Anúncio do HT Forum

Ajuda para montar um PC

Discussão em 'Informática' iniciada por Douglas_X, 16 Set 2019.

1. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    Anúncio do HT Forum
    Pessoal, recentemente eu adquiri uma placa de vídeo Nvidia GTX 1650 que peguei num brique, não envolveu grana na troca. Esta placa atende minhas necessidades por enquanto.
    A GPU está zerada, lacrada na caixa e tudo mais.

Acontece que a placa mãe do meu PC atual é uma IPHM61R2 e ela não suporta essa GPU. Por este motivo quero trocar a placa mãe por um modelo mais atual.
    Além disso, vou precisar trocar também de Processador e Memória RAM. Não tenho grana pra comprar tudo agora, então vou aos poucos, começando pela placa mãe

Pretendo manter a fonte Corsair CX600, o drive de CD/DVD, o HD Sata e o gabinete que já possuo.

Estou aceitando sugestões de placa mãe, tenho preferência pela marca Gigabyte que permita colocar memória RAM de 16GB por enquanto e futuramente 32GB, que tenha pelo menos 02 portas USB 3.0 e permita um upgrade para GPU mais potentes futuramente.

Meu orçamento seria em torno R$700,00 para compra da placa mãe.

Grato.

Última edição: 16 Set 2019
  2. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
  3. bruno_rio021

bruno_rio021 Usuário

Desde 23 Out 2011
    Tijuca/Rio de Janeiro/RJ/BR
    O upgrade deve ser full. Você não vai conseguir utilizar uma placa mãe "nova" com o seu processador "velho" e assim por diante...

• 1
  4. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    Sim, se fosse um processador mais novo talvez desse.

Pretendo montar o PC com o hardware que citei no post #2.

5. bruno_rio021

bruno_rio021 Usuário

Desde 23 Out 2011
    Tijuca/Rio de Janeiro/RJ/BR
    O que eu quis dizer, é que na minha visão não vale a pena comprar peça a peça.... e aguardar. As peças depreciam, perdem valor e no final, muitas vezes, você iria adquirir items melhores pelo mesmo valor que investiu e deixou guardado, entende?

Meu exemplo, peguei um I9 recentemente e montando o kit "numa tacada" pelo preço do SSD de 1TB, peguei 2 M2 de 500GB.

Ps. Você sabe a diferença entre os I5 9600, 9600KF e 9600k, certo?

• 1
  6. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    Sim, eu entendo.

A questão e que não tenho como comprar tudo numa única vez, então o jeito é ir aos poucos, não é o ideal, mas é o que posso fazer sem me endividar.

Preciso do PC para edição de vídeo, hoje levo horas com o vídeo on-board da placa mãe, essa configuração que pretendo pegar vai reduzir drasticamente o tempo de renderização.

Eu gostaria de um Core i7 9ª geração, 32GB de RAM e uma GTX 1070 ou 1080ti, mas está completamente fora da minha realidade financeira no momento.

Sinceramente, não sei a diferença.

7. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    Se eu fosse montar o PC daqui uns 06 meses, seria muito mais prático e viável guardar o dinheiro e quem sabe pegar um hardware melhor, mas como quero estar com todas as peças em mãos até o fim de Outubro agora, acho que compensa.
    Além disso, se eu guardar o dinheiro, é bem que provável que acabe gastando com outras coisas kkkk.

8. Mozts

Mozts Jamais ofensivo por acidente.

5.813 2.371 336

Desde 27 Jul 2013
    MG
    Por que a 1650 não funciona na sua máquina atual?

Em qual tempo você pretende pegar o processador? Se demorar demais, placa mãe fica obsoleta antes mesmo de usar.

Recomendo começar pela memória ram. Primeiro que um kit de ram não vai sofrer obsolescência tão rápido quanto um CPU ou placa mãe e segundo pois é algo que vai ser compatível com ambas as plataformas Intel ou AMD e te dar mais liberdade na escolha futura de CPU e placa mãe.

Pra hoje, recomendo-lhe o Ryzen 2700 ou Ryzen 3600, ambos na mesma faixa de preço que o Intel i5 9600 e tem mostrado melhor performance na maioria dos casos.

Placa mãe compra por último, como vai como comprar mês que vem, volta aqui mês que vem que a recomendação de placa mãe muda.

• 1
  9. Maikson

Maikson Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Brasília/DF
    Não se endivide, aplique o dinheiro e vá juntando para comprar de uma vez. Com isso vai economizar em frete, pegar peças mais baratas mais pra frente...

Hoje um Ryzen 3600 é um custo/benefício muito melhor que um i7. E eu digo isso sendo dono de um i7 de 8ª geração que montou computador só para jogar, se fosse montar um hoje iria nesse Ryzen, essa atual geração da AMD, que não foi lançada há tanto tempo, é boa tanto para trabalho quanto jogos.

Mas eu não conheço bem as placas-mãe e as restrições de memória da AMD para te indicar uma configuração. Só sei que se você pegar um 3600 em vez de um i7 vai economizar uma bolada.

• 1
  10. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    A placa mãe é uma IPMH61R2 que não suporta a 1650. Seria preciso uma atualização da BIOS, mas isto não é garantia de compatibilidade, poderia inutilizar a placa mãe para sempre e mesmo se desse tudo certo, o hardware continuaria desatualizado.

Pretendo pegar todo o hardware em no máximo 60 dias.

Minha intenção é justamente essa, pegar primeiro o processador e o air cooler, depois a RAM e placa mãe. Tenho um orçamento mensal limitado que só me permite comprar 02 itens por vez.

Realmente, os Ryzen da AMD tem performance levemente superior ao Core da Intel, mas eles tem ma coisa que me desagrada: não possuem vídeo integrado. A placa de vídeo do meu PC atual queimou e não vale a pena comprar uma nova, pois teria que ser um modelo bem antigo pra ser reconhecida pela placa mãe, por isso quero trocar de hardware. Só estou podendo usar o PC por que uso a saída de vídeo do Core i5, se tivesse um AMD Ryzen estaria sem PC agora.

Pelo que vi, a placa mãe escolhida é um modelo atual que irá me servir por um bom tempo, já que ela permite um upgrade de processador e memória RAM futuramente.

A questão principal é meu orçamento e essa configuração está dentro do limite.

11. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    A questão dos Ryzen que me desagrada é a falta de vídeo integrado.
    Veja meu caso com o PC atual, estou sem placa de vídeo, com o Core i5 tenho vídeo mesmo sem ela, se fosse um Rysen o PC estaria parado. O custo de uma placa de vídeo nova supera em muito esta diferença de preços entre o Rysen e Core i5/i7.

Vou usar o PC basicamente para editar e renderizar vídeos em 4K. Consigo fazer isso com meu PC atual, mas um vídeo de 30 minutos leva até 40 horas pra ser finalizado, com o novo hardware deve cair pra minutos, acredito eu.

Os jogos que tenho não requerem muito hardware: ETS 2, ATS, AMS e rFactor 2.

12. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    • 1
  13. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    Opa, esse tem vídeo integrado.

O série 5 também tem? Gostaria do 5.

14. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    Última edição: 18 Set 2019
  15. Mozts

Mozts Jamais ofensivo por acidente.

5.813 2.371 336

Desde 27 Jul 2013
    MG
    Você tentou?

Começa pela memória, te dá mais opções pra quando for pegar o restante das peças.

O 9600KF também não.

Se quer video integrado tem que procurar Intel sem F no nome (que são maioria). Do lado AMD, tem video integrado dos modelos com G (somente 2200G, 2400G e 3400G). Há rumores de um Ryzen 3600G pode ser lançado mas por enquanto só rumores mesmo.

Se faz questão de video integrado, o 9600k ou 9600S talvez sejam melhores opções mesmo, pois o 2200G, 2400G e 3400G são inferiores em performance.

Não conte com isso. Intel provavelmente não vai dar suporte em placa mães atuais para processadores novos, AMD talvez, mas mesmo assim é num é algo para se contar.

• 1
  16. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    Já tentei, o PC carrega a tela da placa mãe por um tempão e depois reinicia. O pessoal da loja em que levei o PC não quis atualizar a BIOS.

Bom saber que o 9600KF não tem vídeo integrado. Vou ter que achar outro.

Sim, quero um processador que tenha suporte a vídeo. Minha intuição manda pegar um Intel core, gostaria do i7 mas não tenho grana, vou de i5 mesmo.

17. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
  18. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    • 1
  19. Douglas_X

Douglas_X Usuário

Desde 26 Out 2008
    Marte!!
    Já me decidi pela configuração, em até 20 dias vou começar as compras pelo processador e RAM, depois a placa mãe e air cooler.

PLACA MÃE
    https://m.kabum.com.br/produto/9888...qOyJSr1NV9DhYHPWvm1yaKql_TncsxvxoCBoYQAvD_BwE

PROCESSADOR
    https://www.pichau.com.br/processad...3t3ENQR-_7bgQtsbHXGMGgk1_FfnrfmBoCCAIQAvD_BwE

RAM
    https://www.pichau.com.br/memoria-t...BPKuMOHjcB7BSk3wzlfH1aNIfNSb6xThoCsisQAvD_BwE

COOLER
    https://m.kabum.com.br/produto/9649...CRDla3wEBoY6QruGuInv9z7cQiHc_8oBoCR3wQAvD_BwE

Eu não tinha reparado que o i5 9600K era usado. Um novo custa 1.4k e não tenho condições de comprar.
    https://www.kabum.com.br/produto/98...7ghz-4-6ghz-max-turbo-lga-1151-bx80684i59600k

Obrigado a todos pela ajuda.

20. Linconln

Linconln Usuário

Desde 26 Jan 2006
    Bauru, SP
    Última edição: 18 Set 2019
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso