ANEEL aprova regulamentação para ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por aacasarin, 24 Abr 2012.

1. TAL666

TAL666 Usuário

Desde 25 Jul 2011
    São Paulo
    Março aqui foi o melhor mês desde que instalei o sistema.

Screenshot_20200405-165924_SolarMan.jpg

• 3
  2. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Aqui Março também foi melhor mês do sistema (803kwh) , acho que outono/inverno vai trabalhar melhor que verão.

Captura de Tela 2020-04-06 às 21.31.10.png

• 2
  3. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Pessoal , tudo bem ?

Nestes dias de sol com tempo limpo dia todo , vocês também perderam rendimento comparado ao verão ? Por exemplo em dia semelhante no verão que chegava a pico de 32 a 33kw dia , hoje fica no 29kw ( perdendo em torno 10%) , como meu sistema começou a funcionar no verão , não tenho ainda referencia do outono e inverno , gostaria de saber se é normal , ou é por causa de sujeira na placa , pelo que li na internet pode perder em torno de 10 a 15% .

Como temperatura está mais baixa , performance da placa era para ser melhor , não está chegando nem perto do output total do Fronius que seria 5k , nos melhores horários do dia , fica 4.25 a 4.3kw no máximo.

4. TAL666

TAL666 Usuário

Desde 25 Jul 2011
    São Paulo
    É normal, o dia dura menos e os ratos solares incidem num ângulo menos favorável.

• 1
  5. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Obrigado !! Minha preocupação nem era tanto a capacidade total gerada no final do dia , como você disse sobre o angulo e dias menores , só fiquei em dúvida nesses horarios de pico do dia , ficar bem abaixo da capacidade total do inversor (-15%) , mesmo com a temperatura bem menor que na teoria poderia favorecer a produção.

6. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Sujeira não causa essa perda toda, exceto em condições extremas. Lembrando que suas placas já foram "lavadas" várias vezes nesses poucos meses.

Pelo link abaixo, os seus painéis ainda não tiveram tempo de acumular sujeira suficiente pra causar perda em condições extremas.

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/painel-solar/tudo-sobre-a-manutencao-do-painel-solar.html

Como disse o @TAL666@TAL666, a inclinação do sol varia durante o ano. Se você escolher um ponto X fixo na sua casa e fotografar a sombra hoje e daqui a 3 ou seis meses, sempre no mesmo horário, verá que a sombra mudou de lugar. É essa mudança na inclinação do sol, em relação à terra, que faz com que o rendimento seja diferente.

• 2
  7. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP

Olhando de fora , não parece estar tão sujo , é que aqui é um condominio novo , e tem muita obra perto que gera muita poeira , deixar para fazer esse serviço mais pra frente ..

• 1
  8. vc limpa a placa de tempos em tempos nessa tempo sem chuva ?

9. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Meu sistema tem 6 meses , ainda não limpei.

10. se fica muito tempo sem chuva e bom limpar poeira também tira eficiência

• 1
  11. m_andrade

m_andrade Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Moji-Mirim-SP
    Realmente um pouco deve perder sim , olhando de fora quando instalou , dava pra ver o brilho da placa , hoje está bem opaco , igual sujeira de parabrisa do carro onde a palheta não pega , fica aquela sujeira que só sai lavando.

12. isso ae so jogar uma agua nada mais

13. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Ontem eu resolvi subir no telhado pra ver as placas. A última vez que subi tem umas três semanas e estava "normal".

Ontem estava assim:

IMG_20200425_155505288.jpg IMG_20200425_155456430_HDR.jpg IMG_20200425_155509445_HDR.jpg
    Essa grande quantidade de cocô de pombo/rolinha me deixou espantado. Parece que as aves resolveram fazer uma reunião em cima das placas.

A diferença entre uma placa (quase) limpa e outra suja.
    IMG_20200425_155923975.jpg

Improvisei um cabo longo (com cano de 3/4) e uma vassoura de pelo e "limpei" um pouco, apenas com água, mas não ficou bom. Motivos: a flexibilidade do cabo e o ângulo da vassoura. Hoje farei nova investida, com um cabo de ferro e um esfregão de pano.

A limpeza eu me baseei nesse vídeo:

O escovão eu copiei daqui:

Esse escovão está à venda na internet. Estou esperando o vendedor responder informando o preço.

https://www.energiasolarshop.com.br/product-page/kit-de-limpeza-painel-solar-braço-longo-5-a-12-metros

Última edição: 26 Abr 2020
    • 2
  14. junin

junin Usuário

7.826 27.199 2.266

Desde 8 Ago 2004
    Itambacuri/MG
    Legal. (y)

A limpeza é muito importante. Foi alguma empresa que instalou seu sistema? Se sim, eles não tem, por contrato, que fazer manutenções periódicas? Inclusive a limpeza?

Quando o vendedor responder, nos conte aqui (y)

15. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Sim, mas o ganho de eficiência foi mínimo, quase imperceptível. Fiz uma comparação com ontem (clima parecido) e a produção está praticamente igual.

Sim, mas não tem cláusula de manutenção (limpeza). A garantia foi de um ano e já expirou.

Ok!

• 2
  16. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    Fiz uma nova limpeza no final do dia. Amanhã saberei se ficou bom.

Material usado:

Ontem
    IMG_20200426_175209166.jpg

Hoje

IMG_20200426_175243074.jpg IMG_20200426_175237197.jpg

• 1
  17. RobertoPessoa

RobertoPessoa Usuário

Desde 21 Ago 2014
    RJ/RJ
    • 1
  18. junin

junin Usuário

7.826 27.199 2.266

Desde 8 Ago 2004
    Itambacuri/MG

Tá doido?

Isso tudo por uma vassoura? :rofl:

Se ele conseguir mostrar as vantagens... tudo bem :assobio:;)

Vamos pensar numa solução parecida/igual (y) :D

19. certeza que tem algo assim no ali
    a galera gosta de meter a faca em

• 1
  20. TAL666

TAL666 Usuário

Desde 25 Jul 2011
    São Paulo
    Limpeza do painel só é necessária em caso de sujeira grossa em lugar onde chove muito pouco e é empoeirado. A perda de força com a sujeira comum é desprezível.

Pra 99% dos usuários, pagar pra alguém subir e limpar a cada 2 anos é muito mais negócio do que ficar investindo em equipamento e se preocupando com isso.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso