Anúncio do HT Forum

Amplificador - classe A Mosfet

Discussão em 'DIY' iniciada por erlons, 24 Set 2008.

1. erlons

erlons Usuário

Desde 30 Jun 2007
    Resende-RJ
    Este projeto é resultado da busca por um amplificador que tivesse potência relativamente baixa, porém ótima qualidade sonora.
    Nesta procura testei algumas configurações clássicas com transistor,válvulado SE até chegar neste projeto depois ler algumas considerações de fabricantes de amplificadores valvulado Hi-End, onde defendem os benefícios por não usar realimentação negativa em seus projetos e do artigo do lendário Nelson Pass(http://www.firstwatt.com/downloads/seclassa.pdf) , onde defende o uso da configuração classe A single-ended com transistor mosfet; e para surpresa o resultado da soma dessas duas vertentes é um circuito pouco comum, por ter zero de realimentação com transistor, ser extremamente simples, relativamente barato e o melhor ...uma excelente qualidade sonora e de quebra ainda funciona como aquecedor de ambiente!!

O Protótipo foi montado dentro de uma caixa de um antigo amplificador cce;
    E logo nas primeiras audições com musica clássica e mpb foi fácil perceber as virtudes e qualidades desta configuração.

Segue aqui as algumas impressões:
    -O amplificador tem um som extremamente solto e natural.
    -Percebe-se claramente uma maior extensão e dinâmica dos instrumentos.
    -Os médios ficaram abertos e agudos mais definidos.
    -E para surpresa (por não ter realimentação neg.)
    os Graves ficaram muito precisos,controlados e ainda fortemente marcantes.

E depois de pronto o protótipo tive que concordar com essas duas vertentes e principalmente da união delas(y)

• 1

Anúncio do HT Forum
  2. Gláucio Barros

Gláucio Barros Usuário

Desde 22 Mai 2007
    Rio de Janeiro/RJ
    Interessantíssimo, companheiro.
    Poste o esquema!
    Poste mais impressões.
    Abraços e parabéns pela iniciativa.
    Gláucio Barros

3. vjgomes

vjgomes Usuário

Desde 6 Nov 2007
    Brusque - SC - Brasil
    Sem palavras erlons:aplauso:

Parabens pela iniciativa e perseverança na pesquisa e consecussão do projeto. Sou leigo em eletro eletronica, áudio, mas admiro cada vez mais estas iniciativas relatadas aqui por vocês.:aplauso:

Espero que a saga continue e que o projeto melhore ainda mais.

Abraço

Valter

4. Adriano WR

Adriano WR Ouvinte

Desde 3 Jun 2007
    Itajaí - SC
    Erlons,

Parabéns pelo projeto :aplauso:, deve realmente ser muito bacana ouvir algo que se gosta feito pelas próprias mãos. E muito obrigado por compartilhar informação conosco.

PS: Já tive um CCE deste na minha adolescência, me fez passar por muitos acessos de raiva, sem falar que me dava choque de vez em quando :lol:, aposto que ele nunca tocou nem perto destas qualidades citadas.

Abs,

5. Aczyruk

Aczyruk Usuário

Desde 8 Fev 2007
    Alvorada/RS/Brasil
    Também já tive um cce desses, um copo de cerveja descuidado acabou com ele em uma festinha de garagem...:ataque::ataque::ataque:.

Erlons,
    Parabens pela iniciativa. Muito intereçantes a suas colocações a respeito do projeto, poste mais detalhes para a turma.

Abs
    Alexandre(y)(y)(y)

6. erlons

erlons Usuário

Desde 30 Jun 2007
    Resende-RJ
    Pessoal obrigado a todos pelo incentivo!

Adriano..covardia colocar o cce nesta disputa..mas ele também teve seus momentos de glória nas festinha da déc. de 80! :D

Bom este amp tem ~12w por canal, gera bastante calor e um consumo enorme por seus 12w de saida(eficiência 20%), porém este não altera o domínio temporal o que não ocorre com muito dos amps push-pull que utilizam artificios/técnicas para eliminar as distorções inerentes da semi polarização(bias).
    Quanto a qualidade sônica realmente é surpriendente, tenho tido bastente satisfação em redescobrir mais detalhes nas gravações.
    e quanto a seu "timbre" por incrível que pareça para todos, lembra um pouco o som de um valvulado, possivelmente isso aconteça por não usar a realimentação negativa.

Gláucio, ainda não esta finalizado totalmente mas tão logo poderei disponibilizar para vc.
    mais adiante colocarei mais detalhes, caso haja interesse.

Forte abraço a todos.
    Erlon

7. Adriano WR

Adriano WR Ouvinte

Desde 3 Jun 2007
    Itajaí - SC
    Erlons,

Com 12w/canal deve precisar de uma caixa com muita sensibilidade, estás usando qual? Pra ficar no terreno do diy, deve ser muito bacana fazer uma line-array - que tem sensibilidade bastante alta - pra acompanhar o "aquecedor de ambiente".

Abs,

8. erlons

erlons Usuário

Desde 30 Jun 2007
    Resende-RJ

Adrino como eu não aprecio muito níveis altos para ouvir musica até que esses 12w estão sobrando nas minhas cx´s(88db), por enquanto uso as pure acostic qx900(com melhorias na forração,troca de cabos internos e capacitor de crossover) e sabendo de suas limitações é claro, foco no ganho de qualidade acrescentado pelo amp. para tentar avaliá-lo; e ate ciente dessa sua limitação e faixa de $$ me impressiono bastante com a qualidade que estou conseguindo com o teste do "aquecedor de ambiente" ...agora vai valer a dupla utilidade..chegou frente fria aqui!!. E realmente Adriano fico curioso em saber como este "diy amp/aquecedor" iria tocar em outros tipos de caixas mais elaboradas depois dos excelentes resultados que ouvi por aqui.

Forte Abraço.

9. sergiomc1965

sergiomc1965 Usuário

Desde 5 Fev 2018
    Niterói
    onde vejo o projeto ?

10. sergiomc1965

sergiomc1965 Usuário

Desde 5 Fev 2018
    Niterói

onde esta o esquema ? gostaria de ver. abs

11. Roldaoviana

Roldaoviana Usuário

Desde 28 Fev 2017
    Recife
  12. almeidabatista

almeidabatista Usuário

Desde 29 Out 2007
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Eu também achei interessante, mas a última postagem do erlons foi em 2008, dez anos atrás!
    Difícil, mas não custa tentar, né pessoal?

• 1
  13. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Como o Tópico é muito antigo, não dá para saber qual o modelo do FirstWatt. Tem do F1 ao F5 pelo menos. Tenho alguns destes projetos.

14. Roldaoviana

Roldaoviana Usuário

Desde 28 Fev 2017
    Recife
    Pode me enviar alguns pra eu escolher e montar... Ou indicar o melhor no seu ponto de vista... roldaoviana@hotmail.com

15. rnjorge

rnjorge Usuário

Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
  16. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    O F1 e F2 são melhores por possuir transístores mais fáceis.
    O bom é buscar na fonte, pois deve ter mais informação e atualização.
    http://www.firstwatt.com/f2j.html
    Mas tenho alguns arquivos:

Anexos:

• 1
  17. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Tava lendo o manual do F2... 4% de THD a 5 watts...é isso mesmo?????

• 1
  18. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Sim, a distorção é alta mas como explica o texto quase só de segunda harmônica.
    Completa ausência de harmônicas superiores.

• 2
  19. Roldaoviana

Roldaoviana Usuário

Desde 28 Fev 2017
    Recife
    Amigos... Algum de vcs teriam um esquema de um classe A com baixo THD... Pra ser usado na minha sala de trabalho

20. rnjorge

rnjorge Usuário

Desde 24 Nov 2009
    campinas sp
    Então,
    Não se impressione com ESSES números de distorção. O Amp Camp Amp, o mais simples desta linha é mostrado como tendo 1% de THD a 4,5W. Num ambiente pequeno, eu duvido que você passe dos 2W (isso se quiser fazer algum trabalho na sala).
    Digo isso pois eu tenho um, numa sala de 3x3,5 metros e se abrir o volume não consigo nem ouvir meu cérebro.
    Mas me permita perguntar quais serão as fontes de sinal que vai usar, e quais caixas pensa em usar.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso