Anúncio do HT Forum

Ajuda com restauro de caixa ibs TL-100 e midbass 6"

Discussão em 'DIY' iniciada por sdassis, 15 Out 2015.

1. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    Caros,

Estou com duas caixas IBS TL-100 que ganhei do meu irmão para restaurar, elas funcionam muito bem, mas o estado das mesmas está meio ruim, então vou restaura-las, mas os midbass delas estão manchados (amarelados) e não sei como fazer para deixa-los mais brancos como eram quando novos, ou o mais próximo disso.

Alguém saberia dizer se tem uma maneira segura de fazer isso?

E as partes de alumínio escovado, o que poderia passar para limpar?

Quais seriam os passos para restaurar as caixas?

Anexei umas fotos dos mid e das caixas para ilustrar.

Anexos:

Última edição: 15 Out 2015
  2. K.Bigotte

K.Bigotte Usuário

Olá Sérgio! Na minha opinião a situação das caixas, do ponto de vista estrutural, é boa. O ideal seria mexer somente no acabamento.

Creio que você tem dois caminhos a seguir, ou você troca o revestimento nas partes danificadas, lixa e enverniza com todo o resto, ou tira todo o acabamento e parte para um novo.

Sobre o woofer, aparentemente eles são de alguma fibra, portanto é um material relativamente resistente.. Já tentou passar um pano umedecido ou talvez com Veja?

• 1
  3. PeuSadia

PeuSadia Usuário

Desde 10 Ago 2008
    Praia Grande
    Caro sdassis, posso perguntar para o Sr.Leo da IBS, ele ainda constrói estas caixas, estou aguardando um par das mesmas Tl-100k que deve ficar prontas ainda esta semana, logo mais te trago algum posicionamento por parte dele... Abraço.

• 1
  4. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    K.Bigotte,

Eu acho que vou trocar todo o revestimento para não correr o risco de ficar diferente.

No woofer, a única coisa que tive coragem de fazer foi passar um pano levemente umedecido com detergente neutro e não vi nenhuma melhora. Acho que "Veja" seria muita aventura.

5. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    Nossa PeuSadia! Não sabia que a IBS ainda estava na ativa, não tem mais site e nas buscas pelo Google não encontrei nada.

Conheci o Sr. Léo há alguns anos em um curso de percepção musical que fiz, estava lá também o Prof. C. Dantas.

Se você puder perguntar a ele, ficaria muito agradecido.

• 1
  6. PeuSadia

PeuSadia Usuário

Desde 10 Ago 2008
    Praia Grande
    Pergunto sim pode deixar, a IBS em si não mais existe mas o Sr, Léo é um jovem senhor cheio de projetos ...e esta sempre disposto a ajudar .

• 1
  7. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    PeuSadia, aproveita e pergunta pra ele onde ele compra os woofers. Ta osso achar coisa boa no Brasil. Só tem automotivo e uns residenciais duvidosos. Fiquei sabendo que marcas como Bravox até produzem esse tipo de falante, mas exportam e ninguém tem acesso a catálogo e muito menos a compra.
    Quanto a limpeza com veja, eu mesmo costumo usar. É bem seguro de usar.

8. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    Os alto falantes são de fabricação da própria IBS ou pelo menos esses de serie brancos que eu tenho eram, é tudo projeto do Sr. Léo - caixas, divisores e falantes - agora os da linha K (a atual eu não tenho certeza).

Vou aguardar o retorno sobre a limpeza antes de mandar um "veja" no baguio...rsrsrs

9. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Falando de Bravox, faz um tempo consegui colocar as mãos neste modelo exportação... nunca vi em lojas por aqui... foram minhas primeiras books. Acho que a Bravox os fabricava para esta marca http://www.angstromloudspeakers.com/ , reparem que a logomarca é a mesma...

books1.jpg

books2.jpg

10. PeuSadia

PeuSadia Usuário

Desde 10 Ago 2008
    Praia Grande
    Olá meu amigo, o Sr. Leo confecciona os Woofers de acordo com o que precisa, caso precise de algo poderei entrar em contato com ele, no caso de cones de kevlar ele possui hoje em estoque apenas 6 unidades dos cones feitos por ele na época da IBS, e ele os usa apenas para confecção das Tl-100k Novas. Posso te dizer que quando ele realiza testes de frequencia nos Woofers que ele faz treme tudo por lá .... rsrsrs

11. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    PeuSadia, gostou das TL-100K?

12. brentano

brentano Usuário

142 128 25

Desde 25 Jul 2010
    RS / Brasil
    Olá sdassis ! Dei uma espiada nas fotos postadas por você... Na minha opinião você tem duas possibilidades, caso não queira reconstruir os gabinetes em MDF. A primeira seria fazer "remendos" nas partes que estão faltando nos laminados. A segunda e bem mais trabalhosa seria retirar todo o laminado e refazer. Em uma casa de material de marcenaria você consegue laminado de madeira o mais próximo da cor das suas caixas... a partir daí entra em ação paciência e dedicação ! Caso suas caixas sejam de "aglomerado" use cola branca diluída em água + pó de lixadeira para refazer as imperfeições. Depois com lixa e verniz ou selador você consegue resultados incríveis !
    Quanto ao alumínio escovado use um bom polidor de metais que resolve !
    Com relação aos cones de kevlar acho que a primeira tentativa seria água e sabão neutro. O kevlar e resistente a umidade. Pode usar sem medo !
    Caso não dê resultado, tem um produto da Jimo, que é um limpador instantâneo sensacional ! http://www.jimo.com.br/2757/jimo-multi-superficies-aerossol/
    Manda brasa e depois posta fotos para a gente !
    Bom trabalho !

• 1
  13. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    Limpei os bornes e o mid's, ficou muito bom, pelo menos eu achei:D.

Comparando com as imagens do primeiro post, dá para ver que melhorou.

Anexos:

• 1
  14. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    Quando retirei o tweeter e o mid das caixas, tinha uma espécie de espuma com cola (que por sinal tornou quase impossível a retirada dos falantes das caixas devido a força da cola).

Então queria saber se existe outro produto para fazer essa vedação entre falantes e caixa que seja menos agressivo caso tenha que removê-los novamente.

Estive olhando uns videos no youtube de alguns fabricantes montando as caixas e não pareceu que eles coloquem algo, a impressão que tive foi de que é apenas o falante direto.

Última edição: 22 Out 2015
  15. PeuSadia

PeuSadia Usuário

Desde 10 Ago 2008
    Praia Grande
    Adorei.... A qualidade do som e os detalhes são incríveis... Vou ouvir minhas musicas todas novamente e ouvir o que tinha perdido...

16. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    São muito boas mesmo. Se der posta umas fotos para ver como elas são agora.

17. K.Bigotte

K.Bigotte Usuário

Ficou muito bom mesmo Sérgio! Já decidiu oque fazer com a caixa?

Em relação à vedação, o pessoal do DIY geralmente usa EVA sem cola mesmo.. Só o aperto do parafuso já veda.

• 1
  18. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    Vou trocar todo o revestimento, vamos ver como vai ficar.

Vou procurar o EVA mais fino que encontrar por aqui então.

Achei aquela espuma que tinha nela muito ruim mesmo.

19. sdassis

sdassis Usuário

Desde 13 Jul 2002
    Jacareí - SP
    Estou querendo melhorar a parte interna da caixa que hoje tem apenas espuma de 2 cm de espessura.

Será que substitui-la por feltro betumado ou associando o feltro com uma espuma mais fina eu teria alguma melhora?

Fiz a troca do revestimento das caixas, mas em uma delas tive a infelicidade de ter duas pequenas lascadas da folha, existe uma forma de resolver isso sem ter que trocar a folha?

20. K.Bigotte

K.Bigotte Usuário

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso