Arquivo de amaciamento / burn-in

Discussão em 'Cabos e Conexões de Áudio' iniciada por allanl, 10 Nov 2019.

  1. allanl

    allanl Usuário

    277 100 48

    Desde 4 Jan 2013
    São Paulo
    Anúncio do HT Forum
    Olá, caros colegas.

    Abro este tópico para disponibilizar a qualquer membro do fórum (usuários, anunciantes ou mesmo fabricantes), que tenha interesse, um arquivo, criado por mim, que auxilia no amaciamento de cabos e equipamentos de áudio, não necessariamente novos. O arquivo foi concebido a partir de um software que comprei, podendo assim, ser distribuído gratuitamente (não tenho interesse comercial nisso e também não poderá ser comercializado). Ele consiste em um conjunto de sinais em diferentes escalas, lineares e logarítmicas, passando por diferentes frequências, com um período de descanso no final.

    Usei o meu pequeno know-how no desenvolvimento de hardwares de amaciamento para o desenvolvimento deste arquivo, a fim de que qualquer pessoa possa ter acesso a uma alternativa gratuita aos “ruídos de amaciamento” e em alta resolução, sem necessidade de hardwares específicos e de custo mais elevado, como é o meu caso.

    O arquivo, de 4 minutos e 30 segundos, foi inteiramente criado no formato WAV, em 32 bit PCM Floating Point. Assim sendo, ele não está no formato PCM convencional (PCM assinado) e não poderá ser convertido para nenhum outro tipo, formato ou resolução, pois perderá as suas qualidades e funções originais. Entretanto, poderá ser tocado na ampla maioria dos dispositivos sem problemas de incompatibilidade, mesmo naqueles com taxas de bit e resoluções menores. A resolução nativa é de 192Khz (96khz por canal).

    [​IMG]

    O arquivo precisa ficar tocando continuamente no modo “repeat”, por várias horas seguidas, num volume muito abaixo do normal, para não causar desconforto ou danos aos ouvidos e equipamentos. O tempo para algum resultado varia conforme o sistema, podendo não apresentar nenhum efeito em alguns.

    Para acelerar o processo de amaciamento em cabos digitais de alta velocidade, sobretudo SATA, recomendo tocar o arquivo em instâncias diferentes, usando diferentes programas, mas no mesmo tempo do arquivo. Por exemplo, dois programas de áudio tocando o arquivo juntos, e no mesmo tempo do arquivo (no mesmo segundo). Programas instalados no sistema operacional geralmente não possibilitam abrir mais de uma instância, e a alternativa é usar programas freewares no formato “portable”, para abrir até mais de duas instâncias diferentes ao mesmo tempo.

    Este arquivo está sendo disponibilizado gratuitamente, e nenhuma responsabilidade será assumida por ninguém mais que você, caso decida baixar e usar o arquivo. Baixando e usando o arquivo, você assume responsabilidade total por esta ação. Ciente disso e de total acordo, segue o link: https://drive.google.com/open?id=15A-IqG3XCLI0c41BwZbC9U9OPB1ATT9e
     
    Última edição: 10 Nov 2019
    • 5
  2. allanl

    allanl Usuário

    277 100 48

    Desde 4 Jan 2013
    São Paulo
    Última edição: 16 Abr 2020
    • 1
  3. BrayanQC

    BrayanQC Usuário


    Desde 24 Fev 2020
    Brasília, DF
    Sou meio leigo no assunto, mas pelo que entendi esse arquivo e áudio serve para "amaciar" o fone para que ele possa soar melhor, é isso?

    Se sim, surtiria efeito em um Sennheiser HD700?
     
  4. allanl

    allanl Usuário

    277 100 48

    Desde 4 Jan 2013
    São Paulo
    Isso mesmo. Serviria para amaciar qualquer cabo, caixa, fone ou equipamento, e não necessariamente novos. Particularmente, eu utilizo um hardware específico para essa tarefa, expandindo o espectro sonoro sem imprimir uma sonoridade específica, e aproveitei para desenvolver também esse arquivo para quem quiser fazer algo parecido por conta própria.

    Acredito que faria alguma diferença no seu Sennheiser HD700 sim, sobretudo se tiver uma cadeia de cabos e equipamentos de boa qualidade por trás. Só não ouça o arquivo portando o fone.
     
    Última edição: 19 Abr 2020
  5. BrayanQC

    BrayanQC Usuário


    Desde 24 Fev 2020
    Brasília, DF
    Vou testar. Pra usar é só baixar o arquivo e deixar tocando no fone uma noite inteira?
     
  6. allanl

    allanl Usuário

    277 100 48

    Desde 4 Jan 2013
    São Paulo
    É só baixar o arquivo, descompactar e deixar tocando num volume um pouco abaixo do que você costuma ouvir normalmente.
    Uma noite é pouco. Experimente deixar tocando todas as noites por uma semana (cerca de 50h). De dia, você usa o fone, de noite, ele toca o arquivo. Se perceber algum progresso, repita por mais uma semana.
     
  7. BrayanQC

    BrayanQC Usuário


    Desde 24 Fev 2020
    Brasília, DF
    Obrigado, vou fazer aqui pra ver se muda algo no fone.
     
  8. abs_poa

    abs_poa Usuário


    Desde 1 Jan 2013
    ...
    Já está rodando aqui, obrigado Allan

    upload_2020-5-15_20-24-58.png
     
    • 1
  9. andrejacare

    andrejacare Usuário


    Desde 9 Ago 2008
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Eu aprecio a boa vontade de quem se propõe a fazer e compartilhar algo assim mas amaciar cabos, principalmente para uso de dados digitais, não faz nenhum sentido.
     
    • 1
  10. allanl

    allanl Usuário

    277 100 48

    Desde 4 Jan 2013
    São Paulo
    Última edição: 18 Mai 2020
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso