Anúncio do HT Forum

Amplificador Gradiente Modelo 120

Discussão em 'Vintage' iniciada por Bruciere, 25 Ago 2015.

1. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
    Olá amigos. Hoje vasculhando em um site de compra e venda encontrei um Gradiente Model 120 por R$280,00 muito bonito, porém no anuncio consta que existe um pequeno chiado ao aumentar o volume. Já peguei vários receivers e amplificadores com chiado e concertei, mas sempre de pessoas conhecidas, nunca comprei amplificador usado por sites de venda. Gostaria de saber de quem conhece os gradientes (que não é meu caso)se é roubada ou se o problema provavelmente é algo simples de ser resolvido. A aparência nas fotos está muito boa. Desde já agradeço a quem puder ajudar.

2. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

3.761 3.190 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Se os componentes forem todos originais, principalmente as placas, vale a pena sim.

3. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Campos dos Goytacazes - RJ
    Cheque se os 3055 de saída são originais. O resto é o resto(y)

4. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Não se perde um Model 120 por problemas de chiado no volume, rs

5. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
    Olá novamente e obrigado por responderem. Aparentemente o vendedor desistiu de vender o 120, porque ficou de me enviar fotos do interior do aparelho e até agora não enviou e não responde meus emails. Como estou precisando de um amplificador continuei procurando e tenho mais duas opções porém não sei se o preço compensa. Segundo o anuncio os dois estão em perfeitas condições e realmente pelas fotos estão mesmo. É um model 120 por R$450,00 e um model 160 por R$550,00. Os preços estão bons?

6. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Ta dentro do esperado. Se puder investir no Model 160, ele é mais forte que o 120. Tenho um aqui e é ótimo. Também já perdi oportunidade de comprar aparelhos baratos na olx assim. Começamos a conversar e depois o cara some...

7. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
    Olá novamente. Peguei o 160. Esta bonito bem cuidado e funcionando bem, porém acho que os 3055 não são originais. No volume mínimo escuto um pequeno "ssssss". Será que é normal?

Última edição: 27 Ago 2015
  8. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
  9. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
    Não sei se é conveniente já que ele está funcionando normalmente, mas tenho 6 transistores TO3 3055 PNP Toshiba guardados em casa que poderia substituir nesse 160.

10. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    A Toshiba nunca fabricou os 3055, os que existem por aí são todos falsos, é colocar e queimar com 5 minutos. Realmente não são os originais da RCA, mas ouvi dizer que esses da SID são confiáveis.

11. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Esse chiado deve ser mal contato no potenciômetro de volume, de uma boa limpeza com limpa contato e veja se some o problema, outra coisa, considere a substituição de TODOS os capacitores eletrolíticos, pois já estão mais do que velhos, RS. Aqui no meu 160, depois dessa troca, o aparelho mostrou as unhas

12. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
    Puxa, que coisa. E o cara que me vendeu os "toshibas" jurou que eram os melhores que eu poderia achar.(n) Eram para construir um amplificador para um projeto da facul. Tenho mais dois aqui com o logotipo da Motorola, será que os Motorola são bons? Um amigo me falou para comprar os STK que são os que ele usava em equipamentos construidos para as forças armadas. Quanto ao chiado, dei uma mexida nele e diminuiu bastante. Está quase imperceptível mas já percebi um pequeno ruído no canal esquerdo que é bem similar ao que tinha no meu receiver. Resolvi o do receiver trocando dois transistores, porque já havia substituído todos os capacitores eletrolíticos e o ruído não sumia daí cheguei nos transistores. Obrigado por comentar getulio18, o 160 é bem como eu esperava.

13. blmn

blmn Usuário

Desde 28 Set 2005
    .
    Prezado Bruciere,
    A Toshiba fabricou 2N3055 faz algum tempo. Se não forem antigos devem ser falsos pois hoje ela não faz mais. SID são bons transistores e devem funcionar adequadamente. Caso estejam com defeito compre os fabricados pela ST na Farnell que são bons e relativamente baratos.
    Saudações,

14. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    A motorola fabricava os 2n3055, mas isso foi lá na década de 70. Inclusive, tenho um Gradiente LAB-95 que os transistores são motorola 3055. Raríssimo hoje.

15. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
    Não sei se os toshiba são antigos, mas são usados. Os Motorola tirei de um amplificador queimado, faz uns 15 anos. São bem antigos. Se tivesse mais dois trocaria os quatro por Motorola.

16. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Mas se está funcionando bem, os canais equilibrados, sem distorção, etc. Pode manter eles aí. Até porque não é muito simples dessoldar esses transistores no 160, RS. No meu aqui, são os originais da RCA datados de 1978. Novamente, se está legal, não há porque mexer. Só se houvesse distorção (Transistor falso) ou desequilíbrio (transistores com ganhos diferentes)entre os canais

17. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
    Quando você comentou sobre substituir todos os capacitores, isso também vale para aqueles dois gigantes ao lado do transformador?

18. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Principalmente eles, RS! São os capacitores de filtragem da fonte. São os mais exigidos na hora dos graves.

19. Bruciere

Bruciere Usuário

229 58 1

Desde 11 Mar 2015
    Araras, SP
    Os 4 transistores 3055 são PNP ou NPN. Os que tenho aqui são PNP. Faz muito tempo que não lido com esse tipo de componente.

20. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Além dos capacitores, é bom trocar os diodos retificadores que ficam próximos aos dois fusíveis dos canais por 1n5408. Esses da semikron são horrorosos.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso