Anúncio do HT Forum

Amplificador DX

Discussão em 'DIY' iniciada por prenato, 30 Out 2007.

1. prenato

prenato Usuário

Olá a todos, tenho lido no site diyaudio, sobre um amplificador DX, de um brasileiro , 50w/8R, 100w/4R, no tópico todos falam muito bem dele, o circuito é muito simples, pergunto: Alguém aqui no fórum já montou um deste..., o que achou...
    Deste já agradeço.
    Ver anexo 8134

2. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
  3. kleberlpa

kleberlpa Membro avantajado

Desde 23 Jan 2006
    Brasília
    De fato, um amplificador muito simples... amplificador diferencial + driver, com polarização bem simples...

De fato, deve tocar muito bem, porquê o Carlos é bem experiente, deve ter um bom acerto, mas o trunfo do projeto é a facilidade de montar um amplificador de boa qualidade. Creio que pra projetos simples ele atenda perfeitamente. Pra projetos mais "pêlo em ovo", só ouvindo pra saber.

4. Felipe_Navarro

Felipe_Navarro Felipe Navarro Audio Labs

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Eu só queria saber aonde vocês vão achar 2sc5200 e 2sa1943 originais no Brasil...

Aqui no Rio de Janeiro eu não sei como eles conseguem, eu já vi 2sc5200 e 2sa1943 por R$3,50.

É estranho, é estranho.

Abração,
    Felipe

5. blmn

blmn Usuário

Desde 28 Set 2005
    .
    Prezado Prenato,

Esse esquema você copiou do site diretamente ou alterou algo?

Me parece que ele estará sujeito a problemas térmicos ou bastante distorção de transição.

Creio que você encontre esses transistores em www.farnell.com.br, mas, pela simplicidade do circuito, caso ele seja estável, outros tarnsistores mais comuns podem ser usados, sem problemas.

saudações,

6. gelsonC

gelsonC Usuário

5 0 0

Desde 31 Out 2007
    Toledo Pr
    Olá a todos
    É minha primeira participação aqui, mas visito o fórum a muito tempo.
    Gosto de amplificadores, já montei um parecido como esse, funcionou, o problema é o aquecimento dos transístores era muito elevado.
    Montei vários amplificadores.
    Parei de testar esses "alternativos" quando montei o primeiro circuito comercial (cópia staner).
    Estudando circuito e comparando com outros de marcas famosas, percebi que eram muito parecidos, parecem cópias com poucas modificações.
    O circuito não é difícil de montar a fórmula dos fabricantes é a mesma, não mexer no que está dando certo.
    Se alguém quiser o circuito dou um jeito de mandar.
    Tem todos os procedimentos par ajustes.

Saudações

7. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Uma boa solução é a utilização de dissipadores de computadores para refrigerar os transistores.

Abraços,
    Felipe

8. prenato

prenato Usuário

O circuito foi copiado diretamente do site, sem modificações.
    Obrigado pela dica de compra 2sc5200, vi em uma loja em Gampo Grande, Rio de janeiro a 12 pratas, será original....

9. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
  10. gelsonC

gelsonC Usuário

5 0 0

Desde 31 Out 2007
    Toledo Pr
  11. blmn

blmn Usuário

Desde 28 Set 2005
    .
    Prezado Renato,

Entrei no site e pude observar a discussão sobre o amplificador, de forma que as informações abaixo podem ser úteis para você.

São duas imagens tiradas de lá mesmo em que são mostradas duas alterações possíveis e que devem prover acoplamento térmico entre o controle de polarização e os dispositivos de saída.

Sugiro que devam ser usadas, especialmente se você não dispuser de uma forma bastante eficiente de dissipar o calor gerado na saída.

No hyperlink abaixo, da mesma thread, há sugestões do usuário Lineup
    que com ceteza melhorarão bastante a estabilidade do circuito.

saudações,

[​IMG] "

http://www.diyaudio.com/forums/showthread.php?threadid=96237&perpage=25&highlight=&pagenumber=3

12. prenato

prenato Usuário

Obrigado pelas observações, serão muito útil.
    Um abraço. (y)

13. kleberlpa

Desde 23 Jan 2006
    Brasília
    Estranho nada, é falsi mesmo.

Comprar toshiba no Br é quase garantia de dor-de-cabeça. O esquema é comprar apenas em locais confiáveis, se não tiver, melhor nem mexer.

Dependendo da proposta do amplificador, mete um par de TIP35C e TIP36C e pronto, vai ficar melhor que toshiba falsi.

14. Dracull

Dracull Usuário

Desde 21 Dez 2005
    Curitiba-PR, Brasil
    Ae pessoas.

Em um post no diyaudio há um relato de que existem um par de equivalentes da OnSemi, MJL3281 e MJL1302. Porém, parece que não soam tão bem quanto os Toshiba originais do projeto.

Estes transistores citados seriam "equivalentes" aos do projeto original, ou seja, funcionariam, pelo menos eletronicamente falando, neste projeto? Se não, quais os possíveis substitutos encontrados em lojas nacionais?

Ja,

D.

15. prenato

prenato Usuário

O autor sugere 3 pares de MJ3055-MJ2955 com os respectivos resistores .33R

16. blmn

blmn Usuário

Desde 28 Set 2005
    .
    Prezado Prenato

Em relação às características elétricas, com certeza os MJL e os TIP35/36 são superiores ao 2955 e 3055.

O que não quer dizer que para esse circuito esses últimos não sejam mais que suficientes. Se preferir utilizá-los, não precisa usar três e você deve alimentá-los com no máximo uns 40v. Dois pares sobram, nesse caso.

saudações,

17. prenato

prenato Usuário

De acordo, obrigado.
    Um abraço.

18. kleberlpa

Desde 23 Jan 2006
    Brasília
    Em relação aos toshibas ORIGINAIS, os TIP35/36 são mais lentos... em agudos você percebe um pouco de perda. Já os falsificados, ninguém sabe nem quais eram antes de serem remarcados, mas se sabe que são muito inferiores.

Pra substituir os toshibas pelos TIP, é plug-and-play, não há modificação a fazer, é só botar na placa e acertar o BIAS.

19. dudaindc

dudaindc Acoustics 'R' us

Desde 12 Ago 2005
    Washington, DC - USA
    Não somente a perda em altas frequencias, mas principalmente em termos de dinâmica.
    Com todo o respeito, comparar os 2sc5200 / 2sa1943 com os TIP35/36 é o mesmo que comparar laranjas com bananas. Ambas são frutas, mas...:D

Geralmente os "Toshibas falsos" queimam antes do ajuste de bias ser completado. Sei por experiencia... :concordo:
    Tenho tido sorte com fornecedores de surplus no eBay; não posso dizer o mesmo com compras de vendedores da China.
    Para evitar frustrações o "segredo" é saber de quem se compra e principalmente suspeitar "barbadas". Estas até existem (lojas que fecham, etc.), mas são raras.

Concordo (a princípio), mas plug-and-pray seria mais apropriado visto que a diferença sonica é evidente.

Eu estou esperando as placas para montar a versão HR-II. Assim que completados os testes, pretendo publicar meus resultados para a parceria do forum.

20. blmn

blmn Usuário

Desde 28 Set 2005
    .
    Prezados kleberlpa e dudainc,

Interessantes as afirmações sobre a redução nos agudos e a perda de dinâmica no uso desses transistores.

Vocês poderiam esclarecer melhor a questão, associando as características elétricas dos dispositivos a essas qualidades na reprodução?

Grato,

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso