Devialet  CD Shop    
  Cirilo Cabos

Pgina 3 de 40 PrimeiraPrimeira 1234567813 ... ltimaltima
Resultados 31 a 45 de 594

Tpico: Fotos e esquema da parte eltrica aps trabalho do eletricista.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    Localizao
    Brasilia
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    308 recebidos por 159 msgs

Realmente falta profissional no mercado e profissional dedicado e que se possvel tenha acesso internet e pesquise sempre, isso acho muito importante. O eletricista que fica bitolado naquilo que aprendeu num curso e muitas vezes nem assimilou direito, no faz um servio com total qualidade.

Se dificil achar um cara bom no servio, o jeito a gente tentar aprender e assimilar a coisa falando o que tem que ser feito e se ele constestar sua orientao, pergunte o porqu. Infelizmente nem todo mundo tem tempo e saco pra isso.

Eu gostaria de deixar aqui, principalmente pras pessoas mais leigas, o Manual de instalaes eltricas da Prymian. Ele muito bom pra se ter uma tima noo de instalaes eltricas residenciais e a partir dai se a pessoa quiser, buscar se aprofundar:

http://www.prysmian.com.br/export/si...dfs/Manual.pdf

Esse aqui sobre o dimensionamento correto da fiao:

http://www.prysmian.com.br/export/si...sionamento.pdf

Esse aqui um pequeno PDF de dicas para instalaes residenciais:

http://www.prysmian.com.br/export/si...fs/dicas01.pdf

Outros documentos, aqui:

http://www.prysmian.com.br/energy/Downloads.html

Dicas para instalao prediais e industriais:

http://www.prysmian.com.br/export/si...fs/dicas02.pdf

2. 3 membros agradeceram _rau_ por esta mensagem

tlec! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Localizao
    Na terra de Oz
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    426 concedido(s)
    471 recebidos por 326 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:
    TVs LCD 32" e 42"/ monitor tv22

putz _rau_, eu j sinto um certo arrepio quando algum fala em medir o terra com lmpada ou com furadeira (mas ainda relevo, se for para para uma primeira noo), mas os 2 primeiros itens (o do curto e do chuveiro) que voc citou so cabulosos demais(ainda bem que voc alertou que so perigosssimos).

Membro
    Registro em
    31-7-08
    Localizao
    Brasilia
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Eu j fiz ambos num terra TT com trs hastes e o chuveiro nao esquentou a agua e a tomada chamuscou, ficou toda preta, mas o disjuntor no caiu.

A tomada eu peguei um fio grosso, coloquei uma luva grossa, culos pra proteo e um alicate grande, foi faisca pra todo lado, mas o disjuntor nem respondeu.

O do chuveiro eu fiz as ligaes com o disjuntor desligado, claro, e liguei o chuveiro, fui na caixa de disjuntores, liguei o disjuntor do chuveiro. Deixei antes uma bacia pra pegar a agua, pra ver se tava aquecendo, ai desliguei o disjuntor e desliguei o chuveiro. Alm da agua nao ter esquentado, nao ouvi nenhum barulho tipico do chuveiro aquecendo a mesma.

Realmente so testes perigosssimos, no faam se no souberam onde to se metendo! Depois no digam que no avisei!

EDITADO:

Voltando ao assunto do DR, eu acho que um dos maiores motivos tb pro mesmo ser pouco utilizado em residncias brasileiras, o fato do chuveiro eltrico ter muita corrente de fuga, alm do preo do DR pra cada circuito. Um chuveiro excede a corrente de fuga de 30mA e ningum quer pagar o valor de um chuveiro com resistncia blindada. Instalar um DR por circuito acaba saindo um pouco mais caro do que muitos podem pagar, mais o fato do chuveiro ter corrente de fuga alta. Se no fosse os chuveiros, em muitos casos um s DR pra todos os circuitos seria alm de mais pratico na instalao, mais barato tb.

tlec! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Localizao
    Na terra de Oz
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    426 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:

A maioria das instalaes no possuem DR, pelo motivo que a incluso na norma nbr 5410 relativamente recente (+-10 anos para c que apareceu na norma) e s recentemente a norma nbr5410 tem fora maior de lei (antes era s recomendao, e se s tinha fora de lei se algo desse muuuito errado).

O valor de 30mA o limite que foi encontrado para o corpo humano nessas condies. Se o chuveiro for o culpado pela corrente de fuga alta deve-se trocar, ou ento encomendar um caixo.
    Para outros circuitos (em que a resistncia humana corrente humana no fica no limiar), a norma nbr5410 at aceita valor maior de sensibilidade do DR.

No local onde eu trabalho no exigido o dispositivo DR, porm eles usam de 500mA. Eu pessoalmente acho um exagero quando falam que o DR dispara a toa, se dispara por que tem alguma coisa errada. No costumo ver DR disparando a toa.

Se a pessoa vai ou no utilizar o DR em circuitos no cobertos pela norma, vai de cada um, e vai depender de critrios financeiros e de qualidade da energia (como eu disse antes, tem circuito magntico, o que pode provocar transitrios que para a maioria das pessoas imperceptvel, ainda mais se no circuito tiver condicionadores de energia e todo um cuidado maior na seleo dos materiais da instalao, desde cabos, tomadas, etc.).

Membro
    Registro em
    31-7-08
    Localizao
    Brasilia
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

, mas quantas residncias so construidas por ano que passam por uma inspeo eltrica? Aqui mesmo no conheo nenhuma que passe por inspees desse tipo. Sem fiscalizao dificil algum cumprir qualquer coisa e sair daquele bsico: funcionou t bom. Aqui mesmo tem uma casa de materiais de construo pequena que vc chega l pedindo cabo 2,5mm2 e o cara s tem aqueles mais fuleiros e vende pra caramba!O cabo s tem isolamento, o interior parece q no passa de um cabo de 1,5mm2 de to fino.

Esse negcio de disparar atoa eu s posso dizer por leituas que fiz, nao tenho experiencia pra afirmar algo com certeza. Uma fonte de PC por exemplo apresenta em mdia 0.05mA de corrente de fuga ou seja, bem longe dos 30mA do DR mais sensivel. Os chuveiros mesmo q so os responsaveis por disparo dos DR, quando sao utilizados chuveiros comuns, baratos.

EDITADO:

Encontrei um chuveiro barato, R$ 25,00, da Marca FAME, que vem com um selo na Embalagem: "Compativel com DR" inclusive com gua salobra. Instalei meio discrente e depois medi a fuga pelo aterramento - ainda no tenho DR em casa, mas colocarei assim que possivel, preciso trocar minha caixa de disjuntores e disjuntores, dai farei tudo duma vez. Enfim, medi a fuga pelo fio terra e obtive o seguinte valor:

0.03A mximo - 3mA.

J em dois chuveiros Lorenzetti no compatvel com DR:

0.68A - 680mA
    0.30A - 300mA

Ambos so o modelo Maxi Ducha

Num modelo Bello Banho, da Lorezentti, eu li relatos de que apesar de vir com especificao de que compatveil com DR, esse modelo causa disparos do mesmo.

CORREO:

Utilizei dessa vez um multimetro com escala miliamperimtrica, com medio direta no fio e as duchas FAME realmente apresentam fuga baixa, com a qualidade da gua daqui, no deu mais do que 0,21mA. E a Lorezentti Maxi Ducha deu por volta de 3.66mA, mesmo oficialmente no sendo compatvel com DR.
    Editado por _rau_, 01-05-2009 s 11:25.

Sempre aprendendo Avatar do(a) ALcALoIDe
    Registro em
    16-1-07
    Localizao
    Rio de Janeiro
    ——————————————
    Obrigado:
    22 concedido(s)
    85 recebidos por 81 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) ALcALoIDe
    Fonte(s):
    Oppo 971h, Philips 610A
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Denon 4806Ci
    Caixas Acsticas:
    Frontais: Concert I da gradiente e RBH Sound 661se/r / central e surrounds: RBH Sound 661se/r e 44se
    Cabos:
    Eprotenax Gsette 4x2,5mm / HDMI e DVI da DVIGear (15m) / Monster THX Ultra componente (3m) e coaxial (15m) / HDMI Blue Jeans (15m)
    TV/Monitor/Projetor:
    HC5000BL / Samsung A850
    Acessrios:
    Alienware m18x fully loaded (como HTPC), Revodrive X2, Vertex 3

Excelente vc ter postado esses manuais. Com certeza vao instruir a mim e a outros. Valeu.

MITSUBISHI HC5000BL

Membro
    Registro em
    31-7-08
    Localizao
    Brasilia
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Esse manual se foca mais em redes 127V mono e bifasicas (220V), mas no comenta sobre redes 220V Monofasicas, como existe em alguns estados, mas isso no interfere na compreenso do bsico.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    Localizao
    Brasilia
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Vamos l:

Quanto a sua dvida da separao das fases:

Sim, quanto as interferncias internas, veja bem INTERNAS, ao separar seu equipamento em outra fase, elas vo sumir, como o "plec" ao ligar ventilador. Quanto s interferncias externas, a no, quanto a isso voc vai ter que utilizar filtros bons, os mais puristas implicam com certos tipos de filtros, ento at achar um do gosto do ouvinte, no fcil! Pra uns s a eliminao do rudo t bom, pra outros o filtro muda a dinmica sonora, altera a qualidade da imagem... esse assunto no sou a melhor pessoa pra discutir.

Utilizar o ar-condicionado uma fase e o chuveiro na mesma fase em principio no h problema, o nico problema que vejo o fio 4mm. Esse fio comporta com segurana, 25A, 30A no mximo. Se voc colocar um chuveiro de 5500W ness fase, j vai "comer" 25A em 220V. Um ar-condicionado pequeno consome 5A, o que j daria 30A. O fio 4mm at aguentaria, se aquecendo, mas a queda de tenso grande ao ligar o chuveiro, ai vai diminuir a eficincia do ar-condicionado. Eu sugiro voc usar fio 6mm do medidor de energia at caixa de disjuntores e dai colocar um disjuntor pro ar-condicionado e outro pro chuveiro. Do disjuntor pra frente, em ambos ar e chuveiro, vc pode usar fio 4mm. Dependendo do ar, se consumir menos de 2000W, pode usar fio 2.5mm e disjuntor de 20A.

Quando ao chiado, dependendo do caso s com uso de filtros, mas talvez a interferncia estaja no ar mesmo, dai s usando cabos blindados especificos pra conter essas interferencias.

Membro
    Registro em
    31-7-08
    Localizao
    Brasilia
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

20A + 8A = 28A = no talo pro fio 4mm, ento d pra manter. Haver mais ou menos uma queda de tenso, em torno de 10V quando o chuveiro ligar e uns 3-4V quando o ar ligar, mas creio que dentro da tolerncia do ar-condicionado.

Quanto ao ruido, dificil dizer, s testando. Esse negcio de ruido complicado de achar a fonte do mesmo. O amplicado t ligado em algum equipamento aterrado? utilizado algum cabo coaxial ou RCA no amplicador ligado em outro equipamento que tenha fio terra. Pq dessa forma o amplicador ter continuidade com o seu aterramento dessa forma. O ruido comeou apos colocar o aterramento?

tlec! Avatar do(a) trosk
    Registro em
    15-12-08
    Localizao
    Na terra de Oz
    Nome Verdadeiro
    Fabio
    ——————————————
    Obrigado:
    426 concedido(s)

Meu Sistema
    Sistema do(a) trosk
    Fonte(s):
    oppo bd83
    TV/Monitor/Projetor:

Lucas, d uma olhada na especificao do controlador de velocidade ("dimmer") do ventilador e veja se tem supressores de rudo embutidos.

Voc falou que j investindo em uma soluo vlida (e que traz muito mais vantagens), que o seccionamento do circuito (atravs de fase dedicada, etc.). Contudo, talvez a troca do "dimmer" por um outro melhor ficasse mais barato e poderia dar resultados satisfatrios.

obs: que tipo de dimmer voc usa?
    Editado por trosk, 06-02-2009 s 14:09. Motivo: rapei toda parte mais tcnica que mais confundia do que ajudava

Membro
    Registro em
    19-2-09
    Localizao
    rio de janeiro
    ——————————————
    Obrigado:
    1 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

nunca vi ninguem to apaixonado por tomada assim!

impressionante a quantidade de tomada do seu quarto!

vc j conhece os rodaps eletrnicos ?

podia ser uma soluao pra nao ficar com tanta tomada assim

http://www.dutoplast.com.br/2003/pro...pe/index.shtml

Membro
    Registro em
    31-7-08
    Localizao
    Brasilia
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

Em tudo que se vai construir, seja alvenaria, hidraulica e eltrica, tem que ter um projeto, isso entre ouras coisas evita falta e excessos, nesse caso acho que houve um excesso de tomadas, nem show room de eletrnicos possui tantas tomadas!

Geralmente ligamos nossos eletrnicos em protetores e esses j possuem vrias tomadas, o que vai acabar sobrando tomada demais na parede, compra um protetor eltrico, seja um filtro de linha, um condicionador eltrico por tomada, no d, dai vai acabar sobrando tomada a rodo.

Membro
    Registro em
    21-6-08
    Localizao
    Teresina/PI
    Nome Verdadeiro
    Roterdan Macedo
    ——————————————
    Obrigado:
    4 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) roterdan
    Fonte(s):
    Sony BDP-S470
    Receiver/Pr/Pro/Amp:
    Sony STR-DN1010
    Caixas Acsticas:
    Sony 7.1 - SS-F55H/SA-CRW55/SS-SR5 - Usando 5.1
    Cabos:
    BJC + Sony HDMI
    TV/Monitor/Projetor:
    Sony KDL40NX715

Citao Originalmente Enviado por _rau_ Ver Mensagem
    Esse negcio de disparar atoa eu s posso dizer por leituas que fiz, nao tenho experiencia pra afirmar algo com certeza. Uma fonte de PC por exemplo apresenta em mdia 0.05mA de corrente de fuga ou seja, bem longe dos 30mA do DR mais sensivel. Os chuveiros mesmo q so os responsaveis por disparo dos DR, quando sao utilizados chuveiros comuns, baratos.
    Refiz a instalao eltrica de um AP que comprei recentemente, vi cada coisa na instalao antiga que fiquei de cabelo em p.
    Aqui 220V e troquei todo o cabeamento interrno, mas devido limitao da tubulao coloquei os setores com 2,5mm, com disjuntor de 20A para as tomadas e de 15A para os A/C e lampadas e somente o chuveiro com 4mm, com disjuntor de 25A.

Um DR geral de 25A, no botei maior por conta do cabeamento que desce at o relgio que eu no troque, mas o disjuntor geral de 30A, acredito que o fio seja um fio numero 8 ou 10, moro no 4 andar e o prdio no dos mais novos.
    E um chuveiro maldito da Lorenzetti que desarmava o DR,fui obrigado a "tir-lo" do DR, coloquei ele antes do DR, ele no desarmava imediatamente e algumas vezes conseguia terminar de banhar.
    Coloquei ainda dois DPS entre o NEUTRO-TERRA e FASE-TERRA, o aterramento foi feito com 3 hastes com +/- 50cm entre elas, no tinha espao para afast-las mais que isso....

Estou procurando um FAME para substituir o danado e ver se o DR segura.

O quadro ficou assim:

Membro
    Registro em
    31-7-08
    Localizao
    Brasilia
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)

O que q esse fio verde t fazendo na entrada do DR em cima do neutro, eu presumo?

O seu aterramento foi "equalizado" ou pra usar o termo correto, equipotencializado com o aterramento neutro da rede? Aparentemente foi, mais em local no to recomendvel.

Seu aterramento parece ser um misto de TN-S com TN-C-S j que aquele fio verde ta ligado ali no neutro. O TT, onde o aterramento isolado e dedicado no dos mais recomendados para uso geral, mas vejo que voc tem DR e DPS, o que resolve alguns problemas em se adotar um sistema de aterramento TT. Aterramento TT sem DR e sem DPS mesma coisa que nada no que tange a proteo pessoal, mas o seu tem esses componentes, mas de qualquer forma seu esquema de aterramento no se parece encaixar em nenhum padro conhecido, me explica esse fio verde a ligado no neutro do DR.

Eu recomendo que existisse um DPS entre Fase-Neutro tambm. Num esquema TN-S voc pode at dispensar o DPS entre N-Terra e Fase-Terra, pode usar apenas entre Fase-Neutro, mas nada impede de utiliza-lo entre outras linhas.

O disjuntor geral de 30A est incorreto, na verdade o DR est incorreto. O disjuntor geral deve ter capacidade igual ou menor do que o DR, isso indica que ele permitir que at 30A percorra por esse DR, o DR poder se sobreaquecer e se danificar nesse caso. A Siemens tem um PDF indicando isso, qual disjuntor geral a ser usado pra proteger um interruptor DR, nesse caso o geral teria que ser de 25A no mximo ou ento que vc troque esse DR por um de 30A ou maior.

Quanto aos chuveiros, os da FAME apresentam fuga de corrente menor que 10mA com resistividade da gua de 1300Ohms/cm - informao passada por eles via E-mail.

As duchas da Thermosystem, que por sinal so muito boas, apresentam fuga mdia de 1mA e so totalmente compativeis com DR - www.thermosystem.com.br.

Mas como seu DR de 25A, vc s poderia ter um consumo mximo de 5500W nesse apartamento a a Thermosystem s produz ducha de 5500W pra cima. O ideal era que vc tivesse colocado logo um DR acima de 25A.

Por enquanto o mais importante que vejo. Se eu notar algo a mais, te falo.

Atualizao:

Como mostra a foto, o fio terra est ligado com o neutro dentro desse quadro, o que no o ideal de se fazer, isso deveria acontecer na caixa onde est o relgio medidor de energia e a partir dela neutro e terra subirem nos seus respectivos condutores e no mais se encontrarem. Mas o que quero dizer que esse DPS entre Neutro e Terra no tem funo alguma a nessa tua caixa porque neutro e terra j to jumpeados! O DPS opera curto-circuitando temporariamente duas linhas para que elas fiquem num mesmo potencial eltrico e a alta energia seja dissipada terra, seja pelo neutro, seja pelo condutor de proteo, mas nesse caso, ambos esto ligados e logo, num mesmo potencial, no tem como haver um surto de tenso entre essas linhas.

Atualizao 2:

Estou atualizando essa mensagm pra fazer uma pergunta. Esse quadro por acaso da Tigre com porta transparente? O que que voc acha dele, a qualidade do material? Ele tem uma rigidez boa? Foi dificil de montar? To perguntando porque vejo muito eletricista bom por a reclamando desses quadros de plstico. O da minha casa um antigo, de ferro e to preparando a troca do mesmo, mas to procurando um quadro barato e com barramento com capacidade mais ou menos igual a esse seu, 16 disjuntores. Achei por 54,00 reais igual esse seu, pela Internet e to quase pegando ele. Se puder postar uma foto dele montado, com a porta fechada e aberta, agradeo!

Atualizao 3:

Trs hastes com 50cm de distancia cada praticamente a mesma coisa que instalar s 1 haste.

Sobre os chuveiros, tive oportunidade de medir a fuga com um multimetro com escala miliamperimetrica, direto no fio terra, e a fuga dos chuveiros FAME ficou bem baixa aqui, por volta de 0,21mA! J um Lorezentti Maxi Ducha ficou por volta de 3.66mA, ainda longe do limiar de disparo de um DR, mas tem haver com a qualidade da gua daqui, que apresenta uma resistividade bem alta. Ai um FAME creio que fique por volta de 5-10mA de fuga, o suficiente pro DR no desarmar.

Outar coisa, o DR que vc instalou, pela foto me parecer ser apenas um Interruptor DR ou seja, ele no dispara por sobrecarga, ento complementando o que eu havia comentado acima, se o disjuntor geral de 30A, significa que ele vai permitir que 30A passe pelo Interruptor DR e quanto a isso em nada o DR em si far, ele vai permitir 30A, mas isso pode vir a danifica-lo. Novamente, troque por um DR de 40A logo, j prevendo uma expanso de carga futura. Nesse site um bipolar igual ao teu, s que de 40A, t por 113 reais:

http://www.vivoeletronicos.com.br/lo...1_40A__SIEMENS
    Editado por _rau_, 01-05-2009 s 11:42.

Membro
    Registro em
    29-11-08
    Localizao
    recife
    ——————————————
    Obrigado:
    1 concedido(s)
    13 recebidos por 9 msgs

Vc usou um disjuntor tripolar, nao seria melhor ter colocado um unipolar e dividido os circuitos na cx de distribuo? ou se realmente precisava subir 3 circuitos, nao seria melhor usar 3 disjuntores monopolares? pergunto isso pq desta forma, um defeito num dos 3 circuitos de subida desliga toda a carga, pois os disjuntores tripolares normalmente sao mecanicamente acoplados (foi o q aparentou na foto: serem 3 polos mecanicamente solidarios)

outra duvida: normalmente o ponto onde o potencial mais proximo de zero possivel nas hastes. vc poderia interligar os aterramentos mas somente nas hastes, reduzindo a resistividade do aterramento como um todo, e dai subirira 2 fios terra em separado.

Um condutor terra teria q dispersar as correntes de fuga dos dispositivos comuns da casa, outro ficaria dedicado aos circuitos mais sensiveis a flutuaes no terra, como computadores e afins...

Pgina 3 de 40 PrimeiraPrimeira 1234567813 ... ltimaltima

Tags para este Tpico

Regras de Postagem

• Voc no pode criar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode anexar arquivos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
  • Tags esto Ligado(s)
  • Smilies esto Ligado(s)
  • Tag [IMG] est Ligado(s)
  • Tag [VIDEO] est Ligado(s)