Cirilo Cabos  Devialet  
  CD Shop  

NOTICE Aviso: Este um tpico antigo, a ltima resposta foi postada h 2845 dias. Por favor leve em considerao a data das informaes presentes no tpico antes de responder.
Resultados 1 a 14 de 14

Tpico: Mudana de tenso 110 V para 220 V

Membro Avatar do(a) Nadilson Costa
    Registro em
    29-8-03
    Localizao
    Contagem - MG
    Nome Verdadeiro
    Nadilson Costa
    ——————————————
    Obrigado:
    352 concedido(s)
    289 recebidos por 219 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Nadilson Costa
    Fonte(s):
    Sony NS-315 / NS-350 / Samsung 1080P / BD Samsung C5500
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Sony DE-485 / Denon 1910
    Caixas Acsticas:
    Aegis EVO I / Primus C25 / Primus 140 / Sub JBL Venue 10"
    Cabos:
    Cabos Ecosse 2.2 e Coaxial DIY
    TV/Monitor/Projetor:
    Sony Trinitron 29 / New Plasma LG 42
    Acessrios:
    Conversor HDTV Aiko

Mudana de tenso 110 V para 220 V

Pessoal,

Como estou de mudana para MG onde a tenso de 110 V, conversando com algumas pessoas ouvi que possvel alterar a tenso do apartamento para 220 V - meu bol$o ficou alegre .... transformadores para lavadora de roupas, refrigerador, microondas, todas as tralhas ops digo os equipamentos da patroa deviam somar uma boa grana...
    Liguei para a Cemig e a resposta foi positiva, mas o responsvel pelas instalaes eltricas do prdio falou que no possvel fazer a alterao por causa das caractersticas do projeto

O apertamento tem apenas 60 dias de concludo e peo encarecidamente aos universitrios uma ajuda neste assunto...

Algum j passou pelo mesmo problema e encontrou uma soluo segura?

Quem puder ajudar fico grato

Abraos

Membro Avatar do(a) marcelo.gc
    Registro em
    25-2-04
    Localizao
    NATAL/RN/BRASIL
    ——————————————
    Obrigado:
    13 concedido(s)
    21 recebidos por 16 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) marcelo.gc
    Fonte(s):
    philips cdr570; video k7 sony; pickup gemini xl-500 II; md sony mds50; tape pioneer 604rs.
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    yamaha rx-v800; Model 266
    Caixas Acsticas:
    frontais diy; central surround philips fb 731.
    Cabos:
    DIY-XING-LING
    TV/Monitor/Projetor:
    INFOCUS X1; samsung 753v CRT

Cara acho que vc ter que trocar o neutro por outra fase. atualmente vc tem em suas tomadas 01 Fase e 01 Neutro, portanto vai ter que fircar: 01 fase + 01 Fase.

Ouo msica, prog a base! Avatar do(a) navemae
    Registro em
    29-8-04
    Localizao
    SAMPA
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

A soluo mais segura contratar um eletrecista! ...

Um idia da situao:

Vamos imaginar que sejam duas fases + Neutro e para facilitar o entendimento vamos chamar de fase A e fase B + Neutro.

Veja o exemplo:
    Na ponta da tomada em 110v voc tem 1 polo positivo (fase A) e um "negativo" que o neutro.
    Numa tomada 220v voc dever ter 2 fases (A + B) alimentando a mesma tomada.

Alguns problemas a serem resolvidos:

1- Lava-roupa,secadora de roupas, lava-loua,microondas,forno-eltrico, torneira eltrica entre outros necessitam de tomada+disjuntor exclusivo. Quero dizer um ramal para cada equipamento. Para saber se isto j existe basta ligar e desligar dos disjuntores no quadro de distribuio e ir verificando tomada por tomada.

2- Saber se o quadro de distribuio suporta um aumento do nmero de disjuntores ou mesmo se ser nescessrio substituir o atual.

3- Saber se a fiao que j se encontra instalada compatvel com a potncia destes equipamentos. Explico: em tomadas comuns normalmente so usados fios ou cabos de 2,5mm mas para estes equipamentos o recomendado 4mm.

4- Substituir os fios caso sejam inferiores a 4mm (todos trazem a indicao).
    Um detalhe muito importante: passar o fio pelo conduite no tarefa fcil

Se resolver fazer por conta leia este tpico antes de iniciar os trabalhos

Sinceramente penso que se voc no domina os conhecimentos bsicos de eltrica no dever "mexer" na instalao Consulte um eletrecista e boa sorte.
    "Viva cada dia como se fosse o ltimo, pois um dia ser"

Membro Avatar do(a) Nadilson Costa
    Registro em
    29-8-03
    Localizao
    Contagem - MG
    Nome Verdadeiro
    Nadilson Costa
    ——————————————
    Obrigado:
    352 concedido(s)
    289 recebidos por 219 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Nadilson Costa
    Fonte(s):
    Sony NS-315 / NS-350 / Samsung 1080P / BD Samsung C5500
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Sony DE-485 / Denon 1910
    Caixas Acsticas:
    Aegis EVO I / Primus C25 / Primus 140 / Sub JBL Venue 10"
    Cabos:
    Cabos Ecosse 2.2 e Coaxial DIY
    TV/Monitor/Projetor:
    Sony Trinitron 29 / New Plasma LG 42
    Acessrios:
    Conversor HDTV Aiko

Navemae,

Este trabalho vai ser feito em conjunto (Eletricista e Cia. Eltrica), o que me deixou confuso que a Cia. Eltrica afirma que pode ser feito e o responsvel pela instalao eltrica do prdio fala que no

Quanto a mexer com eltrica bsica, j fao isso a bastante tempo... mas o problema esse... tempo.

Talvez o cidado ache que nada seria trocado (disjuntores, fios, etc) da instalao original, da a negativa dele.

Obrigado pela dica, antes de postar j tinha ido ao site e o manual muito bom.

Registro em
    29-8-04
    Localizao
    SAMPA
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Citao Originalmente Enviado por Nadilson Ver Mensagem
    Talvez o cidado ache que nada seria trocado (disjuntores, fios, etc) da instalao original, da a negativa dele.
    Pode ser l no meu ap. (quando comprei) os cabras falaram que no dava pra melhorar a a distribuio por questes estruturais e compatibilidade dos condutes. Havia apenas 6 disjuntores para a casa toda, sendo 2 duplos para chuveiro e torneira eltrica.
    Com o passar do tempo e muitos problemas de incompatibilidade das cargas resolvi dar um jeito por conta prrpia. Encontrei uma p de irregularidades todas devidamente apontadas construtora para posterior ressarcimento.
    Hoje no quadro de distribuio so 22 disjuntores + 2 pra-raios eletrnico e espao para dispositivo DR num futuro no to distante.

verdade! sempre esqueo o fator tempo, complicador de 1. at para ouvir nossos cd's preferidos.

Um abrao.

Membro Avatar do(a) alexdmarco
    Registro em
    14-1-06
    Localizao
    Florianpolis/SC/Brasil
    Nome Verdadeiro
    Alexandre De Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Meu Sistema
    Sistema do(a) alexdmarco
    Fonte(s):
    Blu-Ray Sony 360
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Harman Kardon 645
    Caixas Acsticas:
    Frontais (Bookshelfs) e Central B&W
    Cabos:
    Van den Hull e Monster
    TV/Monitor/Projetor:
    LCD Sony 52"

Um disjuntor, ou como dito um ramal dedicado para cada tomada de um equipamento domestico ja é exagero NMHO...

Basta calcular o consumo de todos os equipamentos ver a corrente e comprar um dijuntor de boa qualidade (isto faz diferenca), que aliado a uns condutores de no minimo 2,5mm2, ja esta para la de bom.

Abraços

Registro em
    29-8-04
    Localizao
    SAMPA
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Não é exagero não é norma técnica NBR 5410

Para mim além disso é questão de comodidade, se der problema desligo somente o disjuntor específico.
    Já enfrentei aborrecimentos por conta do "tudo" junto, deu problema na tomada da lava-louça e para resolver tive também de parar o forno elétrico e a máquina de lavar roupas; já tive de fazer manutenção numa tomada da sala e para isso também desliguei a luz. Isso não acontece mais

Musica de Qualidade Avatar do(a) arielcs
    Registro em
    19-7-04
    Localizao
    Santos - Costa da Mata Atlantica
    Nome Verdadeiro
    Ariel
    ——————————————
    Obrigado:
    489 concedido(s)
    821 recebidos por 673 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) arielcs
    Fonte(s):
    CD Player Rega APOLLO - Notebook
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Pr Creek OBH22 - Power Bryston 3B- Vdac
    Caixas Acsticas:
    Dynaudio 52SE
    Cabos:
    Refference Digitais - Arataca - Ecosse 4.4
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma 42Full - LCD 26
    Acessrios:
    Racks Airon - Transformador 2000W e Regua DIY

Eu fui no 10k! Eu fui no 20k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!
    Alexandre , tudo em energia , antes de tudo, segurana. sempre melhor pecar pelo excesso que pela falta
    Ariel

Sail away, away. Ripples never come back ! - Genesis

Registro em
    14-1-06
    Localizao
    Florianpolis/SC/Brasil
    Nome Verdadeiro
    Alexandre De Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Meu Sistema
    Sistema do(a) alexdmarco
    Fonte(s):
    Blu-Ray Sony 360
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Harman Kardon 645
    Caixas Acsticas:
    Cabos:
    Van den Hull e Monster
    TV/Monitor/Projetor:
    LCD Sony 52"

Pessoal eu sei que energia não é brinquedo...

Mas tem vezes que as pessoas nao tem conhecimento tecnico, nao digo que é o caso, e pecam por excesso muitas vezes causado pelos eletricistat querendo ganhar dinheiro.

É comum o uso de um unico disjuntor para a cozinha por exemplo, o que se pode fazer é deixar um disjuntor para iluminação e outropara os aparelhos, de forma a evitar trasntornos quando de manutenção.

Um disjuntor e um ramal para cada tomada, principalmente se vc considerar que hoje uma boa geladeira deve consumir uns 200W, NMHO é jogar dinheiro fora. Nao estou falando de chuveiros elétricos, condicionadores de ar. Estes sim merecem um disjuntor dedicado devido a sua potencia. A NBR 5410 que trata de instalações domesticas de baixa tensão, que ja faz uns 5 anos que estudei, apresenta as normas para dimensionamento de condutores, disjuntores e sistema de atrerramento. Descuple-me mas não lembro de dizer especificamente que cada tomada de um eletrodomestico de baixo consumo precisa ter um disjuntor dedicado.

Abraços

Registro em
    29-8-04
    Localizao
    SAMPA
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Alexdmarco, bom dia

Lembra das TUE's
    Circuitos independentes, exclusivos para cada equipamento com corrente nominal superior a 10A.

E se isso por si só não basta, ainda há o manual de instruções de cada eletrodoméstico com suas próprias recomendações, sempre sob a luz da norma.

Embora concorde com você no tocante a geladeira, prefiro usar um circuito independente para a dobradinha geladeira + freezer. Como afirmei anteriormente para mim é uma questão de segurança e também comodidade.

Aproveitando o ensejo deste tópico, ainda cito mais dois aparelhos que em geral são relegados a segundo plano, sem um local determinado para ligação na maioria das casas e apartamentos: ferro de passar roupa e aspirador de pó (em torno de 1.200w). Eles sozinhos não são o problema, o problema é que são usados juntamente com outros equipamentos, e somados,na maioria dos casos ultrapassam a carga prevista no circuito.

Claro que ao final isso é mais uma daquelas questões que vai do gosto do freguês. Há quem queira gastar mais e ter maior controle e há quem queira gastar menos e usar o dinheiro para outros fins.

Um abraço.

Registro em
    29-8-04
    Localizao
    SAMPA
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Alexdmarco, bom dia

Lembra das TUE's
    Circuitos independentes, exclusivos para cada equipamento com corrente nominal superior a 10A.

E se isso por si só não basta, ainda há o manual de instruções de cada eletrodoméstico com suas próprias recomendações, sempre sob a luz da norma.

Embora concorde com você no tocante a geladeira, prefiro usar um circuito independente para a dobradinha geladeira + freezer. Como afirmei anteriormente para mim é uma questão de segurança e também comodidade.

Aproveitando o ensejo deste tópico, ainda cito mais dois aparelhos que em geral são relegados a segundo plano, sem um local determinado para ligação na maioria das casas e apartamentos: ferro de passar roupa e aspirador de pó (em torno de 1.200w). Eles sozinhos não são o problema, o problema é que são usados juntamente com outros equipamentos, e somados,na maioria dos casos ultrapassam a carga prevista no circuito.

Um abraço.

Registro em
    29-8-04
    Localizao
    SAMPA
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Alexdmarco, bom dia

Lembra das TUE's

E se isso por si s no basta, ainda h o manual de instrues de cada eletrodomstico com suas prprias recomendaes, sempre sob a luz da norma.

Embora concorde com voc no tocante a geladeira, prefiro usar um circuito independente para a dobradinha geladeira + freezer. Como afirmei anteriormente para mim uma questo de segurana e tambm comodidade.

Aproveitando o ensejo deste tpico, ainda cito mais dois aparelhos que em geral so relegados a segundo plano, sem um local determinado para ligao na maioria das casas e apartamentos: ferro de passar roupa e aspirador de p (em torno de 1.200w). Eles sozinhos no so o problema, o problema que so usados juntamente com outros equipamentos, e somados,na maioria dos casos ultrapassam a carga prevista no circuito.

Um abrao.

Registro em
    14-1-06
    Localizao
    Florianpolis/SC/Brasil
    Nome Verdadeiro
    Alexandre De Marco
    ——————————————
    Obrigado:
    3 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Meu Sistema
    Sistema do(a) alexdmarco
    Fonte(s):
    Blu-Ray Sony 360
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Harman Kardon 645
    Caixas Acsticas:
    Cabos:
    Van den Hull e Monster
    TV/Monitor/Projetor:
    LCD Sony 52"

Poxa Navemae, somente uma mensagem bastaria heheheh...brincadeira.

Agora voltando ao assunto TUE, faz tempo mesmo..., 10A X 110 V = 1110 W, ou seja sao poucos os equipamentos que realmente necessitam de um ramal dedicado, mas existem, e vc lembrou bem do ferro de passar roupa.

Agora o calculo nao é trivial pois alem da capacidade de condução tem o fator de uso tb...

Abraços

Registro em
    29-8-04
    Localizao
    SAMPA
    Nome Verdadeiro
    jair
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    15 recebidos por 10 msgs

Alexdmarco, bom dia

Por favor aceite minhas desculpas como acesso este forum somente noite sim/noite não, só reparei isso hoje e já não dá mais pra consertar o erro.

Voltando ao tópico...

Concordo com você o tempo de uso também deve ser levado em consideração, isto explica porque não citei o amigo n.° 1 da maioria das mulheres, o secador de cabelos que chega fácil aos 2000w. mas que em geral só é usado uma vez por semana ou quando chove

Regras de Postagem

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode anexar arquivos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags esto Ligado(s)
  • Smilies esto Ligado(s)
  • Tag [IMG] est Ligado(s)
  • Tag [VIDEO] est Ligado(s)
  • Cdigo HTML est Desligado