Aterramento aterra... o quê?

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por _rau_, 9 Jun 2009.

1. nowinskit

nowinskit Usuário

37 23 5

Desde 2 Mai 2013
    Brasil
    Estou mais confiante nos vídeos dos engenheiro do eletricity e do Luciano Henrique Duque do Universidade da elétrica, o segundo fala muito sobre aterramento estrutural nas ferragens e até diz que é mais eficiente que em hastes, inclusive o eletricity em comentários de um vídeo dele explica um pouco sobre isso. O Luciano também diz que é aceitável fazer nas ferragens após a construção. O importante é fazer solda de uma barra galvanizada com a ferragem para conduzir entre a barra galvanizada e o condutor de cobre, não fazer apenas um grampo de contato entre condutor de cobre e ferragem como o pessoal faz com hastes.

Aqui vídeo do Luciano falando sobre aterramento em ferragem já construída:

• 2
  2. Locomotive 09

Locomotive 09 infinite dreams

5.050 1.113 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    existe alguma vantagem em ligar um condicionador,sem aterramento,terei ganho de energia condicionada no sistema?

3. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    sem aterramento voce perde as proteções que dependam dele para funcionar

• 1
  4. Locomotive 09

5.050 1.113 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    concordo;impressionante que no site da savage diz que se ligar o condionador,sem aterramento perdera apenas 30% do funcionamento do aparelho.:omas isto é meio que impossível já que toda anomalia expelida é pelo aterramento.

Última edição: 18 Mai 2020
  5. Rafael23_RJ

Rafael23_RJ Speed Racer

Desde 7 Mai 2004
    Rio de Janeiro
    É melhor ter a proteção do que não tê-la.

• 1
  6. Locomotive 09

5.050 1.113 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    amigo vc me indica o condicionador mesmo sem aterramento?

7. Rafael23_RJ

Rafael23_RJ Speed Racer

Desde 7 Mai 2004
    Rio de Janeiro
    SIM. O que eu penso é o seguinte - na última reforma elétrica que fiz em 2017, 30% dos pontos da casa se mantivem sem alteração devido a complexidade das mudanças que eu gostaria de fazer, ou seja, continuaram sem o aterramento. Já os 70% que consegui reformar, passaram a ter o aterramento.
    CONCLUSÃO
    Mesmo os 30% sem aterramento, eu tenho duas réguas de proteção e um clampler na tomada para proteger a TV do quarto.
    A área afetada com a reforma, passou a ter o fio terra separado do neutro. Uma régua americana que tenho no quarto do meu filho, acusou a presença do terra, enquanto que uma outra régua na sala sem o fio terra, se manteve com a luz acessa indicando a falto do mesmo.

Última edição: 19 Mai 2020
    • 1
  8. SAZ

SAZ Usuário

Desde 8 Jun 2011
    Pernambuco-Brasil
    É realmente necessário colocar um disjuntor geral dentro do QDC?

visto que já temos um disjuntor geral no medidor que fica na rua, a norma fala algo relacionado?

9. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    voce o colocando pode evitar que tenha que ir la no relógio rearmar ele pois o do quadro deve desarmar primeiro pois esta mais próximo e além disso e mais uma proteção
    voce pode usar disjuntor monopolar no geral do quadro para identificar em qual fase esta o problema em caso de falha

10. fL4m3ngu!$T@

fL4m3ngu!$T@ Usuário

422 144 58

Desde 31 Mai 2018
    Rio de Janeiro
    é sim, uma boa prática.
    ainda mais se sua companhia elétrica for como a minha aqui e só permitir NEMA trambolhão no padrão.

fala

Última edição: 14 Jul 2020 às 16:57
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso