Anúncio do HT Forum

Ar Condicionado Split - Instalação

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por Edu-RJ, 27 Dez 2005.

  1. markyn

    markyn Usuário


    Desde 23 Abr 2010
    Vitoria - ES
    Boa tarde galera :D

    me tirem uma dúvida, aonde tem q ser instalado a tomada 220v com o disjuntor ??
    perto do condensador ou perto da evaporadora ??

    É um Split da Gree o modelo é GWC12KF e GWC09KF

    vlws ai galera !
    abraço !
     
  2. Eduardo 7

    Eduardo 7 Usuário


    Desde 28 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    markyn,

    O ideal é que o disjuntor fique no quadro de distribuição. A função do disjuntor é proteger o fio (e não o equipamento, como é comum pensarmos).
     
  3. Eduardo 7

    Eduardo 7 Usuário


    Desde 28 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Willowy_13,

    Realmente é muito triste o teu caso, mas acho que o melhor seria aprender a avaliar o instalador antes de decidir instalar um ar condicionado de janela ou comprar um ac portátil. Um profissional não é melhor do que as ferramentas que ele utiliza.

    A maioria dos problemas na instalação de inverter's está no flange. Um flange mal feito, mal apertado ou com aperto em excesso vai resultar no escapamento do gás refrigerante. Um bom flangeador excêntrico e uma chave torquimétrica não garantem um flange perfeito, mas ajudam muito o instalador a realizar um bom trabalho.

    Outra questão é fazer ou não o vácuo. Todos os manuais de instalação determinam que seja feito o vácuo. Se o instalador chega na residência do cliente sem a bomba de vácuo, é sinal que não é um profissional sério e deve ser descartado. Se o sujeito afirma que trabalha sem fazer vácuo e nunca deu problema é porque ele tem como padrão fazer o serviço da forma errada.

    Alguns manuais de instalação recomendam que seja feito um vácuo entre 300 a 500 microns. Para medir o vácuo é necessário um vacuômetro.

    Se o técnico usa as ferramentas citadas acima (flangeador excêntrico, chave torquimétrica, bomba de vácuo, vacuômetro, além do manifold para R410-A) é muito provável que a instalação seja um sucesso.

    Repetindo: Um profissional não é melhor do que as ferramentas que ele utiliza. Trabalhar sem as ferramentas adequadas e conseguir um bom resultado é coisa para Mac Gyver, e isto só acontece no cinema.

    Boa sorte,
    Eduardo
     
  4. Willowy_13

    Willowy_13 Usuário


    Desde 24 Jun 2011
    Aracaju/Se/Brasil
    Concordo com você. No entanto, os meus problemas não se limitam a instalação. Isso é o mínimo comparado ao fato de que eu praticamente não tenho garantia do meu equipamento pela má fé da empresa que fez a venda, uma coisa que a Midea é co-responsável, já que a caixa do meu equipamento deixa claro que a venda foi feita diretamente da Midea para a Central do Ar, sem passar por distribuidores, etc, que poderia fugir ao controle da Midea. Eu que tenho informação cai nessa, imagine outras pessoas que vão em busca desses equipamentos em lojas de refrigeração instaladas na cidade???

    Assim, penso eu que a Midea é co-responsável pela minha situação e de outras pessoas, pois no dia que eu estive na loja, o vendedor foi claro em dizer que já tinha feito a instalação de outros equipamentos da marca. Ou seja, tem mais gente que só vai descobrir que foi enganado quando precisar de assistência técnica e a mesma for negada. No meu caso, pior ainda, porque se eu quisesse fazer a instalação "por fora", tenho gente que, se não faz vácuo, é conhecida e seria muito mais fácil resolver tudo, além de mais barato.

    Eu vi que você é do Rio, onde há mais oferta de mão de obra, com muitas indicações aqui no htforum. No nordeste, a coisa é diferente. Lembro que até um ano e meio atrás, eu pagava 109 reais por 600k de Velox (nada como a chegada da GVT para reverter este quadro). Em Aracaju, como já foi narrado por outros participantes da mesma cidade, não se tem muito escolha. No tópico do LG tem um outro proprietário que ligou para as autorizadas todas e nenhuma delas sabe o que é vácuo ou ouviu falar disso. Então, a gente acaba ficando refém de caras instalações mal feitas. E as fabricantes são tão culpadas quanto estas empresas de refrigeração porque elas vendem pra qualquer um.

    No fim das contas, ainda tiro uma coisa boa disso tudo. Não vou gastar os tubos com outro split, até porque ninguém instala direito. O que era pra ser prático e barato, fica caro e complicado demais. Até pra se prestar assistência técnica é difícil, já que se for pra retirar o equipamento dá um trabalhão danado, enquanto o de janela é so enfiar no buraco e retirar do buraco em 5 minutos ou menos. Em Splits, o usuário pouco pode fazer, ficando sempre nas mãos de terceiros, seja para a instalação, seja problemas decorrentes destas, o que pode levar a uma mini reforma no apartamento em caso de problema na tubulação, etc. Isso sem contar que a assistência por si só é um problema já que uma autorizada não mexe se não foi ela que fez a instalação. É uma tarde inteira perdida para resolver qualquer problema. Há o risco de acidentes do povo que fica pendurado em sacada, nas lajes próprias para splits, etc. Não dá pra mim não.

    Comecei a ler bastante sobre alternativas e atualmente já existe splits cujas unidades externas e internas são conectadas por uma simples mangueira especial de borracha e existem os portatéis que vem sendo aperfeiçoados lá fora, embora aqui por enquanto só tenhamos refugo. Vou preferir gastar 2-3% do que eu gastaria com um inverter e comprar mais um ventilador. E na minha próxima viagem para fora, vou trazer um equipamento destes. Já que se é pra ficar sem garantia...

    Eu sou uma consumidora chata pra dedeu. Estou arrumando uma longa explicação para poder enviar ao MP e Procon solicitando que os fabricantes sejam obrigados a colocar NO LACRE de suas embalagens a informação sobre a garantia, que a instalação só pode ser feita por pessoa autorizada e um número de telefone de contato (0800) para se ligar com vistas a buscar indicação de pessoa autorizada. Não dá mais pros fabricantes jogarem esta responsabilidade nas costas das lojas de refrigeração. As mais honestas vão vender, mas vão informar que NÃO estão autorizadas a instalar, mas gente pouco ética existe em todo lugar.
     
  5. CJSPLIT

    CJSPLIT REFRIGERAÇAO CJSPLIT

    260 12 1

    Desde 28 Dez 2010
    RJ
    Eduardo é por aí mesmo.:aplauso:
     
  6. Niex

    Niex Usuário


    Desde 29 Nov 2009
    VRB - MG
    Tenho 2 duvidas:
    Usar transformador de 110v para 220v, aumenta o consumo?
    Qual trafo necessario para um split de 9k com 820w de consumo, 2000va? Os caras aqui querem me vender de 5000.
     
  7. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    já instalei com trafo ..usei o 2500 watt´s (não de VA{volt/ampere} ) na casa de um amigo que instalaram um cond de 9k com 2000 VA o trafo queimou ,procure comprar em watt´s pois em volt/ampere (VA) a potencia em watt´s é menor. quanto ao consumo maior tem uma formulazia que confesso já esqueci dela que gente acha quanto o trafo vai consumir ..tem colegas e post que falam sobre isso ..poste pra gente o resultado de tudo inclusive o consumo boa sorte um grande abraço jairo
     
  8. Niex

    Niex Usuário


    Desde 29 Nov 2009
    VRB - MG
    Depois de muito quebrar a cabeça, vou pegar um Hero de 8500, agora chega, até minha mulher nao aguenta mais minha indecisao.
    Dicas de preço, achei por R$1.039,00 frete gratis

    Vou usar trafo, sera que este de 2000va da conta, de acordo com o vendedor e para ate 1400 watts ? o hero gasta 620w.
    Tem que ver qto gastaria na partida neh
    Ou pego de 3000va

    Verdade que trafo gasta energia mesmo com o split desligado ?
     
  9. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    sua mulher e eu já estamos estressando com vc ...mesmo seu condicionador sendo inverter vá de 3000va pelo amor de DEUS!!!!!!!!boa sorte ..conte pra gente toda a história ...já que vc é tão cricrizinho(kkkkkkkk) depois poste pra gente o consumo também quantas horas /dia vc usa,o que vc acho etc e tal

    peça pro eletricista instalar um disjuntor bi polar de 10 amperesdiu curva C antes do trafo ..quando vc não estiver usando o condicionador vc desliga o disjuntor ..não seria a melhor solução ,mas já usei desse artifíco em todos condicionadores que instalei com trafo até hoje ninguém nunca reclamou de nada..ok ? um grande abraço jairo
     
  10. Niex

    Niex Usuário


    Desde 29 Nov 2009
    VRB - MG
    Jairo obrigado, vou pegar o trafo de 3000 que é mais garatindo mesmo e o disjuntor eu mesmo instalo e faço a parte eletrica, isso é moleza.
     
  11. juniorni

    juniorni Usuário


    Desde 29 Mai 2005
    Nova Iguaçu / RJ / Brasil
    :rofl::rofl::lol::lol:
     
  12. CJSPLIT

    CJSPLIT REFRIGERAÇAO CJSPLIT

    260 12 1

    Desde 28 Dez 2010
    RJ
  13. DRAGAO

    DRAGAO Usuário


    Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    sem querer entrar no merito da questao, mas acho que esse detalhe que vc citou, pelo menos pra mim, mostra que o problema esta nas suas escolhas.....
    Qdo vc comprou o picanto leu muito??? leu o que??? gibi?
    quem comprou Jac tbem assistiu muito Faustao e quem comprou Cherry tbem assistiu bastante BBB.
    Neste mundo que vivemos aquela regra do "menos é mais" so existe na vida dos poetas....assim como o tal "negocio da china" so tem la na china e por ai vai....
    Se vc tivesse se informado realmente sobre a/c saberia que o basicao infalivel sempre sera Fujitsu e Carrier.
    Qdo o bolso comanda a cabeca o resultado sempre será falho!!!!! RARAMENTE OCORRE ALGO CHAMADO SORTE!!!!

    []s
     
  14. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    dragão !!!meu becão preferido ..geralmente seus post´s voam penas pra tudo quanto é lado contra e a favor ..acho que vc comprou uma briga feia com a nossa amiga ..como ela mesma se auto denominou "barraqueira"

    sinceramente as vezes a gente entra em determinadas roubadas simplismente(odeio escrever e falar simplesmente) na confiança e na boa intenção e já quase que adivinhando sua resposta pra mim " de gente bem intencionada e crédula o inferno tá cheio" eu sei eu sei ...quem já não foi enganado alguma vez ..uma vezinha só...

    o grande problema é a justificativa...sempre a culpa está no outro ...aí que entra sua "fala" e dá-lhe pena ..carrinho por traz no tornozelo rsrsrsrsrs cartão vermelho...rsrsrsr

    e aí resolveu suas paradas com os seus fujitsu´s???? um grande abraço jairo
     
  15. DRAGAO

    DRAGAO Usuário


    Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    hohohohoho....FAla Jairao!!!!
    que briga nada....a unica briga nesse caso fica entre ela e ela mesma no espelho....
    Cara, o meu dia-a-dia é praticamente esse....pessoas fundamentando decisoes erradas seja la como for....Para uma caghada sempre existe uma justificativa....
    Eu sei, eu sei....errar é humano e quem ja nao foi enganado....POREM, vc se engana somente com aquilo que é obscuro, aquilo que é um misterio ou aquilo que o seu discernimento nao consegue criar uma margem de seguranca, agora o caso em questao nao tem duvidas.... Comprar automovel ruim hoje nao é misterio....e se vc tiver um mecanico de confiança onde vc ja criou uma relacao de respeito e amizade essa possibilidade simplesmente deixa de existir...
    Vez ou outra um cliente teima pq teima em comprar uma dor de cabeca (90% curiosamente é mulher....hooooohohoho) Um exemplo é o caso do peugeot 206!!! A cliente tinha carro otimo (audi a3) mas o "gatinho" (gatinho é o 206, segundo ela a trazeira parece a cara de um gatinho) é lindo!!! Bom, eu avisei........
    Ela conseguiu ser feliz ate os 17.000km apartir dai ela comecou a ME fazer feliz..... Pena que essa felicidade nao durou muito....Ela vinha numa rotina tranquila de A3 e passou a levar "buchas" sucessivas com o 206 e na quarta bucha pediu penico e voltou a comprar automovel novamente.....
    Esse é um fato de centenas que acontecem.... As vezes motivados por grana, as vezes motivados por beleza, mas de um jeito ou de outro aquele gosto amargo sempre vem....

    Com relacao aos meus queridos Fuji's ta tudo otimo....Esperei as ferias pra tentar fazer aquela limpeza da unidade interna, desmontar aquele rolo ventilador etc mas bateu uma preguiça e as ferias acabaram e eu nao fiz nada!!!! hoooooooooooohohohohohho
    Provavelmente eu use a tecnica da "feijoada" novamente.....calma, calma explico:
    -para fazer a limpeza das unidades externas eu cheguei pro meu funcionario na vespera de um feriado e falei pra ele se nao queria vir comer uma feijuca la em casa dai ele chegava um pouco mais cedo e me ajudava a dar uma revisao nas unidades externas....
    Coloquei uma bermuda, rolei no chao pra me sujar um pouco e fiquei esperando ele chegar. Qdo ele chegou, eu ja tava la, com aquela cara de coitado, todo sujo....dai ele falou: PO@@@ pq nao me esperou???
    e dai por diante as unidades ficaram todas zeradas!!!!
    Logico, a feijuca depois estava otima!!!! hehehehehehe
    Quem sabe essa tecnica nao funciona denovo e dai eu fico sentado na cadeira e vou explicando pra ele como desmonta....Dai qdo tudo tiver na mao eu lavo e ele monta bunitinhu.....
    hohohohohohho
    Jairao, nos ja estamos velhos....nao podemos nos cansar muito......

    abracao!!!
     
  16. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    é eu sei ..tem cara que pergunta pedindo pra gente concordar com o trinômio,bom,bonito e no caso baratinho classe c ou d do selo do inmetro...perguntam se esses condicionadores são silenciosos ,performace legal,se gela bem ,se ele o colega vais ser ou ficar feliz com a compra e blá blá blá..

    sendo que a gente acabou de postar que o condicionador em questão é uma josta...mas tem gente que gosta,que elogiou etc..pra depois quando a josta cair no ventilador não respingar na gente ..isso é uma das vantagens da velhice rsrsrsrs.

    valeu...o importante é que vc deu a manutenção..ficou barato ..uma feijuca...seu funcionário tinha era que pagar pelo "teatro" todo.. eu também de vez em quando faço um teatrinho assim..sempre carrego comigo o "kit sujeira de graxa" passa um pouquinho debaixo dos olhos,suja um pouco as mãos e um leve toque no jaleco e se vc quiser sofisticar ainda mais e dar uma tom mais realístico tem o"kit suor" uma bomba de aspergir com agua um pouco no peito e enxumbrar debaixo do como a gente diz aqui em minas "subaco" rsrsrsr foi bom conversar com vc ..nossa "inimizade " começou sobre a questão do preço cobrado por nós instaladores vc se lembra? vc tava um verdadeiro dragão "sortano fogo pelas ventas" e eu caí na bobagem de cutucar o "dragão" com a vara curta..primeira coisa que pegou fogo foi a vara depois os cabelinhos do braço passou um pouca pela pestana e chamuscou a sombrancêlhas rsrsrsrs até hoje eu morro de rir mas na hora pensei que ia morrer queimado ..mas depois vi que sua indignação tinha fundamento

    eu com minha verborragia e prolixia quase te convenci ,não foi? boa sorte ..um grande abraço jairo
     
  17. apopopo

    apopopo Usuário

    1 0 0

    Desde 28 Jan 2012
    llll
    Pessoal, aqui parece ter bastante gente entendida, entao aqui vai minha duvida: (na verdade duas)

    O instalador AUTORIZADO da marca (que na verdade eu comprei de uma loja que contrata instalador por fora, mas sendo ambos devidamente atuorizados).

    Acontece que comprei um conjunto de 7000 btus, e a EVAPORADORA (parte de dentro) veio de 12000. O instalador disse que não tinha diferença nenhuma, que o que importa é o condensador.

    Só que não estou botando fé no cara, há quem diga que vou perder em eficiencia.

    Outra coisa que não botei fé no instalador, é que aqui no meu apartamento, já vem com a tubulação, e com CERTEZA ABSOLUTA, do quarto até o ponto aonde ficam os condensadores tem 10 metros facil facil (se considerar as curvas então...) E no manual está escrito que acima de 5 metros deveria-se adicionar mais gás, o que ele não fez, disse que não precisava. Contudo, ele utilizou sim aquele aparelho que tira a pressão e faz alguma medição.

    Ja avisei a loja do ocorrido, que vai verificar se necessita trocar. Problema é que estou achando esse instalador não-confiavel, e vai ser meio desagradável voltar uma pessoa dentro da minha casa, a quem eu mencionei esses aspectos (se tinha problema ser de 12000, se precisava colocar mais gas), ela falar que nao precisa, e depois ter que voltar aqui na minha casa pra trocar, vou exigir da loja que venha outro instalador.

    edit. Testei agora a tarde e está gelando o suficiente pra mim.. Agora é descobrir se realmente não há problema em ficar com essa condensadora trocada..

    edit2. APROVEITANDO O POST.
    Vi que o maldito tecnico, instalou as duas condensadores ENCOSTADAS uma na outra. Mas muito encostada MESMO, os canos que saem do lado da condensadora, de metal, está encostando diretamente nos TUBOS da outra condensadora.
    Isso não pode ser bom, correto? (e tinha espaço pra ficar separado, pois nos outros andares está bem separado). Eu ainda questionei o insatlador, pq no manual de instalação diz pra deixar 15 cm, e ele de novo veio com o "NÃO TEM PROBLEMA".


    Agradeço a ajuda de antemão.
     
  18. DRAGAO

    DRAGAO Usuário


    Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    é por ai....tem que gelar que nem o polo norte, gasta 0 de energia e custar 1 real.... ai sim!!!! Se o vendedor prometer isso pro cara ele acredita e sai feliz da vida....hohohohohoho
    Eu lembro que na epoca, nao conhecia ninguem sobre a/c e dai tive a ideia brilhante e encostar a barriga no balcao de uma loja grande que tem aqui debaixo do minhocao em sp (nao lembro o nome). Balcao cheio e eu, om cara de otario chego pro vendedor e faço a pergunta fatal:
    -amigao to comprando um split e gostaria de saber qual é o melhor, aquele que da menos problema......
    Putz!!!! os tecnicos que estavam comprando peças nao deixaram nem o vendedor responder.....foi um assedio total.....dos 230.589 tecnicos que estavam la 230.580 afirmaram:
    -se vc nao quiser se aborrecer compra fujitsu. Facil de instalar, facil de consertar, peças a vontade e nao quebra.
    FIM!!!
    Sera que precisa ser muito inteligente pra fazer isso???
    Se pelo menos tivesse existido um balanco de opinioes, tipo 50/50% ainda assim tenho certeza que nao erraria na escolha...mas com a unanimidade nem teve como.....

    Sabe Jairo, eu sou chato naquilo que eu faço, a ponto de ser diferenciado....É claro que nao da pra fazer as coisas baratas mas conheco bem o limite das coisas....QQ servico, por mais maravilhoso que vc o faça, por amis insumo que ele agregue, por maior infra-estrutura que vc tenha montado ele possui um limite de preço....Se essa relacao custoXbeneficio ficar as vezes contra a gente, faz parte!!! pq a qualidade é sempre a mesma mas o lucro nao (as vezes).
    Agora aquilo que o pessoal de refrigeracao faz com as instalacoes é vergonhoso....Nao sou contra a variacao de preco segundo a dificuldade/risco, obvio, mas isso se tornou uma palhaçada. Estipularam como patamar valores de 450 a 550 reais basico, solicitam que tudo fique preparado, pronto, dai o cara vem, coloca meia duzia de parafusos, passa 2 canos no conduite, liga 3 fios e aperta 2 roscas e vai embora. Nao discuto instalacoes em predios, lugares altos com necessidade de andaimes, rampas, elevadores etc etc etc....todavia, instalacoes residencias principalmente em casas é ridiculo.
    Na epoca nao discutimos pq vc é uma pessoa conciente!! Enxerga o obvio...entao fica dificil encrencar contigo, sem contar que facilmente percebe-se que vc é um outro tipo de pessoa, saiu de uma forma digamos "maiss bem elaborada"....hoooooooooooooohohohohoo

    Prazer em conversar contigo....qdo precisar irei te encher o saco e qdo estiver por aqui me avise que o café é por minha conta.!!!
    []s
     
  19. leozirio

    leozirio Usuário


    Desde 21 Mai 2009
    Aracaju/Sergipe/Brasil
    Só para constar que não se fala em Fujitsu em Aracaju, acho que nem autorizada tem, parece-me que só vende em uma loja e que na verdade vende mais outras marcas. Aqui o que predomina é York e Midea.
     
  20. DRAGAO

    DRAGAO Usuário


    Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    http://br.fujitsu-general.com/web/index.php?id_canal=669
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso