Anúncio do HT Forum

AppleHome / AppleKit - automação chegou!!

Discussão em 'Automação' iniciada por anbes, 13 Set 2016.

1. Informatico

Informatico Usuário

Desde 25 Mai 2007
    Goiânia, BRASIL
    Resolvi parcialmente o problema das lâmpadas rich color de 3º geração.

Situação: lâmpada 110v ligadas em 220v. Casos de sucessos anteriores.
    Problema: lâmpada de 3º geração quando deligada, volta a ligar sozinha após 3 segundos. BUG. Assim, só desliga mesmo no interruptor (que corta a corrente).
    Solução parcial: A lâmpada parece não se manter desligada por causa de aquecimento. Assim, configurei uma cena filme, que apaga quase todas, deixando essa problemática com 3%. Aí quando vou dormir de fato, ativo a cena boa-noite, que desliga tudo. Ela enfim desliga sem dar o bug de ligar novamente, pois já estava fria, com 3% de intensidade.

2. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Chegou meu kit da Philips Hue Bridge + 2 lâmpadas ambiance, o controle dimmer, um sensor de movimento e um abajour.

Foi fácil instalar, porém apanhei um pouquinho para compartilhar em diferentes dispositivos iOS, de contas distintas, mas está tudo certinho.

Já configurei para acessar fora de casa e funciona uma belezinha.

Agora agente fica com vontade de ampliar ainda mais o sistema.

Preciso criar os widgets para controlar também via Apple Watch.

Estou curtindo bastante. (y)

• 2
  3. Informatico

Informatico Usuário

Desde 25 Mai 2007
    Goiânia, BRASIL
    Apesar de ter iPhone, Mac, iPad, Apple Watch e sei lá mais o que, estou definitivamente desistindo de automação com dispositivos HomeKit pra meu futuro apto. Estou adquirindo produtos Insteon (interruptores, sensor de presença, tomada) , chromecast, Google mini e routers Google Wifi.

4. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Show! Experimentou também usar a Siri para controlar as coisas?

E aí? Ampliou a automação? Está usando o quê hoje em dia?

Ué? Porquê?

5. Informatico

Informatico Usuário

Desde 25 Mai 2007
    Goiânia, BRASIL
    Eu tenho 5 lampadas e um switch da philips hue, uma fita led compatível com a hue e aquele Plug de tomada da Koogeek.

No começo é tudo bom, falar com a siri, usar o celular e tal. O ar condicionado do nosso quarto é de janela, então usava o plug da koogeek nele. Quando a esposa queria ligar o ar, dois toques no celular já tava ok.

Já na sala, onde fica as lâmpadas, o grande problema são os interruptores físicos. Se alguém desligar as luzes nele, algo comum, já era, para usar novamente pelo homekit só ligando no interruptor. Teoricamente a solução é inutlizar os interruptores físicos, deixando-os sempre ligado, e também usar mais switches da HUE. Tem também o problema da lâmpada color da hue (110v) não desligar completamente quando ligada em 220v.

Tudo sempre foi um teste para meu novo apto. A idéia era a casa toda compatível com homekit e até pensava em trazer o Home Pod da apple, aquela caixa bonitinha deles. Mas minhas pesquisas foram aprofundando, e fui vendo as dificuldades que teria em manter tudo compatível com homekit. O preço sempre é um pouco maior que outros produtos. A integração é bem mais fácil, verdade. Por fim minha viagem aos EUA tava se aproximando e precisei tomar decisão:

1) falta de interruptores duplos e de ligação paralela (3-way). Mas isso em todas as plataformas;
    2) Nem tudo é 220v;
    3) Siri perdendo em performance pro google home;
    4) Falta de integração com controles remotos harmony;
    5) Home pod caro;
    etc...

Cheguei a solução da insteon, que já está há alguns anos no mercado e tem produtos bivolt. Eles tem um HUB que era compatível com homekit, mas no fórum deles estava vendo muitas falhas, problemas, sem contar que a diferença de preço do HUB normal para o hub homekit é 4x maior.

Investi no hub normal, que tem integração com o google home. Pra completar, investi em soluções google como o Chromecast, roteadores google wifi (rede mesh) e um google mini. Além disso, um controle harmony e seu HUB.

Os interruptores, sensor de presença, keypad e hub insteon estão tudo guardados esperando a entrega do novo apartamento.

O google home tomou conta no lugar do homekit do controle do sistema philips hue. Uma pena que ainda é em inglês. De fato o homekit é bem mais fácil de configurar e usar, quanto a isso não há dúvidas.

Mas estou feliz no momento com as soluções até agora implantadas. No controle harmony tenho botões próprios para ligar, desligar e controlar intensidade das luzes da sala, em duas divisões. Bom pois o iphone não precisa estar sempre a mão. Também posso falar em inglês com o google mini "ok google, turn out all lights".

Mas o bom mesmo está sendo o atalho rápido para colocar peppa pig na TV para minha pequena rsrsrs. Antes era um martírio achar o controle da TV, ligar, selecionar o app netflix (que vivia deslogando, aí era um martírio para por login e senha), depois selecionar o desenho e etc. Agora, com a integração Chromecast e google mini eu mando um "ok google, peppa pig on netflix" e a TV já liga no netflix carregando o desenho, não leva 10 segundos já rodando liso.

6. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Entendi... no meu caso, portanto, sem viagem aos EUA e indo aos poucos é melhor manter-me no Apple Homekit mesmo. Vou começar com plugues e interruptores inteligentes para fazer o mínimo de obra possível. Tenho apple TV, e ele já liga e desliga a TV pelo HDMI CEC, e com o app TV agora você me deu a ideia de testar estes tipos de comandos.
    Aproveitando... tem algo que você vai vender então? Se tiver, manda MP.

Ah, e muito obrigado por alertar sobre as lâmpadas phillips HUE em 220V

7. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Sigo com os mesmos dispositivos da Philips Hue apenas.

Tenho um controle remoto de lâmpada (liga-desliga) e sensor de movimento que comprei mas não usei.

8. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    O sensor de movimento seria esse aqui?

9. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Sim, é este modelo.

E o controle remoto com dimmer é este aqui, pode ser destacado da parede e levar para qualquer lugar, igual controle de TV:

10. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Não teve mais interesse em expandir a automação, com mais lâmpadas, tomadas e réguas inteligentes, fita de led, e por aí vai? Por quê?

11. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Já estou neste momento com vários dispositivos compatíveis com Homekit instalados:
    • Fechadura Schlage Sensor Smart Deadbolt
    • Interruptor inteligente Koogeek
    • Tomada inteligente Koogeek
    Tudo foi muito simples de instalar e botar para rodar. É realmente muito legar ver os cenários funcionando, e como é útil poder comandar tudo pela Siri!!!

Além da maior comodidade imposta pela fechadura (acabaram os problemas de chave esquecida/perdida/incomodando no bolso), no caso das tomadas e interruptores inteligentes é possível medir o consumo em Watts instantâneo e acumulado (kWh) para calcular quando de luz realmente os dispositivos gastam!

Vi um video no youtube onde é feito um cálculo de quanto os dispositivos de um rack de home theater, TV e decoder de TV a cabo ficam em stand by gastando de energia. De acordo com essa conta uma régua inteligente para desligar estes dispositivos durante a maior parte do dia se pagava em cerca de 7 meses só com a economia na conta de luz!

IMG_8132.jpg IMG_8135.jpg IMG_8200.jpg IMG_8201.jpg IMG_8234.jpg IMG_7911 (1).jpg

• 1
  12. Informatico

Informatico Usuário

Desde 25 Mai 2007
    Goiânia, BRASIL
    Legal essa versão da tomada Koogeek. Não sabia que essa versão nossas tomadas de 2 pinos cabiam sem problemas.

Você precisou usar adaptador na outra ponta dela?

13. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Sim, e não. Explico: A tomada Koogeek é padrão europeu "completo" - logo não encaixa nas tomadas padrão BR novo devido à profundidade do "buraco do encaixe". Aí usei um "T" (benjamin) e funcionou de boa.

Porém para ficar melhor, eu comprei no Aliexpress mesmo tomadas de parede (burras / normal) no padrão europeu e troquei nos locais onde pretendo deixar o koogeek. É muito fácil trocar o padrão de tomada, e no aliexpresso preço foi bem em conta.

https://www.aliexpress.com/item/COS...920.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.14fab90arZhu5U

• 1
  14. Viktr

Viktr Usuário

418 129 28

Desde 5 Nov 2017
    São Paulo
    Aguardando ansiosamente a Xiaomi atualizar o firmware dos seus dispositivos para aceitar Homekit..

• 1
  15. landimleonardo

landimleonardo Usuário

4 0 2

Desde 22 Jul 2011
    Lucélia

Saiu uma versão do gateway da Xiaomi que é compatível com o HomeKit, saiu faz pouco tempo inclusive. Estou aguardando o dólar abaixar e comprar um. Não sei dizer se os modelos anteriores vão receber atualização e serão compatíveis ou o que será feito.

https://homekitnews.com/2018/08/27/aqara-hub-review/

16. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Recomendam alguma fita led ?

Acho a phillips tão cara, mas ao mesmo tempo tenho receio das xing ling.

17. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
  18. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Duvida boba, como configuro para controlar as luzes por um outro dispositivo, tipo do iPhone de minha mulher ?

19. Viktr

Viktr Usuário

418 129 28

Desde 5 Nov 2017
    São Paulo
    Sabe pra que serve esse gateway? Achei a notícia um pouco confusa kkkk...

20. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Então funciona com Apple Homkit também.
    https://www.schlage.com/en/home/keyless-deadbolt-locks/sense.html

Ué? Serve para controlar os dispositivos inteligentes que não tem Wi-fi, através de Zigbee.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso