Anúncio do HT Forum
Fechar Aviso
Visitante, temos um novo anunciante, a AutoZ! Por favor ajude a suportar o fórum clicando nos banners e prestigiando os anunciantes! Obrigado.

Ajuda regulagem subwoofer: bumbo alto mas contrabaixo baixo

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por ThiagoCarro, 8 Dez 2018.

  1. Essa "fadiga" é sem escutar em volume alto? Estranho...

    Pode ser indicador de algo mesmo. Algum outro problema de saúde, stress, algo assim.
     
  2. ms73

    ms73 Usuário

    Este recurso de atenuar tudo no sub pode ter resolvido a ressonância mas criado outro problema, normalmente haverá apenas um pico em determinada frequência e este deve ser identificado e corrigido, o que tu fez certamente está por outro lado prejudicando o desempenho dos graves.
    O importante é utilizar componentes de boa qualidade, um bom sub, um bom amp (de preferência importado e classe AB), se for um sistema de baixa potência não sai muito caro montar algo de bom nível, para quem busca pressão sonora e qualidade, SQPL, sai caro.
    Fadiga auditiva pode também ser causada por componentes de má qualidade, principalment tweeter e amplificador, uma instalação com um dos tweeters fora de fase também causa fadiga.
    Basicamente o amp interno do sub falcon que amplifica o kit deve ser de má qualidade, e se é especificado 25w boa chance de ser ainda mais fraco.
    Quem gosta de qualidade de som deve sempre comprar bons componentes, não necessariamente top mas bom, e se não puder comprar tudo de uma vez monte aos poucos, a maior parte destes equipamentos de baixo custo são também muito ruins, tá cheio de amplificador que apesar de forte toca pior do que a amplificação interna do som do carro, isso é muito comum.
     
  3. ThiagoCarro

    ThiagoCarro Usuário


    Desde 8 Dez 2018
    MG
    Pior que ainda não fui checar isso... to tentando outras abordagens ainda...
     
  4. ThiagoCarro

    ThiagoCarro Usuário


    Desde 8 Dez 2018
    MG
    Entendo o que diz... eu só não imaginava que esses componentes que escolhi pudessem dar um resultado tao ruim, do tipo que até prejudicam a saúde... tô na batalha ainda, mas, ta faltando dois palitos só pra eu remover tudo e voltar pro som meia-boca original mesmo... ele pelo menos não faziam o ouvido sangrar...:/
     
  5. ThiagoCarro

    ThiagoCarro Usuário


    Desde 8 Dez 2018
    MG
    Pessoal, andei sumido mas não foi pq abandonei a thread... andei testando por semanas e semanas as seguintes coisas que fiz:
    • checagem da instalação no multimetro, pra ver se tinha algum fio invertido: tava td certo... positivo chegando no positivo, idem pros negativos, aterramento ok... ou seja, nada fora de fase.
    • mudança dos tweeters de lugar: eles ficavam na parte superior direcionado aos ouvidos, daí, deixei eles na parte inferior, ainda direcionado aos ouvidos... a fadiga pode-se dizer que melhorou uns 30%... dai retirei eles dali e botei em cima do painel, virados para cima, rumo ao parabrisa (sem direcionar ao ouvido).. melhorou pouca coisa... uns 5%. Dessa forma, notei q eram os tweeters os vilões (msm sem querer acreditar, ja JBL não é uma marca ruim.. e em carros anteriores, sempre usei eles e curti mto, daí, tem o lado passional falando alto), mas vai lá... e eis que...
    • ...resolvi tirar o kit 2 vias e colocar um triaxial (JBL também).

    Em todos as mexidas que fiz, sempre testei diversas regulagem pra chegar numa equalizacão bacana, mas sem sucesso (inclusive, ao ponto de cortar ao máximo todas as frequencias - q na pratica, acaba dando efeito de diminuir o volume com a equalizacao flat). No caso do triaxial, melhorou muito a questao do agudo, ja q agora ele ta la no pé sendo reproduzido por tweeters mais simples que os do kit... mas, msm assim, o agudo ta la fritando, gerando o incomodo (agora, cerca de 2h pra nao aguentar mais e desligar o som)... notei tb que o lado esquerdo continua cansando mais rápido, igual mencionei num post anterior... com o triaxial deu pra perceber que o lado esquerdo parece emitir mais estes agudos salientados em relacao ao direito (mesmo sentando no banco do carona).

    Desconsiderando que possa haver problema no sub, alguem tem algum palpite do que possa causar esse lance de um lado emitir mais agudo do q outro?

    Obrigado de novo, pessoal!
     
  6. ms73

    ms73 Usuário

    Não prejudica a saúde, causa fadiga auditiva, depois de um certo tempo tu começa a sentir que o som está incomodando, dá vontade de desliga ou baixar.

     
  7. ThiagoCarro

    ThiagoCarro Usuário


    Desde 8 Dez 2018
    MG
    É, de fato nao sei dizer se prejudica a saúde, falei sem pesquisar a respeito... desculpe a todos pela desinformacao! mas a sensação que dá é de que a médio ou longo prazo a gente vai perder mas dB que o normal da idade por conta disso... em especial no ouvido q fica mais incomodado.
     
  8. ThiagoCarro

    ThiagoCarro Usuário


    Desde 8 Dez 2018
    MG
    retificando: ouvido direito.
     
  9. ThiagoCarro

    ThiagoCarro Usuário


    Desde 8 Dez 2018
    MG
    retificando: ouvido direito.
     
  10. Bom dia:

    Afinal, qual o kit que estavas tentando usar?


    Só uma observação: não tem lógica um tweeter ou midbass ligado com a polaridade invertida, individualmente, ser motivo de fadiga. Tipo tá invertido gera fadiga, mudou polaridade, parou de gerar fadiga.

    Defeitos que incomodam podem ser: resposta muito irregular do tweeter ou midbass (pico ou vale acentuado), ponto de crossover “exigindo” demais do tweeter, aumentando muito distorção harmônica ou ajuste de crossover deixando a resposta “muito presente” na Fs do tweeter. Comb filter (filtro pente) decorrente da interação entre as duas vias e a posição de escuta.

    Muitas vezes nem é questão de acerto, mas de qualidade intrínseca do tw. Leio muito o jargão “tweeter de seda é macio”. Na verdade cada driver é um projeto único, e sim, um tweeter onde existe desenvolvimento, seleção de materias, um conjunto magnético de qualidade, um sistema de amortecimento interno e outro onde só foi reunido um monte de peças que produzam som, a diferença na qualidade musical da reprodução é significativa.

    E talvez isso ajude a entender o pq da diferença de preço de imitações chinesas, com materias idênticos a de um bom tweeter, só no visual.

    Enfim, se o objetivo for tentar achar explicações para o que está ocorrendo no seu caso, teria de tentar com medições acústicas e analisar de forma crítica o ajuste de crossover e resposta acústica do kit.


    Se o objetivo for chegar numa solução que não gere fadiga auditiva, o caminho pode ser escolher um bom tweeter e pensar num crossover para um acerto satisfatório.

    Mais indicado um tw tenha uma Fs abaixo de 1 khz, permitindo um ponto de cruzamento um pouco mais baixo e um crossover coerente.


    E se o objetivo for apenas ouvir musica sem passar por uma série de considerações técnicas, talvez pegar um kit de entrada ainda, de um fabricante mais criterioso.

    Se fosse para sugerir algo assim, apesar de não ter escutado, mas pelos relatos de quem já utilizou, indicaria o morel tempo. Não vai ser o supra sumo da alta fidelidade, mas acredito que na entrega, muitas coisas que normalmente não são consideradas num kit bem mais básico estejam sanadas.

    [ ]´s
     
    Última edição: 12 Mar 2019
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso