Anúncio do HT Forum

AJUDA : Primeiro projeto de som!

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por IsaiasAssis01, 6 Dez 2018.

1. IsaiasAssis01

IsaiasAssis01 Usuário

5 0 1

Desde 6 Dez 2018
    Valinhos
    Boa tarde pessoal, acabei de entrar no fórum e sou iniciante nessa questão de som automotivo, então me desculpem caso eu fale alguma besteira!
    Eu tenho interesse em melhorar a qualidade do som do meu carro (peugeot 208), focando apenas no uso interno para um som de qualidade mas sem muito exagero também!

Tenho um subwoofer Jbl 250wrms 10” e apenas os falantes originais do carro.
    Minha dúvida se resume em vários pontos:
    1) Vale a pena amplificar os falantes originais? Porque se não, já penso em comprar um kit 2 vias e precisava de sugestões!
    2) Tendo em vista a possibilidade de amplificar os falantes da frente e com o subwoofer, qual módulo amplificador devo comprar? Quantos Wrms e quantos canais?
    3) Na montagem do subwoofer, vale a pena uma caixa selada ou a dutada? Levando em consideração o espaço do porta malas. (Selada com litragem de 15 e dutada com 42)

Por enquanto é isso! Creio que é um assunto simples, mas realmente tenho pouco conhecimento no assunto, então se puderem me ajudar nessa questão por favor!

Valeuu

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Vale a pena trocar os horriginais (de algumas marcas de veículos). Pode ateé deixar os alto-falantes traseiros, mas esses somente ligados ao player.

O sistema mais básico é um amplificador de 4 canais, o suciente para amplicar o kit e o sub.

Como o seu sub tem 250w de nominal, o amplificador passa a ser um amplificador de 800, de 4 canais, exceto o taramps.

As escolhas devem ser de acordo com o orçamento. O tópico abaixo tem uma série de marcas discutidas. Como o tópico é grande, concordo, pode pegar as últimas 4 páginas que já deve dar para ter uma certa ideia. A partir daí, seguiremos nas sugestões, a partir do momento que fizer algumas escolhas

https://www.htforum.com/forum/threa...q-informacoes-e-dicas-para-iniciantes.288927/

Última edição: 10 Dez 2018 às 14:32
    • 1
  3. IsaiasAssis01

IsaiasAssis01 Usuário

5 0 1

Desde 6 Dez 2018
    Valinhos
    Erro meu não ter procurado em outros tópicos, mas esse ai praticamente sanou todas as dúvidas!!

Valeu parceiro!

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Ok.

Se houver necessidade de alguma informação complementar, pergunte.

5. IsaiasAssis01

IsaiasAssis01 Usuário

5 0 1

Desde 6 Dez 2018
    Valinhos
    Após algumas pesquisas, consegui chegar no seguinte :
    Kit 2 vias NAR CS3 600 4 ohms

Módulo SD 800.4 - o módulo tem dois modelos, 2 ohms e 4 ohms.
    É ai que surge minha dúvida, qual modelo comprar? Existe risco de queima do kit?
    Modelo de 2 ohms - entrega 4x61 wrms em 4 ohms
    Modelos de 4 ohms - entrega 4x110wrms em 4 ohms

Para o sub é tranquilo, porque ele possui SSI ( então posso trabalhar em 2 ou 4 ohms)
    Eu vi que é possível ajustar o ganho do amplificador ( caso eu opte pelo modelo de 4 ohms) e pretendo instalar o som em uma loja especializada.

6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    A escolha do amplificador será de acordo com o nível de profissional que vai instalar.

http://naraudio.com.br/series/#

Apesar do kit ter 60w RMS de nominal, suporta mais potência, mas se mal regulado, não aconselho.

61w dá tranquilo, visto que essa potência deva ser especificada em 12.6V, acho e com o carro ligado e em movimento, esse valor sobe um pouco, o que de certa forma promove uma certa reserva de potência, bem mais segura do que você estivesse aplicando 110w RMS a 12.6V do outro modelo.

Não entendi bem. Dê maiores detalhes do Sub. Ele é bobina dupla ou você pode escolher depois um modelo?

7. IsaiasAssis01

IsaiasAssis01 Usuário

5 0 1

Desde 6 Dez 2018
    Valinhos

Então, meu sub é esse aqui
    https://www.jbl.com/car-subwoofers/...Subwoofers_color=Black-GLOBAL-Current#start=1
    Sinceramente não sei essa questão de bobina, mas pelo que entendi esse sistema permite alterar a impedância para 2 ou 4 dependendo de como for o sistema, então sem riscos nessa questão.
    Um ponto que estou com dúvida e que já busquei em varios tópicos é em relação aos cabos rca e conversor...
    Cabo rca ley line já vi que é o melhor, mas dentro dos tipos, tem algum específico? E em relação aos canais, quantidade de cabo e metragem, como devo proceder? Creio que 2m de cabo deve ser suficiente, pois vou instalar a potência debaixo do banco do passageiro.
    Modelos e especificação de conversor rca, tem algum para indicar?
    Acho que além disso não tem mais nada faltando certo? Se tiver alguma sugestão pode mandar ai por favor kkkkk

Valeu

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Com relação ao Sub, é um artifício que não havia visto ainda. Nem sabia de algo assim.

Ele possui uma chave seletora. Bem interessante por sinal. Consegui entender porque especificou o modelo e eu localizei o manual.

upload_2018-12-13_0-57-47.png

Eu não conhecia também essa marca e se os conectores são da Nakamichi, devem ser bons sim. É uma marca bem conceituada a anos.

Eu conhecia um pouco melhores os Stinger, Monster Cable, mas acho que esse que você indicou, atende bem.

Quanto ao comprimento deve calcular. 2m não dá. Deve ser maior, mas é bom fazer uma medida, se quiser que fique mais ou menos ajustado com a distância.

Para a instalação, falta o cabeamento de força e o remoto.

É bom botar um porta-fusível, próximo à bateria, pelo menos e eu quando tinha som, tinha um composto para os rquipamentos e também um Terminal para o aterramento, onde todos os itens, devem convergir.

Acho que aí, só revendo alguns.

Acho que se a instaladora for boa, o tratamento das portas seria uma boa.

E claro, um SD é um amplificador para Set de entrada. Se quiser algo mais refinado aí tem de pensar em algo diferente, mas creio que algo bem melhor do que o SD para aparecer diferença, o preço é bem maior.

9. alx1001

alx1001 Usuário

Desde 26 Mar 2017
    maringá-pr
    Olha, devido a vários relatos de ruídos após a instalação do conversor RCA, eu estou passando a indicar, no caso de se manter a central original, amplificadores do tipo booster, que utilizam a fiação dos alto falantes do carro.
    Esse tipo de amplificador é menos suscetível à ruídos.
    Dentro dessa linha, indico 2 amplificadores:
    Para o kit Taramps DS 160.
    Para o sub Taramps Bass 400.

E vou além, diria pra testar primeiro com os falantes originais, já que estão aí mesmo.
    Se não gostar, pôe o kit.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso