipamento com fuga de energia hoje pode ser a morte de alguém amanhã.

Membro Avatar do(a) reverendo
    Registro em
    30-6-08
    Nome Verdadeiro
    André R. S. Gonçalves
    ——————————————
    Obrigado:
    331 concedido(s)
    301 recebidos por 217 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) reverendo
    Fonte(s):
    Resolution Audio Cantata; SB Touch c/ fonte Welborne; Oppo BD-103D
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Gryphon Diablo
    Caixas Acústicas:
    Evolution Acoustics MMMicroOne
    Cabos:
    Caixa: Douglas Cables 'Hair Angel'; IC: Douglas Cables 'Hair Angel' (XLR); Digital: Light Harmonic Lightspeed (single); DC 'Hair Angel'; Força: Douglas Cables 'Mirage' (2x); ASI 'Liveline' (Oyaide 004/079); Douglas Cable 'Silver Purple' (2x)
    TV/Monitor/Projetor:
    Panasonic TC-P55UT50
    Acessórios:
    Furutech GTX-D (Gold); MIT Z Duplex Super; Régua Bayin G&W 606; Logitech Harmony One; Hi-Fi Tuning Supreme (Cantata)

Citação Originalmente Enviado por _rau_ Ver Mensagem
    Interruptores e Disjuntores DR englobando toda classe de dispositivos DR, tão mal compreendidos ainda em nosso pais e tão pouco difundido, e olha que é obrigatório, mas quase ninguém põe em sua casa e o principal culpado é a falta de formação e atualização do profissional eletricista que em nosso país é complicado chamar muita gente desse ramo de "profissional".

O papel do eletricista, por esse ser a pessoa que está em contato mais próximo com o cliente final, é o de informar sobre a existência desse dispositivo. Se o cliente disser que não quer instalar pq é "caro", eu na minha opinião a responsabilidade deve ser passada ao cliente, obrigando-o a assinar um termo de responsabilidade. Na prática isso é dificil e ninguém quer perder um serviço por se negar a fazer uma instalação sem DR. Na teoria é fácil dizer as coisas, mas na prática o bicho pega.

Muitos eletricistas que não compreendem profundamente o funcionamento desse dispositivo alega que ele dá problema demais, fica desarmando, obrigando-o a voltar no local. Eu afirmo com toda certeza que uma instalação feita nos conformes não vai provocar desarmes do DR, no máximo um equipamento mal comportado, mas aí o problema é do equipamento com fuga e não da instalação ou do DR, que está cumprindo bem o seu papel. Um equipamento com fuga de energia hoje pode ser a morte de alguém amanhã.
    _rau_
    você poderia falar um pouco mais sobre DR, por gentileza. Sou leigo completo e irei me mudar para um apartamento com este dispositivo. Tenho intenção de fazer uma linha dedicada para o áudio, mas não faço idéia se o fato de existir o DR já deixa a minha energia mais limpa. Como que faria para fazer uma linha dedicada? Será que vale a pena fazê-la neste caso?
    Agradeço desde já pela sua ajuda
    forte abraço
    André

Membro
    Registro em
    26-2-08
    Nome Verdadeiro
    Paulo
    ——————————————
    Obrigado:
    1 concedido(s)
    21 recebidos por 10 msgs

ISe o cliente disser que não quer instalar pq é "caro", eu na minha opinião a responsabilidade deve ser passada ao cliente, obrigando-o a assinar um termo de responsabilidade. Na prática isso é dificil e ninguém quer perder um serviço por se negar a fazer uma instalação sem DR. Na teoria é fácil dizer as coisas, mas na prática o bicho pega.
    rAu, vc disse tudo, sempre enfrento este problema quando vou fazer alguma revisão ou instalação, e esta questão de assinar um termo de responsabilidade e bem complicado mesmo, eu só faço tudo seguindo a norma é sempre tenho problema com proprietários que sempre querem economizar em tudo, falar em DR é sempre uma luta, sempre consegui o termo de responsabilidade, mas sempre evito fazer serviços que terei que pedir um termo de responsabilidade.

Abraço

Membro Avatar do(a) Cerqueira
    Registro em
    27-9-05
    Nome Verdadeiro
    Carlos Cerqueira
    ——————————————
    Obrigado:
    10 concedido(s)
    5 recebidos por 5 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Cerqueira
    Fonte(s):
    Denon 1940CI
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Denon 1507
    Caixas Acústicas:
    Mirage 1090i e Nanosat 5.1
    Cabos:
    Analógicos AR e HDMI Absolute Acoustics
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana 42" LD70 e LG 32" Scarlet II

Seria errado instalar um único dispositivo DR na entrada do quadro de distribuição pra "cobrir" todo o imóvel? Na minha casa chegam duas fases de 115v e um neutro. Penso em instalar um dispositivo tetrapolar DR de sensibilidade de 30mA pra corrente de 63A (meu disjuntor geral é um bipolar de 63A). As duas fases e o neutro seriam ligados neste dispositivo DR. As duas fases sairiam deste dispositivo e dariam entrada no disjuntor "geral" de 63A que existe hoje. O neutro iria para a "régua de neutro" que existe hoje, de onde já "saem" os neutros dos circuitos de 115v. Ainda há 5 circuitos de 220v em casa (duas fases + terra).

Fiz uma reforma elétrica recente, mas não fui orientado a utilizar dispositivo DR.

Obrigado.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por reverendo Ver Mensagem
    _rau_
    você poderia falar um pouco mais sobre DR, por gentileza. Sou leigo completo e irei me mudar para um apartamento com este dispositivo. Tenho intenção de fazer uma linha dedicada para o áudio, mas não faço idéia se o fato de existir o DR já deixa a minha energia mais limpa. Como que faria para fazer uma linha dedicada? Será que vale a pena fazê-la neste caso?
    Agradeço desde já pela sua ajuda
    forte abraço
    André
    Eu sou uma das pessoas que não acredita que DR interfira na qualidade sonora, mas há quem ache que sim, pra mim é pura ilusão. Enfim, para fazer um circuito dedicado sem passar pelo DR, tem que se ter em mente que ambos Fase e Neutro que vão alimentar esse circuito, precisam ser derivados antes de passar pelo DR. No caso de puxar só uma "perna" e deixar outra passando pelo DR, vai dar problema de desarme.

Citação Originalmente Enviado por Cerqueira Ver Mensagem
    Seria errado instalar um único dispositivo DR na entrada do quadro de distribuição pra "cobrir" todo o imóvel? Na minha casa chegam duas fases de 115v e um neutro. Penso em instalar um dispositivo tetrapolar DR de sensibilidade de 30mA pra corrente de 63A (meu disjuntor geral é um bipolar de 63A). As duas fases e o neutro seriam ligados neste dispositivo DR. As duas fases sairiam deste dispositivo e dariam entrada no disjuntor "geral" de 63A que existe hoje. O neutro iria para a "régua de neutro" que existe hoje, de onde já "saem" os neutros dos circuitos de 115v. Ainda há 5 circuitos de 220v em casa (duas fases + terra).

Fiz uma reforma elétrica recente, mas não fui orientado a utilizar dispositivo DR.

Obrigado.
    O disjuntor geral pode ficar antes ou depois do DR, desde que ele limite a corrente no limite que o DR suporta. Um DR pra tudo não é errado, só tem que ficar atento que todas correntes de fuga naturais da instalação e equipamentos vão se somar num único DR, que em alguns casos pode faze-lo ficar desarmando. Chuveiros elétricos são os maiores vilões de fuga de corrente. Computadores, estabilizadores e nobreaks e filtros de linha costuamam apresentar pequenas fugas em torno de 0,5 à 3.5mA, aí se tiver muitos equipamentos que apresentam fuga à terra, o DR poderá desarmar. Algumas descargas atmosféricas também pode induzir disparos indesejáveis do DR, pra isso se deve usar DPS's antes do DR que são protetores contra picos de tensão.

14. 1 membro agradeceu _rau_ por esta mensagem

Membro Avatar do(a) Cerqueira
    Registro em
    27-9-05
    Nome Verdadeiro
    Carlos Cerqueira
    ——————————————
    Obrigado:
    10 concedido(s)
    5 recebidos por 5 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Cerqueira
    Fonte(s):
    Denon 1940CI
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Denon 1507
    Caixas Acústicas:
    Mirage 1090i e Nanosat 5.1
    Cabos:
    Analógicos AR e HDMI Absolute Acoustics
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana 42" LD70 e LG 32" Scarlet II

Eu sou uma das pessoas que não acredita que DR interfira na qualidade sonora, mas há quem ache que sim, pra mim é pura ilusão. Enfim, para fazer um circuito dedicado sem passar pelo DR, tem que se ter em mente que ambos Fase e Neutro que vão alimentar esse circuito, precisam ser derivados antes de passar pelo DR. No caso de puxar só uma "perna" e deixar outra passando pelo DR, vai dar problema de desarme.

O disjuntor geral pode ficar antes ou depois do DR, desde que ele limite a corrente no limite que o DR suporta. Um DR pra tudo não é errado, só tem que ficar atento que todas correntes de fuga naturais da instalação e equipamentos vão se somar num único DR, que em alguns casos pode faze-lo ficar desarmando. Chuveiros elétricos são os maiores vilões de fuga de corrente. Computadores, estabilizadores e nobreaks e filtros de linha costuamam apresentar pequenas fugas em torno de 0,5 à 3.5mA, aí se tiver muitos equipamentos que apresentam fuga à terra, o DR poderá desarmar. Algumas descargas atmosféricas também pode induzir disparos indesejáveis do DR, pra isso se deve usar DPS's antes do DR que são protetores contra picos de tensão.
    Agradeço imensamente a boa vontade em esclarecer estas questões. Gostaria de abusar mais um pouquinho desta sua boa vontade colocando apenas uma coisinha em discussão: o fato do disjuntor geral vir após o DR, em tese não apresentaria risco ao DR, concorda? Neste caso, se a corrente ultrapassar o nível seguro definido pelo disjuntor, ele "abrirá" e cortará a corrente que passaria também pelo DR, ainda que este DR esteja localizado antes dele, não é mesmo? Mesmo assim ainda existe algum risco que eu não estou lembrando aqui? Estou considerando a possibilidade de colocar o DR antes do disjuntor por uma questão de distribuição física dos dispositivos, já que no meu quadro elétrico eu teria muito mais facilidade pra "isolar" um DR na entrada e manter o restante como está atualmente. Isto deve-se ao fato de um DR tetrapolar ocupar 4 blocos no quadro e eu teria que reorganizar o quadro inteiro para acomodá-lo após o disjuntor geral, se assim for a decisão. Mas se ele puder ficar antes, a solução é mais simples.

Mais uma vez agradeço a paciência.
    Cerqueira.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Ele ficando antes ou depois, a corrente que passará por ele estará limitada do mesmo jeito em 63A aqui no caso. E se houver uma curto-circuito, da mesma forma o disjuntor vai desligar, antes ou depois do DR. Claro que se o disjuntor tiver após o DR, se ele desligar por qualquer razão, o DR continuará recebendo energia, mas agora sem corrente trafegando.

Só aconselho que se for por DPS, que o disjuntor fique antes dos DPS's e antes do DR.

17. 1 membro agradeceu _rau_ por esta mensagem

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Postagem