Abandono do Multicanal ???

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por Renato Gomes, 10 Ago 2007.

1. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    Renato,

outro motivo prá você refletir quanto à sua decisão são os novos formatos de áudio HD (BD / HD DVD)... pense nisso também(y)

2. Pedro .

Pedro . Ψ The Pneumatic Metal God Ψ

Desde 2 Mai 2003
    Desert Plains
    Bom, eu curto multicanal, mas atualmente mais estereo. Porem nao conseguiria viver sem os dois. O duro é montar um sistema estereo e multicanal no mesmo nivel, os custos nao sao nem um pouco amigaveis. EU ainda sou da opiniao que as surround nao precisam ser torres e muito menos de 3 vias, até que um dia eu consiga perceber diferença de uma book para uma torre destas proporçoes :D

Sempre lembro daquele "maluco" que colocou 5 BW N802, e cada uma amplificada por um Classe M400. Pior de tudo é que ele nao esqueceu do canal central traseiro, eu se fosse ele nem pensaria nesse canal :lol:

Pra piorar a coçeira parece q esse mesmo cara montou um estereo dedicado esse sim muito bom com 800D :rofl:

3. marcoantonio

marcoantonio jazzy

Desde 13 Jul 2005
    SÃO PAULO - SP
    Concordo.

Para filmes é muito legal o multicanal, além do sub reproduzindo aquelas baixas frequencias ferozes.(y)

4. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Xará, power ja tenho. acha que um pré com bypass seria o ideal agora ?

5. Renato Gomes

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    E com relação ao player ? Eu teria que partir para um que reproduza estes formatos novos ou um que reproduza apenas CDs comuns irá me satisfazer por um bom tempo ainda ?

É meio confuso tudo isso não ? :doido:

6. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Se é confuso pra você, imagina pra gente que só está lendo... :lol:

(y)

7. data2005

data2005 Usuário

Desde 19 Nov 2005
    SP/ Capital
    O que mais eu achou ruim no multicanal não é tanto os fios e sim a quantidade de caixas na sala, uma sala com 2 caixas bem colocadas fica mais bonito que 5,6 caixas.

abrçs
    Jayr(y)

8. Jorge ms

Jorge ms Usuário

Desde 14 Abr 2005
    RiO GRANDE RS BRASIL
    Renato,

Acho que voçê deveria comprar um pré processador da Rotel como o 1068 ou o 1066 usados voçê consegue por um bom preço e vai casar muito bem com o seu amplificador e as suas caixas conheço a sinergia de Mirage com Rotel fica muito bom deve ter uma loja ai em São Paulo que te ceda um para teste.

Jorge ms

9. Renato Gomes

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Caro Jorge,

Será que o Processador apresentará a mesma performance de um Pré em stereo ? Aqui no Rio acho que é um pouco mais difícil de conseguir um emprestado pra testes aqui em casa. Mas, em todo caso, acho que no meu atual estado de espírito eu prefira investir em um bom pré + player do que em um processador. Esses processadores da Rotel costumam ser caros, não ?
    Tens uma idéia de preço ?
    Abraços (y)

10. Rodriguezz

Rodriguezz Turn On, Tune Up, Rock Out!

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    Renato,

Se dinheiro não for o problema, teria os dois. :lol:
    Certamente gravações em stereo são melhores, quando criadas para esta finalidade. No entanto, se você está convicto de que gravações em multi-canal não lhe agradam o suficiente, a decisão é puramente sua e não adianta ninguém tentar te convencer. Minha decisão por multi-canal aconteceu há muito tempo, quando fui comprar minhas primeiras caixas, pois o vendedor me apresentou um DVD do Eagles, um dos primeiros codificados em DTS. Fiquei estupefato! :concordo:
    Provavelmente este seja o motivo do seu descontentamento: você ainda não ouviu multi-canal suficientemente. Quanto ao "problema" da fiação, acho que não há nada que um bom trabalho com gêsso não resolva.

11. Renato Gomes

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Olá Rodrigues,

Valeu a dica (y) . Entretanto, apesar de ainda jovem, estou nesse mundo do audio ha algum tempo (mais de 10 anos) e lembro, inclusive, do lançamento de um DVD do eagles que suspeito que seja o que vc mencionou. Era o "Hell Freezes Over". Realmente tinha uma qualidade muito boa mesmo.
    Mas acho que a questão não é muito essa. Mesmo assim, acredito que uma audição em stereo de um cd do Eagles me satisfaz muito mais que qualquer DVD em multicanal.
    Acontece que, durante esse tempo que acompanho o audio, meu ouvido foi criando uma verdadeira rejeição ao multicanal. E pode crer que ouvi multicanal o sificiente. Nenhum show, filme, etc em DVD me emocionou e me satisfez mais que uma gravação stereo. Incluindo as menos bem feitas...
    Tomemos o pacote DVD/CD Superdisc de George Benson e Al Jareau lançado pela Monster Cable. O DVD é uma gravação para todos os gostos, em High definition stereo, Dolby digital, DTS , etc , etc... Já o CD é apenas stereo puro.
    Adivinha qual dos dois eu ouço ?
    O DVD nem entra mais no player. Foi barrado definitivamente :rofl:

Preciso apenas me decidir melhor com relação a filmes. Mas acho que não tem jeito mesmo. Só um aparelho como o novo processador da Nuforce recomendado pelo Maurício pode me abalar nesse momento :lol:

12. Helio.

Helio. Refinando...

Desde 2 Nov 2006
    SP/SP/BR
    VC está preocupado com o áudio ou com a decoração? :p

13. Jorge ms

Jorge ms Usuário

Desde 14 Abr 2005
    RiO GRANDE RS BRASIL
    Renato,

Idéia de preço eu não tenho mas agora com os processadores vindo com hdmi vai pintar boas ofertas aqui no forum o negócio é voçê ficar esperto.

Jorge ms

14. Luke

Luke STAND-BY

Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Eu comecei no 2.0 passei para 4.1, 5.1, 7.1 voltei para 5.1. Mantive o 5.1 e comecei outro 2.0 e agora acho que vou quetar com os dois mundos, 2.0 e 5.1 em ambientes diferentes. Tem mídias que ficam melhor em um que em outro (y) .

15. ThiagoD

ThiagoD .....

Desde 1 Dez 2005
    Brasil
    Fugindo um pouco do assunto, porque você foi pro 7.1 e depois voltou pra 5.1? Estética, qualidade sonora, tamanho da sala..... o que poderia ter sido?

Pergunto isso porque estou montando meu primeiro HT "de verdade" e optei por um sistema 5.1 mas com dúvda se não moonto logo um 7.1.

Ao Renato, eu nunca saíria do Multicanal. Mesmo porque 90% do meu uso é gasto assistindo filmes. Mas como você está no "ramo" a 10 anos, você deve saber o que está fazendo.

16. Renato Gomes

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Valeu a dica Thiago,
    No seu caso eu ficaria com o 5.1 mesmo. Um 5.1 bem configurado já é o bastante na minha opinião. Já acho difícil conseguir posicionamento legal em 5.1, imagina em 7.1... Calibrar tudo...
    Não vou abandonar o multicanal ainda. Mas assim que montar o stereo dedicado vou pensando em expandir para o multicanal denovo, tentando manter o mesmo padrão de qualidade, com móveis e instalação sob medida.
    (y)

17. sistemaum

sistemaum Usuário

Desde 13 Nov 2005
    rio/rio/brasil
    Multicanal foi criado pela indústria do cinema, não serve para escutar música. :nao: Experiente desligar o monitor de TV e ficar só escutando um sistema multicanal. Se você tiver ouvidos médios vai ficar decepcionado com o resultado. Não tem como colocar dentro de um receiver de 7 canais amplificadores com a mesma qualidade de um estéreo e por um preço menor. Alem disso os sistemas multicanal usam circuitos que tiram a naturalidade do som, como potenciômetros de estado sólido que são uma porção de transistores chaveando resistores e chaves digitais que não suportam picos de sinal sem distorcer.
    Os sistemas de dois canais descentes usam chaves mecânicas banhadas a ouro ou relés hermeticamente fechados e potenciômetros mecânicos de primeira linha. Também tem quem use atenuadores de chaves ou com relés. :aplauso:
    Bicho, é outro mundo o de dois canais. Eu tenho um sistema de 7 canais só pra assistir filmes e outro de dois canais Mark Levinson pra escutar minhas músicas com qualidade.
    Se vc quer escutar música com qualidade máxima, somente um sistema de dois canais irá te agradar. E veja bem, se vc reunir todo o gasto que um sistema multicanal representa, quase dá pra comprar um sistema de dois canais bem legalzinho. (y)

18. Luke

Luke STAND-BY

Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Thiago, não percebi melhora no envolvimento pois poucas são as mídias com informação em 6.1 e ainda não existem mídias 7.1. Em minha sala 18m2,( 6 x 3 m ), preferi o evolvimento do 5.1 ao 7.1. Às vezes penso em passar para 6.1, pois nos sistemas 7.1 as Backsurrounds trabalham em mono só justificando 2 caixas se o ambiente for muito largo, o que não é o meu caso. Já pensei até em comprar um par de 600s3 de meia com outro colega que tb queira montar um sitema 6.1 :lol: , cada um fica com uma :lol: , alguém topa?

19. Paulo FC

Paulo FC Usuário

Desde 9 Set 2006
    Curitiba
    Renato, boa noite.

Utilizei multi canal por quase 6 anos e sinceramente nunca fiquei convencido. Recentimente vendi tudo e fiquei apenas com a 602s3 e com um DVDQ50. Comprei um integrado e posso te dizer com tranquilidade e absoluta certeza que redescobri o prazer de ouvir música. A qualidade é outra e é muuuuuuuuito bom colocar um CD e aumentar o volume, sem ficar preocupado com aquela chatice de configurar large, small, DD, DTS, ... ou ainda ficar preocupado que vai ser lançado um novo receiver com um novo processador. Apenas aumentar o volume e pronto. Quanto aos DVDs de show, estou ouvindo em stereo e a qualidade está excelente.

Redescobri o prazer de ouvir música e estou pensando seriamente em comprar um CD/SACD dedicado.

Quero distância de multicanal. Uma boa configuração básica com fonte, integrado ou pré/power e caixas é mais do que suficiente para se ouvir música de verdade.

Estou nesse momento ouvindo Eric Clapton e a guitarra está onde deve estar e não no canal surround. Isso me deixava p.

Abraço

Paulo

20. ggrunberg

ggrunberg Usuário

Desde 20 Abr 2007
    são paulo/sp
    Pafeco
    Você tem razão, eu também tenho vontade de partir para o stereo. Tem um dvd maravilhoso do Eagles em Melbourne, e quando começa a introdução de Hotel California com um piston, o som sai nas surround. Na faixa You Belong to The City, a introdução do saxofone também. E como se o caras não estivessem tocando no palco e sim no fundo do teatro. Já pensei em comprar um pré e power stereo, mas tenho medo de me arrepender, pois eu não tenho espaço para dois sistemas distintos.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso