Anúncio do HT Forum

Ajuda para compreender o mundo do audio high end

Discussão em 'Áudio Estéreo: Sistemas 2 Canais' iniciada por Hárlen Diniz, 17 Mai 2018.

1. Hárlen Diniz

Hárlen Diniz Usuário

Desde 15 Mai 2018
    Paraiba
    Tenho muito fascínio pelo mundo do áudio high end, mas não encontro conteúdo nenhum para pessoas leigas que precisam de conteúdo básico para estudar e compreender, os assuntos que encontro são muito técnicos e avançados, quero que vcs por gentileza me mandem conteúdo básico para pessoas que não entendem nada sobre áudio,básico mesmo, tipo como funciona um amplificador, quais aparelhos são necessários para funcionar um sistema de áudio, que possa ajudar quem não entende de nada sobre, o que precisam saber para montar seu primeiro sistema de áudio high end.

Anúncio do HT Forum
  2. Hamilton Pereira

Hamilton Pereira Usuário

120 117 25

Desde 14 Abr 2016
    Ribeirão Preto - SP
    Boa tarde Hárlen vou dar minha opinião resumida sobre equipamentos high end, e ao mesmo tempo tentar te ajudar sobre seu tópico, em minha singela opinião o termo high end é apenas uma jogada de marketing para se elevar o preço dos equipamentos a valores surreais fora da realidade e a propaganda em cima disso é tão bem feita que faz com que toda a pessoa que consuma este mercado acredita que o dinheiro alto investido é valido, são equipamentos bons sim sem duvidas feitos com componentes otimos e a mão de obra não é chinesa o que não concordo é com os preços praticados, e muitas vezes um equipamento desses é superado por outros de menor valor veja que eu não estou falando de marcas ok, isto é minha opinião .
    Agora existe diversos tipo de configurações de sistema, vai depender do tipo de midia que voce mais ouve,cd, vinil, arquivos flac no computador, se for toca discos pode ser montar 01 amplificador stereo com um pré amplificador para ligar seu toca discos, agora tambem tem os amplificadores integrados que fazem o papel de amplificador e pré, tem os amplificadores monobloco que voce liga 02 um de cada lado ai tem que ter um pré amplificador tambem para ligar os seus periféricos como toca cd, toca discos enfim...., basicamente parte-se dai para se montar um sistema, ai tem os cabos interconects que interligam os equipamentos uns aos outros que se forem high end é uma fortuna, tem os cabos de caixas tambem é uma fortuna, cabos de força high end fortuna tambem, 01 par de caixas acusticas ai vai depender do seu espaço se é grande ou pequeno grande é caixa tipo torre, pequeno bookshelfs, tratamento acustico no local aonde voce vai montar o sistema, cara isso vai uma grana, então é isso a principio.

• 5
  3. Kinsons

Kinsons Usuário

205 120 45

Desde 5 Dez 2008
    Somewhere
    O Hamilton Pereira já deu uma boa noção dos equipamentos necessários e a explicação do que é o hi-end...

Baseie-se em seus ouvidos... não sei de sua disponibilidade para ouvir bons equipamentos, pois na "república da banânia" isto é praticamente
    impossível antes de comprar.
    Basicamente, só indo na casa de um conhecido, amigo do amigo, (em outro estado, outra cidade, etc.) que tem um dito "hi-end" na casa dele.

Não caia na onda dos cabos e conexões milionários e acessórios mágicos, pois quem os compra jamais assumirão que não valem o que pagaram.

Invista em bons equipamentos dentro da sua realidade... selecione o conjunto que mais lhe agradar, e seja feliz!

• 3
  4. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.043 9.338 133

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Hárlen, vou tentar dar minha contribuição da forma mais resumida possível.

• Hi-fi - alta fidelidade
    • Lo-fi - baixa fidelidade
    • High-end - alta tecnologia e alto esmero na construção dos equipamentos (uso dos melhores componentes do mercado e mais tecnológicos, como melhores capacitores, melhores conectores de RCA, melhores transistores, e etc)
    Alta fidelidade ao que?
    Na minha opinião, a busca pela alta fidelidade se refere à fidelidade na reprodução do primeiro registro de um evento ao vivo (o show, uma performance de um artista no estúdio e assim por diante).
    Então quando dizem HI-FI, pra mim significa que a mídia (cd, cassetete, vinil, MP3 e etc) busca reproduzir com mais semelhança o evento real, seja um show, concerto ou gravação em estúdio.

Dito isso, poderia dizer que o sistema de som é composto dos seguintes itens essencialmente:

• Mídia - material onde ficam armazenadas as informações de um registro sonoro (são cópias da master original - explico mais abaixo)
    • Fonte - aparelho onde você vai reproduzir essas mídias (CD player, toca discos, cassette player, rádio, MP3 player, computador, e etc)
    • Pré amplificador - equipamento responsável por pegar o sinal que sai da fonte, e processar a informação de maneira a entregar depois de processar, uma informação que vá ser amplificada pelo amplificador. Por vezes o pré amplificador está embutido no amplificador integrado, por exemplo, ou no receiver.
    • Amplificador ou Potência - equipamento que vai receber o sinal previamente processado pelo pré amplificador e vai amplificá-lo, de maneira que ele tenha força suficiente para movimentar os alto falantes e produzir o som através do movimento de compressão e rarefação das partículas do ar até que esse movimento do ar atinja seu sistema auditivo.
    • Anti-falantes ou alto-falante ou caixas de som - São os dispositivos responsáveis por receber o sinal que foi amplificado/potencializado e usar essa energia para mover a membrana do alto falante pra frente e pra trás estimulando assim a compressão e rarefação do ar existente ao redor do alto falantes.
    • Condicionamento acústico ou tratamento acústico - uso de dispositivos com fim de controlar a reverberação (tempo que um sinal de áudio demora pra se tornar desprezível), ou a falta de reverberação. Com intuito de conseguir resposta do sistema o mais semelhante ao ambiente onde foi registrado o registro sonoro original, ou mesmo o evento sonoro original.
    • Aparelho auditivo - equipamento responsável por receber as partículas de ar em movimento que foram comprimidas e "rarefeitas" pelos alto falantes e processar essas informações através da vibração de nosso aparelho auditivo, conduzindo ao cérebro (onde ocorre uma magia elétrica e de vibração que não arriscarei a elaborar, pois seria um fracasso predestinado a ocorrer) essas informações que serão processadas e que finalmente entenderemos como sendo o som.
    O termo High end portanto, ao meu ver, se refere à categoria de sofisticação e de grau tecnológico aplicado na construção de um equipamento usado para reprodução com alta fidelidade ao registro sonoro original através da reprodução eletrônica do som musical. Com isso podemos concluir que nem todo equipamento High End (equipamentos onde são aplicadas as mais altas tecnologias e sofisticação) são capazes, por si só, de proporcionar a reprodução eletrônica com alta fidelidade da cópia do registro sonoro original (que é a master (produto final de uma gravação) entregue por um estúdio ou produtor ao final de um processo de gravação.

E daí que surge o termo "masterização", que se refere a adequação de uma gravação para que seja feita a máster e a partir dessa máster sejam feitas as cópias que serão vendidas ao consumidor final. Podem ser feitas em fitas magnéticas, fitas digitais, em computador (digital - código binário), acetato e etc.
    O termo "remasterização" então significa que um produto final de uma gravação (máster) vai ser resgatado da fita magnética original, re-adequado para uma nova reprodução (cópias) de mídias para que sejam disponibilizadas ao consumidor final, geralmente em formato diferente do feito originalmente.
    Por exemplo: um disco dos Beatles foi gravado em um gravador analógico usando uma fita magnética. Posteriormente esse material foi mixado (ajustados volumes equalizados, colocado efeitos e etc) de acordo com a pretensão e intenção dos artistas, engenheiros e produtores daquela obra. Uma vez satisfeitos com a mixagem, esse material então é masterizado, ou seja, é adequado para que dele seja feita uma matriz (máster) ou matrizes, que depois serão usadas pra prensar os milhares de discos que serão entregues ao consumidor final.
    Quando uma nova tecnologia surgiu, o CD por exemplo, esse material mixado no estúdio e que atendia a demanda dos artistas, produtores e diretores e etc, precisa ser remasterizado, ou seja re-adequado à nova mídia em que será copiado, devido as características físicas de cada uma, não se deve usar a mesma máster do vinil, pois como sabemos elas são bastante distintas.

E com isso existe uma busca que por vezes se torna obsessiva para que se tenha a mesma sensação de se ouvir um som musical em casa, daquele experimentado pelas pessoas que estiveram presentes no evento original, o que já pode imaginar não é tarefa fácil. Pra não dizer impossível.

E o High End ao meu ver é ir até o limite máximo, até as últimas consequências, lançando mão da mais alta tecnologia para se atingir essa mesma sensação de estar presente no evento original.

Mas como eu expus anteriormente, na minha opinião, essa sensação pode ser experimentada buscando o equilíbrio entre a mídia, o equipamento, o ambiente, o aparelho auditivo e a mente humana e toda a sua magia, a ponto de a experiência ser tão boa quanto ao evento real.

Me despeço deixando as seguintes reflexões:

Quem sabe quando atingimos a mesma sonoridade existente em um evento musical real (ao vivo)?

Alguém tem acesso ao produtor, músico, engenheiro da gravação para pedir que ele avalie se o som está fiel ao realizado no evento ao vivo? No caso dos Beatles, por exemplo?

Na sala, auditório, teatro ou estúdio onde ocorreu esse evento, o som era idêntico ouvido em posições diferentes?

Todos os ouvidos e cérebros percebem igualmente o som?

A minha opinião é que a alta fidelidade é uma busca sem linha de chegada.

O que é importante pra mim é ter consciência que é possível melhorar e equilibrar seu sistema até o ponto em que lhe pareça e que pareça para maioria que está soando maravilhosamente, independente de estar fiel ao registro sonoro original.

Abraço.

P.S.: eventualmente voltarei pra corrigir minhas imperfeições na escrita e a imperfeição do corretor ortográfico. Rs... Caso eu queira acrescentar algo, escreverei EDITADO aqui abaixo.

Última edição: 21 Jul 2018
    • 9
  5. Hárlen Diniz

Hárlen Diniz Usuário

Desde 15 Mai 2018
    Paraiba
    Obrigado a todos pela aula, muito explicativa, mas não cheguei no ponto que eu queria ainda, quero aprofundar tipo: o que preciso tanto para ter meu primeiro sistema, quais aparelhos preciso para ter um completo funcionamento, pois eu não tenho conhecimento suficiente para montar um sistema de áudio, saber quais aparelhos corretos para funcionar. não sei diferenciar um amplificador bom de um ruim algo desse tipo, saber se é compatível com um alto falante esses coisas técnicas.

6. bjps78

bjps78 Usuário

Desde 23 Abr 2009
    cabo frio
    O colega @*leo brasil* explicou muito bem o tema. Quanto a sua pergunta, em primeiro lugar, vc valoriza a qualidade acima de tudo na reprodução musical? Você fica satisfeito ao ouvir música usando fones de ouvido ou equipamentos de som mais simples, ou falta um algo mais? Você pretende utilizar arquivos arquivos digitais, mídia física(CD ou vinil), streaming? Por último, vc deve estabelecer um orçamento inicial.

Abraço

• 2
  7. rnjorge

rnjorge Usuário

Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    E mais importante: Definir um orçamento final!
    Como qualquer hobby, este pode nos levar à ruína financeira...

• 1
    • 1
  8. bjps78

bjps78 Usuário

Desde 23 Abr 2009
    cabo frio
    Última edição: 18 Mai 2018
    • 2
    • 1
  9. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.043 9.338 133

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Eu ia dizer algo tipo isso, que antes de mais nada pra montar um sistema high end o que é preciso é ter bastante dinheiro disponível, muito mesmo.

Ir no evento da Audiopax será uma boa maneira de experimentar o high end de verdade e lá também será um ótimo lugar pra começar a entender os componentes de um setup e trocar ideias.

Abraços

• 1
  10. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.043 9.338 133

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Sugiro a leitura do primeiro post pelo menos desse tópico;
    https://www.htforum.com/forum/threa...iscos-ou-upgrade-qual-e-como-escolher.302852/

• 1
  11. Hárlen Diniz

Hárlen Diniz Usuário

Desde 15 Mai 2018
    Paraiba
    agradeço a intenção da ajuda, o tópico é mto bom, mas não pretendo comprar um toca discos que é o assunto principal do tópico, eu quero montar um sistema de áudio com qualidade, que as musicas soem como deveriam soar, mas não um sistema altamente refinado não, quero conceitos básicos tipo: como escolher o primeiro amplificador, qual receiver, qual player, se posso ter todos em um, como sei se o amplificador que eu escolher funcionará com meus alto falantes, preciso de conteúdo para poder estudar para conseguir montar meu primeiro sistema.

12. guinepal

guinepal Usuário

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Defina seu orçamento primeiro.
    Para um sistema estéreo, pode optar pelos integrados da Yamaha, S-301, S-501, da Marantz, PM5005, PM7005, PM8006.
    Caixas, sempre preferência por 8 ohms de impedância e potência acima de 100 watts, dependendo do seu espaço, Bookshelf ou Torres.
    Monitor Audio tem linha Bronze e Silver
    Polk tem TSI, TSX, Audio Signature
    Klipsch R-15M, RP-150M

Entre muitas outras, essas são só as mais "comuns", dificilmente um set com essas caixas e integrados não te agradará.
    Se pretende ver filmes tb, precisa adicionar um receiver na jogada, uma caixa central e pelo menos 2 surrounds.
    Se quiser continuar com a qualidade no estéreo, o receiver precisará ter saída pré pra vc ligar um integrado/amplificador dedicado a empurrar as caixas frontais (L+R).
    Pesquise muito tb, só assim vc vai entender sua necessidade e entender os produtos, leia resenhas de fora, Amazon, BH, WhatHifi entre outros.
    Entre no site dos fabricantes, só depende de vc.

• 2
  13. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.043 9.338 133

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Caro, Hárlen, acredito que você não chegou a ler o primeiro post do tópico que sugeri. Pois apesar do título ser sobre toca discos, o Mané Pipoca dá informações sobre a amplificação, inclusive colocando os links dos tópicos de outros assuntos, sobre caixas, e etc. A partir dali você descobriria tudo que parece querer saber.

Acho que não consigo te ajudar mais do que isso. Sinto muito.

Tenta elaborar melhor o que quer de fato saber. E informe seu orçamento, senão acho que vai ficar difícil o pessoal te ajudar.

Pra montar seu sistema não tem segredo, compre a fonte que te agrada (cd, cassette e etc), um amplificador integrado, Yamaha AS701 por exemplo, um par de caixas torre Klipsch, por exemplo e ouça música. É o melhor ponto de partida, começar de alguma forma.

O único detalhe que eu me preocuparia a respeito da potência do amplificador vs potência da caixa. Mas basta comprar caixas que estejam dentro do que o amplificador integrado opera e não terá problemas. Isso vem informado nas especificações de ambos equipamentos.

Boa sorte.

14. Delta.40

Delta.40 Usuário

2.813 1.751 461

Desde 2 Mar 2011
    Brasil
    Hárlen, bom dia! Que cidade da PB vc está? Temos um grupo bom aí!

Qual o tamanho do ambiente em que pretende montar o set? Até quanto está disposto a investir? Você tem preferência por mídia física (vinil, CD, SACD etc) ou pretende ouvir mídia armazenada em HD ou serviço de streaming?

• 1
  15. Hárlen Diniz

Hárlen Diniz Usuário

Desde 15 Mai 2018
    Paraiba
    meu orçamento é um pouco baixo, não tenho condições de gastar muito, pretendo comprar as caixas baubo de linha de transmição do renato lira, pois tem um preço razoavel e pelo que vi pela internet tem uma boa qualidade, quero um amplificador barato de uma marca simples que se adeque bem as caixas, mas que não limite a qualidade delas, e o resto dos aparelhos que preciso para colocar para funcionar as caixas.

16. Hárlen Diniz

Hárlen Diniz Usuário

Desde 15 Mai 2018
    Paraiba
    eu não pretendo modificar minha sala, quero apenas um sistema de som que entregue qualidade para minhas musicas, pretendo usar mídias digitais.

17. guinepal

guinepal Usuário

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Qual o valor do seu orçamento? Baixo ou alto é muito relativo.

• 1
  18. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.043 9.338 133

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Não sei se esse quadro já mudou, mas o Renato havia pausado as vendas. Procure por "clube das caixas Baubo" aqui pra mais informações.

Sugiro alterar o título do tópico, que na verdade é redundante aqui no fórum, pra evitar discordância sem fim aqui e nada produtivas. É só uma sugestão mesmo. Faça o que achar melhor.
    Mas eu colocaria de titulo: "Ajuda para montar meu primeiro setup estéreo para música", ou "ajuda pra montar um setup estéreo decente para mídias digitais", ou algo assim. Esquece a palavra high end por hora, ainda mais com orçamento baixo.

Para mídias digitais, você vai precisar de um DAC (digital to analog converter) + um amplificador + caixas. A fonte, imagino que tenha um computador que planeja usar pra isso, certo?

Ou pode procurar um amplificador integrado que já venha com DAC interno.

Pras caixas Baubo qualquer um amplificador que eu e o Gui Nepal sugerimos serviria bem demais.

Esquece isso de amplificador barato que seja excelente. Isso não existe. Dê preferência para amplificador integrado ou pré amplificador + amplificador pra ouvir música. Eles constumam de maneira geral ser mais musicais, por assim dizer, do que os receivers.

Abraço

19. Hárlen Diniz

Hárlen Diniz Usuário

Desde 15 Mai 2018
    Paraiba
    obrigado, o motivo do tópico era conseguir conteúdos básicos para se entender como funciona um sistema, entender o que cada componente faz, o que preciso para montar um sistema, por isso coloquei o titulo dessa forma, mas como a conversa foi evoluindo chegamos a outro assunto, que é o de montar o meu primeiro sistema de áudio.

• 1
  20. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.043 9.338 133

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Certo, vamos por parte então.
    Mídias digitais são aquelas onde a música é gravada/registrada em código binário, dizendo a grosso modo. O sinal de áudio que sai de um violão é entendido pelo microfone e todos equipamentos do estúdio e convertido para código binário.
    Digo isso pra explicar o porquê do DAC, que é o equipamento que vai fazer essa decodificação do registro digital para que o amplificador receba o sinal elétrico e converta em energia para mover os alto falantes.

Então você ouve o que Hárlen? Digo, YouTube no computador? Spotify? CD? Arquivo de MP3 baixado da internet? FLAC?

EDITADO: você poderia ligar a saída de phone do computador por exemplo e ligar na entrada auxiliar de um receiver ou de uma caixa de som amplificada (quando a caixa tem um amplificador embutido nela), e ouvir o som também, porém o DAC faz essa conversão de forma muito mais eficiente, com mais qualidade e menor perda. Ele é mais ágil para pegar a informação binária e decodificar em sinal analógico pra ser processado pelo amplificador e caixas.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso