Anúncio do HT Forum

Ajuda na regulagem do crossover

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por luuanss, 16 Dez 2017.

1. luuanss

luuanss Usuário

Desde 16 Dez 2017
    Vitória da Conquista, BA
    Meu som automotivo é num gol g5 e tem os seguintes itens:
    2 tornado 5000 de 18" (módulo soundigital 6500)
    2 driver qvs 450 (módulo taramps 800x4) ligado junto com twitter
    2 twitter st400 (módulo taramps 800x4) ligado junto com a corneta
    2 médio MB 2200 12" (módulo stetsom 3k3)
    1 crossover stetsom stx84
    1 bateria 150 amperes
    1 bateria 170 amperes

Gostaria de saber como devo regular (quais cortes devo usar) meu crossover para dar um bom grave quando abro o porta-malas do carro, ou seja, um bom grave para fora. Também gostaria de saber a regulagem dos outros itens também (corneta, twitter e médio). Por favor, alguém me ajude..

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    As regulagens existem alguns vídeos no Youtube aí ensinando e até explicando alguns conceitos, como fase e Bass Boot que não comentei. Por outro lado, sinto muito dizer mas esse Cross não foi bem para essa quantidade vias e provavelmente deve ser acompanhado por um cross passivo, para não ter que usar capacitor.

Corte dos Driver + Stw
    DO CROSS
    Via High: 12dB/8ª (4KHz/2KHz/1,2KHz/900Hz) PHASE 0° / 180°

SUA CONFIGURAÇÃO:
    com corte em 900 ou 1200Hz, ficando a seu critério para saber qual fica melhor;

Para a divisor entre Driver e Stw, divisor passivo de 2 vias e Ligação de canal comum e não brigde

Cortes do médio
    DO CROSS
    • Via Mid: 12dB/8ª LO FREQ (4KHz/2KHz/1,2KHz/FLAT) HI FREQ (250Hz/150Hz/80Hz/FLAT)

SUA CONFIGURAÇÃO:
    com corte HP ou HI em 80 ou 150Hz E corte LP ou LO em 1200Hz;

Cortes do grave
    DO CROSS
    • Via Low: LO FREQ (250Hz/150Hz/80Hz/FLAT)

SUA CONFIGURAÇÃO:
    com corte LP ou LO em 80 ou 150Hz, sincronizando com a via de médios, mas também teste sem ser sinceonizado para ver como fica. Só não pode deixar buracos;

DO CROSS:
    Subsonic Filter 24dB/8ª (20Hz/30Hz/40Hz/FLAT)
    PHASE 0° e 180° (20Hz a 200Hz)

SUA CONFIGURAÇÃO:
    Subsônico mais alto possível, no caso em 40Hz, mas se tiver no amplificador e existir em 50Ha, faça em 50Hz.

Bass Boost (25Hz a 110Hz) (0 a + 12dB; 50Hz)

• 1
  3. luuanss

luuanss Usuário

Desde 16 Dez 2017
    Vitória da Conquista, BA
    Então amigo, estava pensando em trocar esse crossover por um processador, qual processador você me indicaria?

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Cara, vai depender do seu bolso.

Processador existe os profissionais, que no caso precisaria de um conversor e os automotivos.

Eu indicaria aí um de 6 canais, que oferece bastante flexibilidade, agora é necessário um entendimento a respeito das funções, que assim como ajuda, pode atrapalhar e caso não haja ninguém que lide bem com eles, as vantagens podem não ser obtidas.

Em preço mediano, porque há melhores e mais caros, eu indicaria o PX2 da Expert. Existem alguns modelos e aí você vê qual o que se adequa melhor ao que pretende (Limiter, Connect, etc).

Tem um lançamento da Expert com 08 canais, mas não se já tem deles no mercado.

• 1
  5. luuanss

luuanss Usuário

Desde 16 Dez 2017
    Vitória da Conquista, BA
    Eu tava dando uma pesquisada e pensei em pegar o px2 mesmo, é um preço razoável e é um processador de qualidade. No caso qualquer modelo da px2 vai servir né? No caso da instalação e regulagem, vou ver com o rapaz que meche no meu som, ele que me indicou essa troca mas nunca perguntei a ele qual colocar, mas vou pegar esse px2 da Expert mesmo.

6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Só estou lembrando de ouvido falar em três modelos, sendo que nem sei se existem todos esses ainda.

O modelo Connect é apenas uma comodidade de fazer alteração via celular, notebook ou tablet, para o caso de um setup mais comportado e outro para racha e também para tirar uma onda com os amigos, kkkkk. De repente, se conhecer alguma coisa, pode corrigir alguns problemas com maior facilidade, ao invés de precisar tirar as caixas do carro para a devida regulagem.

O limiter é um modelo mais em conta, faz tudo o que é necessário, sem os recursos acima.

E tem o outro modelo, que eu acho que não contemplava o limiter, é mais antigo e nem sei se existe ainda;

Caso decida pelo PX2, acho interessante assistir alguns vídeos do PX1 e PX2(não só de um canal no Youtube, mas principalmente do Renan), primeiro para identificar as diferenças e segundo porque os diversos vídeos, podem dar uma dica que não foi comentada no outro e aí a gente pelo menos se não vai instalar, vai poder saber o que ele realmente faz pelo nosso som e comentar com instalador onde pode ou não fazer os ajustes e de que forma poderiam ser feitos.

Última edição: 16 Dez 2017
    • 1
  7. luuanss

luuanss Usuário

Desde 16 Dez 2017
    Vitória da Conquista, BA
    Comprei um processador digital de Expert Px2 amigão, você poderia me informar quais os cortes que devo usar agora para essa configuração? E como devo colocar os cortes nos módulos também?

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Retornei o Set para lembrar dos itens?
    tornado - 50 a 150
    médio - 80 a 1500, mas se ele subir mais, melhor
    driver - 1000 a 6500
    twitter - a partir de 6500

Obs. 1: Valores dados em Hz
    Obs. 2: Inicialmente não usar brigde para driver + stw
    Obs. 3: Evidentemente são valores base, que podem ser alterados de acordo com o seu gosto pessoal e estes foram citados, visando qualidade e proteção dos seu investimento.

Qualquer coisa estamos aqui.

• 1
  9. luuanss

luuanss Usuário

Desde 16 Dez 2017
    Vitória da Conquista, BA
    Entendi amigão, mas e os cortes do módulo, eu deixo todos zerados? Porque no módulo tem mais configurações (level, low pass, high pass, bass, dentre outros) e esses que tenho dúvidas também.

10. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Usar mais de um corte, costuma matar o som.

O PX2 tem os cortes versáteis o suficiente para fazer o que tiver de ser feito.

Dará a proteção devida.

11. luuanss

luuanss Usuário

Desde 16 Dez 2017
    Vitória da Conquista, BA
    Entendi, por exemplo, no módulo do médio deixei o level em torno de uns 70%, o high pass no mínimo, o low pass no máximo, bass no 0, mid bass no 0, mid high no 0 e o over clip desligado. No grave eu deixei o level em torno de 70%, o H. P no mínimo, L. P. no máximo, Bass Boost no mínimo e Boost Freq. no mínimo.

E no processador eu deixei assim:
    Crossover

Canal do Grave = 45 a 50 – 24db/8bw – termina em 180hz

Canal do Médio = 180hz – 24db/8bw – termina em 900hz

Canal Driver = 900hz – 24db/8bw – termina 5500hz

Canal do Twitter = 5500hz – 48db/8Lr – termina 18000hz

Gain

Canal de G = +04db

Canal de M = +02db

Canal de D = -01db

Canal de T = -01db

Limiter

Canal G = T: -21db (tem que testar por último com o volume alto do som) A: 16ms R: 09db

Canal M = T: -21db (tem que testar por último com o volume alto do som) A: 0,5ms R: 12db

Canal D = T: -21db (tem que testar por último com o volume alto do som) A: 0,3 R: 12db

EQ Channel

Canal M = F1: 250hz Q1: 3.5 G1: 5db / F2: 400hz Q2: 3.5 G2: 3db

Canal G = F1: 60hz Q1: 3.5 G1: 4db

Desculpe pelo tamanho da resposta, mas se precisar de alguma alteração, por favor, me ajude. Desde já, estou muito agradecido com todas as suas respostas e ajuda, muito obrigado mesmo!

12. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    No amplificador é tudo flat, ou seja, não há cortes no amplificador.

O ganho no amplificador vai depender do valor de potência aplicada, sendo quanto este ganho deve menor possível, de modo que garante a qualidade do sinal.

Quanto ao demais ajustes, vai mais de ouvido ou se na melhor das hipóteses fazer o ajuste fino(alinhamento) com RTA, se bem que tem gente que de tanto ouvir som distorcido ou com realce em uma faixa de resposta específica, como exemplo esse tipo de forró ultimamente usado, com reforço em faixas por volta do médio-grave, que acho enjoativo, mas essa é a minha opinião.

As características de cada ajuste, o interessante é você ter uma boa noção do que significa cada coisa e não ficar tão dependente de instaladores ou então de alguém que comenta em um fórum, que evidentemente podem ter gosto pessoal, bem distinto em relação ao seus.

Tem vários vídeos com a descrição dos ajustes. Basta pegar o Youtube, ouvir e ir anotando qual a característica de cada um e assim, vai assimilando como cada um contribui positiva ou negativamente no som.

A equalização é uma das coisas interessantes, porém mais fácil de estragar o resultado.

O PX2, tem a característica de gravar a sua configuração e nesse caso, você fica protegido daqueles abelhudos que gostam de ver botões e gostam de mexer sem saber bem o que estão fazendo.

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso