Cirilo Cabos  CD Shop  Devialet    

NOTICE Aviso: Este é um tópico antigo, a última resposta foi postada há 351 dias. Por favor leve em consideração a data das informações presentes no tópico antes de responder.
Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima
Resultados 16 a 30 de 32

Tópico: Cooler silencioso?????dicas

Membro Avatar do(a) §ilvio
    Registro em
    1-5-04
    ——————————————
    Obrigado:
    110 concedido(s)
    198 recebidos por 119 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) §ilvio
    Fonte(s):
    BD-Player 3D Sony BDP-S-770 + Panasonic BD30, DVD-Player Panasonic S-95, Receptor Satélite HDTV Zinwell 620, PlayStation-3 320Gb + MOVE, decoder SKY
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Marantz SR 8002
    Caixas Acústicas:
    AEGIS EVO III + EVO CENTER + Satelites
    TV/Monitor/Projetor:
    Projetor Panasonic PT-AE-4000U, 120" Tela Kreische Tensionada Elétrica, TV SONY Bravia 46"
    Acessórios:
    Suporte Projetor Kreische Orbit, Speedy Fibra Ótica 30 Mega, Poltronas Plenitude reclináveis, Netflix via Tablet HDMI, DVD Player da Barbie p/ a filhota, Frigobar Consul para as geladas e Pipoqueira Elétrica Hi-End para as sessões de cinema !

Eu fui no 10k! Eu fui no 50k! Eu fui no 120k!

Desconfiança

Acredito que a coisa da tomada exclusiva para o cooler seja só quanto à possível propagação de interferência (ruidos). Se for isso, tente ligar junto mesmo, se não houver interferência no som, acaba a necessidade da tomada exclusiva.

Outra possibilidade que imagino pode ser a chance de alguem por a mão no cooler sem querer, e travá-lo. A corrente com o motor travado sobe muito e poderia queimar algum fusível do aparelho. Hipóteses...!

Abraços !
    On deck, you scabrous dogs! hands to braces, let down and haul to run free, and... bring me that horizon !! Cpt. Jack Sparrow

Membro
    Registro em
    6-10-02
    ——————————————
    Obrigado:
    2 concedido(s)
    1 recebido por 1 msg

Meu Sistema
    Sistema do(a) Eleandro
    Fonte(s):
    X-Treamer
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamaha RX-V 1600
    Caixas Acústicas:
    JBL S26II frontais e surround e S-Center II Subwoofer Infinity
    Cabos:
    Caixas-Pirelli - Conexões AR ProII
    TV/Monitor/Projetor:
    Sony Trinitron 29" / LG BN 315
    Acessórios:
    Filtro anti-surge - Panamax

Aproveitando a deixa, do Murilo.

O Marantz SR-19 (como podem ver nas fotos que coloquei no DIY) tem um cooler interno e a saída de ar é para a lateral direita do aparelho, só que percebo que ele não está funcionando, vi que nos dissipadores tem uma espécie de sensor (acho que é para ligar só quando a temperatura atinge um certo nível).

Será que é isso mesmo?

Murilo, o SR-7500 não tem cooler interno?

Abraço

Eleandro

Membro
    Registro em
    26-6-05
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Existem alguns cooler para computador, do tamanho dos da fonte que seu ruido é mínimo. Normalmente eles usam rolamentos em vez de buchas. Se vc estiver em sp vá na r. Santa Efigenia ou em lojas de informatica que vendem pela internet. Computadores esquentam tanto que chegam a ter 5 cooler funcionando ao mesmo tempo. Ai haja barulho.

Desligado Avatar do(a) Massao
    Registro em
    8-11-03
    Nome Verdadeiro
    Edison Massao
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    7 recebidos por 7 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Massao
    Fonte(s):
    Marantz SA14v2, Samsung P-1500, PS3 40gb, Oppo 983H, HTPC (AMD x4 Q9750, MB Asus Crosshair, 2Gb DDR2-800 Corsair, 2Tb Sata2, Video 9800GX2 1GB, DVD-R Pionner 110, BD-R LG GGW-20)
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Marantz AV-8003 + Anthem MCA50
    Caixas Acústicas:
    Paradigm Reference St100 v3(Frontais) + St20 v3(Surr) + CC570 v3(Central) + Sub Servo-15
    Cabos:
    Interconnect Audioquest Columbia, King Cobra e Topaz - HDMI Discabos, AQ, Blue Jeans e Monster - Speaker Ecosse 4.4 e 4.2
    TV/Monitor/Projetor:
    Sanyo Z-2000
    Acessórios:
    1x Panamax 5100, 1x Panamax 5300, No-Break APC 1500Va Senoidal, APC 1500Va

Uso no gabinete do micro, coolers de 8cm da MasterCooler, são silenciosos (+-20db), inclusive comprei num site de uma empresa do RJ. Custaram R$ 10,00 cada.

Abraços,

Massao

Membro Avatar do(a) Ricardock
    Registro em
    20-1-05
    ——————————————
    Obrigado:
    5 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Ricardock
    Fonte(s):
    Blu-Ray Panasonic BDP-35 / CD: Pioneer PD-F908 /DVD: Pioneer 578 e Pioneer 656A-SACD & DVD-A /LD Pioneer CLD-1080
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Receiver: DENON AVR-3808 CI
    Caixas Acústicas:
    Frontais: KEF Q5 | Central: Proficience | Surround e Back: Boston | Subwoofer: Pioneer S-W200
    Cabos:
    HDMI: Monster Cable; Vídeo Componente: AR e Golden Cable | S-Video: Monster Standard | Áudio Analógico: AR | Áudio Digital Óptico: Monster THX | Caixas: Reference (Frontais) e Reference 2x2,5mm² (Central, Surround e Sub)
    TV/Monitor/Projetor:
    Projetor: Panasonic PTAE4000 / Tela: Elétrica tensionada 4:3 110"/TV: Sony 40” KDL40EX655 SmartTV
    Acessórios:
    NET HD Max Digital; WDTV Live; Decibelímetro Radio Shack Analógico | Suporte de Teto Kreische Orbit / No-Break APC / Condicionador SAVAGE SQV 1500

Ótimos coolers brasileiros

Amigos,
    os coolers da Ventisilva (brasileiros) são, na minha opinião, os melhores pois sua construção é robusta, feita de metal e muito eficientes e silenciosos.
    Uso há muitos anos na saída chaveada com configuração de 220v e funciona perfeitamente.
    Vocês encontram diversos modelos e tamanhos na Sta. Ifigenia, nas lojas TRANCHAN.

abraços,
    Ricardo
    Abraços,
    Ricardo

Jazz, Blues... Avatar do(a) Angelo Lopes
    Registro em
    1-3-05
    Nome Verdadeiro
    Angelo Lopes
    ——————————————
    Obrigado:
    23 concedido(s)
    31 recebidos por 27 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) Angelo Lopes
    Fonte(s):
    578A "mod"/Akay AP-100C/PC ESI Juli@/Sony D-555 Mod
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    (HT) HK-335 + (Estéreo) Audiopax 7 + Power Super A (DIY by Angelo)
    Caixas Acústicas:
    B&W + DIY (HT) e Gallo Nucleus Reference 3.1 (Estéreo)
    Cabos:
    Monster, CAT6 Specs AIEA, Belden 1311A, Arathaca, Tara Labs, Graco, Belden DIY
    TV/Monitor/Projetor:
    Pana TH42PY85LB/Sony Wega 29"/JVC HRM-29"
    Acessórios:
    SBC HP1000, Senn HD650

Exclamação Vou tentar...

Pessoal, acho mais fácil ir respondendo às duvidas. Este post deve ser longo!
    Cooler silencioso:

=> O cooler desloca o ar, pode ser "puxando ou empurrando".
    O que nos interessa:
    => Alimentação: Pode ser em corrente contínua ou alternada (não é possível mudar isso, por características intrínsecas, de projeto, construtivas...).
    => Deslocamento de ar: Quanto maior o deslocamento, mais troca de calor proporciona. O unidade do ar deslocado é CFM: A unidade CFM, Cubic Feet per Minute (Pés Cúbicos por Minuto) mede a quantidade de ar que a ventoinha do cooler é capaz de deslocar. Quanto maior esse valor, maior o poder de refrigeração da ventoinha.
    Outras características importante:
    => A ventoinha tem ainda duas outras características importantes: sua velocidade de rotação (medido em RPM, Rotações por Minuto) e seu nível de ruído (medido em decibéis).
    => É possível baixar o ruído do cooler colocando-o como 220Vca, mas alimentando-o com 127Vca;
    => Também é possível reduzir o ruído inserindo uma resistência em série na alimentação dele, podendo ser um potênciômetro de fio (e nesse caso pode-se ajustar a rotação/fluxo via potenciômetro para o ponto ótimo).
    Quanto ao nível de ruídos:
    => Quanto menor o nível de ruído e maior o CFM deslocado, melhor. Cooler de menor ruído sempre será via rolamentos. Um tipo excelente quanto ao ruído é o cooler com rolamento a gel (Thermaltake Silent Boost, por exemplo). Procure selecionar um cooler que não ultrapasse a algo como 28dB (lembr~-se que dB é logarítmico...).
    Respondendo dúvidas:
    Abcoon:

...porem preciso de dicas, modelos e de como efetuar a ligação 12v>110v...
    => Não é possível sem inversor o12V para 127V.
    Nadilson:

...use uma fonte de alimentação comum de 12 Volts x 1 Ampére

=> Deu a solução. Pode ser ainda menor que 1A (veja características do cooler).
    Abcoon:

...minha unica duvida e se vai trazer algum problema tipo queima ou curto no cooler uma veis que esta configurado para 220v e funcionando na rede 127v ? liguei o cooler na tomada chaveada do receiver, dara problema ?.

=> Não acredito, será muito remota a possibilidade de problemas, dada às características de construção dos cooler. O enrolamento dele se abrirá antes. Mas...Não é o ideal!
    Murilo:

O Vinicius na HT desse mês diz que não se deve ligar o cooler na tomada de força traseira do receiver. Devo ocupar uma tomada inteira só pra ele?? isso é complicado...
    => Durante um "pentelhésimo" de segundo na partida do cooler, esta corrente de partida pode subir a até 7 vezes a corrente nominal. 1-Verifique qual a capacidade de corrente da tomada auxiliar, basta ela ter 3 a 4 vezes a capacidade contínua de corrente que ela pode ser usada. 2-procure usar a tomada não chaveada, 3-Acho tremendamente conservativo acreditar que o motor do cooler irá introduzir algum ruído espúrio nos sinais que transitam no receiver, diferentemente dos ruídos introduzidos durante a partida de um motor utilizando capacitor de partida - como geladeira, por exemplo - mas isso é um capítulo à parte, e demanda tempo explicar aquí o que ocorre, a grosso modo nesta partida específica são introduzidas harmônicas até a 13a. fundamental (me perdoe o companheiro Vinícius).

Outras dúvidas:
    2) Como é esse negócio de comprar um de 220v e ligar em 110v?? É só ligar direto na tomada um de 220v que ele passa a operar em 110v, desde que a tomada seja 110v???
    => Dmaumau respondeu precisamente.
    3) O cooler fica "preso" ao receiver ou apenas colocado sobre ele??
    => Penso que ele deve ficar fixo, mas não rigidamente - necessitará de amortecimento, com borracha, por exemplo, evitando alguma vibração mínima (que só ocorre em caso de desbalanceamento mecânica das pás do cooler, e isso indica problemas com o cooler, talvez até acúmulo de poeira).
    4) Isso pode trazer mais problemas do que ajudar?? (no sentido de talvez colocar mais sujeira pra dentro do receiver...)
    => De qualquer forma, as abertura de ventilação/troca de temperatura do receiver não são normalmente filtradas. O aumento de circulação de ar sem filtro apenas acelerará tal processo.
    Marcelo T:
    Uso ambos tirando o ar do amp. Experimentei um empurrando e o outro tirando mas me pareceu q ele ficou mais frio com os 2 tirando o ar.

=> Ótimo. experimentação é a fórmula. O importante é a circulação de ar com consequente troca. Evite pressurizar ou criar vácuo internamente no receiver, as duas situações são muito prejudiciais. A pressurização aumentará o aquecimento por inteiro internamente e o vácuo criará aquecimentos localizados nas fontes de calor (esta situação é aparentemente pior).
    Fiz uma tomada com um interruptor para poder desligar o bixo facilmente. Não sei qual seria a restrição de ligá-lo atrás do receiver , pois os mesmos puxam muita pouca corrente..
    => Ótimo. Pensou certinho.

Fmrr:

Existem alguns cooler para computador, do tamanho dos da fonte que seu ruido é mínimo. Normalmente eles usam rolamentos em vez de buchas...
    =>Tá falado, é isso mesmo.
    Pessoal. Tenho que sair agora. Nem vai dar prá revisar o que escreví. Depois falarei sobre os split e fan-coil da vida.
    Um abraço.
    Qualquer coisa...
    Angelo

"When all else fails, read the instructions..."

Registro em
    1-3-05
    Nome Verdadeiro
    Angelo Lopes
    ——————————————
    Obrigado:
    23 concedido(s)
    31 recebidos por 27 msgs

Meu Sistema
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Acessórios:
    SBC HP1000, Senn HD650

Importante

Reduzir a rotação irá reduzir a capacidade de troca do cooler, é claro.

Registro em
    1-3-05
    Nome Verdadeiro
    Angelo Lopes
    ——————————————
    Obrigado:
    23 concedido(s)
    31 recebidos por 27 msgs

Meu Sistema
    Fonte(s):
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Caixas Acústicas:
    Cabos:
    TV/Monitor/Projetor:
    Acessórios:
    SBC HP1000, Senn HD650

Estrela Ar condicionado/Split.

Colegas,
    Tentarei explicar o be-a-bá do ciclo térmico aplicado ao ar-condicionado:
    - O gás, elemento refrigerante, fica em um circuito selado. O início do processo dá-se com o compressor, que aumentando a pressão do gás, cria o fenômeno do aquecimento do mesmo (super-aquecimento). Após comprimido, o gás - no estado gasoso devido a alta temperatura - é levado a baixar essa temperatura no condensador (nas geladeiras é feito a troca natural com a ambiente através daquela serpentina com radiadores pintado em preto, na traseira da geladeira. Em grandes sistemas utiliza-se ar-forçado, água e outros). Com esta troca o gás condensa-se (daí o nome condensador) devido estar pressurizado e em temperatura menor que a do ponto de vaporização. Daí é conduzido para o evaporador, ou válvula evaporadora. Esta parte do processo térmico consiste em expandir o gás liquefeito, vaporizando-o. Assim, a coisa inverte-se: Ao ser pressurizado o gás aqueceu, manteve-se pressurizado e foi resfriado no condensador. Agora sofre expansão, baixando assim a pressão e consequentemente reduz ainda mais a temperatura. Nesse estágio de sub-resfriamento ele é levado a trabalhar roubando a temperatura do ambiente. No caso da geladeira é o dito congelador e no caso do ar condicionado é o split. Chega novamente ao compressor +/- à temperatura ambiente e pressão inicial
    Ocorre que este ciclo térmico é balanceado (a soma das energias do gás é igual a zero => + Aqueceu na compressão - resfriou no condensador - resfriou no evaporador + aqueceu no evaporador = zero.

Reduzir a capacidade de troca do evaporador do split fará com que o gás não roube toda a temperatura do ambiente e chegará mais frio no compressor.
    A massa do gás permanece a mesma, mas o volume reduz. Forçará inicialmente o compressor, que tenderá a cavitar por baixa pressão de sucção. Ele chegará mais frio ao condensador, resfriará mais ainda no evaporador e este ciclo prejudicial continua.
    O sistema como um todo perderá eficiência, provavelmente (na melhor das hipóteses) fará com que a água de condensação vire gelo, reduzindo assim mais ainda a área de troca do evaporador em efeito exponencial, etc...PODE queimar/quebrar aletas/danificar irremediavelmente o compressor.
    Possíveis soluções quanto ao ruído:
    => Confirmar se vem do ventilador de insuflamento de ar no ambiente: motor, rolamentos, desbalanceamento de pás, má fixação, tela anti-poeira, aletas direcionadoras, etc...
    => O split, se não for em recirculação, pode assim sobrepressurizar o ambiente, se o ambiente for bastante vedado. Verifique.
    => Substituir o split (apenas ele) por um mais moderno e silencioso, com mesmas propriedades físicas (não necessáriamente dimensionais).
    => Contratar-me! Para tanto fornecer:
    - Boas sessões de audição/vídeo,
    - Alimentação farta (como para caramba)
    - Água tônica sem ser da Schin (não bebo alcoól!).
    - Muitas orações.
    Um abraço, Angelo

Membro Avatar do(a) ricardo_pedrassani
    Registro em
    21-12-04
    Nome Verdadeiro
    Ricardo Pedrassani
    ——————————————
    Obrigado:
    15 concedido(s)
    14 recebidos por 10 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) ricardo_pedrassani
    Fonte(s):
    DVD Sony DVP-NS78HP HDMI
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Yamaha RX-V795a
    Caixas Acústicas:
    Sublimes DIY (LT projeto do meste DIY Renato, falantes Akron by Paulo Ramos, crossOver Linkwitz-Riley 2,5KHz 8dB/oitava)
    Cabos:
    Som: digital coaxial DIY | Imagem: HDMI
    TV/Monitor/Projetor:
    TV LCD LG 20", TV Plasma Panasonic Viera 42"
    Acessórios:
    Rack DIY

Sim!

Citação Originalmente Enviado por Massao Ver Mensagem
    Uso no gabinete do micro, coolers de 8cm da MasterCooler, são silenciosos (+-20db), inclusive comprei num site de uma empresa do RJ. Custaram R$ 10,00 cada.

Abraços,

Massao
    Esses coolers são usados em gabinetes para servidores também. Aqui no escrtiório temos um servidor que usa o gabinete da mastercooler (com os collers da mesma marca) e ele é BEM silencioso, bem mais que os dos computadores normais. Se for fácil de achar, recomendo, também, os cooler master.

Felipe Navarro Audio Labs Avatar do(a) Felipe_Navarro
    Registro em
    30-11-05
    Nome Verdadeiro
    Felipe Navarro
    ——————————————
    Obrigado:
    6 concedido(s)
    23 recebidos por 14 msgs

Sabe o que é bom para reduzir a velocidade do Cooler, aqueles Dimmers de luz. Só ligar ele no cooler como se fosse ligar na lampada.

É garantido!

Abraços,
    Felipe

Membro
    Registro em
    31-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

Olá...

Sou novo no forum. descupem a minha ignorancia, mas eu estou precisando reduzir a velocidade de um cooler 110V, olhando as msg, percebi que muitos falam em reduzir a voltagem (ligar 220 em 110), ainda nao tentei, mas a veocidade de coolers AC nao funciona como motores?

Eu imaginava que seria necessario um inversor de frequencia, pois na minha cabeça a frequencia do motor é função apenas da frequência da rede e do numero de polos?!?!? estou viajando mto?

Membro Avatar do(a) M.André
    Registro em
    1-5-07
    Nome Verdadeiro
    Marcos
    ——————————————
    Obrigado:
    78 concedido(s)
    68 recebidos por 58 msgs

Millencolinhc,

É simples, se você ligar um cooler de 220V em 110V ele funciona com uma rotação mais baixa e produz menos ruído.

Abraços.

Membro
    Registro em
    31-7-09
    ——————————————
    Obrigado:
    0 concedido(s)
    0 recebidos por 0 msgs

M.andré valeu a dica, vou testar acho que hj mesmo, pois vou ao local

tenho certeza que irá funcionar pois muitos aqui no forum ja disseram que fizeram e funciona!

porém eu queria saber se a construção de um cooler AC é muito diferente de um motor AC, pois em motores AC a variação da tensão nao influi consideravelmente na rotação (dai a necessidade de inversores de frequencia)

se alguem pudesse me explicar porque hehehe (pareço criança na faze do "porque???")

Agradeço a antenção
    um abraço

Membro Avatar do(a) M.André
    Registro em
    1-5-07
    Nome Verdadeiro
    Marcos
    ——————————————
    Obrigado:
    78 concedido(s)
    68 recebidos por 58 msgs

Millencolinhc,

Quanto a construção do cooler AC comparado com motores AC eu não sei informar, mas veja que não é uma simples variação de tensão, na verdade é aplicada a metade da tensão que o cooler pode suportar (110V de tensão em um cooler de 220V).

Abraços.

Membro Avatar do(a) zeppeliano
    Registro em
    5-5-03
    Nome Verdadeiro
    Aguinaldo
    ——————————————
    Obrigado:
    335 concedido(s)
    371 recebidos por 296 msgs

Meu Sistema
    Sistema do(a) zeppeliano
    Fonte(s):
    M6CD, DAC Audio GD 5.32, Oppo Bd-103, Sony 380, PS3
    Receiver/Pré/Pro/Amp:
    Pré MBL 4006, Power Parasound A 21,Receiver Yamaha 3030
    Caixas Acústicas:
    BW N 803, Central CDM-NT, 602 S1, Subwoofer SVS SB-13 Ultra
    TV/Monitor/Projetor:
    Samsung 64 E8000, PANASONIC TH-42PV70LB
    Acessórios:
    AC Organizer LC 111

Preciso de um cooler.
    Parece que são bivolt e de 12V.
    Como faço a ligação de um cooler de 12V numa elétrica de 127V?
    Como fazer para um cooler de 12V, ser selecionado para rodar em 220 V, numa elétrica de 127V?

Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima