ANEEL aprova regulamentação para ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por aacasarin, 24 Abr 2012.

1. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    a conta deu isso, 500 reais: 600 de consumo - 300 de producao: 300 reais + 80 taxa iluminacao + outras taxas e multas.

2. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    mes anterior foi 900 kw

3. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    A princípio eu não vejo nada errado mas não dá para avaliar corretamente com apenas metade, ou menos, dos dados a conta.

4. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Vou aguardar esse proximo mes ''cheio''.

• 1
  5. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Quem usa inversor Fronius me diz uma coisa: como faz pra conectara o inversor no wi-fi?

O meu tá conectado no wi-fi dum extensor mas eu quero mudar para o wi-fi principal da casa e não estou conseguindo.

upload_2019-12-16_11-58-41.png

Última edição: 16 Dez 2019
  6. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Voce utilizou o APP no seu celular para selecionar a Rede?

7. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Eu estou acessando o IP pelo PC. A configuração inicial foi feita pela empresa que instalou o sistema.

8. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Já consegui. Usei a função WPS.

Última edição: 16 Dez 2019
    • 2
  9. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Eu tinha desconfigurado no começo para fazer alguns testes , lembro que deu um calorzinho para refazer , mesmo tendo acesso pelo IP , tinha que ligar o Acess Point no Menu do Fronius , depois apagar antiga conexao e ao tentar conectar na nova rede , teria que conectar na rede criada pelo Fronius para depois finalizar o setup , meio confuso mas acho que foi desta maneira.

• 1
  10. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Teve momentos que ele nem enxergava a rede principal, quando enxergava não me permitia conectar, apenas memorizar. Aí veio a ideia de tentar usando o WPS e funcionou. Agora eu vou alterar o extensor pra repetir o nome da rede principal ao invés de criar uma nova.

• 1
  11. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    OFF

Depois de toda dificuldade que tive para conectar o inversor no wi-fi, o sistema resolveu me mandar uma mensagem:

upload_2019-12-16_18-42-21.png

O normal seria assim:

upload_2019-12-16_18-44-28.png

Acho que ele ficou zangado por ter ficado umas horas fora do ar.
    kkkkkkkkkk

• 2
  12. hugo alvim

hugo alvim Usuário

Pessoal meu sistema atrasou, só vai começar a ser instalado semana que vem. Afinal, houve alguma mudança na regulamentação após janeiro de 2020? Ou posso deixar para homologar em janeiro sem stress?

13. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Ainda não foi definida uma data mas pelo que li o que vai valer é a data que você der entrada na concessionária (início do processo) e não a data de homologação (final do processo)

• 1
  14. TAL666

TAL666 Usuário

Desde 25 Jul 2011
    São Paulo
    Além disso, as mudanças na regulação só vão ocorrer após a discussão das propostas apresentadas na consulta pública da Aneel que acaba 30 de dezembro.

Na prática, as mudanças só devem começar a valer próximo ao meio do ano.

• 3
  15. Rogerio D.

Rogerio D. Moved by Movies, Coffee and Music

Desde 13 Out 2005
    Umuarama Paraná Brasil
  16. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    NMHO, essa matéria está com título* apelativo e fora da realidade. além de conteúdo distorcido.

O trecho abaixo está diferente de tudo que já foi divulgado até agora, inclusive pela ABSOLAR.

"Segundo o setor, com a taxação, os investimentos serão inviabilizados, visto que o retorno do investimento ocorrerá em 26 anos, período superior à vida útil dos equipamentos fotovoltaicos."

O que se tem divulgado até agora é que o pay back aumentará para algo entre sete e nove anos.

* Título original do Correio Braziliense, no qual a matéria se baseou:

Mudança nas regras da energia solar coloca mercado em pé de guerra
    Distribuidoras querem ser remuneradas pelo uso da rede. Produtores alegam que medida pode inviabilizar o negócio

• 1
  17. Rogerio D.

Rogerio D. Moved by Movies, Coffee and Music

Desde 13 Out 2005
    Umuarama Paraná Brasil
    Eu não duvido de mais nada viu, aqui é um tapa na cara todos os dias, estamos em um hospício...
    no G1 mês passado saiu uma matéria a respeito, na minha já dei a entrada para gerar em média 800kwh/mes, dei entrada na Copel dia 2 de dezembro, já iriam instalar hoje, mas acredita que a Copel disse que estão sem relógios medidores para troca e que serão instalados somente na segunda quinzena de janeiro?? ou seja, o preju fica a cargo do usuário, meu sistema já poderia estar instalado e funcionando hoje mas agora tenho que esperar até a segunda quinzena de janeiro...
    https://g1.globo.com/ms/mato-grosso...1IeDbqyrPi5y-NZf6GKgvkgL24ZWVURy81NF3oxAHob-I

18. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    A troca do relógio é o último ato, é justamente a homologação, e para trocarem o relógio o seu sistema precisa estar instalado. Você não precisa esperar o relógio para poder instalar o seu sistema, até pq o relógio não será trocado antes de instalado o sistema.

O máximo que pode acontecer é você não ser compensado pelo excedente gerado, mas já abateria no seu consumo o que você usar durante o dia (auto consumo). Se o seu relógio for mecânico, ele irá rodar ao contrário por causa do excedente, então você não perderá de zero até trocarem o relógio.

19. eduardo bassani

eduardo bassani Usuário

Desde 26 Nov 2019
    São Paulo -SP
    se realmente vier as taxações....o melhor sera deixar em offgrid e ir aumentando o banco de baterias conforme a grana der

20. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Muita pressão contra , acho quem já tem vai manter os 25 anos , e para os novos a taxa vai ser menor do que aqueles 60%.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso