Ajuda com sintonia de caixa

Discussão em 'DIY' iniciada por Caio Ferrari, 7 Abr 2020.

1. Caio Ferrari

Caio Ferrari Usuário

Desde 5 Ago 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    Pessoal,

estou projetando uma caixa para usar com meu JBL GTO 1014D (fs = 30 Hz, Qts = 0,44, VAS 30 L) e, como todo sub pequeno, estou tendo problemas para sintonizá-lo.

A caixa ideal está por volta dos 40 L / 33Hz. O problema é que para evitar sopro, eu preciso usar um duto de 4" o que dá cerca de 60 cm de comprimento, muito longo.

Usando um duto de 3", o problema de comprimento vai embora, mas a velocidade do ar no duto vai a 60 m/s a 31Hz, 34 m/s a 40 Hz e 17 m/s apenas a 48 Hz. Ou seja, será barulhento com certeza.

Daí pensei em abaixar ainda mais o Fb. Sim, isso não resolve o problema, mas a velocidade do ar desloca-se para frequências mais baixas, onde não temos muita informação musical. Eu simulei o Fb em 25 Hz e obtive ~ 60 m/s a 24Hz, 34 m/s a 31.5 Hz e 17 m/s a 39 Hz.

Com o duto de 3" a 25 Hz, ele cabe na caixa e as turbulências do duto ficam onde quase não há informação musical! Parece uma sacada incrível. Alguém já fez isso? Funciona? To ficando maluco?

a outra possibilidade é a caixa fechada, consigo um Qtc de 0,7 com uma caixinha de 20 litros! Mas eu perco 9 db a 30 Hz (em relação a bass reflex) e 5 db a 40 Hz. Como minha book vai até 55Hz, tenho receio do sub ficar meio inútil.

O que acham?

2. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    Ja vi que vou aprender uma porção de coisas aqui....rerere.

• 1
  3. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Já cogitou uma linha de transmissão? Tem espaço aí? rsrs

4. Caio Ferrari

Caio Ferrari Usuário

Desde 5 Ago 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    Tenho nada. Moro num apertamento! Hehe

5. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Esse sub é automotivo
    Normalmente não se dá nuita bola pra sopro pois dentro do habitáculo não se percebe
    O problema de sintonizar baixo assim é o deslocamento excrssivo q pode gerar no cone e a perda de rendimento por falta de fluxo adequado (a caixa começa a atuar como a selada com vazamentos)
    Adicione os graficos aqui pra gente ver como ficou na comparação

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso