ANDROID -> USB -> ÁUDIO

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por Rodriguezz, 12 Fev 2015.

1. Rodriguezz

Rodriguezz Turn On, Tune Up, Rock Out!

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    Amigos,

Venho acompanhando, há algum tempo, um certo tópico no AVSForum sobre como habilitar/enviar áudio (streaming) através da USB de dispositivos Android (smartphones e tablets).

http://www.avsforum.com/forum/173-2...-audio-any-android-4-0-smartphone-tablet.html

Em suma:

Teoricamente, qualquer dispositivo Android (versão 4.0 ou superior) é capaz de tal façanha, bastando usar um adaptador USB OTG http://en.wikipedia.org/wiki/USB_On-The-Go entre o dispositivo e o cabo USB que se conecta ao DAC USB.

Basicamente, um sistema de áudio digital é composto por:

Como em um PC ou Mac, um dispositivo Android também pode fazer parte de um sistema de áudio digital.

Dispositivos Android rodando em um Kernel com um driver USB, também podem enviar o sinal PCM digital para um DAC USB externo.

No meu caso, possuo um tablet Android da marca GENESIS (um tablet chinês bem popular no Brasil, barato e com bons recursos) rodando Android 4.1.

Animado, comprei o tal adaptador OTG (cerca de R$10,00 em lojas de informática e/ou telefonia celular), conectei-o ao meu tablet, dele para o cabo USB (comum) que acompanha meu DAC (um Cambridge Audio DacMagic 100), porém nada de tocar...

Falei com o autor do tópico sobre o problema, ele me sugeriu testar com um certo aplicativo, provavelmente o mais popular no segmento, chamado USB AUDIO PLAYER PRO (UAPP), o qual possui uma versão trial gratuita. Baixei o aplicativo e... FUNCIONOU!!

Funcionou porque o aplicativo (UAPP) possui seu próprio driver USB áudio, ou seja, a versão Android de meu tablet não possuia um driver USB de áudio nativo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.extreamsd.usbaudioplayerpro

Então, adquiri a versão paga (com o dólar a +/- R$2,50) o aplicativo custou (preço final) cerca de R$20,00.

Hoje, uso o UAPP intensamente, acessando meus arquivos de música armazenados em meu NAS, HD externo ou qualquer outro dispositivo de armazenamento, liso, sem problemas.

Alguns screenshots:

UAPP tocando FLAC 24/192:
    reparem a info da taxa de amostragem, na parte superior central da tela, sobre o arquivo e o DAC.

UAPP navegando pela discografia do ZZ Top armazenada em NAS :cool:

UAPP navegando pela minha lista de radios on-line:

UAPP com nova aba (Live Streams)

Enfim, UAPP sofreu melhorias e reparos, encontrei alguns bugs, email pra cá e pra lá, mas tive boa receptividade por parte do pessoal de suporte.

É isso, pessoal, espero que tentem e gostem!!

(y)

Última edição: 15 Set 2015
    • 9
  2. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    GENESIS GT-9220 (rodando UAPP) + USB OTG + cabo USB + Musical Fidelity M1 DAC + Advance Acoustic MAP-308

(y)

• 2
  3. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    Fones, Tablets & DACs

Samsung Galaxy S3 + USB DAC HRT Streamer II

Galaxy Note II / S III + FiiO E07K Andes

Galaxy Note II + HRT microStreamer USB DAC/amp

Samsung Galaxy S4 + Pico USB DAC/amp

Motorola Moto X + Audioengine D1 DAC

Samsung Galaxy S4 + AudioQuest DragonFly

Sony Xperia Z + HRT microStreamer

LG G3 + Apex Glacier USB DAC/amp

Samsung Galaxy Note 10.1 2014 Edition + LH Labs Geek Out 1000

Nexus 7 (powered car mod) + FiiO E17

• 3
  4. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
  5. antoniolcrd

antoniolcrd Usuário

Desde 26 Out 2007
    Brasilia, DF
    E pra quem gosta de experimentos, segue uma dica DIY do OTG:

Crie o seu próprio cabo USB OTG para Android
    Criado por Pedro Pinto em 27 de Novembro de 2012 | Categoria: High Tech | 71 comentários

…ligue os seus dispositivos USB (ex. rato, teclado, disco externo) ao Android

Das muitas conversas que já tive sobre smartphones, tablets e desktops, a reflexão bate sempre num ponto fulcral… o da produtividade! Os dispositivos móveis (na sua maioria) permitem por um lado a mobilidade, rápido acesso ao e-mail, redes sociais, uma vertente de gaming, etc, etc…mas não substituem na totalidade o Desktop/Portátil…porque talvez lhes falta um rato e um teclado e obviamente algumas aplicações que ainda estão apenas disponíveis para PC. Relativamente ao rato, teclado e outros dispositivos USB, é sabido que a grande parte dos smartphones/tablets atuais suportam USB OTG (On-The-Go), permitindo assim ligar qualquer dispositivo USB a esses equipamentos. Hoje vamos aprender como podem criar o vosso próprio cabo USB OTG.

Objectivo: Um adaptador Host/OTG serve para ligar aos smartphones/tablets, aoss mais diversos dispositivos periféricos (HUB USB, teclado, rato, pens USB, modems USB, …).

O utilizador poderá optar por comprar um adaptador deste tipo ou então transformar, um cabo normal, que cada dispositivo traz de fabrica (mini/micro USB – USB), num adaptador Host/OTG. De referir que o SO deve suportar USB OTG. Vamos então à prática:

Como criar o o seu próprio cabo USB OTG para Android?
    Passo 1
    – O nosso cabo tem a ficha mini/micro USB, a qual vamos abrir (com cuidado!). De referir que a ficha USB normal não sofrerá qualquer alterações:

Passo 2 – Podemos observar que a ficha MicroUSB aberta tem cinco pinos, mas apenas quatro estão ligados.

• Pino 1: VCC
    • Pino 2: Dados
    • Pino 3: Dados
    • Pino 4: Não LIGADO
    • Pino 5: Terra

Aquilo que é necessário fazer é juntar o quarto e quinto pino, como mostra o esquema seguinte. Não se esqueçam de isolar bem os contatos.

Passo 3 – (Opcional) O passo seguinte (é opcional pois é mais fácil arranjar simplesmente um adaptador para transformar uma ficha USB Tipo A Macho numa ficha USB Tipo A fêmea…no entanto fica a ideia…) é arranjar, por exemplo uma motherboard avariada que tenha uma ficha dupla de USB (fêmea) a funcionar. Convém tirarmos esta ficha sem grandes estragos.

Nela vamos ligar a ficha normal USB (macho) do nosso cabo e, também ao lado, o dispositivo desejado. Para isso temos de juntar em paralelo os pinos desta ficha – 1 com 1, 2 com 2, 3 com 3 e 4 com 4.

E, finalmente temos o cabo On-The-Go pronto!!!

Quando ligamos ao equipamento Android um outros dispositivo USB via cabo OTG , podemos confirmar emDefinições > Armazenamento se o dispositivo foi reconhecido.

Exemplo da ligação de um disco externo de 350 GB.

Esperamos que este pequeno tutorial vos seja útil (no caso de não pretenderem adquirir um cabo OTG já feito) e em caso de duvida ou sugestões aproveitem os comentários para os fazer. Por fim resta-me agradecer ao Dmytro Temchuk a ideia e a disponibilização de imagens e esquema de ligações para a produção deste artigo.

link:
    http://pplware.sapo.pt/high-tech/crie-o-seu-proprio-cabo-usb-otg-para-android/

;)

• 4
  6. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    Legal o tuto, mas convenhamos que um adaptador USB OTG custa uma merreca.

Não sei nada sobre cabos USB de melhor qualidade, talvez seja um diferencial.

(y)

Comparativo entre os principais players:
    Armazenamento em SD Card e Hard drives:
    Onkyo HF Player suporta arquivos DSD (DoP): http://dsd-guide.com/dop-open-standard

(y)

• 3
  7. csan

csan Usuário

5.693 2.597 931

Desde 17 Jan 2006
    Itapema - SC
    Fantástico Rodriques ! ! Não vou fabricar o cabo, mas dá pra arriscar a iniciativa, pelo baixo custo, e pelo benefício que aparentemente deu....Valeu pelo toque (y)

• 1
  8. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    • 1
  9. antoniolcrd

antoniolcrd Usuário

Desde 26 Out 2007
    Brasilia, DF
    Entao, como eu disse: se alguem quiser fz experimentos... rsrs.
    Mas realmente o preço eh muito baixo. Compensa pela aplicaçao ter uns 5.

Vlw.

;)

10. Blu hd

Blu hd Usuário

7.721 1.200 681

Desde 1 Set 2010
    Brasil
    E se o ht ou receiver já tiver Bluetooth, precisa de toda essa gambiarra pra tocar musica de um tablet ?

11. antoniolcrd

antoniolcrd Usuário

Desde 26 Out 2007
    Brasilia, DF
    Neste caso do topico a questao e PCM para um DAC. No caso de bluetooh nao tem esta necessidade em se tratando de receiver.

;)

12. edinaldo12

edinaldo12 Usuário

Desde 17 Mai 2010
    Porto Alegre/RS
    Ótimo tópico.

Já usei muito a versão paga do UAPP, muito bom. Agora, como meu smartphone usa Android 5, qualquer player serve, e estou usando o Neutron, que é meu player preferido.

A ideia do tablet no carro é muito boa também.

Abs

• 1
  13. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    Nada a ver com gambiarra... a idéia é usar um tablet/SF como áudio "transporter".

Todas as vantagens de um dispositivo Android sobre PCs/Macs, porém com a mesma qualidade no transporte de áudio.

14. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    @edinaldo12@edinaldo12, pois é, soube que Android 5 tem seu próprio driver de áudio, porém, pelo que sei, ele não suporta altas taxas de amostragem/bits, chegando apenas ao padrão básico 44/16 (redbook).

O Neutron é muito elogiado, mas diferentemente do UAPP, Onkyo HF e HiByMusic, não possui driver de áudio próprio.

UAPP não tem uma interface tão amistósa, mas tem sido apontado como o melhor em termos de qualidade sonóra.

Abs

Última edição: 15 Fev 2015
    • 2
  15. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    • 1
  16. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio

Personal Audio Product of the Year
    USB Audio Player Pro Android Player

Click USB Audio Player Pro
    Okay, it has not officially been reviewed on EAN yet, but, boy, do I ever use USB Audio Player Pro. This $9.00 Android hi-res player features up to 32-bit/384 sample rate PCM and 2.8 MHz DSD playback when linked to a compatible a USB-input DAC. Plus, it decodes FLAC, WAV, AIFF, MP3, OGG, etc. It works with most noted Android tablets, and its transparent playback to your favorite DAC sounds aces. Rivals the computer player software. USB Audio Player Pro also contains playlist management features, EQ and several tweaks to assure smooth playback with different devices.
    What’s really handy is its portability. USB Audio Player Pro allows you to play super high res, such as 24/384 and DXD), without going through a computer. Thus, it is extremely portable. I have it installed on two Dell tablets and an Android Smartphone. I keep one in my main audiophile rig and one in my recording suite to monitor my home-brew 24/384 PCM guitar recordings. I also use an Android Smartphone and a Resonessence Concero HP for mobile hi-res listening.
    There are a few hi-res audio software players out there for smart devices to output hi-res audio via USB, but none that I have tried can touch USB Audio Player Pro.

http://everythingaudionetwork.blogspot.fr/search?updated-max=2014-12-31T16:23:00-05:00&max-results=3

(y)

17. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
  18. Rodriguezz

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    UAPP (USB AUDIO PLAYER PRO) em nova interface (y)

• 2
  19. csan

csan Usuário

5.693 2.597 931

Desde 17 Jan 2006
    Itapema - SC
  20. 125187

125187 Usuário

2.580 1.186 1

Desde 12 Nov 2009
    Rodrigão,

Parabéns:aplauso: pelo belo tópico meu irmão. Só agora é que percebi este excelente tópico, até pq estou meio parado no fórum. Abração.

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso