ANDROID -> USB -> ÁUDIO

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por Rodrigues, 12 Fev 2015.

1. Nask

Nask Henrique Mota

Desde 24 Jun 2009
    Guara/DF
    Já testou outro smartphone ou tablet?

• 1
  2. JR-RS

JR-RS Fidelidade sem preconceitos!

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Ainda não pois este celular é o único dispositivo da casa compatível com o OTG (padrão USB C).

O modelo é este:

3. Gusta_BH

Gusta_BH Usuário Ativo

163 223 43

Desde 28 Dez 2016
    Vespasiano - Minas Gerais
    Olá!

Qual é a marca e o modelo do seu DAC USB? Existem alguns modelos de DACs que necessitam de um hub USB com alimentação para funcionarem corretamente.

Veja essa lista e verifique se o seu dispositivo está nela:

http://www.extreamsd.com/index.php/technology/usb-audio-driver

Apesar do aplicativo Tidal utilizar o driver nativo do Android, os requisitos para compatibilidade do DAC USB são os mesmos do UAPP.

Última edição: 23 Dez 2017
    • 1
  4. JR-RS

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Olá, o DAC é o interno do amp Musical Fidelity M1HPAP, estranho é que nos 2 adaptadores que testei, na primeira vez funcionou por um tempo maior, agora só funciona por exatos 40 segundos, desplugo, volto a plugar e funciona por mais 40 segundos.

Vou verificar na lista, não cheguei a testar com UAPP, tenho receio de comprar o aplicativo e não resolver o problema.

Última edição: 23 Dez 2017
  5. JR-RS

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Não achei o M1HPAP na lista nem dos que funciona, nem dos que não funciona:desculpe:.

6. JR-RS

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Problema se repete, novo dac (HD-DAC1), com o mesmo OTG, na primeira vez funcionou por uns 30 minutos, parou o som, despluguei, repluguei e funciona por 40 segundos.

Estou desconfiado do driver nativo do Android não estar rodando legal.

Ninguém teve problema semelhante?

7. Carlos.Simoes

Carlos.Simoes Usuário Muito Ativo

Desde 30 Mar 2007
    Aracaju/SE - BRASIL
    Junior,

Vou tentar por aqui o App no meu MoTo G, creio que amanhã, e te informo.

Tenho um Maverick (DAC) no quarto e ele possui entrada USB. Segundo o fabricante, não precisa de driver algum. Quando tentei utilizar o Audioquest Jitterbug direto no Notebook ele não reconhecia. Somente após utilizar um Hub ativo foi que rodou.

Não sei se é isso, conforme o Gusta-BH também informou acima.

(y)

• 2
  8. JR-RS

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Aguardo os relatos Carlos!

O estranho é funcionar por vários minutos no primeiro uso e depois cair exatamente com 40 segundos de reprodução. Completamente estranho.

9. Gusta_BH

Gusta_BH Usuário Ativo

163 223 43

Desde 28 Dez 2016
    Se estiver referindo-se ao DAC Maverick TubeMagic, tenho o D2 e já utilizei ele com o Moto X2 e com o Moto Z Play (agora estou utilizando o D2 com um Raspberry Pi 3 e Moode Audio Player). Conforme mencionou, o DAC Maverick (pelo menos o D2) é plug and play e não necessita de nenhum driver. No meu caso, em ambos smartphones, não foi necessário a utilização de hub. Creio que também não será necessário para você.

Em relação ao driver que o JR-RS mencionou, creio que ele está referindo-se ao driver de audio USB OTG do Android. É ele que realiza a comunicação do player com a porta USB. No caso do Android, ele fica limitado a 16-bit/48kHz. Dessa forma, recomendo a utilização do aplicativo USB AUDIO PLAYER PRO que possui um driver próprio a aceita taxas de 32-bit/384kHz, dependendo do DAC.

Estranho, pelo que pesquisei, o Marantz HD-DAC1 não necessita de hub ativo. Era para funcionar sem problemas com o Moto Z.

Se não for algum problema com o sistema Android, desconfio que possa ser o adaptador USB (conversor) .

Estou utilizando o conversor abaixo:

https://www.kabum.com.br/produto/73...eUFp9q5ssbs2codXnSuSPORShN_WJ2tRoCrAgQAvD_BwE

• 2
  10. JR-RS

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    @Gusta_BH@Gusta_BH eu estou em viagem e a idéia era usar somente aqui o celular como player, quando retornar para casa vou instalar o Moode num rasp 2 nessa função que tenho e esta parado.

O problema está no conversor, no driver, ou no sistema Android, demandaria bastante trabalho mas daria para resolver.

Pelo pouco tempo que ouvi com o Tidal via celular o resultado ficou excelente, muito superior ao iPad/iPod tocando Spotify, não pude testar o Tidal nos Apple porque carreguei as playlists ofline somente no celular, por isso a insistência.

• 1
  11. Gusta_BH

Gusta_BH Usuário Ativo

163 223 43

Desde 28 Dez 2016
    Acho que o ideal seria você tentar conseguir com alguém um smartphone semelhante ao seu e testar com o DAC para verificar se o problema persiste. Torço que não, mas quem sabe possa ser até um problema de hardware e seja necessário acionar a garantia, caso ainda esteja na cobertura.

• 1
  12. JR-RS

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Verdade, boa idéia, problema é conseguir um outro smart com plug USB tipo C, se conseguir testar aviso aqui.

13. Rodrigues

Rodrigues Turn On, Tune Up, Rock Out!

28.215 37.408 123

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    @JR-RS@JR-RS , no caso do UAPP, eles informam que é necessário o uso de um adaptador que possua ambas funções, OTG e energia.

Pode ser que isso valha pro driver nativo, também.

If you have a USB-C connector on your Android device, you will need a converter cable that provides both data and power:

If you need to give your audio device extra power, you can either use a powered USB hub or this OTG-Y cable:

This cable is similar to a standard USB OTG cable with a full sized female USB connector on the end that connects to the audio interface, but it branches off into 2 connectors on the other end. One is a standard male micro USB connector for connecting to the android device and the other is a female micro USB connector. The female micro USB connector allows the ability to plug in a standard male micro USB wall charger to inject power into the circuit.

Note: some devices require 500mA while some Android wall-adapters only supply 300mA, so using an OTG-Y cable will not help with those and a more powerful adapter or a powered USB hub may be necessary.

Do NOT use or buy this one:

USB audio driver in USB Audio Player/Recorder PRO and Audio Evolution Mobile

• 1
  14. JR-RS

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Eu li essa recomendação Rodrigues, o que não fecha é funcionar no primeiro uso por mais de 20 minutos perfeitamente, vou ver se arrumo um adaptador com 2 vias assim.

• 1
  15. Rodrigues

Rodrigues Turn On, Tune Up, Rock Out!

28.215 37.408 123

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    Alguma necessidade extra de energia após um certo tempo de processamento.

My best guess :)

16. Carlos.Simoes

Carlos.Simoes Usuário Muito Ativo

Desde 30 Mar 2007
    Aracaju/SE - BRASIL
    O Maverick aqui é o D1 Plus Edition.

O cabo OTG que iniciei o teste...não vou nem comentar porque vocês irão achar que estou louco pelo preço que paguei. Calma, R$ 2,00 (Xing-ling-ling Coelho Ricochete).

Cabo OTG.png

Mas existem outras opções, tenho outro cabo melhor acabado aqui e vou ver se muda algo.

Por falar em melhores opções, temos essa aqui:

http://www.myhifishop.de/Cables/Dig...d-USB-Cable-OTG-10-50-cm::70.html?language=en

O Celular é o Moto G5 S e o conector é Micro-USB, ou seja, não é Tipo C.

Retornando, bastou plugar o cabo e o player já se apresentou automaticamente, tanto com o HUB como direto no Celular.

Não sei se o teste vai valer, haja vista a dierença de conectores USB. Vou deixar tocando por um longo período para ver se ele para. Com o HUB USB, o som ficou melhor, são sonoridades bem semelhantes mas com o HUB fica mais limpo e mais encorpado.

Gostei muito da sonoridade através do USB AUDIO PLAYER PRO .

(y)

Última edição: 31 Dez 2017
    • 3
  17. JR-RS

5.265 3.163 113

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Estranho essa dificuldade com o plug tipo C, é uma conexão mais moderna, permite maior velocidade, maior demanda energética, era para funcionar mais fácil inclusive.

Também gostei bastante do som via Celular usei um cabo USB Wireworld, pena não poder testar por mais tempo.