Amplificador para Subwoofer Sunfire 2300rms 3.3ohms

Discussão em 'DIY' iniciada por Hendriws, 28 Jun 2020.

  1. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Boa tarde amigos,
    Estou com um problema pra amplificar um Subwoofer Sunfire Bob Carver 2300rms 3.3ohms No passivo. (Placa é componentes não tenho mais queimou é sobrou a caixa com falante)
    Usei uma potência unic em bridge mas ela é 4ohms e sim foi pro saco por descuido meu usar no volume máximo.
    Pesquisando achei algumas Opções e custo:

    1° Potência Crown ela da 2ohms por canal e tem seletor de resposta baixa 20hz , penso usar em bridge com 75% do volume pois Tbm mínimo de saída em bridge é 4ohms +/- 2000 rms, custo $1800.

    2° Amplificador Subwoofer Dclass 1500 rms porém tbm mínimo em 4ohms até 30hz, teria q usar tbm 75% do volume. Custo: $1200

    3° Fonte Usina 120A + Modulo mono Soudigital 2500.1 Rms, aceita até 1Ohms. Tem filtro passa baixa, especifico pra sub até 20hz. Fonte $500 + modulo $500 = $1000.

    A terceira me parece mais convidativa, a medida q conversando com um técnico ele me disse que a cronw quebra fácil. A segunda amp para sub não desce tanto é não tem tanta potência.
    O módulo é barato e não preciso usar toda potência e tenho segurança de não queimar a saída, perco bastante qualidade eu sei.

    Alguém pode dar uma luz até um custo médio de $1500, vou usar pra filmes e meu ambiente é grade 50mts é com pé de 4mts.
     
  2. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Anexo fotos do sub. Ele tem radiador passivo do lado de 12" tbm.
     

    Anexos:

  3. FENIXCLOAD

    FENIXCLOAD Usuário


    Desde 22 Fev 2012
    br
    vai de modulo automotivo que voce pode fixa-lo na caixa ficaria bem interessante
    cote também uma fonte da jfa que sao muito boas tambem
     
    • 1
  4. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Vou pesquisar essa fonte amigo...

    Eu tô buscando custo com qualidade. Já vi alguns críticos desses módulos automotivos... eu nunca usei fora do meu carro, não sei o desempenho deles em sub graves pra casa... deve ser muito diferentes ou nem tanto?
     
  5. FENIXCLOAD

    FENIXCLOAD Usuário


    Desde 22 Fev 2012
    br
    os módulos dao ate mais do que prometem pois o pessoal anda marcando em cima da potencia ao contrario dos aparelhos residenciais tanto e que estao montando som automotivo para uso em casa e ate como profissional
     
    • 1
  6. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Sim, vlw pela dica.
    Vc tem alguma marca que "demora mais a queimar" de módulo? Sei q o Banda, JBL é bom em qualidade, mas tem outras... tenho um Soundigital que gosto dele no carro parece bom.

    Gostaria de um classe AB mas pelo visto vou ter q ir de D mesmo.
     
  7. FENIXCLOAD

    FENIXCLOAD Usuário


    Desde 22 Fev 2012
    br
    Soundigital e banda= sao ótimas marcas

    so para ter uma ideia
     
    • 1
  8. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    tem um Soundigital com certificado THX, interessante. Nova linha Evo
     
  9. Caio Ferrari

    Caio Ferrari Usuário


    Desde 5 Ago 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    Recomendo o amp da Crown sem sombra de dúvidas.
    Esses amps automotivos tem baixíssima sustentação de potencia com baixa distorção e demandam uma corrente absurda para funcionar bem.

    O Crown vai te atender com zero dor de cabeça.
     
    • 1
  10. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Oi Caio, cara eu pensei isso tbm de primeira hipótese, mas depois de conhecer o Berteli da Protelc "AT". Desanimei com a Cronw... Se quebrar é descartável e segundo ele é muito fácil da manutenção, ele tem uma pilha lá parada. Enfim, não tô seguro dela sustentar 3.3ohms no bridge dela que é 4ohms. Aí perco potência ou vou ter q subir o cache$$$ pra ter potência com folga.

    Eu pensei no módulo com uma fonte adequada, pois esses módulos segura bem o tranco nas saídas é como disse vi esse da Soundigital com THX e uma pequena distorção 0,0 alguma coisa não lembro... e consigo dar força ao sub com segurança e folga.

    Eu não entendi muito bem sua colocação: esses módulos tem baixissima sustentação de potência?

    Ainda não bati o martelo na configuração, vlw ai pela interação.
     
  11. Caio Ferrari

    Caio Ferrari Usuário


    Desde 5 Ago 2005
    São Paulo - SP - Brasil

    Cara, esses amps da Crown são vendidos no mundo todo, são hiper recomendados em tudo quanto é fórum gringo...
    Todos os amps classe D são descartáveis porque são feitos com componentes SMD. Se for assim, você só vai comprar amp vintage pesadão...

    Se quiser saber dos amps automotivos, procure o review do SoundDigital na Audio Science Review... Acho que foi o pior amp que eles avaliaram.
     
    • 1
  12. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Entrei lá vi sim mas eles avaliaram a linha nano antiga já 600d é horrível mesmo...



    Da uma olhada no teste de distorção desse cara a 60hz do sd3000 evo parece bem interessante.

    Minha preocupação com Crown é ela não suportar um peak na saída de 4ohms em bridge, o Sunfire puxa 2300rms a 3.3ohms... em trabalho/corrente a gente sabe que divide no meio os ohms deve chegar a uns 1.5ohms, eu acho que a saída dela não irá durar muito é nem meu bolso kkk
     
  13. Caio Ferrari

    Caio Ferrari Usuário


    Desde 5 Ago 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    Esse 3,3 ohms vc mediu no multímetro ou leu na carcaça dele?
     
    • 1
  14. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Nas especificações do manual dele.
     
  15. Caio Ferrari

    Caio Ferrari Usuário


    Desde 5 Ago 2005
    São Paulo - SP - Brasil

    Que incomum. Esse valor é. Impedância nominal mesmo? Não é o valor de Re?

    Se for isso mesmo vai ser muito difícil vc achar um amp que consiga extrair o máximo de potencia.
     
    • 1
  16. Hendriws

    Hendriws Usuário


    Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Então se levantou algo q cocei a cabeça tbm... no manual diz 3.3 ohms resistor é não fala nada da nominal...
    The power amplifier within your Sunfire
    Subwoofer is capable of delivering over
    2,300 watts into a 3.3 ohm resistor (the
    voice coil resistance of the subwoofer’s
    driver). When the same full output is
    applied to the driver, however, the
    enormous back-electromotive force
    generated as a consequence of its large
    motion and giant magnet causes the
    current flow to be much less than if it
    were a 3.3 ohm resistor.


    Agora entrei no site do bob Carver a patente está em 4Ohms nominal.
    https://www.bobcarvercorp.com/patents

    Vou comprar um multimetro, mas se for isso mesmo, posso usar a Crown sem problemas e minha potencia da Unic queimou de velha ou outro motivo. Ptz grilo
     
    • 1
  17. Caio Ferrari

    Caio Ferrari Usuário


    Desde 5 Ago 2005
    São Paulo - SP - Brasil
    "Voice Coil Resistance"

    Isso é o Re.
    A impedância será 4 Ohms, portanto.
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso