Anúncio do HT Forum

As locadoras se renderam covardemente

Discussão em 'Mercado de A&V e Publicações' iniciada por Doug Funny, 17 Jul 2014.

1. Doug Funny

Doug Funny Usuário

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    Os DVD's piratas faliram as locadoras. Isto aliado ao foto de provavelmente o próprio dono de locadora pagar caro para ter permissão de locar os filmes e assim ter jogado o preço nas alturas, tornando a locação para muitos, inviável.
    Mas a meu ver faltou um pouco de criatividade e atividade dos donos das locadoras e em tempos de Blurays eles poderiam realmente inovar este mercado.
    As pessoas querem qualidade. Porém, elas ainda não sabem disto. Meu tio de 60 anos ao perceber que a imagem de uma canal de televisão em HD era muito melhor do que o SD, se apaixonou e passou adiante para as pessoas. Ele não quer saber mais de qualidade menor do que esta e se adaptou e adotou a tecnologia.
    Se eu tivesse dinheiro para investir em algo, eu investiria em locadora de Blurays da seguinte forma:
    - Marketing:
    As pessoas querem qualidade - Como eu disse, elas apenas não sabem. E como mostrar isto? Que tal se na locadoras fosse montada uma "sala" com uma TV dentro dos orçamentos populares (42" por exemplo), uma aparelho e Bluray e um HT que caiba no bolso da população? A pessoa poderia escolher qualquer filme da locadora e testar ela mesma se a qualidade de fato não é superior a de DVD's comuns. Ela poderia experimentar a qualidade algo que ela poderia ter em sua casa por poucos reais.
    As pessoas querem entender - Espalhe planfetos, explique sobre a qualidade HD, resolução 1080p, som em 5.1 canais, mostre como configurar corretamente a TV, quais cabos usar, explique sobre o HDMI. Enfim, eduque seu cliente!
    Sim, as pessoas querem "ostentar"!
    - Preço:
    Pagar por locação é caro demais - pagar para alugar um único Bluray é caro demais, as pessoas querem qualidade com preço justo!
    Pagar por pacote é bem melhor - Sim, pacotes. Se aqui perto de casa tivesse uma locadora de Blurays com uma mensalidade de R$49,00, sendo que eu pusse alugar pelo menos 1 filme por dia, levando e recolhendo na minha casa, com certeza eu pagaria. Em São Paulo tem a Netfilmes com um esquema parecido que a meu ver é o ideal.
    Entre pagar por um Netflix, onde eu dependo da péssima conexão da internet brasileira, com títulos não muito atuais, eu prefiro pagar uma mensalidade por Blurays atuais e com todo o resto que eles oferecem (extras).
    - Promoção:
    Brasileiro ama uma promoção - Isso é fato. Que tal uma parceria com alguma loja que venda aparelhos HT, BRPlayers e Tv's? Inove com promoções em datas especiais, faça marketing porta-a-porta, sorteie brindes, dê suveniers, atraia seu cliente!

Enfim, não sei porque as pessoas não tentam isso. Pelo menos não na minha cidade (Belo Horizonte). Tudo isso aliado ao fato de que ainda, a pirataria de Blurays caminha a passos lentos (Existem poucos títulos, muitos deles "capados" apenas com o filme, sem extras e muitos com legendas e áudio problemáticos. Isso sem contar que o preço não é agradável por algo pirata.

Com um bom trabalho e criatividade, este mercado pode voltar!

2. Magna Bass

Magna Bass Usuário

1.729 2.258 711

Desde 12 Set 2007
    Goiânia
    Eu estou vendo como fazer para assistir filmes em bluray 3d, pois ganhei uma tv com esse recurso. Tem muito tempo que não mexo com locação de filme e download. Na verdade, não sei como estão os downloads, mas além de ser pirataria, acho um saco baixar o filme, ver se a qualidade presta, problemas com conversão de áudio/vídeo e ainda as legendas. Eu preferiria alugar um bluray original e pronto, acho bem mais prático. Nunca usei Netflix nem o Now da Net, vou começar a entender e ver se compensa. Não sei os preços dos serviços.

3. azrael_rj

azrael_rj Usuário

Desde 28 Jul 2009
    rio/rj
    Permita-me discordar integralmente de sua opinião. Esse mercado já era e há muito tempo. Hoje tenho amigos que alugam filmes via Now. Eu já acho um absurdo ter TV por assinatura e ainda pagar pra ver um título nem tão atual assim.

Hoje eu não possuo TV a cabo, mas esta é outra forte concorrente das locadoras. Hoje quem gosta de filme vai no cinema. Se tiver em Bluray, baixa via torrents. E há um seleto grupo de colecionador que vai lá e compra o BD.

Eu só tenho a Netflix e está me atendendo muito bem, menos para filmes. A própria Netflix começou com serviço de entrega em residencia de fitas locadas +/- nesse esquema proposto por você.

Vc é habituado a baixar conteúdo? Como é sua internet?

4. Doug Funny

Doug Funny Usuário

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    Netflix - R$19,90 para títulos de 2-3 anos pra trás. Algumas séries originais, shows, outras séries e desenhos.
    Now - Você para por título. Média de R$14,90 por locação de um dia para títulos novos (2 a 3 meses depois de sair do Cinema). Se você tiver Telecine, HBO e outros canais ASSINADOS terá acesso a conteúdo exclusivo destes, ou seja, filmes (não mais que 100) de aproximadamente 2-3 anos, igual ao Netflix.
    Em relação a Downloads, sites como Piratebay tem filmes pouco tempo depois de saírem do Cinema em qualidade 1080p, mas tem muito "falso" 1080p (eles pegam um filmes denor resolução, convertes em mkv e esticam para 1920x1080 pixels. Legendas é fácil de encontrar, mas em geral, as oficiais são melhores (as que encontramos são feitas por outras pessoas na internet)

Também acharia bem melhor pagar um falo fixo de locação, e poder assistir a uma mídia de BD por dia.

- - - Atualizado - - -

Obrigado por sua opinião.
    Como eu disse, acho que as pessoas apreciam qualidade. Por mais que existam downloads e Now (que cobram absurdos por uma única locação e apenas do filme, ou seja, sem extras) acho que nada pode se comparar a uma mídia íntegra de BD com todo seu conteúdo. Entre pagar R$14,90 por alugar no Now ou receber uma mídia na minha casa, prefiro a mídia.
    Além do mais, acho que um pacote a preço acessível, tal qual a NetFilmes faz em São Paulo é algo muito agradável. Acho que se as pessoas conhecerem o que é qualidade, elas irão querer qualidade.

Sim, eu baixo conteúdo. Alias esta é minha única opção se quero assistir a títulos novos sem ir ao cinema.
    Sou um "privilegiado" por ter conexão de 10MB (que é pouco, mas é o máximo que chega), mas a maioria, principalmente fora dos grandes centros, não tem este benefício.

5. F@BIO

F@BIO Usuário

Desde 7 Mai 2004
    MG/BRASIL
    Quer comprar uma para tentar ? tenho dois amigos que te vendem e barato .(y)

6. Marciosn78

Marciosn78 Nickname antigo: Cachacero

1.421 1.404 711

Desde 19 Jul 2007
    Belo Horizonte - MG - Brasil
    Amigo, só resta saber uma coisa: será que com uma mensalidade de 49,90 por mês de cada sócio para pegar um filme por dia o cara vai dar conta de pagar os custos para manter a locadora funcionando? Creio que não.
    Aluguel, funcionários, água, luz, telefone, sistema de vigilância, circuito interno de câmeras, site, taxas da prefeitura, impostos, compra de novos títulos, possíveis perdas, etc. Fora que quando a "malandragem" do bairro souber que na locadora X tem um TV de 42', um reprodutor blu-ray e um home theater não dou 1 mês para o estabelecimento ser arrombado na calada noite e o equipamento furtado.

7. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

Desde 30 Ago 2005
    Brasil/RS/Torres
    Locadoras estão desaparecendo, e não vejo como isso poderia se reverter... Tentar "inovar" nesse mercado é só uma esperneada antes de morrer de vez, não tem futuro pra isso...

Nas camadas mais pobres, o DVD pirata fez sua parte: as pessoas preferem comprar um DVD a 3 ou 4 por 10 reais, e assistir quando quiserem, a pagar 3 ou 4 reais pela locação de um DVD com dia determinado pra devolver (em geral no dia seguinte)...
    Nas pessoas que tem mais acesso a internet (tanto financeiro quanto familiaridade) os serviços online e até mesmo a pirataria (há inúmeros sites que oferecem filmes de graça) acabaram com as locações...

Eu mesmo, que até há poucos anos atrás gastava em média 150-200 reais por mês em locadora, faz mais de um ano que não entro em uma. Na minha cidade (Cidreira/RS), que é pequena, havia até o ano passado duas locadoras... hoje não há mais nenhuma, ambas fecharam por falta de faturamento... A internet veio para acabar de vez com o hábito de alugar filmes...

Meu cunhado, não sei bem até hoje porque, resolveu, no ano passado, comprar a locadora de um conhecido nosso (locadora essa em que eu era cliente quando morava na cidade, e gastava, nos bons tempos, aqueles 150 a 200 reais por mês) por míseros 18mil reais (só em equipamentos tinha quase isso, os filmes vieram praticamente de graça)... Para um negócio que "teoricamente" dá lucro, 18 mil é ridículo, mas foi isso...
    Evito falar sobre isso com ele, porque deve ser uma fonte de desgosto, mas observo que o negócio vai absolutamente mal... depois daquele impulso inicial normal (em que quase todo mundo do bairro vai, faz ficha e pega um filme pra conhecer - eles mudaram a locadora para uma sala junto de casa) hoje acho que deve entrar meia dúzia de gatos pingados por semana ali... Ainda bem que eles não dependem daquilo para sobreviver, porque se fosse, estariam ferrados...
    E essa locadora, nos bons tempos, sustentava com bom conforto DUAS famílias...

8. higor_

higor_ Usuário

Desde 27 Jan 2014
    MG
    não , no NOW o preço dos lançamentos é de 9,90 e ficam disponíveis por 48 horas , eu acho esse preço um absurdo ,e jamais vou alugar alguma coisa no now ,só assino o clarovídeo ,que não é lá grandes coisas ,mas até que eu encontro algumas coisas interessantes nele , assim como no netflix .

mas agora surgiu uma espécie de PVoD - premium video on demand ,que nada mais é que um filme chegando bem mais rápido que o VoD para locação , o filme ''RIO 2'' foi o primeiro disponibilizado dessa forma ,e esse sim custa 14,90 .

comparar HBO e TELECINE com a NETFLIX é um exagero ,ainda mais nesse espaço de tempo colocado por você (2-3 anos), os filmes demoram cerca de 1 ano após saírem do cinema para chegarem nesse canais premium , a netflix traz algumas novidades como ''o lobo de wall street'' entre outros , sendo que estes filmes ainda demoraram a chegar em tais canais , mas em uma quantidade muito pequena .

atualmente tem cerca de 130 filmes no TELECINE PLAY e na HBO ON DEMAND tem cerca de 40 filmes e suas principais séries no NOW .

não estou defendendo esses canais , cada pessoa tem os seus meios preferidos para ter acesso a esses conteúdos ,eu por exemplo sou paciente e prefiro aguardar os filmes estrearem nessas duas redes, não baixo filmes e séries pela internet ou alugo ou compro blu-ray, no máximo assisto algumas coisa online mesmo , mas já conhecemos a péssima qualidade de imagem desses sites ,porém o conteúdo estando no áudio original e legendado já está bom para mim , vejo mais mesmo são os seriados dessa forma ,pois são os produtos que mais demoram para passar na tv paga ,e aí não a paciência que resista .rss

9. Doug Funny

Doug Funny Usuário

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    Concordo com a opinião de vocês.
    Mas gostaria que pensassem como consumidores:
    Caso abrisse uma locadora no seu bairro, com direito a 1 Bluray por dia, por R$49,90, vocês assinariam?

Não achariam que em hipótese alguma iria chegar a pelo menos 2.000 clientes pagantes?
    Com todo marketing etc?

10. Murilo

Murilo Moderador

Eu não assinaria.

1 filme por dia? Haja tempo para isso :) Hoje em dia não consigo.

Filmes mais ou menos eu alugo via AppleTv, com ótima qualidade em 1080p e o único inconveniente é o som DD 5.1. Mas, cá para nós, para a maioria dos filmes o DD 5.1 já está de bom tamanho.

De vez em quando também assisto algo via NETFLIX, mas aqui uso mais para séries.

Quando sai um filme muito bacana que vale o áudio em DTS-HD MA eu 1) compro o BD, ou 2) ai sim, vou na locadora e alugo esse filme em específico. Então pagar os R$ 49,90 pra mim seria um desperdício, fora o trabalhão de ir pegar e devolver o disco.

Devo alugar em locadora física uns 2 discos por mês, quando chega a isso. Na Appletv alugo bem mais, e é muuuuuito mais prático do que ir na locadora.

Pra mim locadora poderia morrer que não faria muuuita falta.

11. Davide - Magis Audio

Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Não assinaria, mesmo sendo apaixonado por uma ótima imagem.

Sempre achei locadoras um porre, mesmo nas áureas épocas. Esse lance de ir até lá, ficar escolhendo, não achar o lançamento, e ainda ter de voltar na segunda pra devolver, um martírio.

2000 usuários com blu-ray? Difícil ter tudo isto numa determinada zona limitada geograficamente, afinal o cara não vai andar 10Km pra alugar um BD.

Hoje prefiro comodidade com centenas de títulos ao alcance de um aplicativo, mesmo que isso sacrifique um pouco a qualidade de imagem.

Creio que a tendência é termos servições estilo Netflix com cada vez mais qualidade de imagem e um custo barato.

Se quiser investir boa sorte, mas eu não apostaria nisso ;)

12. Beto420

Beto420 Usuário

Desde 24 Fev 2010
    São Paulo
    Eu tbm não assinaria.. Hoje dou preferencia por serviços no estilo Netflix.. acho muito mais pratico.. mas dificilmente aparece um titulo recente.. esse pra mim é o único problema deles..

já cheguei a assinar aquele netmovies, parecido com isso que você citou.. pagava uma taxa mensal e eles entregavam os filmes em casa.. mas não curti muito, dificilmente o filme q eu queria estava disponível.. fora q as vezes eles atrasavam a entrega.. A gota da água foi uma serie q aluguei, e eles entregam a temporada 3 em vez da primeira.. :pirou:

O ideal seria uma locadora online.. via streaming msm.. sempre com todos os títulos novos... e pagando uma mensalidade com um preço razoável..

13. gt_oliveira

gt_oliveira Usuário

Desde 27 Dez 2010
    Belo Horizonte - MG
    Eu não assinaria, mesmo que o valor fosse ainda menor...

14. F@BIO

F@BIO Usuário

Desde 7 Mai 2004
    MG/BRASIL
    O Murilo colocou a parte mais chata que é ir devolver .(y)

15. Doug Funny

Doug Funny Usuário

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    É, então ainda bem que não investi nisso... rs

16. azrael_rj

azrael_rj Usuário

Desde 28 Jul 2009
    rio/rj
    Não assinaria... Cara, isso acabou. É inviável... Tenho um amigo que tinha locadora. Pagava 140 ou mais por um título. E tem de comprar da distribuidora, não pode ir nas Americanas e comprar na promoção.

17. Murilo

Murilo Moderador

Isso já existe aqui, é a "locadora" via Appletv :)

Pago U$ 4,99 pela locação por 48 horas de um filme lançamento, e os filmes mais antigos são na faixa de U$ 3,99 e alguns promocionais por U$ 0,99.

Tem bastante filme e muitos lançamentos. A qualidade da imagem 1080p é BEM legal e me satisfaz totalmente, e olha que sou chato para imagem, mais do que para áudio.

- - - Atualizado - - -

Eu fazia isso em 2006 e 2007, quando a única locadora de HD-DVD e Blu-ray de SP era uma que ficava em Moema :) E ainda pegava um baita trânsito na segunda final do dia para devolver.

Hoje tenho preguiça de ir na locadora que fica perto de casa :D

18. Doug Funny

Doug Funny Usuário

Desde 11 Fev 2014
    Belo Horizonte
    Bem que podiam criar um mensalidade (como alternativa) pra ter acesso a qualquer filme durante o mês... acho que é disso que eu sinto falta, pois eu vejo filme quase todo dia, acaba pesando no bolso =\

19. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    O bom é ir numa locadora que está fechando e comprar a parte do acervo que interessar por preços bem baixos.

20. Beto420

Beto420 Usuário

Desde 24 Fev 2010
    São Paulo
    Bem legal esse serviço.. vou dar uma pesquisada!! Só achei um pouco salgado.. se o valor fosse em real seria perfeito.. mas mesmo assim, acho q vale a pena pra assistir um filme ou outro..

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso