Cirilo Cabos  Devialet  
    CD Shop

Página 232 de 401 PrimeiraPrimeira ... 132182222227228229230231232233234235236237242282332 ... ÚltimaÚltima
Resultados 3.466 a 3.480 de 6002

Tópico: CLUBE DO FUJITSU INVERTER

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)
    903 recebidos por 768 msgs

Citação Originalmente Enviado por TH07 Ver Mensagem
    Olá Pessoal,

Sou novo no grupo estou querendo instalar um Fujitsu de 12000 para uma sala de 20m2. Vocês acham que dá conta?
    Se alguem conhecer um bom instalador em SP também aceito sugestões.

Obrigado.

[]'s.
    ligue 011 3352 6919 fale com o rafael leal ele conhece o mercado de sampa como ninguém e tem indicado instaladores para colegas do forum ...dependendo das condições pode ser que um de 12000 fique bem empatado ou até subdimensionado ..ou não ..talvez uma conversa com o rafael e uma visita tecnica em seu ambiente seria mais seguro e de bom senso...poste o resultado pra gente boa sorte um grande abraqço jairo

Membro Avatar do(a) WGPereira
    Registro em
    6-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    230 concedido(s)
    564 recebidos por 476 msgs

Citação Originalmente Enviado por TH07 Ver Mensagem
    Olá Pessoal,

Sou novo no grupo estou querendo instalar um Fujitsu de 12000 para uma sala de 20m2. Vocês acham que dá conta?
    Se alguem conhecer um bom instalador em SP também aceito sugestões.

Obrigado.

[]'s.
    Com certeza, apesar do recado do Jairo ser o correto e o que deve ser feito, me arrisco a dar um pitaco e dizer que por se tratar duma sala, e mesmo sem saber se tem insolação e, se sim, em qual parte do dia a mesma acontece, um de 12k já esta na marca - mesmo que a sala estivesse completqamente vazia -, e muito provavelmente não vai te satisfazer tal capacidade, pois ainda temos que levar em consideração o número de pessoas e eletrônicos existentes funcionando no ambiente, o entra e sai de pessoas com consequente fuga do ar climatizado devido ao abre e fecha de porta; por isto tudo certamente esta capacidade esta sub dimencionada. Portanto, levando em consideração todos estes fatores, acredito que será necessário pelo menos um aparelho com capacidade de no mínimo 15k, e nesta capacidade só temos o Fujitsu série G. Mas chame um técnico de tua confiança - se não conhecer nenhum, ligue pro telefone indicado pelo Jairo, pois com certeza é uma dica quente do nosso amigo - que ele com certeza poderá dirimir todas estas dúvidas e definar corretamente qual a capacidade do split que vai melhor te atender.
    Abraço.

Membro
    Registro em
    24-3-12
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Pessoal, fiquei muito feliz quando encontrei este topico. Estou com alguns problemas em meu sistema de ar e acredito que encontrarei uma luz aqui.

Primeiro um breve relato. Instalei em meu Ap um multi split inverter da Fujitsu 3 x 9 + 1 x 18 (AOBA30LAT4). O Ap estava em reforma total e eu fora de SP nao acompanhei a mesma (santa ignorancia), um detalhe, o instalador indicado pelo decorador utilizou canos de aluminio.

Nos 3 primeiros meses que o Ap ficou pronto tudo uma maravilha, parecia o polo norte. Foi ai que começou o martírio, o aparelho do meu quarto (que fica na linha mais longa) comecou a perder rendimento, até que deixou de funcionar, percebi que so ventilava e que nao ligava o aparelho externo.

Chamei o tecnico que fez a instalacao e ele me disse que o problema seria falta de gas por a linha ser muito longa, completou (com o gas ecologico), passado alguns dias vi que continuava a nao funcionar, entao o chamei novamente e ele me disse que provavelmente teria queimado um fuzivel na placa que faz com que o sistema nao "arme" ou "ligue". Ele ficou de voltar e até hoje nao apareceu. O problema que agora nenhum ambiente funciona direito.

Quando ligo qualquer aparelho tenho a seguinte sequencia de luzes (Operation e Timer [3x] + Operation [2x]).

Poderiam me ajudar? Alguma indicação de um tecnico que resolva o problema? Outro detalhe infelizmente no meu predio existe uma constante queda de energia, isso pode ter afetado o aparelho?

Obrigado a todos.

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por Carlos Kuhn Ver Mensagem
    Pessoal, fiquei muito feliz quando encontrei este topico. Estou com alguns problemas em meu sistema de ar e acredito que encontrarei uma luz aqui.

Primeiro um breve relato. Instalei em meu Ap um multi split inverter da Fujitsu 3 x 9 + 1 x 18 (AOBA30LAT4). O Ap estava em reforma total e eu fora de SP nao acompanhei a mesma (santa ignorancia), um detalhe, o instalador indicado pelo decorador utilizou canos de aluminio.

Nos 3 primeiros meses que o Ap ficou pronto tudo uma maravilha, parecia o polo norte. Foi ai que começou o martírio, o aparelho do meu quarto (que fica na linha mais longa) comecou a perder rendimento, até que deixou de funcionar, percebi que so ventilava e que nao ligava o aparelho externo.

Chamei o tecnico que fez a instalacao e ele me disse que o problema seria falta de gas por a linha ser muito longa, completou (com o gas ecologico), passado alguns dias vi que continuava a nao funcionar, entao o chamei novamente e ele me disse que provavelmente teria queimado um fuzivel na placa que faz com que o sistema nao "arme" ou "ligue". Ele ficou de voltar e até hoje nao apareceu. O problema que agora nenhum ambiente funciona direito.

Quando ligo qualquer aparelho tenho a seguinte sequencia de luzes (Operation e Timer [3x] + Operation [2x]).

Poderiam me ajudar? Alguma indicação de um tecnico que resolva o problema? Outro detalhe infelizmente no meu predio existe uma constante queda de energia, isso pode ter afetado o aparelho?

Obrigado a todos.
    tô sem minha lista de mensagem de erro aqui,mas se não me falha a memória essa mensagem é de falta de gas..vou ver no meu outro computador e te falo com mais certeza..oscilação na rede é um problema para componentes eletronicos,placas,clp´s,acionamentos e automação no geral ..infelizmente ..

se vc conhecer,ou quiser contratar um engenheiro eletrico que possa instalar um filtro e um estabilizador na linha de alimentação de seu condicionador com um delta "T" legal que dê uma resposta rápida à queda de tensão ou em picos de tensão,enfim estabilize essa oscilação e que minimizaria bastante esse problema de pico...

ainda sobre a mensagem de erro na segunda ligue no 011 3149 5700 ramal 4(fujitsu) fale com o vidigal ou daniel...sobre um tecnico pra talvez te dar uma luz fale com o rafael leal no 011 3352 6919 ,quem sabe ele conhece ou tem algum parceiro instalador cadastrado conhecido aí na sua região ok ? boa sorte ...poste pra gente o resultado..um grande abraço jairo

Registro em
    6-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    230 concedido(s)

Jairo, também tem um provável problema na instalação do nosso colega forista Carlos, pois conforme ele postou a tubulação utilizada infelizmente é toda de alumínio o que pode ser uma possível causa dos possíveis vazamentos do gás, além é claro da citada oscilação da na rede de alimentação elétrica que certamente pode afetar diretamente os circuitos eletrònicos dos aparelhos que são sencíveis a isto.
    Abraço.

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por WGPereira Ver Mensagem
    Jairo, também tem um provável problema na instalação do nosso colega forista Carlos, pois conforme ele postou a tubulação utilizada infelizmente é toda de alumínio o que pode ser uma possível causa dos possíveis vazamentos do gás, além é claro da citada oscilação da na rede de alimentação elétrica que certamente pode afetar diretamente os circuitos eletrònicos dos aparelhos que são sencíveis a isto.
    Abraço.
    quando dá essa mensagem de erro que o colega citou pela caracteristica da ocorrencia que ele relatou tem toda pinta de ser falta de gas..em raríssimas excessões é outra coisa ...quanto à oscilação de voltagem que é também um vilão o unico jeito é instalar uma rede estabilizada...abçs jairo

Registro em
    6-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    230 concedido(s)

E muito provavelmente o motivo de tal vazamento esteja na droga da tubulação de alumínio que alguns técnicos estão começando a utilizar em suas instalações. Como dizia meu pai, "é triste mais é verdade", pois acredito que nosso colega Carlos deveria trocar toda tubulação de alumínio existente por tubos de cobre que sabemos serem ainda os únicos confiáveis para este serviço.
    Abraço.

Membro
    Registro em
    12-3-12
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    4 recebidos por 4 msgs

E ai galera blz !!!!

To quase comprando um tri-split da Fujitsu - 3 x 12.000btu. So que a autorizada ta querendo cobrar R$ 750,00 p/ cada. Nao tava querendo gastar mais R$ 2300,00 so de instalacao. Prefiro gastar R$ 2300,00 em ferramentas / equipamentos para instala-lo do que pagar a autorizada - as vezes sou meio mao de vaca e curto uma coisa do tipo DIY.

Andei vendo um video em 3 partes no youtube muito interessante - vale a pena para dar uma olhada - 3 videos de 12 minutos bem detalhado. - http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=0lLZ-C9E9-A&NR=1

Tenho algumas duvida - se alguem puder me ajudar eu agradeco:

Quais sao as diferencas para instalar um trisplit da fujistu. Muda muita coisa do gas R-22 p/ o R410a em relacao a tubulucao ?

Existe manifold que sejam compativeis com o R22 e o R410 ?

A bomba de vacuo precisa de alguma adaptacao ? Alem dos engates p/ o R410 ?

Dentro do meu pequeno conhecimento, acredito que seja melhor usar tubulacao de cobre ? ou estou errado ?

Existe um detector de vazamento que detect o R22 e o R410

Qual o comprimento maximo para instalacao da tubulucao em um tri-split de 3 x 12.000. A distancia maior sera de uns 10 - 12m - tem algum problema ?

Pelo manuel eu consigo saber a quantidade de gas p/ adicionar p/ metro de tubulacao ?

Qual torque apropriado para usar na chave de torque

Para fazer o teste de vazamento pode realmente usar nitrogenio ?

Para fazer a desidratacao do sistema - uma bomba de vacuo de 5cfm eh suficiente ? Quanto tempo eh o ideial deixa-la funcionando ?

O calculo de superaquecimento do sistema funciona da mesma forma no R410, usando a mesma tabela de pressao de saturacao x temperatura ?

Eh realmente necessaria a balanca para completar o gas do sistema ? Ou pelo resultado do calculo de superaquecimento eu adiciono ou tiro o gas do sistema ate ficar com superaquecimento entre 5 e 7 graus ?

Sei que nao vai ser simples, mas tambem nao deve ser tao complicado.

Qualquer dica ou ajuda sera muito bem vinda.

Obrigado a todos.

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Citação Originalmente Enviado por saulera Ver Mensagem
    E ai galera blz !!!!

To quase comprando um tri-split da Fujitsu - 3 x 12.000btu. So que a autorizada ta querendo cobrar R$ 750,00 p/ cada. Nao tava querendo gastar mais R$ 2300,00 so de instalacao. Prefiro gastar R$ 2300,00 em ferramentas / equipamentos para instala-lo do que pagar a autorizada - as vezes sou meio mao de vaca e curto uma coisa do tipo DIY.

Sei que nao vai ser simples, mas tambem nao deve ser tao complicado.

Qualquer dica ou ajuda sera muito bem vinda.

Obrigado a todos.
    bão vamo lá: pergunta nº 1) não existem diferenças de instalação entre famílias de gases refrigerantes e modelos de condicionadores sendo que os cuidados e as boas praticas englobam todo esse universo..isso numa instalação nova ..claro que existem cuidados adicionais em instalações...só pra ilustrar vamos supor que vc queira substituir um condicionador que opere com gas R 22 e que não seja inverter para um inverter,usando a mesma tubulação...isso é possível se ela for compatível à capacidade do condicionador a ser instalado e que não é seu caso...

nº2)não existe adaptação na bomba de vacuo ...existe sim um adaptador redutor da mangueira da manometro manifold para as valvulas de sucção(serviço ou gas) e em alguns modelos também na valvula de alta(descarga ou liquido),no caso dos split´s inverter´s com 410 A como gas refrigerante ...

vc deve usar o cobre pra tubulação frigorígena...já respondendo sobre a capacidade da bomba de vacuo seria melhor uma de 7 ou 8 cfc com dois estágios..o ideal seria promover esse vácuo com um vacuometro digital...quando o vacuo atingir os 500 microns ..isso pode levar 10 min como uma hora depende entendeu?não é pelo tempo mas pela graduação de vacuo a ser alcançado exigida pelo fabricante ..

nº3) existem detectores de vazamento sim ..eles são mais por famílias de gases ..uns são específicos para R11 R12 R22 etc outros para os blend´s(misturas) e outros para familia dos gases HFC´s(hidrofluorcarbono) ..no caso do 410 a que é ainda um blend(mistura) de dois gases o R32 (difluorometano) e do R 125 (pentafluoroetano) ..detector de vazamento em linhas curtas que tem poucas conexões é complicado ..pois como ele é feito pra detectar micro vazamentos a nivel molecular ele apita mais que panela de pressão ..ficando dificil achar o vazamento rsrsrsrsrs

no caso já matando a outra pergunta sobre teste de estanqueidade vc teria que pressurizar as linhas com nitrogênio com um manifold pra cada linha deixar umas 12 horas e aferir se houve despressurização de alguma linha..nada substitue um bom e conhecido copinho de agua e detergente e uma buchinha rsrsrsrs em todos os cursos que fiz isso em 30 anos de estrada e já a quase 20 de instalação de split´s todos tecnicos ,instrutores, engenheiros, sempre caiam na espuminha de sabão e atenção...rsrsrs claro que o detector é importante(eu tenho) mas usei muito pouco e no caso ele é eficaz em grandes sistemas mas que hoje em dia já vem vem com periféricos de segurança e alarmes sejam por pressão e temperaturas etc que quase que não se usa ou precise usar.. só um exemplo esse fujitsu que vc vai instalar tem mensagem de erro pra vazamento entendeu??/

no manual vem com instruções sobre distancias maximas e minimas mais desniveis e complementação de gas ,no seu caso não vai precisar por que essa distancia que vc citou está enquadrada dentro dos limites de seu condicionador e portanto o superaquecimento provavelmente vai estar dentro da temperatura pedida no manual..e por tabela vc não precisaria da balança

o calculo do SA é igual claro usando a tabela de pressão e temperatura do gas em questão que é o R410 A as distancias minimas e máximas mais desníveis superiores e e inferiores entre as unidades vem especificadas também no manual...

sobre o torquímetro aqui no brasil geralmente ele é especificado no nosso sistema métrico que é KGF X cm ou por metro kilograma força por metro portanto em kilos de aperto.. cada fabricante tem suas unidades de aperto que são parecidas entre si no manual vem especificado isso pela bitola do cano sua extensão e espessura .que também são meio que similares.. se no manual não contar com as medidas de aperto ligue 011 3149 5700 ramal 4 fale com o vidigal ou daniel que eles tem as tabelas de aperto especificadas pela fujitsu.. use um torquimetro de escala e estalo

sobre o teste de estanqueidade quando não há necessidade de se emendar tubos (soldas)o grande problema é nas flanges (conexões tanto internas como externas ) se vc tomar certos cuidados básicos na confecção dessas flanges ..vc tira de letra..compre um flangeador excentrico de estalo essa ferramenta vai facilitar sua vida

na alameda glete tem tudo que vc precisa .fica a menos de dois quarteirões do metro sta cecília ela começa no minhocão e só tem empresas do ramo tipo PA anaya marechal paulista e frigelar pra te citar algumas eu sempre compro na frigelar que tem preços na média melhores ..se vc quiser depois te passo uma lista básica ...se vc quer tirar alguma duvida é só postar

boa sorte ..obrigado pelo seu post ..um grande abraço jairo

---------- Mensagem adicionada às 09:17 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 09:08 ----------

Citação Originalmente Enviado por WGPereira Ver Mensagem
    E muito provavelmente o motivo de tal vazamento esteja na droga da tubulação de alumínio que alguns técnicos estão começando a utilizar em suas instalações. Como dizia meu pai, "é triste mais é verdade", pois acredito que nosso colega Carlos deveria trocar toda tubulação de alumínio existente por tubos de cobre que sabemos serem ainda os únicos confiáveis para este serviço.
    Abraço.
    pior é que é ..acho que por enquanto ele deve pegar esse limão espremer e fazer uma limonada ..mas !!!!! mais cedo ou mais tarde ele vai ter que quebrar...parede ..vamo torcer que seja nas flanges ,talvez apertada demais e tenha deformado a base da flange criando um calo daí escapar o gas ..infelizmente ...acho que depois dos samsung´s e lg´s a bola da vez vai ser essa tubulação de alumínio..abçs jairo

Membro
    Registro em
    12-3-12
    ——————————————
    Obrigado:
    7 concedido(s)
    4 recebidos por 4 msgs

Citação Originalmente Enviado por jairo bertoni Ver Mensagem
    bão vamo lá: pergunta nº 1) não existem diferenças de instalação entre famílias de gases refrigerantes e modelos de condicionadores sendo que os cuidados e as boas praticas englobam todo esse universo..isso numa instalação nova ..claro que existem cuidados adicionais em instalações...só pra ilustrar vamos supor que vc queira substituir um condicionador que opere com gas R 22 e que não seja inverter para um inverter,usando a mesma tubulação...isso é possível se ela for compatível à capacidade do condicionador a ser instalado e que não é seu caso...

nº2)não existe adaptação na bomba de vacuo ...existe sim um adaptador redutor da mangueira da manometro manifold para as valvulas de sucção(serviço ou gas) e em alguns modelos também na valvula de alta(descarga ou liquido),no caso dos split´s inverter´s com 410 A como gas refrigerante ...

vc deve usar o cobre pra tubulação frigorígena...já respondendo sobre a capacidade da bomba de vacuo seria melhor uma de 7 ou 8 cfc com dois estágios..o ideal seria promover esse vácuo com um vacuometro digital...quando o vacuo atingir os 500 microns ..isso pode levar 10 min como uma hora depende entendeu?não é pelo tempo mas pela graduação de vacuo a ser alcançado exigida pelo fabricante ..

nº3) existem detectores de vazamento sim ..eles são mais por famílias de gases ..uns são específicos para R11 R12 R22 etc outros para os blend´s(misturas) e outros para familia dos gases HFC´s(hidrofluorcarbono) ..no caso do 410 a que é ainda um blend(mistura) de dois gases o R32 (difluorometano) e do R 125 (pentafluoroetano) ..detector de vazamento em linhas curtas que tem poucas conexões é complicado ..pois como ele é feito pra detectar micro vazamentos a nivel molecular ele apita mais que panela de pressão ..ficando dificil achar o vazamento rsrsrsrsrs

no caso já matando a outra pergunta sobre teste de estanqueidade vc teria que pressurizar as linhas com nitrogênio com um manifold pra cada linha deixar umas 12 horas e aferir se houve despressurização de alguma linha..nada substitue um bom e conhecido copinho de agua e detergente e uma buchinha rsrsrsrs em todos os cursos que fiz isso em 30 anos de estrada e já a quase 20 de instalação de split´s todos tecnicos ,instrutores, engenheiros, sempre caiam na espuminha de sabão e atenção...rsrsrs claro que o detector é importante(eu tenho) mas usei muito pouco e no caso ele é eficaz em grandes sistemas mas que hoje em dia já vem vem com periféricos de segurança e alarmes sejam por pressão e temperaturas etc que quase que não se usa ou precise usar.. só um exemplo esse fujitsu que vc vai instalar tem mensagem de erro pra vazamento entendeu??/

no manual vem com instruções sobre distancias maximas e minimas mais desniveis e complementação de gas ,no seu caso não vai precisar por que essa distancia que vc citou está enquadrada dentro dos limites de seu condicionador e portanto o superaquecimento provavelmente vai estar dentro da temperatura pedida no manual..e por tabela vc não precisaria da balança

o calculo do SA é igual claro usando a tabela de pressão e temperatura do gas em questão que é o R410 A as distancias minimas e máximas mais desníveis superiores e e inferiores entre as unidades vem especificadas também no manual...

sobre o torquímetro aqui no brasil geralmente ele é especificado no nosso sistema métrico que é KGF X cm ou por metro kilograma força por metro portanto em kilos de aperto.. cada fabricante tem suas unidades de aperto que são parecidas entre si no manual vem especificado isso pela bitola do cano sua extensão e espessura .que também são meio que similares.. se no manual não contar com as medidas de aperto ligue 011 3149 5700 ramal 4 fale com o vidigal ou daniel que eles tem as tabelas de aperto especificadas pela fujitsu.. use um torquimetro de escala e estalo

sobre o teste de estanqueidade quando não há necessidade de se emendar tubos (soldas)o grande problema é nas flanges (conexões tanto internas como externas ) se vc tomar certos cuidados básicos na confecção dessas flanges ..vc tira de letra..compre um flangeador excentrico de estalo essa ferramenta vai facilitar sua vida

na alameda glete tem tudo que vc precisa .fica a menos de dois quarteirões do metro sta cecília ela começa no minhocão e só tem empresas do ramo tipo PA anaya marechal paulista e frigelar pra te citar algumas eu sempre compro na frigelar que tem preços na média melhores ..se vc quiser depois te passo uma lista básica ...se vc quer tirar alguma duvida é só postar

boa sorte ..obrigado pelo seu post ..um grande abraço jairo

Muito obrigado pela resposta Jairo. Isso nao foi uma resposta - foi sim uma aula !!!!!!!!

Se nao for abusar da sua boa vontade voce poderia me passar uma lista basica do que comprar para fazer a instalacao ?

Dentro do que voce respondeu eu tenho algumas duvidas sim

Se precisar de Gas R410 ou mesmo R22, eu consigo alugar o cilindro ou tenho que comprar o cilindro e pagar a recarga. Estava vendo em um site que tinha cilindros p/ vender mas dizia que precisa de registro no IBAMA ? Nao entendi nada.

Eu andei vendo umas bombas de vacuo (duplo estagio) em alguns sites mas tem uma grande diferenca de preco entre marcas. Tem marcas que a de 8CFM e o mesmo preco de outra marca de 12CFM. Qual seria uma marca boa, uma marca media e uma marca meia boca p/ comprar ? Nao preciso da bomba de vacuo mas fud.... que existe mas tambem nao quero uma bomba 1/2 boca mesmo o uso sendo uma vez na vida e outra na morte. Qual voce recomendaria ?

No manual a Fujitsu indica a graduacao de vacuo exigida p/ eles ?

Tem algum problema se a tubulacao fizer algumas voltas ? Digo angulacoes de 90 graus na tubulacao ? Ou isso nao eh legal ? Eh melhor diminuir os angulos ao maximo ? Como funciona isso ?

Onde eu consigo uma tabela de pressao e temperatura do R410 e do R22 - pois provavelmente vou instalar alem dos Fujitsu - um outro de 18.000 numa varanda e ele usa R22.

Onde eu arrumo um torquimetro de escala e estalo ? Andei vendo ontem na internet ou nao achei o torquimetro certo ou ele custo bem caro - alem das cabecas que sao caras tambem ? Quanto voce acha que eu gasto num torquimetro ?

Eu vi o site da frigelar mas eles nao disponibilizam preco - vou ligar la e fazer uma cotacao com eles.

Um desnivel entre a condensadora ( 0m ) e a evaporadora ( +3m ) eh aceitavel ? Nao terie problemas com isso ?

Minha ultima duvida, voce acha legal uma uma caixa de passagem ou caixa de espera ( nao sei ao certo o nome ) p/ instalar a evaporadora ou nao tem necessidade. E eh legal usar cano de pvc mesmo p/ fazer o dreno ?

Desculpe abusar da sua boa vontade - mas eh que estou um pouco perdido em relacao a instalacao.

Muito obrigado mais uma vez.

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Muito obrigado pela resposta Jairo.
    Desculpe abusar da sua boa vontade - mas eh que estou um pouco perdido em relacao a instalacao.

à noite respondo ..lá pra 22 horas ..ok? desculpe ..um grande abraço jairo

Membro Avatar do(a) tudomobile
    Registro em
    13-1-11
    Nome Verdadeiro
    Osvaldo
    ——————————————
    Obrigado:
    181 concedido(s)
    289 recebidos por 234 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) tudomobile
    Fonte(s):
    Bluray Panasonic DBT300PU/ Wii / Net HD Max / DVD Player Philips
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Onkyo HT-S5400
    TV/Monitor/Projetor:
    Plasma Panasonic TH-42PY85LB (encostada: falta placa da fonte). -------- Testando TV 3D LED LG 55LM7600

Citação Originalmente Enviado por Carlos Kuhn Ver Mensagem

Obrigado a todos.
    Olá, pessoal.
    Também estou passando pelo mesmo problema do colega Carlos Kuhn.
    Tenho dois Fujitsu 9K individuais. Na instalação foram usados tubos de cobre. Cada um tem circuito e disjuntor separados.
    Estavam funcionando perfeitamente.
    Após 3 meses, um deles, parou: só ventila e não funciona a parte externa
    Um dia antes de perceber o problema, havia chovido muito, mas como não estava em casa, não sei se houve incidência de raios. (os aparelhos não estavam em funcionamento, mas estavam ligados na tomada)
    Mas se fosse raio ou oscilação na rede, por que afetaria só um aparelho? Também não afetou nenhum outro equipamento eletrônico, aqui em casa.
    O técnico já verificou que não é falta e nem excesso de gás. Consequentemente, ele condenou a placa, mas eu queria ter certeza.
    A seqüência das luzes é um pouco diferente do Carlos Kuhn. Aqui, a seqüência é:
    Operation e Timer 2x + Operation 3x.

Já havia comentado com o Jairo, via MP, mas por motivos diversos, não levei adiante as suas recomendações.
    Agora, com mais tempo, vou ligar para o técnico que o ele recomendou e depois volto a postar. Mas se alguém tiver alguma idéia do defeito, pode comentar. Obrigado

Registro em
    6-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    230 concedido(s)

Isso nao foi uma resposta - foi sim uma aula !!!!!!!!

Muito obrigado.
    É mestre Jairo, este fórum se transformou mesmo num fantástico curso técnico a distância! E com um precioso detalhe: é gratuito! E você, na condição de reitor diretor e grão-mestre deve providenciar os diplomas com o devido reconhecimento do MEC para certificação oficial valida em todo território nacional dos alunos mais aplicados que por aqui passam e provam destes sólidos e preciosos ensinamentos.
    Grande abraço.

Colaborador
    Registro em
    24-6-08
    Nome Verdadeiro
    jairo bertoni de araujo
    ——————————————
    Obrigado:
    435 concedido(s)

Muito obrigado pela resposta Jairo.

os condicionadores já vem com a carga de gas suficiente pra té 20 metros lineares ... acho que vc não vai precisar de cilindro de gas refrigerante ..mas se precisar converse com o vendendor...ele te esclarece sobre a inscrição do ibama

quanto à bomba de vácuo tenho uma da EOS 12 cfc de dois estágios (ching ling mais barata) e uma robinair americana de 8 cfc de dois estágios mais cara..o vacuo otimo é quando ele atinge 500 microns de hg ..a manifold é menos precisa por isso a necessidade de se usar o vacuometro digital que é bem mais preciso..

sobre a linha frigorígena quanto mais linear for melhor ..curvas ou joelhos de 90º aumentam em um metro a mais numa linha de tubos os desníveis máximos estão devidamente inseridos nos manuais de instalação

as tabelas psicométricas dos gases R 410a e R 22 vc encontra na net..é só ir no google que vc acha..em alguns manuais de instalação vem também com essas tabelas

o torquímetro intercambiável de chave fixa é complicado pois nosso mercado está cheio de torquímetros para mecanicos que é adaptável pra boca de parafuso. talvez vc encontre na www.vulkan.com.br

as caixas de passagem para split são mais usadas quando vc não vai instalar os condicionadores deixando preparado para isso ou seja pra instalar em outra ocasião o que nós chamamos de pré instalação elas servem para dar acabamento na parede e depois instalar o condicionador sem promover quebradeira ou ficar fios ou tubos de dreno expostos ..

se vc for instalar todos condicionadores de uma vez sem deixar algum pra depois vc não precisaria de caixa de passagem ...uso sim para o dreno tubo de pvc soldável de 25 mm ou de 32 mm dependendo do tamanho da linha ou quantidade de condicionadores acoplados nessa linha de dreno

o desnível maximo pra esse equipamento da fujitsu se não me falha a memoria é de 10 metros portanto 3 metros dá dentro do que a fujitsu pede sobre os desníveis..

a lista http://www.arcondicionado.com.br/loj...ramentas-split esse site vai te dar uma visão muito boa de uma instalação ...e das ferramentas.. está faltando na lista desse é somente os corta tubos grande e pequeno e lima KF o que vc não entender é só postar um grande abraço jairo

Registro em
    6-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    230 concedido(s)

Saulera, um outro site de ferramenta profissionais onde você também encontra torquímetros para diversos usos é o http://www.torkfort.com.br/?gclid=CP...FQda7AodUx_A5g. Quem sabe pode lhe ser útil também.
    Abraço.

16. 1 membro agradeceu WGPereira por esta mensagem

Página 232 de 401 PrimeiraPrimeira ... 132182222227228229230231232233234235236237242282332 ... ÚltimaÚltima

Tags para este Tópico

Regras de Postagem