Anúncio do HT Forum

Encerrado ALERTA: Recuperadas, Par torres Psb.

Discussão em '[Classif] Caixas' iniciada por Jack Mix, 15 Nov 2018.

1. rafinharp2206

rafinharp2206 Usuário

Desde 17 Fev 2011
    RIBEIRAO PRETO /SP
    Boa noite, por experiencia propria fotografe tudo, detalhes, numero de série / etiquetas ... Tem muitos que fazem isso e o que vejo? Sempre ficam do lado dos compradores até desses que agem de má fé...

• 1
  2. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Compradores mal intencionados estão se aproveitando dessa falha no sistema para dar golpes.

Sistema de quem? Do ML.

Então a falha é do ML, simples assim.

Infelizmente, fica difícil processar o maior site de vendas do mundo (pertence ao ebay salvo engano), mas temos que ir em frente e buscar nossos direitos.

Última edição: 21 Mar 2019
    • 4
  3. Marloz

Marloz Usuário

Desde 12 Ago 2008
    São Borja/RS/Brasil
    O Mercado Livre vive com problemas judiciais, é um ferramente que sofre muito com o Ativismo Judicial do Brasil. Já pensou quanto ele gasta com Advogados? O CDC é muito benéfico ao consumidor, e há um problema no Mercado Livre em conseguir diferenciar um vendedor esporádico e um vendedor profissional, como saber se é ou não aplicável o prazo de 7 dias para devolver (além de outras garantias)? É uma questão bem complicada para a plataforma, antigamente ninguém podia devolver o produto mesmo que fosse um vendedor profissional ou uma rede de lojas. Por sua responsabilização acabou se indo para o outro extremo, onde tratam todos como se fossem grandes redes lojistas. O Mercado Livre vive assinando vários Termos de Ajuste de Conduta com o Ministério Público.

https://www.conjur.com.br/2015-set-18/mercado-livre-nao-responsavel-lesoes-consumidores-site

4. Existe o consumidor por equiparação - não vamos fugir do exame caso à caso.

• 1
  5. rmarton

rmarton Usuário

Desde 19 Jan 2017
    Taboão da Serra - SP
    Mas não estou dizendo que por correios não tem risco. Participo de comunidade de vendedores do mercado livre no facebook, se for contar a quantidade de golpes que o pessoal dá ou tenta dar e o pessoal relata por lá...
    O que estou dizendo é que é bem menos seguro entregar em mãos, pois, a pessoa pode dar um chargeback no cartão e você fica a ver navios totalmente. O pessoal tenta se proteger usando mercado envios, filmando a embalagem, conferindo o peso antes de abrir no caso de receber uma devolução e filmando a abertura do pacote, são medidas para tentar minimizar o risco.

E chargeback é um negócio tão desgraçado que pode demorar meses depois da venda para te negativarem.

Última edição: 21 Mar 2019
    • 1
  6. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Nao pertence ao ebay. Ja foram parceiros no passado, hj o ML esta muito grande, com servicos financeiros etc.

• 1
  7. Megawaresp

Megawaresp Usuário

Desde 31 Out 2013
    Sao paulo capital
    Acho que vou precisar da sua ajuda amigo

8. fgsouza

fgsouza Fabiano G. Souza

Desde 17 Set 2004
    Belo horizonte/MG
    • 1
  9. Renato1964

Renato1964 Usuário

299 112 58

Desde 21 Fev 2017
    Mirandópolis SP
    Participo aqui, não muito, mas já comprei e vendi aqui algumas coisas. Sou advogado de profissão (trabalho na administração pública). Uso o ML também, vendo pimentas exóticas (atividade paralela) e faço compras quase semanais por lá. Há algum tempo, os vendedores é que eram os mal afamados do ML: venda de gato por lebre, não entrega de produtos, produtos com defeito, etc. Com a sistemática do Mercado pago e mercado envios combinado com a reputação dos vendedores, isso mudou bastante, tanto que vária lojas grandes, usam a plataforma do ML para vendas. Em contrapartida os golpistas passaram a ser alguns compradores. O ML de tanto tomar lapada na justiça, quase sempre dá razão aos compradores nas disputas. As regras para compra e venda no site deixam claras as situações e obrigações de cada parte, eximindo quase que totalmente o ML de qualquer responsabilidade. A defesa principal do ML é que o site se trata "apenas" de plataforma de exposição de produtos à venda, usada por compradores e vendedores, mediante regras previamente estabelecidas (e que são impostas sem discussão) para transações comerciais. Daí porque, o correto, SEMPRE, é usar o sistema de mercado envios, por uma série de motivos: cadastro automático do envio, seguro dos correios, facilidade de rastreio, liberação rápida do pagamento e o que é melhor, a certeza de que a compra foi feita e o produto entregue. Havendo entrega pessoalmente, (aquelas combinadas com o comprador) o ML pode (sempre faz) alegar que não participou até o encerramento da negociação, que não tem certeza se a entrega se deu e que não sabe se o recebedor da compra é realmente a pessoa que comprou, etc. É estranha, no entanto, a sistemática de que o comprador qualifica a compra como efetivada, diz ter recebido o bem, o ML libera o pagamento e depois, por mera reclamação do comprador bloqueia crédito do vendedor. A mim, a relação vendedor/comprador/ml se encerra ao final de cada negociação, respeitado o prazo para arrependimento, devolução, não reconhecimento da compra, etc., pois, tendo havido a venda/compra, o pagamento, a entrega, a qualificação por parte do comprador, a liberação do pagamento em favor do vendedor e a cobrança de comissão pela venda, o bloqueio de crédito - proveniente no geral de outras vendas - é exercício arbitrário por parte do ML, abusivo, aliás. A negociação já se encerrou e o "não reconhecimento da compra pelo comprador junto à administradora de cartão de crédito" é problema dele. Daí porque, tenho para mim que o ML deve sim figurar no polo passivo da ação, senão na penal (área que não milito) mas na cível, inclusive para fins de reparação por dano moral, até porque, com o comportamento do ML ele dá a entender que o vendedor é que foi desonesto, pois, considerou a negociação como não concluída a ponto de bloquear crédito, aliás, oriundo de outras negociações pelo que entendi. O ML, trocando em miúdos, elegeu quem é o "desonesto" da situação: o vendedor. A par disso, é uma lástima que aqui no nosso meio tenha pessoas da índole desse comprador.

Última edição: 22 Mar 2019
    • 12
  10. Joênio Martins

Joênio Martins joênio Martins

Desde 6 Jul 2007
    Belo Horizonte MG Brasil
    Almeida perdi a conta de quantas vezes tive o prazer de comprar ou vender, sempre com a honestidade e transparência de foristas
    que se tornaram amigos ao longo do tempo. Vendi vários produtos
    parcelados e nunca tive problemas pra receber, da mesma forma
    que comprei parcelado e cumpri o acordado fielmente.

Tem razão Alex, esta confiança aqui no Forum não pode ser
    abalada. Boa sorte ao nosso colega @Jack Mix@Jack Mix aqui torcendo
    pra ele resolver essa situação.

Abraços,

Joenio Martins

• 2
  11. Kinsons

Kinsons Usuário

232 136 45

Desde 5 Dez 2008
    Somewhere
    O camarada se cadastrou para dar golpe (02/01/2019) !!!

A foto do avatar corresponde à pessoa que foi em sua casa? Mostra para a polícia!

12. HT2

HT2 Usuário

Desde 23 Set 2012
    Tatuí- SP
    Vendi um Macbook Pro no Mercado Livre . Recebi ,tudo ok . Depois de alguns dias ,vi o saldo da minha conta, no Mercado Livre (NEGATIVA) r$ 5000 .Resumindo : Perdi meu Macbook e tive que pagar r$ 5000.
    Alegaram que o proprietário do cartão ,não reconheceu a compra .

Última edição: 23 Mar 2019
    • 1
    • 1
  13. J.Gozil

J.Gozil Usuário

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Estou aqui pensando, é possível esse negócio de pagar com cartão, ter a transação aprovada e depois disso a compra ser cancelada porque a operadora do cartão alegou algum problema??? Se for assim, isso pode acontecer em qualquer lugar, compras em lojas físicas, restaurantes e por aí vai.
    Se o mercado livre aprovou o pagamento e liberou a entrega ou envio do produto, para mim é ponto final, eles não podem em hipótese alguma voltar atrás e tirar o dinheiro da sua conta. Já tive alguns problemas nos últimos meses no ML com devoluções mas por enquanto não tive com pagamentos. Inclusive tenho optado por vender sem utilizar o mercado envios para escapar dessa armadilha de direito de devolução (vários tipos de golpes estão acontecendo por conta disso, trocas de produtos, você manda uma coisa funcionando e te devolvem outra quebrada, não te devolvem nada, e por aí vai).
    Penso que o ML só trava os pagamentos se houver reclamação por parte do comprador ou então o desejo de devolver o produto. Essa balela do mercado livre não participar da negociação vai por água abaixo à partir do momento que eles ficam com o dinheiro e ganham em cima disso.
    Sempre gostei de vender e comprar no ML, nesses últimos 16 anos já devo ter negociado tranquilamente mais de 1000 itens por lá. Mas de um ano para cá tenho receio de vender as coisas e conseguir dores de cabeça por conta disso.
    É o típico caso de pegar algo que vinha funcionando relativamente bem e transformar isso numa grande porcaria.

14. HT2

HT2 Usuário

Desde 23 Set 2012
    Tatuí- SP
    Nesse caso , acredito que compraram com cartão roubado (não sei) ou o titular do cartão agiu de má fé
    Estou no Mercado Livre desde 2000 e se for contar tudo que já vi acontecer , fico dias relatando
    Esses dias , anunciei um Samsung S9+ .Num sábado a noite ,compraram (sem fazer perguntas).Depois de uns 30 minutos ,me mandaram uma mensagem ,pedindo desculpas ,pois a compra foi efetuada por engano ,porque estava no "carrinho" dele.
    O Mercado Livre estornou o dinheiro em questão de minutos para o "comprador"
    Passou uma semana ,uma pessoa entra em contato comigo via whatsapp ,me chama pelo nome, fala que é sobre o aparelho S9 , diz que vai ficar ,mas ia mandar um Uber vir buscar .Compraria pelo Mercado Livre e eu entregaria para um Uber. A tá ! Mas..... como ele tinha meu numero de telefone ? como sabia meu nome ? Foi a compra cancelada de uma semana atrás .
    Eu desconfiei e fui dando corda ...para testar a paciência do "comprador". No final ele se revelou ,como era de se esperar .

• 2
  15. Ph0b0s

Ph0b0s Usuário

Desde 1 Mar 2006
    BRASILIA/DF/BRASIL
    Realmente é Fo.. sempre usei a plataforma a maioria das vezes como consumidor, da última vez que vendi um produto foi para um garoto que usou o cartão da mãe, passou uma semana com o tablet e simplesmente devolveu alegando que "comprar no ML é que nem comprar roupa, não gostou devolve" !! Prefiro fazer negócio fora da plataforma, aqui eu sempre confiei, pagava antes e recebia depois, nunca tive problema.

16. phcassa

phcassa Usuário

Desde 16 Mar 2008
    Volta Redonda - RJ
    É mas o mercado livre tambem é uma segurança para quem compra e para quem vende. Basta tomar as cautelas essenciais. Eu sempre vendi e comprei pelo ML e nunca, nunca tive problema. Eu me sinto seguro ao concluir uma compra com alguem que desconheço pelo ML, usando mercado pago e mercado envios, pois sei que se der m... Meu dinheiro esta protegido e meu bem tbm. A situaçao a meu ver é lamentavel, mas atipica. Os vigaristas e estelionatarios passam dias e meses estudando as vulnerabilidades de uma ferramenta, usam de engenharia social elaborada. Eu acho que o mercado livre nao cobre chargeback de mercadoria entregue em maos, salvo quando entrega com NF e assinada. O estelionatario estudou e descobriu essa vulnerabilidade, o vendedor de boa fe entregou as caixas e acreditou que estivesse protegido, pois nao sabia da particularidade da regra. Dai eu acho que entra a responsabilidade do Mercado Livre. Veja, o ML é uma plataforma digital que une vendedor e comprador em troca de um percentual da venda. Portanto é um fornecedor serviço. O CDC diz que as informaçoes sobre um determinado serviço devem ser suficientes e adequadas. Pra mom nao basta estar simplesmente inserida em um termo de adesao gigante e de leitura maçante. O vendedor devia ser informado no momento em que aceita o metodo de retirada sobre as causas que podem faze-lo perder a proteçao. E isso nao é feito. Pra mim essa falta de dever de informar adequadamente foi uma falha determinante pro seu prejuizo. Ora se o mercado livre lucra se propondo a oferecer um lugar seguro para vendedores e compradores, por meio de uma plataforma digital, deve tambem arcar com as consequencias advindas das falhas deste sistema. Eu iria pra pequenas causas, leve todos argumentos possiveis (principio da.eventualidade) e deixa arder...
    Sinto muito pela perda das suas caixas e pela sensaçao que isto deve ta produzindo em voce. Obrigado por partilhar. Eu particularmente vou continuar usando a plataforma e tentando sempre estar atento às brecjas e aos mal intencionados. Abs.

• 2
  17. Nercima

Nercima Usuário

Desde 7 Dez 2008
    Concordia-SC-Brasil
    É lamentável o que aconteceu com o amigo, tomara que você tenha sucesso.
    Tenho uma dúvida, ou curiosidade.
    Este tratamento que o ML dispensa aos pequenos vendedores é o mesmo dado aos grandes grupos que usam a plataforma para vender seus produtos?

18. rmarton

rmarton Usuário

Desde 19 Jan 2017
    Taboão da Serra - SP
    Acontece com tudo, com todas empresas, pode ser Pagseguro, Wirecard, Mercado Pago, todas tem Chargeback, isso ai chama chargeback. Entenda, o Mercado Livre tem um seguro contra isso se você enviar pelo Mercado Envios. Se você não enviar pelo Mercado Envios você não está protegido. Agora todos lojistas estão sujeitos a Chargeback. Converse com alguém que trabalhe com comércio virtual pra você ver.

O problema do Brasil é que é muito fácil pra pessoa cometer auto fraude com o cartão. Ligar na operadora e cancelar a compra falando que não foi ela que fez. Acho que esse é o problema principal, fica muito fácil pros golpistas acharem brechas tão grandes.

Recomendo a leitura desse artigo, sobre como é fácil o chargeback no Brasil: https://www.pagbrasil.com/pt-br/noticias/fazer-chargeback-brasil/

O que o Mercado Livre exige quando você entrega em mãos é justamente a nota assinada pelo comprador, que é a documentação que a operadora de cartão exige pra estar efetuando o pagamento. Não é diferente do que as outras empresas exigem.
    Veja, não estou passando um pano pro Mercado Livre, apenas igualando as outras empresas como Pagseguro, Wirecard e outras empresas que fazem intermédio de pagamento e também exigem, para mostrar que o problema é maior.

Veja como as outras também pedem:
    https://pagseguro.uol.com.br/para_seu_negocio/como_funciona_a_contestacao.jhtml#rmcl
    https://suporte.wirecard.com.br/hc/pt-br/articles/206766857-O-que-é-um-Chargeback-

Não é um problema apenas do Mercado Livre.

• 3
  19. Delta.40

Delta.40 Usuário

3.129 2.108 541

Desde 2 Mar 2011
    Brasil
    Eu postei aqui um link de um vendedor suspeito no ML mas a moderação apagou por entender não haver relação com o tópico. Esse HTF tá cada vez pior.

• 2
  20. HT2

HT2 Usuário

Desde 23 Set 2012
    Tatuí- SP
    Vendi um par de caixas ,há mais ou menos 3 meses . O comprador ,veio retirar .Depois de concretizada a negociação ,pedi à ele que entrasse na conta e informasse que já estava com o produto .Ele não sabia como fazer, e eu orientei . Tudo certo , tudo ok ??? Não !!!!
    Esperamos alguns minutos , porém o dinheiro não entrou na minha conta . ( como disponível ) . O comprador estava com pressa ,e como eu vi que ele confirmou que já estava com o produto ,não vi porque "segurar" por mais tempo . Liberei e boa !
    No dia seguinte, o pagamento ainda não estava disponível .Entrei em contato com o Mercado Livre e uma atendente me informou que a compra, ainda estava em aberto. Ela simplesmente ,pediu para eu entrar em contato com minha contra parte ( é só essa resposta que eles sabem dar ) Para o meu desespero ,liguei umas 200 vezes para o comprador e só caía na caixa postal .
    Entrei em contato com o Mercado Livre novamente , expliquei a situação .Disse que o comprador me qualificou na minha frente .
    Vejam oque ela disse, que poderia ter acontecido : O sinal do telefone do comprador estava fraco e quando ele me qualificou , o mercado livre não recebeu a qualificação .
    Tem mais essa !!! Quando vender e o comprador for retirar ...veja se o sinal do telefone dele está bom ( seria cômico ,se não fosse trágico). rsrsrs
    Só consegui resolver essa , depois que consegui falar com o comprador , 1 semana depois .( ele alegou que estava viajando) e onde estava não pegava celular .
    Ele me qualificou , e não foi com as palavras que tinha usado, no dia em que veio buscar as caixas .

Última edição: 25 Mar 2019
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso