ANEEL aprova regulamentação para ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por aacasarin, 24 Abr 2012.

1. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Seu é trifásico ?

2. rafaelestef1

rafaelestef1 Usuário

Desde 20 Mai 2012
    Nova Iguaçu
    Sim, trifásico.

• 1
  3. TAL666

TAL666 Usuário

Desde 25 Jul 2011
    São Paulo
    Hoje liguei o roteador do celular e consegui conectar o inversor, ainda que momentaneamente.

Screenshot_20191130-125303_SolarMan.jpg

• 3
  4. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Aqui no MT e não sei se nos outros estados ou css é igual, durante obra-construção colocam a taxa de uso como empresaria (tarifa mínima de 80 reais) e só é modificado após ligar la e alterar para residencial (42 reais por mes).

5. rafaelestef1

rafaelestef1 Usuário

Desde 20 Mai 2012
    Nova Iguaçu
    Depois de um mês de novembro meio ruim de geração aqui no Rio, devido ao tempo ter ficado bastante fechado, ontem eu bati o recorde desde que instalei o sistema, gerei 40kWh.

• 3
  6. matmoraes

matmoraes Usuário

Desde 12 Set 2019
    São Paulo
    Se me permitirem gostaria de uma ajuda dos senhores que tem experiência com um sistema já rodando:

1) Qual inversor está com um bom custo benefício atualmente? Ele faz mppt (DC/DC) e inversor (DC/AC) no mesmo aparelho, ou seja, excluindo os dispositivos de proteção eu ligo o painel diretamente no inversor e a saída do inversor na rede?

2) Vi que além da potência há diferentes tipos de painéis fotovoltaicos, o que está compensando mais? Agradeço indicações.

3) Vocês montaram o próprio sistema ou via alguma empresa? Se montaram DIY, onde adquiriram o sistema?

2) A injeção de corrente na rede é bifásica (220V) ou monofásica (127V)?

3) Meu consumo mensal gira em torno de 85kWh, basicamente geladeira durante o dia e PC + Lampadas LED a noite, qual sistema compensaria para mim?

4) Quanto a legislação quais procedimentos tenho que fazer para legalizar meu sistema e permitir a injeção no grid (procedimentos para instalação de medidor bidirecional, etc)?

5) Caso seja gerado crédito, é possível comercializar?

Obrigado antecipadamente pela ajuda.

7. 1- tem que ver os valores no ml costuma estar mais em conta as vezes
    2- tem no monocristalino mais caro porem gera mais com tempo nublado e tem eficiência maior e menor e o policristalino/multicristalino que são mais baratos porem gera menos em tempo nublado e tem eficiência menor
    3- off grind so o inversor sai mais de 2k~3k alem de toda canetada off grid embora no inicio sera maior por causa das baterias vc não paga as variações de tarifas e não fica sem luz quando a energia acaba porem seu consumo e bem baixo.
    4- tem que morrer uma graninha ou vc faz tudo ou paga pra alguém fazer (tem assinatura e projeto no ml)
    5- não e so seu e tem prazo de validade

• 1
  8. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Se for on grid, ligado à rede da concessionária, NENHUM.

Se o seu relógio for monofásico, você continuará pagando o consumo mínimo de 30 kWh/mês para a concessionária. Se for bifásico, 50 kWh/mês.
    Nas duas hipóteses fica inviável montar um sistema pra gerar 55 ou 35 kWh.

Acho que nem um sistema off grid (pra gerar 85 KWh) compensaria, pois o custo é alto, principalmente das baterias.

Última edição: 11 Dez 2019
    • 2
  9. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Me surgiu uma duvida, tive a medição na conta do dia 11/11 ate hoje 13/12, instalei meu sistema no dia 21/11 (portanto 10 dias de uso sem sistema), acontece que pelo APP mostra uma produção nesse periodo de 641. Na conta apareceu energia injetada: 324. Fiquei sem entender. Alguem sabe oque pode ter acontecido.

10. Luciano Maciel

Luciano Maciel Usuário

Desde 4 Dez 2012
    Por aí
    Dos 641 sobrou 324 (injetada) o resto vc usou na sua residência.

11. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Mas na conta veio consumo: 704, e a conta 500 reais. Eu sei que fiquei 10 dias durante a conta sem sistema, mas não tem algo errado?

Pensei que a energia injetada fosse o total produzido, não?

12. TAL666

TAL666 Usuário

Desde 25 Jul 2011
    São Paulo
    Energia injetada é o excedente.

Nem o inversor nem o relógio conseguem medir diretamente o quanto da energia produzida foi consumida na sua residência. É necessário um medidor próprio para isso.

13. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Posta sua conta aqui , pode ser que só informaram o injetado , mas não houve desconto nesta sua conta , aconteceu comigo na primeira conta parcial .

14. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Imagine o seguinte caso:
    Seus sistema produz 1000kw. Você consome em sua residência 600Kw. Serão injetados na rede o excedente, ou seja 400Kw.

15. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    upload_2019-12-14_10-5-15.png upload_2019-12-14_10-5-15.jpeg

Sera que os 500 reais foi pelos 10 dias sem uso do sistema? Mas se sim ficou um pouco acima da minha media proporcional..

16. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Cadê o valor total da conta? Se puder, posta a conta inteira (sem seus dados de identificação).

• 1
  17. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Qual foi seu consumo no mes anterior ? O que está estranho é esse 700kw , com 20 dias de uso do sistema , consumo deveria ser menor , pois durante o dia com o autoconsumo das placas , o relogio não anda .

18. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    a conta deu isso, 500 reais: 600 de consumo - 300 de producao: 300 reais + 80 taxa iluminacao + outras taxas e multas.

19. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    mes anterior foi 900 kw

20. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    A princípio eu não vejo nada errado mas não dá para avaliar corretamente com apenas metade, ou menos, dos dados a conta.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso