Anúncio do HT Forum

Ajuda para posicionamento de paineis acústicos DIY

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por The_Legend, 29 Jul 2018.

1. The_Legend

The_Legend Usuário

Desde 24 Jun 2007
    Maceió/AL/BR
    Olá!

Estou montando minha sala de TV/jogos dedicada. Ela já está construída e os equipamentos comprados, para montar um sistema 5.1.4:

- Receiver Onkyo TX-RZ630;
    - Caixas Frontais Emotiva Airmotiv B1;
    - Caixa Central Emotiva Airmotiv C1;
    - Caixas surround e Atmos* JBL B15;
    - Subwoofer AAT Modern Cube 10".
    *vou utilizar dois pares da JBL B15 montados no teto, pelo preço que comprei e por não conseguir instalar caixas in-ceiling na sala, o forro de madeira é praticamente colado na laje.

A sala tem 4,40 m de largura por 4,00 m de profundidade (acabou ficando fora do padrão, que seria mais profunda do que larga, mas a diferença foi pouca e pela disposição dos móveis/elétrica acabou ficando melhor).

A dúvida agora é como fazer a distribuição de painéis acústicos para dar uma incrementada na qualidade da sala. Para aproveitar e decorar, vou mandar fazer uns painéis acústicos DIY, com o resto de lã de vidro da Isover 50 mm que utilizei na parede de dry-wall (parede direita e parte do fundo) como material absorvedor. Estou pensando em painéis de 1,20 x 0,60 m, que é a dimensão da maioria dos painéis que vejo (algum motivo especial para essas dimensões?).

Minha dúvida agora é na quantidade e disposição dos painéis. Havia pensado em colocar VÁRIOS, para tomar 50% das paredes, por exemplo, mas já li que posso acabar "matando" o som. Então queria a ajuda dos amigos para decidir sobre a melhor quantidade/disposição desses painéis acústicos.A distribuição das caixas na sala vai ser mais ou menos a seguinte:

upload_2018-7-29_18-8-25.png

Espero que dê para entender, hehehe. O círculo no meio é a posição do ouvinte principal (MLP), ao final de cada linha está uma caixa (frontais e surrounds), e os quadrados são as posições das Atmos no teto.

As paredes hoje estão vazias, com exceção de uma janela no fundo com uma cortina de voil (devo trocar por uma mais pesada, provavelmente).

Seguem fotos das paredes, e onde estou pensando em colocar os painéis difusores:

Parede frontal:
    upload_2018-7-29_18-28-52.png

Parede esquerda:
    upload_2018-7-29_18-32-36.png

Parede direita (toda de dry wall c/ lã de vidro, a porta também preenchida com lã de vidro):
    20180729_174801.jpg

Parede do fundo (à esquerda da cortina, dry wall com lã de vidro. Atrás, uma janela de cima a baixo - quase porta):
    20180729_174736.jpg

Gostaria da opinião de vocês se está exagerada a quantidade de painéis acústicos, se está razoável ou se devo colocar mais. A sala será utilizada exclusivamente para filmes, seriados e jogos.

Desde já, agradeço!

Última edição: 29 Jul 2018
  2. mff11

mff11 Usuário

Desde 17 Set 2007
    tatui/sp/br
    vi rapidamente hehe não colocaria na parede do fundo, compraria uma cortina que pegasse a parede inteira pra ficar homogênea. também colocaria as caixa na altura do ouvido, menos as atmos que devem ser próximas ao teto.

3. The_Legend

The_Legend Usuário

Desde 24 Jun 2007
    Maceió/AL/BR
    Boa, não havia pensando em uma cortina mais longa, de fato é uma boa ideia. Vai envolver um suporte maior, mas faz parte, hehehe.

Sobre o posicionamento das caixas, as frontais ficaram com o tweeter na altura do ouvido. As surrounds, estava pensando em deixar um pouco mais altas, viradas levemente para baixo, pois como tenho crianças em casa (que adoram correr ao redor desse sofá, hehehe, deixar as caixas mais altas é mais seguro, rs.

E com relação aos demais painéis, o que acha?

4. m-costa

m-costa Usuário

49 19 5

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Não sei se confundiu os nomes, mas seria tudo painel difusor? Não seriam absorvedores?

Nas laterais: e um lado você tem painéis (absorvedores creio eu) e do outro lado uma porta de madeira (que reflete o som), isso tira a simetria da sala e é ruim.

Piso cerâmico é bem ruim, pensa na possibilidade de trocar por madeira ou carpete.

A quantidade certa de painéis só fazendo a conta para chegar no tempo de reverberação adequado, mas como você tem muita área de parede, já te digo que muito não vai ser, pelo contrário, vai faltar.

A lã de vidro atrás do drywall está funcionando muito mais para o isolamento que para o condicionamento acústico.

5. The_Legend

The_Legend Usuário

Desde 24 Jun 2007
    Maceió/AL/BR
    Escrevi errado, são painéis absorvedores mesmo.

Pois é, no lado da porta (que não é de madeira, é de MDF com estrutura de ferro e preenchido com lã de vidro também) o problema é como tratar a acústica. Pensei em colocar uns painéis somente nas portas pelo lado de dentro, pois como elas são de correr, na área atrás da porta não dá para fazer muita coisa. No máximo um tecido para ficar tipo "sanfona" (quando a porta estiver aberta o tecido fica folgado, ao fechar (quando estiver utilizando a sala) o tecido estica. Mas tem que ver que tecido utilizaria, e precisaria ser um tecido absorvedor também.

Devo colocar um tapete grande, depois que tirei as fotos que percebi que o tapete estava muito pequeno, hehehe.

Imaginei, o gesso do drywall reflete muito, né?

6. m-costa

m-costa Usuário

49 19 5

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Talvez fosse interessante fazer um painel de mdf do lado contrário da porta para manter a simetria, mas teria que estudar as reflexões para ver o que acontece.
    Qualquer coisa, me manda uma MP que a gente conversa melhor, porque dá para fazer uma sala legalzinha nesse espaço.

O drywall reflete menos que uma parede de alvenaria, mas ainda assim reflete. Acontece isso aqui:

• 1
  7. The_Legend

The_Legend Usuário

Desde 24 Jun 2007
    Maceió/AL/BR
    Fiz o teste das "palmas", e de fato a sala está com MUITA reverberação. Sintam o drama, hehehe:

(se o player não funcionar, clique aqui)

Já coloquei uma cortina na parede toda do fundo (não é muito pesada, mas não acho que é o problema maior), comprei poss laminado de madeira para colocar, um tapete maior, e vou colocar uns quadros. Já percebi que com a porta aberta a reverberação e bem mais atenuada, então vou colocar uns quadros/painéis absorvedores na porta também.

Vou postando o resultado à medida que for fazendo. Vai demorar um pouco devido a outras prioridades, mas em setembro a sala estará pronta.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso