Anúncio do HT Forum
medeirosdez
Última Atividade:
23 Jan 2011
Desde:
23 Jan 2011
Mensagens:
0
Troféus:
0

Reações

Recebidas: Dadas:
0 0
0 0
0 0
0 0
0 0
0 0
0 0
Localização:
Conceição das Alagoas

Compartilhar esta Página

medeirosdez

Usuário, de Conceição das Alagoas

Última atividade de medeirosdez:
23 Jan 2011
    1. _rau_
      _rau_
      Sobre a equipotencialização, se o ambiente não possui nada condutivo que permita o usuário tocar no gabinente do PC por exemplo e nesse elemento condutivo ao mesmo tempo que ocorra uma falha, não precisa ser feita. Agora se por exemplo vc usa um aterramento TN e a pessoa esteja em contato com uma carcaça aterrada, por exemplo o gabinente do PC, e toca em uma coluna de metal aterrada no solo e nesse momento ocorre algum problema com o neutro ou mesmo com o terra, essa pessoa poderá tomar um choque. Mas essa condição não é comum de acontecer, é sempre precauções que as normas exigem...
    2. _rau_
      _rau_
      ...(continuação)

      No caso de proteção contra choques, seja a forma que for, no esquema TT, você deve adotar um dispositivo DR no quadro de disjuntores, mas isso pode ser um problema, pq computadores e filtros de linha como o Clamper Computer Protector, possuem uma fuga de corrente natural à terra, o que não vai se dar bem com um Dispositivo DR, logo o esquema que vc deveria usar mesmo é o TN-S ou TN-C-S. Inclusive nossa norma brasileira NBR5410 indica o uso do esquema TN-S quando estamos tratanto de equipamentos de TI (Tecnologia da Informação).

      Mesmo que teu neutro tenha uma haste só, no quadro do medidor, você pode tanto usar apenas essa haste e separar neutro e terra dentro do quadro do medidor ou imediatamente após o mesmo, no ponto mais próximo possivel desse quadro e se possível, mas não totalmente obrigatório, reforçar esse aterramento, batendo mais hastes e interligando-as.
    3. _rau_
      _rau_
      Medeiros, o mais importante de tudo é ter um aterramento de ponto único, ou seja, o neutro deveria fazer parte do mesmo terra em um ponto "estratégico" que pode ser interligar as hastes por debaixo do solo ou no quadro de medição e daí em diante terra segue no seu condutor exclusivo e neutro no seu condutor exclusivo, sem jamais se interligarem novamente.

      Um aterramento do tipo TT não é o tipo correto quando se trata de descargas atmosféricas, por mais que ele tenha uma resistividade baixa, pode ser 1 Ohm, mas não é o ideal. Na impossibilidade de ter uma única malha de aterramento no local, aí incluindo a do neutro, você deveria usar bons DPS's na instalação, sem esquecer de colocar um DPS entre neutro-terra e também após as tomadas dos computadores, é bom que se use filtros de proteção do tipo DPS, como Clamper Computer Protector por exemplo ou algum que possua elementos de proteção entre fase-neutro, fase-terra e neutro-terra. (continua)...
  • Carregando...
  • Carregando...
  • Sobre

    Localização:
    Conceição das Alagoas
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso