Ajuda para conexão de cabos

Discussão em 'Cabos e Conexões de Vídeo' iniciada por eltoro, 15 Mai 2020.

1. eltoro

eltoro Usuário

Desde 8 Out 2009
    Itapira - SP
    Boa noite pessoal! Sou leigo no assunto e espero possam me ajudar. Peço desculpas caso tenha colocado besteira. Preciso de orientação para a melhor conexão pros equipamentos que tenho. Uma TV de 65" que tem Hdmi (arc) e outras Hdmi também além de uma saída ótica digital. Também tenho tv por assinatura com 1 Hdmi e 1 saída ótica digital. No receiver são 5 Hdmi in e 2 out e 1 entrada ótica digital. Minha dúvida se dá principalmente com a Hdmi (arc). Eu pretendo usar a TV juntamente com o receiver somente pra ver filmes (seja Netflix, Bluray ou tv por assinatura). Não pretendo ligar o receiver pra ver jornalismo ou programas de variedades. No caso do Bluray, conecto ele no receiver ou na tv via hdmi? Uso Hdmi arc ou não? Ou conecto o Bluray na tv via Hdmi arc já que a tv estará ligada via Hdmi com o receiver?

2. The Brain

The Brain Usuário Participativo

Desde 5 Set 2008
    São Paulo/SP
    Boa noite.

Minha sugestão inicial:
    1. Saída HDMI-ARC do receiver ligada na entrada HDMI-ARC da TV;
    2. BD player ligado via HDMI ao receiver;
    3. STB de TV paga ligado via HDMI à TV;
    4. Se necessário, STB de TV paga ligado via cabo óptico ao receiver.
    Justificativa:
    1. A conexão HDMI-ARC porporciona tudo que a S/PDIF faz, além de permitir o ajuste do volume do HT pelo controle remoto da TV e, dependendo dos aparelhos, suporta a DD+/Atmos;
    2. Ligar o BD player diretamente ao receiver por HDMI é a única maneira de garantir a reprodução de áudio em formatos de alta definição sem perdas (LPCM multicanal, Dolby TrueHD/Atmos e DTS HD Master Audio/X), a menos que tanto a TV quanto o receiver possuam eARC;
    3. Conectar o STB da operadora de TV paga à TV diminui o risco de uma sobrecarga vinda dessa rede queimar a(s) porta(s) HDMI do receiver (mas pra isso o ideal mesmo é usar um isolador entre o cabo da operadora e o STB);
    4. Caso a sua TV não repasse áudio multicanal de aparelhos externos.

3. eltoro

eltoro Usuário

Desde 8 Out 2009
    Itapira - SP
    A TV que comprei é uma Sony Bravia 65X905F (foi lançada em 2018). Esqueci de mencionar um condicionador energia Panamax M4300-PM e o receiver é Pioneer VSX-33. A respeito da sua dica 3 e 4, como sou leigo, fui procurar a parte de áudio no manual dela que diz o seguinte:

Áudio:

PCM linear de 5.1 canais: 32/44,1/48/88,2/96/ 176,4/192 kHz 16/20/24 bits, Dolby Digital, Dolby Digital Plus e DTS

ARC (Audio Return Channel (Canal de Retorno de Áudio)) (Somente HDMI IN 3)

(PCM linear de dois canais: 48 kHz 16 bits, Dolby Digital, Dolby Digital Plus, DTS)

DIGITAL AUDIO OUT (OPTICAL)
    Tomada digital óptica (PCM linear de dois canais: 48 kHz 16 bits, Dolby Digital, DTS)

O que seria o isolador?

Grato.
    Luis

4. The Brain

Desde 5 Set 2008
    São Paulo/SP
    Então talvez a sua TV repasse o áudio multicanal pela HDMI-ARC e você não precise do cabo óptico.

Qual sua operadora de TV e qual modelo de decoder? É 4K?

É uma peça que se usa entre a rede da operadora de TV e o decoder pra segurar surtos de energia.

Exemplos:
    [​IMG] [​IMG]

Mas como o seu condicionador tem proteção pra cabo coaxial, não sei se você precisa usar o isolador mesmo assim. Não sei se têm a mesma função.

5. eltoro

eltoro Usuário

Desde 8 Out 2009
    Itapira - SP
    É Net (hoje Claro) e não tem 4k para a minha cidade. Decoder DXC5000KNB. O repasse de áudio multicanal permitirá então, quando for usar a TV por assinatura (e usando a ligação que você sugere), que o som saia no receiver quando for assistir a filmes?

6. The Brain

Desde 5 Set 2008
    São Paulo/SP
    Com certeza o som da NET vai sair no seu receiver.

O que não é certo é se vai estar em 6 canais (5.1) ou 2 (estéreo).

Mas você pode verificar na prática se o display do seu receiver mostrar "Dolby Digital" enquanto no aparelho da NET estiver selecionado algum canal com esse recurso.

Veja na listagem do link abaixo os canais que têm o símbolo [​IMG] .

www.lineup.tv.br/operadora.php?idO=654

7. eltoro

eltoro Usuário

Desde 8 Out 2009
    Itapira - SP
    Valeu cara!!! Muito obrigado pela dedicação. A tv vai ser instalada amanhã. Farei as conexões e volto pra falar.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso