Anúncio do HT Forum

A bolha do setor automotivo brasileiro - o bobo, o esperto e o malandro

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por J. Snow, 28 Ago 2019.

1. rpralon

rpralon Usuário

4.960 1.074 726

Desde 24 Nov 2008
    Florianopolis/SC/Brasil
    ja é assim no IPI ou não...

2. π2018

π2018 Usuário

Desde 19 Set 2006
    Atlanta/GA
    Qualquer produto de consumo que não seja vício, como tabaco ou álcool e cuja tributação ao consumidor final exceda 20% é estupidez, para não dizer roubo como costuma dizer a turma do Estado mínimo.
    Quanto maior o imposto sobre o consumo e menor o imposto sobre a renda, mais injusto e regressivo é o sistema tributário de um país.

3. ms73

ms73 Usuário

Carro 1.0 ainda paga menos imposto do que um carro com motor maior, ao menos até onde eu sei.

4. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    Separação total de bens (y)

JP

Última edição: 16 Jan 2020
  5. vrebolho

vrebolho Usuário

Já é assim. Carro 1.0 tem alíquota menor de imposto. Acontece que as montadoras não estão repassando essa economia. O que se vê são modelos 1.0 turbos sendo lançados com preços mais caros que os 1.6 aspirado, que paga imposto maior.

6. ms73

ms73 Usuário

Em primeiro lugar estes motores turbo modernos certamente custam mais para produzir do que um 1.6 antiquado, então não sei até qual ponto poderiam custar menos.
    Mas meu comentário foi em outro sentido, se o ipi fosse calculado sobre o consumo do carro e não o volume do motor talvez alguns carros teriam motores melhores, novamente, este 1.0 tsi do polo com 128cv poderia ser substituido pelo 1.4 turbo de 122cv utilizado nos audi tempos atrás, mas como o 1.0 paga menos imposto fica inviabilizado.

• 2
  7. Mack

Mack Usuário

3.176 1.001 986

Desde 27 Mar 2006
    GO/Brasil
    É bom que revejam essa tributação, calculando por desempenho de consumo, assim carros com tecnologias mais novas, independente da litragem pagariam menos impostos.

• 1
  8. π2018

π2018 Usuário

Desde 19 Set 2006
    Atlanta/GA
    Ao que me consta o regime automotivo aprovado no apagar das luzes do governo Temer prevê isso.
    O Inovar Auto anterior também previu isso, do contrário não teria sido desenvolvido está nova geração de motores turbo mais eficientes.
    Por conta disso a GM aposentou o Monzatech e os VHC, a VW os AP e a Fiat terá que se livrar dos E-torq.

• 1
  9. ms73

ms73 Usuário

Previu, mas já acabou, era algo provisório, e não é a mesma coisa, previa descontos nos impostos para carros econômicos, mas a diferença lá na fonte do ipi diferenciado para motores 1.0 continuou.

Última edição: 17 Jan 2020 às 14:12
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso