Anúncio do HT Forum

Acessórios "imprescindíveis" para o mundo do Vinyl / Toca Discos

Discussão em 'Vinil, Calibração e Ajustes' iniciada por Renato_CWB, 23 Out 2010.

1. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Caros mestres do vinyl,

Percebo que nos mais diversos tópicos e clubes sobre vinyl e toca discos existem, de forma bem espalhada, dicas muito interessantes e importantes sobre acessórios para o mundo do vinyl/toca discos. :concordo:

Claro, como novato (como eu) neste mundo acho que temos que fazer um pequeno esforço de leitura pelos diversos tópicos para termos uma primeira noção, mas também acredito que seria proveitoso de concentrar observações, dicas e recomendações referente os mais diversos acessórios para otimização do prazer auditivo do bolachão.

A idéia seria de "documentar" aqui os dispositivos existentes, indicativos de preços e sugestões onde comprar, os efeitos obtidos, enfim tudo que justifique a aquisição e utilização de um determinado acessório.

Como os componentes de base como os próprios TDs, cápsulas/agulhas e prés tem a sua própria complexidade, sugiro que ficam fora do escopo deste tópico.

Estou pensando em acessórios de ajuste, limpeza, antivibração, estabilização, etc., tais como....

- limpeza vinyl (máquinas, escovinhas, etc.)
    - limpeza agulha (líquidos, escovinhas, etc.)
    - balança de peso da agulha
    - clamps / pesos de estabilização
    - contrapesos
    - pézinhos de base e antivibs
    - discos e dispositivos de teste
    - ....

Topam?? ;) (y)

2. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Bom, como minha primeira contribuição eu gostaria de destacar a limpeza do próprio disco.

Infelizmente temos um acesso bem restrito a discos novos (zerados e limpos) aqui no Brasil, tendo como principal opção apenas recorrer a compras lá fora (ex. Elusive, etc.), mas isto se torna muito caro para quem tem restrições orçamentárias.

Como alternativa temos os sebos que as vezes tem verdadeiros tesouros, mas mesmo tendo a sorte de encontrar LPs em ótimo estado de conservação, sempre há a sujeira acumulada ao longo dos anos, com fortíssimo impacto na qualidade da reprodução. Uma limpeza seca (com escovinha) não resolve nestes casos, pois só remove a sujeira superficial, mas não nos sulcos.

Para resolver a este conflito, temos como recorrer a limpeza com líquido e gostaria de apontar aqui em primeiro lugar a famosa máquina PHK de limpeza de lavar LPs cuja funcionamento está demonstrado no video abaixo:

Não vou aqui repetir tudo que está documentado no próprio tópico ao respeito, mas posso confirmar que para um preço de aquisião abaixo de R$ 300, o resultado e eficiência desta máquina é absolutamente excepcional. :aplauso:

Realmente, este me parece um acessório absolutamente imprescindível, independente da pretensão (de entrada até hi-end) em relação ao uso da mídia vinyl.

Abraços. (y)

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
    • 1
  3. edmararj

edmararj Usuário

4.931 4.481 651

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Renato_CWB,

Legal a sua iniciativa.

Segue a minha dica de acessório: O clamp da Michell.

Ver anexo 35904

Existem duas principais técnicas para se melhorar o acoplamento do disco de vinil com o prato do toca-discos pela parte central do disco, o uso do clamp (tipo de grampo, age fazendo pressão do disco sobre o prato sem adicionar muito peso) e de um peso. Particularmente, prefiro o clamp, justamente por não adicionar muito peso ao conjunto disco/prato/eixo e assim não sobrecarregar o rolamento do eixo.

Existem também dois tipos de clamp da Michell, o feito para "spindles" (prolongamento do eixo do prato onde se encaixa o disco de vinil) normais - Michell Record Clamp - e o feito para "spindles" curtos - Michell 'R' Record Clamp, que é o caso dos toca-discos Rega.

Comprei o meu clamp nessa loja: http://www.trichordresearch.com/acatalog/Michell_Record_Clamp_.html

Edmar

4. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário

Desde 10 Jan 2008
    Rio de Janeiro
    Bom dia Renato e demais amigos e colegas do HT Fórum!

Vou dar a minha colaboração para este tópico que será referência para iniciantes e veteranos desatualizados no mundo do vinil.

Bem, vou utilizar a sua listinha como referência para facilitar o entendimento, ok?

- limpeza vinyl (máquinas, escovinhas, etc.)

Esse quesito é o que traz mais resultados de todos os tweaks, ajustes e manutenções de TDs.

Quem quer praticidade e tem dindin pra gastar, eu recomendo a máquina da VPI ou da Clearaudio, onde ambas tem sistema automático e simplificado de aplicação do fluído de limpeza. Se torna quase um processo automático, bastando virar o disco. São máquinas fantásticas, porém salgadas no preço, pelo menos para o meu bolso.

Com isso, a máquina da PHK se faz um best buy! Baratá, prática e extremamente portátil. Basta ter um bom aspirador, se possível com suporte a aspiração de liquidos, mas este quesito não é imprescindível. Outro aspecto interessante da PHK é a fácil manutenção, pois a limpeza e troca dos veludos são facilimos.

Outro asepcto que julgo pertinente é o estado geral do disco. Penso que discos muito maltratados devam ser limpos com uma técnica diferenciada. É a técnica da cola de madeira que aprendi na lista Som Três com o Julio Thomé. Vejam as fotos e leiam sobre a dinâmica do processo. É imbatível para discos bichados...

E...

Zerado!!!!!!!!

Segue o link: http://www.audiokarma.org/forums/showthread.php?t=99837

Outro detalhe é uma boa escova com cerdas de fibra de carbono devidamente aterrada. As melhores custam em torno de 20 doletas, as mais simples, porém eficazes custam em torno de 10 doletas, e quebram um galhão para remover parte da estática e pequenas particulas que ainda persistam em povoar a superfície da bolacha.

Vejam um exemplo de escova:

O liquido para limpeza é uma mistura de um detergente especial, álcool isopropilico e água deionizada numa proporção bem simples. Em breve volto aqui para dar a proporção correta, mas o detergente é o TritonX, que é caro, porém pela concentração, ele se torna extremamente barato.

- limpeza agulha (líquidos, escovinhas, etc.)

Na agulha mora o segredo de uma boa reprodução, pois de nada adianta uma prensagem porreta se a informação não consegue tradução coerente por conta de agentes externos...

Pensem que quando retornei ao viil, quase desisti por causa de uma agulha completamente imunda. A sonoridade estava tão ruim, que pensei que não conseguiria me satisfazer com as bolachas. Rapaz, com uma pequena lupa, pude ver que a mesma estava imunda, cheia de cracas e crostas. Descoberta a sujeira, bastou um pouco de álccol isopropilico, um pincel macio e uma escovinha apropriada e pimba! O diamante estava lindo e limpo, e o melhor, a sonoridade se encaixou, se equadrou, gerano uma audição tão prazerosa que corri em busca de um molho, ou groove especifico para agulha. Na LP Gear e/ou NeedleDoctor tem vários destes liquidos, porém, alguns parecem, e eu friso o "PARECEM" ser puro álcool isopropilico.

Vejam os exemplos:

Lupa:

Liquido (Groovy)

Kit com groovy e escovinha

Escovinha Clearaudio (NMHO a melhor é essa!)

- balança de peso da agulha

A balança se faz necessária apenas com alguns TDs que não tem escala de gramatura em seu contrapeso, porém mesmo nesses, é bom checar este processo, pois em alguns casos, pode haver divergência pelo peso da cápsula ou falha de projeto do braço. Recomendo as balancinhas digitais de ourives, que custam em média uns 30 pilas, porém é imprescindível que a balança fique no mesmo nível em que fica o disco, pois se ela fica abaixo ou acima do nível o peso pode variar devido a inclinação indevida do braço, pois algumas balancinhas baratas são muito grossas em seu gabinete. Uma balança bodosa, tem um corpo diferente, onde tocamos a agulha, seu corpo é afilado e quase da mesma espessura de um disco, e o mostrador é que é mais grosso.

ATENÇÃO!!! PARA REGULAR O VTF (VERTICAL TRACKING FORCE) OU COMO CHAMAMOS, AJUSTE DE PESO NA AGULHA, É OBRIGATÓRIO ZERAR O ANTI-SKATING!!!!

Exemplos de balancinhas caras e baratas:

Essa é mecanica, que dá um pouquinho de trabalho, eu não gosto delas!

Uma eletrônica porreta! (aquela que falei de ser da espessura do disco)
    Outra porreta da ProJect

E a baratex da China:

- clamps / pesos de estabilização

Rapazes, no quesito clamp, eu prefiro os que agregam massa, peso ao conjunto, e acho que o clamp externo ou outer ring também é porreta, porém não é todo TD que permite o uso deste acessório. Penso que um bom clamp deve ter entre 200 e 300 gramas. Porém te alguns clamps até pesadinhos, mas que predem sobre pressão. O citado acima é legal, assim como o Twister da Clearaudio.

Já o outer ring deve ser feito de acordo com o prato do TD, senão dá creca...

Vejam os exemplo:
    conjunto da VPI

Twister da Clearaudio

Projeto de clamp DIY

Baratex da China

Clamp tipo grampo mesmo, onde só a trava mecânica sem adição de massa
    Eu não gosto...

- contrapesos

Contrapesos, eu não tenho muito o que falar, pois eles são especificos de cada braço, e só braços muitos sacanas podem sofrer mods em contrapesos.

- pézinhos de base e antivibs

Depende do TD, pois cada TD reage de uma forma a agentes externos. Com isso, cada TD se adpata melhor com um tipo de solução. Os vibrapods são excelentes! Mas spikes reguláveis se enquadram tb...

Vibrapod
    Vibrapod Cones

Spike rigido regulável

Em breve vou recheando mais o tópico!

Abracos!!!

• 1
  5. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Porreta este tópico. :aplauso:

Como sou neófito no assunto vou só acompanhando. (y)

Como sugestão, dicas sobre o uso correto daqueles complicados gabaritos de alinhamento da cápsula (protractor, azimuth, etc) seriam muito bem vindas também. (y)

6. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Eu comprei exatamente esta ai. Com frete incluso, saiu por USD 85 no eBay, o que considero um preço razoável. Tive sorte e foi liberado pela receita.

Esta balança permite peso máxmo de 5g e vem com o respectivo peso para calibração. A chavinha de fenda Phillips serve apenas para abrir as duas tampinhas para colocação das pilhas (2 x AAA). Gostei da qualidade, o "body" é metallico, o que protege muito bem a balança toda delicada. Ainda vem num estojo bem legalzinho para guardar.

Vejam aqui, é o link através do qual eu comprei: http://cgi.ebay.com.sg/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=350322574886&ssPageName=ADME:B:EOIBSA:SG:1123

Para mim, o tópico já valeu a pena, pois este eu não sabia. Vou refazer então o processo da pesagem, observando esta orientação. (y)

7. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Muito importante este esclarecimento, eu pessoalmente demorei para me dar conta que realmente são dois princípios diferentes. :concordo:

Quanto ao comentário em negrito tenho uma dúvida: existem fabricantes que oferecem a possibilidade de upgrade dos pratos de materiais relativamente leves (MDF, resina, etc.) para pratos mais pesados, tipicamente de vidro. Isto não causaria exatamente o mesmo efeito sobre o qual você expressou a sua preocupação??

8. edmararj

edmararj Usuário

4.931 4.481 651

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Renato_CWB,

Qualquer aumento de peso no conjunto vai aumentar o atrito no rolamento e consequentemente a diminuição da vida útil do próprio rolamento, da(s) correia(s) e do motor, que vai ter mais carga para iniciar o tracionamento do prato.

Uma dica boa também é sempre dar uma rodadinha com a mão no prato antes de ligar o motor. Isso alivia a carga inicial do motor e assim aumenta a sua vida útil.

Edmar

9. marcoantonio

marcoantonio jazzy

Desde 13 Jul 2005
    SÃO PAULO - SP
    Minha dúvida é quanto ao uso dos MAT. Uso um de cristal que pesa 1kg. O som ficou mais gostoso com uso do MAT, mas, é claro que aumentou o peso do conjunto.

Isso é ruim?

E botar um CLAMP de 700gr que faz parte do conjunto desse MAT. É aconselhável?

10. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário

Desde 10 Jan 2008
    Rio de Janeiro
    Concordo com o Edmar na ajudinha para tirar o prato da inércia, porém discordo com relação ao problema com o rolamento. Isso aconteceria se estivessemos falando de TDs ordinários, em TDs melhores, onde o rolamento quase sempre é feito por uma única esfera de aço, este problema é quase nulo, pois esferar deste tipo suportam pressões na casa da tonelada, e um prato, por mais pesado que seja, nem em sonho chegará a essa carga. Com relação a correia, aí sim eu afirmo que há um desgaste maior de todo o conjunto.

Por isso que alguns TDs tops, com muita massa no prato, normalmente tem mais de um motor e correia. Outro detalhe que confirma a eficácia do aumento de massa e a mudança de seu material é o principio dos pedestais de caixa e dos gabinetes de caixas acústicas. Pensem que um pedestal vazio, com pouca massa não oferece solidez suficiente para a caixa não transmitir vibrações ao ambiente por contato mecânico. Com isso, quando enchemos o pedestal de areia ou outro material, ele passa a ter massa, fica sólido e não toca junto com a caixa transpassando ao ambiente todas as vibrações indesejáveis. O mesmo acontece com o prato de um TD, porém, ao agregarmos massa ao prato, a coisa melhora, e se pudermos mudar o material do prato, então as vibrações diminuem quase que por completo. O mesmo se aplica ao clamp e outer ring, pois estes agregam massa ao disco, para que o mesmo não vibra e transmita tais vibrações e/ou harmônicos ao TD.

11. furrielricardo

furrielricardo Usuário

ola Guto,

usou a tecnica da cola de madeira? O que vocie achou dos resultados? É muito louco.

12. Davide - Magis Audio

Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Amor e paciência para o full analógico são os acessórios mais importantes,

abraços

13. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Poxa, meu amigo Davide, você anda muito carente... :D

14. edmararj

edmararj Usuário

4.931 4.481 651

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro

Guto,

Concordo com toda a teoria de o aumento de massa é bom para a melhoria do som, mas deve-se ter em mente que haverá uma troca de um benefício por um malefício.
    Não se esqueça que pressão é força vezes unidade de área. E a pressão nesses casos é na casa de toneladas mesmo. A área de contato do eixo na bola do rolamento é microscópica.
    A pressão que a agulha faz no sulco do disco é nessa ordem também e é por isso que é altamente recomendável que se limpe bem o disco antes de usar. Imaginem uma agulha exercendo uma pressão na casa de algumas toneladas por centímetro quadrado passando por cima de uma sugeira. Ela ficará impressa eternamente no sulco do disco.

Edmar

15. Davide - Magis Audio

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Grande RENATÃO, meu brother....

não é carência, é apenas premissa pra por o pé no mundo vinil, vejo muitos colegas tentando entrar nesse universo (outros como eu retornando) e reclamar do ritual todo pra se obter excelência na reprodução, portanto fica o recado, não adianta só gastar no TD, pré e acessórios, precisa ter um certo amor masoquista pra curtir como se deve LP

abração, saudade do amigo

e de certa forma respondendo ao Marco Antonio, os bons TD comportam clamp pesado, anel externo, mat e até pratos mais pesados, o projeto sustenta tudo isso na boa. No meu caso já estou com o clamp de inox que deve ter uns 500g, vai chegar o anel externo que deve bater nos 2Kg e ainda sonho depois com o prato top da VPI que acrescenta mais uns 10Kg ao bicho, tudo previsto em projeto,

+ Abraços

16. Álvaro Coutinho

Álvaro Coutinho Usuário

Desde 1 Mai 2007
    Rio de Janeiro
    Olá,

Renato, parabéns pelo tópico, ele não será um sucesso, já é, e nasceu ONTEM! :aplauso:

Enquadro-me totalmente na categoria grifada! O tópico será, sem dúvida, de grande ajuda. (y)

17. edmararj

edmararj Usuário

4.931 4.481 651

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    MarcoAntonio,

Vale o que disse para o Renato_CWB e para o Guto:

O som melhora, mas é uma solução de compromisso, ganha-se de um lado e perde-se de outro. Onde há contato, há atrito e qualquer aumento de peso vai aumentar a pressão no conjunto, vai aumentar o atrito no rolamento e consequentemente a diminuição da vida útil do rolamento, da(s) correia(s) e do motor, que vai ter mais carga para iniciar o tracionamento do prato.

Agora, estamos falando em teoria. Existem materiais e materiais. Essa diminuição na vida útil pode ser na ordem de horas ou de anos.

Edmar

18. Davide - Magis Audio

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    para quem usa MC desmagnetizar a cápsula com frequência é algo que muda o som por completa, seu uso a cada 48 horas acaba se tornando viciante

esse pode até sem considerado voodoo mas...

e se no final tudo estiver muito bem ajustado essa pistolinha pode dar extra

meleca pra limpar agulha, embora o metodo thinner seja tão efetivo quanto

19. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Não tem como tirar uma vírgula, concordo 110%. Aliás, além dos acessórios, é de fato uma abordagem importantíssima para evitar decepções e frustrações. Para quem quer "filosofar" mais ao respeito disto, vejam este tópico que criei outro dia.

Abraço, especialmente ao meu querido Davide... realmente, a saudades está batendo aqui também!! ;) (y)

20. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Excelente tópico,

vou colocar algumas contribuições;

Escala:

Looking for even higher accuracy? This scale features a range of 0-20G at 0.002G resolution; that's FIVE TIMES more precise than our other models. Our Model 20 has the same resolution as the Canrong CR-B5 sold elsewhere for $120 and more, and four times the capacity! Unlike the Canrong (which has a tiny, very single-purpose weighing platform), this scale can weigh all kinds of stuff with precision, including gemstones; the user can choose to weigh in grams, carats, pennyweights, ounces, or troyounces. Included are a small bowl and tray (for weighing liquids and powders), a twenty gram auto-calibration weight, a latchable flip-up lid (to keep the weighing surface clean) and batteries (four AAA penlite). This product is covered by a one year defective exchange warranty. Click on any of the images to see larger versions.

Onde comprar ->

http://cgi.ebay.com/Model-20-Hi-Res...269?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19b7866f65

Preço : $44,50 + 10,50 de frete, preço em USD

-----------------------------------------------------------------------------.

Balança:

Specification :
    Max. Capacity : 5.00g ( display 3 digit )
    Graduation : 0.01g
    Dimensions : 96 X 43 X 20 mm
    Power : 2 X 1.5V lithium cell Ag12
    Auto power off
    It is free to ship worldwide.
    Thank you for looking & happy bidding.

Onde comprar:

http://cgi.ebay.com/Precise-digital...236?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item45efec1a24

Preço : $50 + frete grátis, preço em USD

---------------------------------------.

Spikes e Plataformas:

Spikes de Levitação:

Onde comprar:

http://www.vhaudio.com/isolation.html
    .

Plataforma:

Onde comprar:

http://www.vhaudio.com/isolation.html

.

Abraços, e obrigado pelas dicas aqui postadas, espero contribuir mais no futuro...(y)

Obs: Seria interessante colocar o local se encontra o produto, como todos aqui sempre garimpamos o mercado, com certeza que for comprar consegue pegar o melhor vendedor e melhor preço,

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso